Lentes para o sistema MFT

Encostei-me no mesmo sitio e foquei na cortina ao fundo

A cortina de fundo está longe de ser um "ponto".

Outra coisa: enquadraste usando o EVF? É que GX8 e E-M5 têm o mount numa posição relativa ao EVF bem diferente. Numa tele isso não faz grande diferença. Mas em UGAs e macros, faz muita.
 
Estava a ser injusto com a E-M5.
De facto, em UGA, qualquer mudança de ângulo muda completamente a foto.
No tripé a foto fica muito boa, mesmo a nível de distorções.

Ainda por cima uma lente tão pequena e leve :)

30435211295_bd0f91d289_b.jpg


E uns testes macro.
Tokina adaptada à esquerda e a Panasonic 45-200mm, a 200mm + Raynox.

30348652201_68ff94ecd9_b.jpg


Parece que a 45-200mm vai seguir os passos da 70-200mm f4 VR, como lente de extreme macro caseiro :D

Cumps
 
Sim...
Tokina acho que vai a mais de 1:1 aqui, e a 45-200mm anda a mais de 2:1, penso eu (mas ainda não vi com a régua).
Este boneco é muito pequeno mesmo.
A cabeça dele deve ser do tamanho de uma mosca comum.

Imagens sem qualquer crop.

Cumps
 
Ainda se nota alguma coisa mas nem se compara ao teste anterior ;)
De qualquer forma voltam a não ser do mesmo sítio, a foto da direita tem mais chão e a da esquerda mais tecto mas não vou ser chato com isto. Já deu para perceber que a haver diferenças são mínimas.

Tenho é uma questão: o teu de exposição foi escolhido automaticamente pela máquina?
 
A diferença é que a GX8 é mais alta do que a E-M5 :)
E, o que na realidade corresponde a milímetros, transforma-se em centímetros na foto :D

A medição foi feita por mim - meti a 0 no medidor de exposição, mas as máquinas fazem medições diferentes :P
Mas dá para ter a ideia da coisa :)
E mesmo assim dá para ver algumas diferenças.
Repara no PC, na carteira, nas mochilas das máquinas no sofá, no móvel branco à direita.
Lá está, pode ter a ver com o sensor da GX8 estar mais alto uns milímetros, mas parece que a E-M5 tem mais distorção longitudinal (se é que isso é alguma coisa).
Estamos a falar de um interior bem pequenino (mas acolhedor).
Em paisagem a coisa deverá ser ela por ela :)

Cumps
 
mas parece que a E-M5 tem mais distorção longitudinal

A distorção é uma característica da lente, não do sensor. A haver diferenças elas devem-se exclusivamente ao pós-processamento. Mas isso só se pode ver com enquadramentos idênticos, o que não é o caso.
 
Aplicam perfis de correção que são aplicados imediatamente, quando importo as imagens para o lightroom...

Eu descobri isso quando via aberração cromática (pouca) na E-M5 + 25mm 1.7, e com a GX8 (mesma lente e mesmo enquadramento) já não se via.
Fui pesquisar na NET e descobri que as Panasonic, para além de correções nos perfis, também corrige aberrações cromáticas automaticamente :)

Agora, no caso de cima, é bem provável que seja o facto da GX8 ter ficado uns milímetros acima.

Cumps
 
são aplicados imediatamente, quando importo as imagens para o lightroom

Exatamente.

À parte da Panasonic incluir a correção de aberrações cromáticas e a Olympus não, era interessante saber se há diferenças entre os perfis de correção de distorção de uma e de outra. Mas isso só pode ser testado com enquadramentos idênticos.

O que podes já testar é se o perfil embebido pelas máquinas é igual, melhor ou pior que o perfil da Adobe disponível no Lightroom.

EDIT: para MFT não há, e provavelmente nunca haverá, perfis da Adobe
 
Última edição:
Penso que a Adobe nem tenha disponível os perfis para estas máquinas (e não só - olympus, panasonic, fuji, etc.).
Os perfis são sempre aplicados desta forma automatizada.
Existem outros programas, que permitem um RAW sem qualquer tipo de correcção, mas eu gosto do workflow do Lightroom, e acabo sempre por corrigir os perfis das lentes, por isso não me faz confusão :)

Cumps
 
Sim. Ver a imagem sem correção seria giro para fazer testes à objetiva e comparar com outras, mas no dia-a-dia não interessa porque é preferível aplicar as correções sempre.
 
Também existem os variáveis, mas não sei o que representa um ND400, por exemplo (de certeza que não é 400 stops :P).
E todos recomendam filtros sem ser variáveis, por terem mais qualidade.
Esclarecendo só aqui esta parte...

NDx4 = 2 stops (2 ao quadrado)
NDx8 = 3 stops (2 ao cubo)
NDx400 = ~9 stops
NDx1000 = ~10 stops (que é o que eu tenho)

A Hoya costuma escrever desta forma. Nos anúncios o mais comum é aparecer sem o "x" no meio. Isto tecnicamente até é errado de escrever, por causa do que vou dizer agora.

Às vezes pode aparecer-te outra notação, que é a da densidade ou factor do filtro em que, por exemplo, ND 3.0 é um 1000x. Esta costuma aparecer menos vezes, e não costuma aparecer sem a outra. Mesmo o meu Haida tem as duas, diz ND3.0 1000x.

O único problema nos variáveis é que quando começas a "puxá-los mais" para o seu máximo, normalmente começam a aparecer marcas em formato X na foto. Mas sem serem puxados funcionam bem. Muitos prometem 9, 10 stops ou até mais, mas a partir dos 7 ou 8 dão esse problema.

Se for só para fotografar em pleno dia sem white clipping ou tentar fechar o diafragma, um ND8 (8x ou 3 stops, quero eu dizer), ou então um daqueles kits de 3 filtros 2/4/8 são óptimos, até para poderem ser combinados.
 
Obrigado pelo esclarecimento.
Isto é meio confuso porque cada marca diz o que lhe apetece :D

Por exemplo, este Haida - "Haida Slim PROII 52mm Multi-coating Neutral Density Filter ND64 1.8"
Não faço ideia do que é isto :P

Entretanto estou a seguir um leilão de 3 filtros ND - ND2, 4 e 8.
Assim fico servido :D

Cumps
 
Tens que fazer a continha mesmo :P

As potências de base 2 decoram-se bem :P

64 = 2x2x2x2x2x2 = 2 elevado a 6, portanto 6 stops ;)

Reduz a luz em 64 vezes

Lá para os valores acima deixa de bater certo, mas pela aproximação um gajo vai lá

Esse que falaste é da mesma série do meu. Haida Slim Pro II Multi-coated
 
Estás a fazer bem :P
(2^9 = 512)

Assim como o de 10 stops deveria ser 1024x e não 1000

Por acaso nunca usei um de 9 stops. Talvez eles não atinjam mesmo os 9 stops certos, e daí serem só 400x.

(EDIT: Até porque é comum o pessoal dizer em reviews que alguns big stoppers (9 a 10 stops) não correspondem certinho aos 9 ou 10 stops)

A outra notação, do factor do filtro, permite saber com mais precisão do que este arredondamento, pois ela mede creio que de 1/3 em 1/3 de stop. Essa faz-me confusão.

Mas para se ter uma noção assim já dá, já que na maior parte dos casos não se fala sobre mais do que 10 stops
 
Última edição:
Back
Topo