Lentes portraits

Natto

Suspenso
Pessoal, do que já li a 85mm f/1.8 L e 135mm f/2 L muito usadas para portraits? Porquê?

Por exemplo, existe a 100mm f/2.8 L macro qué não vejo muito pessoal a falar ser uma lente de portraits. É lógico que a abertura não é a mesma mas tbm não é por aí dado que essa 100mm tem um bokeh tbm fenomenal.

Não é mais versátil? Poderia se usar para portraits e close ups.

Comments welcome :)
 
Exacto, mas pelo que estive a ler e analisar parece que há um hype em torno de lentes com a tag de 85mm e 135. Inclusive lentes de 70-200 a ser usada nessas duas ranges.

Acho que o facto de ter a opção macro e estar entre as duas ranges do hype parece razoável optar por uma destas.
 
Para mim :

35mm 1.4 - Fashion, Distorced, Wide Angle Portraits

50mm - Também fashion, natural look, meio Corpo a corpo inteiro

85mm - Dreamy and unique Look, bokeh, stand out.

Acho que as 3 se complementam :D
 
Para mim :

35mm 1.4 - Fashion, Distorced, Wide Angle Portraits

50mm - Também fashion, natural look, meio Corpo a corpo inteiro

85mm - Dreamy and unique Look, bokeh, stand out.

Acho que as 3 se complementam :D

Podes elaborar um bocado a tuas escolhas? É pura curiosidade. Por exemplo:

. 35mm f/1.4: porque esta lente para fashion? Composição?

O que queres dizer com distorced para a 35, natural look para 50mm e dreamy para 85? Qualquer uma dessas classificações não se aplicam a qualquer uma dessas lentes?

Thanks
 
As lentes macro servem obviamente para retratos.

Normalmente são das lentes mais nítidas, e isso pode não ser uma mais valia para retratos, porque se vão notar todas as imperfeições da pele, por exemplo, e obriga a mais trabalho na edição se se quiser um resultado mais profissional.

Pode parecer parvo, porque há naturalmente uma obsessão por super nitidez, mas não é o primeiro profissional que leio a falar acerca disto.

Depois há a questão do foco, que em algumas lentes Macro pode não ser o mais indicado em termos de rapidez, porque foi desenvolvido para um tipo de fotografia específico.

Mas claro que para nós, entusiastas, serve perfeitamente, quer em distância focal, quer em abertura.
 
A 100mm L da Canon é fantástica para retrato; tenho ideia que é bastante utilizada por fotógrafos profissionais. Peca, relativamente às equivalente, no foco que não é tão rápido. Mas quando se fala de séries L não é nada de preocupante; sei de alguém que é fã para fazer os "new born", porque consegue focar-se em detalhes, graças à capacidade macro; para além disso a distância de foco é muito curta.

Neste momento ando deliciado com uma 135mm, mas a bicha não é fácil de dominar; ao mínimo movimento e lá se vai o foco.... mas a qualidade é simplesmente impressionante. A objetiva com mais detalhe que eu experimentei;

A 85mm não conheço e não d€€€vo conhecer;

Terás que, acima de tudo, perceber o que pretendes fazer, compreendendo as distâncias que isso implica.

Há dias um fotógrafo de casamentos dizia-me que amava a 135mm, mas não a conseguia usar: em casa os espaços raramente permitiam, nas igrejas idem e apenas em breves momentos conseguia usufruir dela no copo de água....

Se leres muito sobre o assunto vão-te falar de muitas objetivas para retrato... no fundo todas elas servirão, mas umas terão mais sharpness, mais bokeh, mais detalhe.... vão-te falar em 35mm, em 50mm, em 85mm, em 90mm, em 100mm, em 135mm..... e, no fundo, todas elas servirão para isso!
 
A 85mm não conheço e não d€€€vo conhecer;
85 é só a mais barata...

É assim, uma questão que facilmente justifica que não se usem muitas vezes lentes macro para retrato é o preço, porque pagas o extra para ter a funcionalidade macro. E, no caso do sistema Canon, para quê gastar mais numa 100mm f/2.8 quando temos uma 100mm f/2 por menos dinheiro, por exemplo? É por aí, e a lente macro ainda vai ter focagem mais lenta.

Há quem use, mas as diferenças de 85mm para 100mm também são poucas, pelo que às vezes é mais fácil optar por uma 85mm, que é uma lente menos comprometedora, isto é, exige menos espaço para usar.
 
A 100mm L da Canon é fantástica para retrato; tenho ideia que é bastante utilizada por fotógrafos profissionais. Peca, relativamente às equivalente, no foco que não é tão rápido. Mas quando se fala de séries L não é nada de preocupante; sei de alguém que é fã para fazer os "new born", porque consegue focar-se em detalhes, graças à capacidade macro; para além disso a distância de foco é muito curta.

Neste momento ando deliciado com uma 135mm, mas a bicha não é fácil de dominar; ao mínimo movimento e lá se vai o foco.... mas a qualidade é simplesmente impressionante. A objetiva com mais detalhe que eu experimentei;

A 85mm não conheço e não d€€€vo conhecer;

Terás que, acima de tudo, perceber o que pretendes fazer, compreendendo as distâncias que isso implica.

Há dias um fotógrafo de casamentos dizia-me que amava a 135mm, mas não a conseguia usar: em casa os espaços raramente permitiam, nas igrejas idem e apenas em breves momentos conseguia usufruir dela no copo de água....

Se leres muito sobre o assunto vão-te falar de muitas objetivas para retrato... no fundo todas elas servirão, mas umas terão mais sharpness, mais bokeh, mais detalhe.... vão-te falar em 35mm, em 50mm, em 85mm, em 90mm, em 100mm, em 135mm..... e, no fundo, todas elas servirão para isso!

Obrigado pelo teu comentário. É de facto algo que eu tomei a liberdade de reflectir. Tudo depende do que se quer fazer claro. Se queremos mais detalhe, mais bokeh, mais ou menos compressão, etc. Mas queria ler as opniões das pessoas mais experientes.

É claro que as pessoas estão limitadas pelo seu budget. Por exemplo, vi uma 70-200mm f/4 L IS por £430 e uma 70-200 f/2.8 L por £700. Quase o dobro. Para um entusiasta ou mesmo super entusiasta que possa ganhar alguns trocos vale a pena pagar quase o dobro? Secular não. O mesmo por uma 24-70 f/4 L IS, vi por £420 e a 24-70 f/2.8 L por £1000. Vale a pena pagar mais do dobro? Se calhar não. E por aí fora. Para os que fazem disto o ganha pão secular justifica e mesmo assim não sei.
 
Quando perguntas se vale a pena, a resposta é depende. De quem, de qual é o objectivo.

A fotografia obriga a compromissos, nao ha uma camara ideal ou uma lente ideal. Cada pessoa tem de adaptar e escolher algo em funçao do peso, tamanho, preço e objectivos.

A maior parte dessas diferenças e dessas limitaçoes sao perceptiveis em frente ao computador, depois importa é perceber se continuam a ser perceptiveis quando temos a camara na mao e andamos no terreno. A busca por algo melhor, perfeito chega a ser doentio, é preciso saber parar.
 
85 é só a mais barata...

É assim, uma questão que facilmente justifica que não se usem muitas vezes lentes macro para retrato é o preço, porque pagas o extra para ter a funcionalidade macro. E, no caso do sistema Canon, para quê gastar mais numa 100mm f/2.8 quando temos uma 100mm f/2 por menos dinheiro, por exemplo? É por aí, e a lente macro ainda vai ter focagem mais lenta.

Há quem use, mas as diferenças de 85mm para 100mm também são poucas, pelo que às vezes é mais fácil optar por uma 85mm, que é uma lente menos comprometedora, isto é, exige menos espaço para usar.

Eu fiz a pergunta em relação a 100mm f/2.8 L IS macro pois consegui arranjar uma por um bom preço.Tendo em conta que ela está entre o hype distancias focais 85mm e 135mm fiquei a pensar se para além da sua utilização para close-ups (que é o objectivo principal) ela poderia ser usada para portraits. É claro que qualquer lente dá para portraits mas teremos que arranjar um compromisso, quer em termos de compressão, bokeh, flexibilidade em termos de espaços-tempos disponível para disparar, etc.
 
Ou seja, encontraste a solução para um problema que não tens...

Comprar coisas porque "se arranja a bom preço" não é boa ideia. Ficamos com tralha a mais, dinheiro a menos, e o nosso problema continua por resolver!

Primeiro escolhe o que queres fazer. Depois escolhe a ferramente apropriada. O que interessa haver chaves de parafusos baratas se o que tu queres é pregar martelos? ;)
 
Ou seja, encontraste a solução para um problema que não tens...

Comprar coisas porque "se arranja a bom preço" não é boa ideia. Ficamos com tralha a mais, dinheiro a menos, e o nosso problema continua por resolver!

Primeiro escolhe o que queres fazer. Depois escolhe a ferramente apropriada. O que interessa haver chaves de parafusos baratas se o que tu queres é pregar martelos? ;)

O objectivo era ter uma lente para fazer close-ups ao bebê. Se calhar podemos discutir se é necessário uma lente dessas. Secalhar não. Se calhar sim.

E o que quis dizer foi que *consigo arranjar* daí pedi a opinião.



Cumps.
 
Última edição:
Hmmm... se há lição que tirei do meu historial de compras e vendas ao longo dos anos é: "não comprar as primes sem primeiro comprar as zooms". Zooms das boas, claro.

Hoje provavelmente não teria comprado nem metade das primes que já comprei, se tivesse comprado logo as zooms luminosas.
 
Back
Topo