Lentes para o sistema MFT

Quanto mais uso a Olympus 17mm 1.8 mais surpreendido fico. É a minha lente do "dia a dia", a que mais me acompanha e aquela que mais gozo me dá.

Tenho lentes melhores e bem mais caras mas para quem tenha um orçamento mais apertado e queira um conjunto Light em tamanho e peso esta lente é excelente.

É usada também em retrato e apesar de não ser uma focal muito usada para esse efeito o facto de ser muito Sharp a 1.8 faz ultrapassar essa limitação.

E fiquei com esta lente por um acaso. Não estava fácil vender uma Panasonic 25mm 1.7 e alguém me sugeriu a troca que acabei por aceitar.
 
Qual escolhiam, para a minha Panasonic GX8?
A Pana 42.5mm 1.7 cerca de 300/330€ (nova) ou a Olympus 45mm 1.8 por cerca de 150/200€ (Está em leilão)
 
Se a diferença fosse até 50€ dizia para ires para a Panasonic (até porque o dual is faz maravilhas).
Por essa diferença toda acho que não compensa. Vai para a oly.

Cumps
 
Desculpem a pergunta, que me parece óbvia, mas mais vale perguntar do que ficar com dúvidas.

1) Também nos sistema MFT ocorre o efeito crop do sensor como nas APS-C certo?

2) Ou seja, uma lente de 17 mm, na realidade, dá uma distância focam equivalente a FF de 34 mm, certo?

3) Posto isto, se eu quiser uma UGA em MFT, por exemplo para conseguir 16mm de distância focal equivalente a FF, na realidade tenho de arranjar uma lente de 8mm?

4) Existem lentes capazes para estas distâncias focais, ou o wide angle é um calcanhar de aquiles do sistema MFT?
 
Sim. O crop de MFT é 2x. Tens pelo menos a 7-14/2.8 (equivalente uma 14-28 em FF).

Mas se queres algo equivalente a 11mm em FF, só mesmo numa FF.
 
Esses 7 mm, equivalentes a 14 mm em FF, devem sofrer de menos distorção, resultado do "crop" ou são lentes específicas para sensores MFT (como as DX na Nikon APS-C), e por isso não usam apenas o centro da lente?
 
Se a diferença fosse até 50€ dizia para ires para a Panasonic (até porque o dual is faz maravilhas).
Por essa diferença toda acho que não compensa. Vai para a oly.

Cumps

Por que escolheste a Pana 45-200mm e não a 45-175 ou 45-150? (sei que já não tens nenhuma)

Preciso de uma zoom para fotos básicas. Ou aconselham outra? Tenho a Pana GX8.

Obg
 
A 100-400 é para sonhar.
A 100-300 já me chegava bem e é bem mais em conta :)

Eu também não sinto grandes necessidades em ter uma super tele...
Ideal era a 40-150mm 2.8, mas essa já é muito grande e pesada para o que eu pretendo deste sistema :)

Cumps
 
A 40-150 2.8 é grande para uma MFT mas acreditem que é bastante confortável. Gosto mais de a manusear que á 12-40 2.8. É mais fácil de lhe pegar.
 
Back
Topo