[LENTES] Primes e Macro

Quando uma lente faz "hunting" do focus percorre o curso de foco inteiro (da distância mínima de foco até o infinito).

Em lentes macro, por terem um rosca de foco muito fina, este curso é bastante extenso e demorado. O limitador está lá para "saltar" um bocado do curso e assim poupar algum tempo.

Eu adoro este homem! :winknu:

Resumindo, só mudo de 0,31 para 0,48, quando quiser "ganhar" tempo, na velocidade de foco, para objectos distantes, certo?

Quando se trabalha a distâncias "macro" existe um factor de redução de luz que é preciso considerar na exposição. Na Nikon esse factor é contabilizado automáticamente na abertura. Isto é, uma lente f/2.8 em distâncias macro pode equivaler a f/5.6, e é este último número o que a máquina mostra. Creio que na Canon não é assim e por isso tens de ser tu a fazer as contas.

Depois de ler o que escrevestes "encontrei" algo no manual. Realmente está lá um canto que refere qualquer coisa como "Magnification and Effective f-number". Até tem uma tabela... " 2 stops a 1:1

Pesquisei e realmente a canon tem esse "handicap", ou seja, eu seleciono 2.8, aparece 2.8 na maquina, mas se a maquina focar a 1:1, a abertura final será de 5.6. O fotometro regula-se pelos 2.8 seleccionados.

O que se aprende nestas coisas.

Obrigado
 
Um dia destes a Zwame licencia as tuas descobertas e ficamos ricos :D

Essa lente é citada por toda a gente. Tem que ser muito boa.

LOL

Esta lente adia a UGA por uns tempos.. vai ter que dar o litro!!

PS: Por falar em descobertas, temos que descobrir é uma nova data e tema para um encontro fotografico :P
 
Pesquisei e realmente a canon tem esse "handicap", ou seja, eu seleciono 2.8, aparece 2.8 na maquina, mas se a maquina focar a 1:1, a abertura final será de 5.6. O fotometro regula-se pelos 2.8 seleccionados.
nao, o fotometro mede correctamente (a luz que estiver a chegar a maquina), com uma lente manual ele tb nao adivinha qual a abertura da lente, pois nao? e nao e por isso que ficas com as fotos mal expostas...
 
Eu adoro este homem! :winknu:

Vê lá não me estragues a reputação! :D

Resumindo, só mudo de 0,31 para 0,48, quando quiser "ganhar" tempo, na velocidade de foco, para objectos distantes, certo?

Isso mesmo. Atenção que o teu limitador pode ter três posições: "tudo", "só macro", "tudo menos macro". Pelo menos a minha macro é assim.

"Magnification and Effective f-number". Até tem uma tabela... " 2 stops a 1:1

É isso.

nao, o fotometro mede correctamente (a luz que estiver a chegar a maquina), com uma lente manual ele tb nao adivinha qual a abertura da lente, pois nao? e nao e por isso que ficas com as fotos mal expostas...

Se a máquina estiver em modo P ou Av, o fotómetro deve fazer a compensação. Mas não era essa a questão do CoisaX. Suponho que ele estava a usar o modo M e estranhou que, usando os mesmos valores de exposição, a lente perdesse dois stops de luminosidade ao ser usada em 1:1.
 
nao, o fotometro mede correctamente (a luz que estiver a chegar a maquina), com uma lente manual ele tb nao adivinha qual a abertura da lente, pois nao? e nao e por isso que ficas com as fotos mal expostas...

É assim:

Nas lentes manuais, por exemplo, muitas vezes tinha selecionado 1/200, f/8 e Iso 200. Se o fotometro mostrava 0EV e a foto saía bem exposta.

A primeira impressão com a 100mm, e com as explicações que me deram, acho que, se tiver na mesmas condições, com 1/200, f/8 e Iso 200, o mesmo 0EV pode levar-me a ter até 2 stops de subexposição ( a 1:1 ).

O correcto não era o fotometro mostrar -2EV?

EDIT: Só agora vi o post do Strobe. Sim estava a usar o modo M.
 
aquela canon so tem "tudo" ou "tudo menos macro"

só macro é MF :P

Nao percebi, qual compensação? o Fotometro mete a luz que esta a chegar ao sensor no momento... de pouco interessa se a abertura real é 2.8 ou 5.6...

ou seja o fotometro devia mostrar -2EV para os mesmos settings, senao o modo M tb nao funciona com lentes MF ja que a maquina nao sabe a abertura...
 
Back
Topo