Lentes para o sistema MFT

Acabei de comprar a Panasonic 12-35mm 2.8 (deixei escapar a promoção da Olympus 12-40mm, por causa de indecisões).
Também arranjei a 12-35mm com um descontozinho.
Após montes de reviews, deu para ver que é também uma lente muito especial, tal como a 12-40mm.
Mas é mais leve e tem OIS, o que é bom para a minha Panasonic, já que esta tem o sistema de dual IS.

Nos próximos dias também devo comprar o flash Nissin i40 e depois já fico servido (pelo menos a base) :)

Cumps
 
Eu posto.
Da beleza, e com a beleza :)

Mas para teres uma ideia inicial da coisa.

Panasonic-Lumix-GX8-Silver.jpg


Cumps
 
Ainda os há que preferem o bokeh de uma m43 a uma FF...

"First, the bokeh of the Zeiss 55mm/f1,8 isn't good in my opinion. It's a really damn sharp lens but I don't like the bokeh. I always use me Loxia 35 or Voigtlander 75mm if I need nice bokeh. I have my E-M5 II today with PanaLeica 25mm 1.4 and I prefer that to the Sony aswell and using it a lot. Second I live in northern Sweden and I need really good weather sealing. I have an A7 and an A7II and lots of lenses. I have had problem with both when it's cold outside. Third, AF - Oly with it's eyeaf beat the Sony by knockout. I often struggles with AF on Sony so nowdays I almost always using manual lenses like Loxia and Voigtlander."

Andreas Eklind
 
Duas fotos para testar a 12-35mm 2.8, toda aberta.

30618023565_c79dfccf4a_h.jpg


30529638471_ef47423f17_h.jpg


Não me parece mal.

Cumps

EDIT: Não vou tirar os plásticos a este relógio porque é para oferecer.
Mas mandei vir um relógio para mim também. Quando chegar depois volto à fotografia de produto, como deve ser :)
 
Última edição:
Também fiz o habitual teste em low light, ISO elevado e shutter speed baixo.
Assim consigo ver como se porta a lente a focar em baixa luz e como se porta o dual IS.

Imagem a 35mm, ISO 2500 e 1/20s de exposição (a f/2.8, claro).

30616744175_ec727eb009_b.jpg


Também tinha feito algo parecido com a 75mm 1.8 :) (aliás, este elefantezinho é um boneco de testes)

30369831966_fc04e705dc_b.jpg


Cumps
 
Sim, separa muito melhor a imagem do fundo.
Mas também não é para comparar a 12-35mm com a 75mm :)

O que vai andar sempre no meu saco vai ser:

Combo nr 1 (saída ocasional) - GX8 com a 12-35mm 2.8 montada + 42.5mm 1.7 + 75mm 1.8.
Combo nr 2 (saída com paisagem em mente) - GX8 com a 12-35mm 2.8 montada + 9-18mm + 75mm 1.8
Combo nr 3 (saída com vida selvagem e/ou macro) - GX8 com a 12-35mm 2.8 montada + 45-200mm + Tokina 100mm 2.8 + flash

Será mais ou menos isso.
No entanto tenho, neste momento, a mochila Lowepro Event Messenger 150 com:

- Panasonic 45-200mm + tokina 100mm 2.8 na fila de baixo
- Olympus 75mm 1.8 e Panasonic 25mm 1.7 (uma em cima da outra)
- Panasonic 42.5mm 1.7 | Olympus 9-18mm (em separadores lado a lado).
- por fim, tenho um separador almofadado que sela a 42.5 e a 9-18, e a GX8 vai por cima, com a 12-35mm montada :)

A E-M5 cabe bem na bolsa exterior, ou o flash :)
Por isso, posso levar o meu equipamento quase todo, quando necessário.
E isso sim, é o grande trunfo deste sistema. Para não falar do peso.

Cumps
 
Não vou carregado com tudo, mas quando precisar de ir com tudo (férias, sessão) vou muito mais leve, e com muito menos sacos...
Geralmente vou andar com 3 lentes, numa mala pequena (mala onde a D7200 + 18-35 não caberia).
 
@TheMadyor pensei no mesmo :D

Isso parece-me é tudo muito racional e pensado.

Acabo até por achar que tens objectivas que se sobrepõem mas eu sou fã de primes e não preciso nem quero ter todas as distancias focais cobertas.

Compra mas é um comando remoto e uns filtros e vai para a rua. AH! e tendo em conta que estás na suíça, uma casaco daqueles bem quentes também deve dar jeito :D
 
Ahahah qual casaco?? Já estourou o orçamento :D

MylleZ - eu quando saio escolho um corpo e uma lente e é o que uso até voltar. Mas eu não saio para fotografar, eu saio para "whatever" e levo é a câmara atrás. Por isso que por vezes sabe bem meter a pancake e "esquecer-me" da máquina.

Para férias talvez leve mais que uma mas até aí depende para onde for.
 
Mau era se eu estourava o orçamento familiar com câmaras.
O resto é subjectivo. Cada um faz o que faz.
Eu quando posso saio para fotografar.
Eu planeio sempre o que levar...
Mas levo sempre um conjunto versátil.
Lentes que se sobrepõe só estou a ver a 25mm, mas essa é a lente que usa a minha mulher, na E-M5.
 
Eu planeio tudo quando vou fazer paisagem, mas aí até apps uso para ver mares, ventos e posição do sol.

Nesses casos vai a tralha toda a atrás.

Casaco inclusive.
 
Eu só uso uma app, que é para ver a temperatura e a que horas é a hora dourada, por do sol e astros (apesar de nunca ter feito nada de jeito em astrofotografia)...
 
Oh MylleZ: a minha boca foi em jeito de brincadeira, nao era para levar a mal ;)

Quanto ao planeamento nao tenho paciencia... Tirar um dia para ir para um determinado sitio com um aquele proposito nao e' para mim. E ainda menos sem companhia!

Nem uma bolsa tenho para o material e mesmo tripe comprei ha pouco. Filtros quem os viu :P
De resto devo ter uma app ou duas para ir fotografar a milky way (que ando a planear ha 2anos) e ainda nunca fui... A ver se pelo menos neste inverno tento fazer algo com light painting :)
 
Eu planeio tudo quando vou fazer paisagem, mas aí até apps uso para ver mares, ventos e posição do sol.

Nesses casos vai a tralha toda a atrás.

Casaco inclusive.
Isto sou eu. Tal e qual :biglaugh:
De vez em quando faço corrida, por isso tenho um casaco adequado para o mau tempo, e nessas alturas ele vem comigo para fotografar paisagem.
Além do resto...e a parte das apps no tlm também está incluída :P Vem tudo, até vêm a Yashica e os seus acessórios. E lanchinho também :biglaugh:
Por oposição, se sair para caminhar ou fotografar na rua, levo só a câmara e uma lente dentro duma bolsa minúscula da Case Logic feita para câmara de vídeo. Nem cabe mais nada. Excepto em dias em que decido pegar na Yashica, e aí levo as duas câmaras no saco Nike, mas quase sem mais nada, vai leve.
 
Emanuel, este consegue uns bonecos muito interessantes com a 60mm Macro...entre outras!!

https://www.flickr.com/photos/karstengieselmann/
Muito bom...

Já agora, deixo também aqui o Flickr do Jaime Silva e do Changer.

Jaime Silva (Olympus E-M5 MK II + 75mm 1.8) - https://www.flickr.com/photos/jaimesilva00/
Changer (Olympus E-M1 + Leica Nocticron 42.5mm 1.2) - https://www.flickr.com/photos/changer9511/

Conseguem aí resultados muito engraçados, com duas lentes que gosto muito (apesar de só ter a 75mm).
O meu objectivo é conseguir fotografar, com a 75mm, como o Jaime fotografa.
Parece algo assim dentro do teu estilo também (algumas das fotos, outras nem tanto), por isso acho que tu já ias fazer coisas muito jeitosas com a 75mm.

São perfis como estes que me animam a continuar com este sistema, onde o sensor tão pequeno não confere qualidade às imagens :D :D
 
Back
Topo