Tanta barbaridade que tu dizes. Benchmark de sensores sem falar de lentes e toda a gente usa o ponto central de foco. Se de facto fotografasses alguma coisa sabias que isto não é verdade. Nem sequer editas os raws, estás a falar de ruído em jps processados pela máquina...
(...)
Não percebo o teu comentário sobre o ruído em jpegs. Eu vejo ruído quer nos RAW que nos jpegs.
Pode doer, mas só dói uma vez.
O que eu já gastei em primes pagava a 17-55mm f/2.8, esta 70-200 f/2.8, e até mesmo a 80D.
Agora, claro, isto exigia que naquela altura eu soubesse o que sei agora...que não sabia nem de perto nem de longe.
Ainda assim, continuo a ter por cá 3 das 4 primes mais caras que comprei, portanto não lhes chamaria um erro. Mas, desde que tenho boas zooms, nunca mais lhes dei sequer metade do uso que tinham. Chego a não pegar nas primes durante meses.
E a lente ser sharp não é tudo...
É discutível, todas têm o seu lugar. No entanto acho melhor primeiro adquirirem-se as zooms e só depois as primes, para reduzir redudâncias.e' melhor ter uma boa zoom do que varias primes
É discutível, todas têm o seu lugar. No entanto acho melhor primeiro adquirirem-se as zooms e só depois as primes, para reduzir redundâncias.
Esquece as reviews...os 5 últimos parágrafos que escreveste (a maior parte do post) são coisas tipicamente tiradas de blogs e vídeos do YouTube. Na prática, a maior parte delas pouco ou nada importa. Não levei nenhuma dessas coisas em conta na escolha das objectivas que aqui tenho. Escolhi as objectivas pelas medidas (milímetros, f/stops e euros). Só fiz questão de dar prioridade a Canon pela habitual questão de consistência na focagem, no entanto tenho uma Sigma há mais de 2 anos e não me livro dela.
O que que chamas de básico?@Natto falta-te o mais importante, que é experiência.
Se bem me lembro, ias comprar uma câmara para fotografar o teu filho/a que ia nascer.
Tinhas/tens uma mirrorless pequena, que achas que está desactualizada, então decidiste ir para uma DSLR FF e gastar uma porrada de dinheiro sem saberes o básico.
Correcto.Depois "ah e tal, as fotos não estão boas".
Correcto. Deve ter sido a partir desses mesmo tutorials que também deves ter aprendido.YouTube e blogs e afins, são bons para conhecer equipamento e specs.
Prática faz perfeição, correcto.O resto é de treino e aprendizagem.
Sim. Só fotografo em manual. As vezes em aperture mode com ISO automático entre limites colocados por mim na camera.Sabes fotografar em modo manual?
Sim o triangulo de exposição. Qualquer mini curso de fotografia no corsear ou YouTube explica isso. com as devidas experiencias. Com os tais tutorials no youtube, podes assessar diferentes maneiras de ver a coisa. Quantos mais uma pessoa poder ver melhor poisa predemos através de diversos ângulos e formas de pensar individuais.O que é ISO, shutter speed, abertura e como se ligam entre si.
Não o se pode aprender tudo de uma vez só. Agora estou no processo de aprender a distorção e compressão. Isto afecta muito a fisionomia da pessoal dependendo do tipo de lente que se usa e abertura. A luz é uma ciência e é mesmo uma daquelas coisas que tem de se praticar. Mas não é prioridade agora, se estivermos a falar de flash.Distorção, compressão, profundidade de campo, LUZ...
Eu gravo para o cartão os dois formatos e uso o Lightroom para fazer edição básica.Raw ou JPEG? Photoshop ou Lightroom?
Pessoas é o maior foco neste momento.O que gostas de fotografar? O que vais fotografar mais?
Bebé dentro de casa, a f/2.8?
Não vais usar flash no início, por causa dos olhinhos do bebé.
Mesmo com uma FF, vais ter que ir a ISOs surreais.
Eu uso 35mm 1.7 (equivalente - 17mm 1.7 MFT) e 50mm 1.8, para o bebé.
A zoom uso na rua, com bastante mais luz.
Concordo.Quando começares a fotografar tu vais ver.
Não, não vou comprar tudo agora. A única que é um keeper vai ser a 100mm f/2.8L IS macro. A outra provavelmente vai ter que ser uma boa zoom mesmo.Não compres tudo agora, vai aos poucos.
Concordo plenamente. Mas isso acontece com tudo e todos. Pior que isso é o pessoal que compra boas carros para fazer 15km/dia do código postal x ao y. Mas é um BMW!Enquanto sentes necessidades em perguntar o que é, ou não, melhor, é porque não precisas.
Realmente pergunto-me as vezes porque é que uma pessoa vem para os forums discutir estas coisas lol.Quando realmente souberes o que pretendes, não precisas sequer vir aqui perguntar (a não ser coisas mais técnicas).
Maioritariamente, sim. Se parares e pensares por um momento, verás que faz todo o sentidoEntão baseias-te apenas nesses atributos?
Uma das questões está aí. Não podes tirar conclusões das reviews que vês, e vou-te explicar porquê.abusaste do português ao teres escrito isso, se sinceridade é me permitida. Não leves a mal.
Se há canais de youtube que parece-me reliable e unbiased é do Christopher Frost, Tony Northrup e Dustin Abbott. São os canais/site/blog que vejo e leio para tirar algumas conclusões de material em vista.
Não leves isto como um ataque pessoal, que não é.
Só que eu, e muitos dos que estão aqui, já passaram por tudo isso.
Faz parte da experiência.
Vens aqui perguntar, no final compras sempre o que achas melhor para ti (completamente ao lado das recomendações iniciais) e depois vais ver que não era preciso tanto.
Mas eu sou apologista que, podendo, não tem mal nenhum comprar equipamento de topo.
Aprendi algumas coisas no YouTube, mas muito mais em termos de composição e edição.
Tony Northrups e afins não ensinam nada
Onde aprendi mesmo muito, foi noutro fórum, dedicado a fotografia onde, na altura, se praticava muito e se partilhava.
Aprendi tudo o que sei (99% vá) sobre macro lá.
Considero que, em macro, estou acima da média, muito por causa de um utilizador que me ensinou mesmo muita coisa.
Hoje em dia, não acho que esse fórum de fotografia valha a pena, porque entretanto já só se fala de equipamento (o que não é uma coisa boa, muito menos num fórum de fotografia - até tem mais a ver com um fórum como a Zwame).
Quem me "conhece" daqui, sabe a quantidade absurda de material que comprei e a quantidade de testes que realizei (testes da caca, muitas vezes, mas estava sempre a treinar e a comparar equipamento).
Podes ver aqui uma pequena parte do que digo.
Se vais fotografar pessoas, a 24-70mm 2.8, em FF é bastante competente.
Mas quando experimentas uma 85mm 1.8, e mesmo uma 50mm das boas, vês bem a diferença.
Gosto de zooms, tenho sempre uma. Neste momento tenho uma 24-70mm f4 que é excelente e chega bem para tudo, ocasionalmente.
Mas, para retratos, uso quase sempre a 50mm 1.8 e a 100mm 2.8 (talvez compre a 85mm 1.8, venda a 50mm e compre a 35mm 1.8 para interiores).
Falando nos interiores, uma 35mm é o ideal, a meu ver.
Bom ângulo, e podes usar uma grande abertura sem ter DOFs estupidamente curtos (o que também é um problema, mais vezes do que gostarias).
E, seguindo este ponto, entra aqui uma vantagem de um sensor mais pequeno.
DOFs maiores, com a mesma abertura efectiva (mesma entrada de luz).
Uma 17mm em MFT corresponde sim a uma 34mm FF (mais ou menos, porque bem tudo é igual) e o DOF aparente sim, é semelhante a f/3.4.
Mas o F, a abertura, é sempre f/1.7.
Se tivesses uma lente FF 34mm F1. 7, a 17mm vai usar os mesmos valores de shutter speed e ISO, à mesma abertura, com a diferença apenas do DOF aparente.
(e eu fiz confusão porque em MFT uso a 20mm 1.7. A 17mm era uma Olympus f/1.8, que entretanto vendi).
Em relação aos interiores, depende do tipo de luz que tenhas, e da iluminação que uses.
No meu caso, não consigo usar esses valores que referes.
Durante a tarde, que é quando tenho tempo para fotografar, a F1.7 e 1/50s, chego a ir a isos de 3200. Imagina onde teria que ir a f/2.8 (nem numa FF seria viável).
Obviamente que falo de fotografia sem flash.
De vez em quando uso flash, contra uma parede ou isso, mas usar um flash de maneira a obter bons resultados, é algo que por vezes chega a ser frustrante. Prefiro sempre a luz natural.
Mais uma vez, não leves isto como um ataque.
É só para dizer que vais notar muita diferença e vais ter dificuldades ao início.
E corres o risco de te frustrares, por teres um equipamento caro e não conseguires os resultados que imaginavas.
Uma coisa é percorrer o caminho, outra é ver o caminho no Google maps
Eu acho que deverias ter ido para uma mirrorless.
Ias ter a vida facilitada em alguns aspectos.
Mas se estás encaminhado para uma FF DSLR, força.
Mas depois é para pegar nela e usá-la
Cumps
Infelizmente, algo que o Flickr não diz e que é o que "faz toda a diferença" nalgumas fotos (nomeadamente os retratos) é como foi usado o flash. Alguém que compre um kit DSLR básico nunca irá conseguir aqueles resultados com o flash built-in usado sem modificadores.
Ou seja, deixaste de poder fazer pixel peeping nos crops a 100%Mudou sim o monitor. Passei a editar a mais de 200dpi e deixei de ver o grão
Ou seja, na realidade o querias saber era "se essa lente era boa compra para retratos". Em geral, a resposta a isso é "sim" (tal como já foi dito). É uma objetiva excelente e eu próprio já a recomendei muitas vezes para uma utilização híbrida macro/retrato. Mas para o caso específico de fotografia de bebés, as outras que referi são melhores e quase sempre mais baratas.Eu fiz a pergunta em relação a 100mm f/2.8 L IS macro pois consegui arranjar uma por um bom preço.
Infelizmente, algo que o Flickr não diz e que é o que "faz toda a diferença" nalgumas fotos (nomeadamente os retratos) é como foi usado o flash. Alguém que compre um kit DSLR básico nunca irá conseguir aqueles resultados com o flash built-in usado sem modificadores.
Tu não queres ver a realidade, estás "viciado" em reviews e specs e não estás a fazer o mais importante que é tirar fotos incríveis como as que podes ver naquele link, que tiveram um excelente trabalho de edição, algo que estás também a subvalorizar.
Esquece essa ideia de "tenho que ter a melhor qualidade possível", pois isso é o que te está a consumir. De caminho estavas a ver médio formato...
Só tens é que ter uma qualidade que te satisfaça. Se é a melhor ou não, não importa, tu estás a comprar para dar uso, não para andar a comparar.
A qualquer uma delas, seja a original, a II ou a STM. Oticamente são similares. Pessoalmente só usei a 50/1.4 USM, mas isso é irrelevante.Qual é a 50mm f/1.8 que referes?
Mas ai tens exatamente o mesmo problema. Em cenas iluminadas artificialmente, sem um "behind the scenes" ou esquema com o light setup não consegues perceber como é que a cena foi iluminada.é por isso que quando quero ver samples vou ao dpreview e facto download dos raws e jpegs originais da camera/lente em diferentes ambientes.
Achas muito duas lentes? Eu sem uma UGA e uma tele no saco sinto-me muito limitado, e não há nenhuma objetiva que substitua essas duas.confesso preferir primes, mas tem o downside de teres de trazer uma a mais no saco para além daquela na camera.
Como é lógico, para essa experiência só a zoom é indispensável. A prime é completamente desnecessária.um exercício engraçado de se fazer com uma lente como a 50mm, por exemplo, é:
Pegar numa zoom e tirar uma foto a 35mm/50mm/70mm num local qualquer e depois com uma lente de 50mm
Em relação ao Flickr, hoje em dia as pessoas estão é obcecadas ou viciadas com edição das fotos que tiraram. Isso é a única coisa que tenho a dizer sobre o teu comentário relativamente a parte da 'excelente edição' ao ponto de ser tão ridículo de existir um m£rcado para presets onde estes chegam a alterar a foto de tal maneira que fica irreconhecível. Claro que aqueles que fazem disto sua profissão têm alguma margem de manobra, mas no caso dos presets não deixa de ser ridículo! O que queres é tirar fotos e não ser graphic designer que é o que a maioria das pessoas que mostram as suas fotos nesse tipo de galerias como Flickr, fazem. Elas são é graphic designers!
E para situações de baixa luz não é a lente que te vai safar.