Lentes Sigma

@ Rui

Gata bonita ;), mas diz-me uma coisa, não serias capaz de fazer essa foto a ISO 400 ou menos? Ainda por cima em estúdio? Pergunta honesta, já que não tenho qualquer experiência de fotografar num estúdio.

Esta não. Podia ter reduzido para ISO800, se abrisse a lente a 2.8, mas resulta pior porque o DOF torna-se demasiado curto. Por exemplo, numa em que ela está de lado, consegui focar o braço mais próximo, mas o peito que está a uns cm atrás, já se nota que ficou desfocado. Por isso é que saltei para F4 (e ISO1600 por consequência).

Claro que estando num estúdio, basta ligar os flashes que o problema deixa de ser falta de luz, para passar a ser excesso. lol Mas uma vez que foi sem flash, é indiferente ser um estúdio ou a casa de alguém, um restaurante, etc...
 
Entendi, este é um dos aspectos que o 4/3 tem vantagem, consegues ter um maior DOF para as mesmas aberturas, logo não precisas de subir tanto o ISO. É obvio que se torna uma desvantagem noutras situações, já que é mais dificil obter DOF pequenos.
 
Desculpa se não me fiz entender, mas a realidade é que podemos encher 10 paginas neste tópico e cada um vai defender a sua dama e todos vão apresentar razões perfeitamente válidas para a sua escolha, sendo umas o preço, outras os ISOs altos (ainda estou á espera de ver todas essas obras de arte a ISO 1600+ nas galerias do pessoal), outras a qualidade de imagem, etc. O mais engraçado é que qualquer das máquinas é perfeitamente capaz de produzir fotos excelentes e só me custa ver mandarem abaixo algumas delas com base em mitos sem fundamento nenhum. Vai ao Flickr, vê umas fotos tiradas pelas máquinas que andas a investigar e escolhe aquela que mais te agradar, analisa também a disponibilidade de acessórios e lentes para a utilização que pretendes e força nisso, tira muitas fotos e passa por aqui para nos mostrares o que fizeste.

A isto acrescentaria o conselho mais dado e importante nestes casos, que é o seguinte:

Ver ao "vivo e a cores" o material, bem como pegar e sentir na mão, pois alem de outros factores, para uns o peso é bom para outros nem por isso. Nos sistemas canon, nikon, pentax e sony vais ter mais peso e volume, já nas olympus é exactamente o contrário.
 
A isto acrescentaria o conselho mais dado e importante nestes casos, que é o seguinte:

Ver ao "vivo e a cores" o material, bem como pegar e sentir na mão, pois alem de outros factores, para uns o peso é bom para outros nem por isso. Nos sistemas canon, nikon, pentax e sony vais ter mais peso e volume, já nas olympus é exactamente o contrário.

Sem qualquer sombra de duvida. Não me imaginaria a comprar uma máquina que não me sentisse bem a usar.
 
Então quando dizes que canon é melhor, é melhor para ti, certo? poderá não ser para a pessoa que pede ajuda. Ou estou errado?

É por isso que me faz um bocado de confusão, este tipo de afirmações que apenas tem o objectivo de influenciar uma decisão.
 
Então quando dizes que canon é melhor, é melhor para ti, certo? poderá não ser para a pessoa que pede ajuda. Ou estou errado?

É por isso que me faz um bocado de confusão, este tipo de afirmações que apenas tem o objectivo de influenciar uma decisão.

nop, a gente da a nossa opiniao a como de equipamento, agora a esse nivel, normalmente tem haver com o feeling que a maquina da.
sao coisas completamente diferentes.
Se fosse como tu dizes andava praticamente toda a gente ai de Sony na mao, estas sao extremamente ergonomicas.

cumps
 
Então quando dizes que canon é melhor, é melhor para ti, certo? poderá não ser para a pessoa que pede ajuda. Ou estou errado?

É por isso que me faz um bocado de confusão, este tipo de afirmações que apenas tem o objectivo de influenciar uma decisão.

Não. Eu digo o que é melhor a nível técnico, o resto só cada um sabe. Eu só posso pensar o que ACHO que é melhor para essa pessoa, mas há sempre variáveis que desconheço.

No entanto, numa gama onde as coisas são tão próximas, recomendo aquela que é melhor, nos pontos que para mim são mais relevantes. No caso da Canon é o sistema e evolução.
 
nop, a gente da a nossa opiniao a como de equipamento, agora a esse nivel, normalmente tem haver com o feeling que a maquina da.
sao coisas completamente diferentes.
Se fosse como tu dizes andava praticamente toda a gente ai de Sony na mao, estas sao extremamente ergonomicas.
cumps

A ergonomia é apenas um exemplo, há outros factores que juntos podem mudar completamente o cenário.
exemplo:

- lentes pequenas e leves - caras é certo, mas com qualidade
- IS no corpo
- ter o sensor sempre limpo
- Saber que estamos a investir numa marca inovadora
etc, etc

Isto não quer dizer, que estas caracteristicas são melhores ou mais importantes, isso cabe á pessoa que pede ajuda avaliar.

Agora argumentos do tipo, "é a marca preferida dos profissionais", só servem unica e simplemente para influenciar.
O pessoal que pede ajuda, geralmente não é para fazer da fotografia profissão, e certamente vai ficar pelo equipamento de gama mais baixa, e aqui todas as marcas estão ao mesmo nível.

Deixem-se das dessas tretas a máquina x é melhor ou superior, são palavras desnecessárias que só levam a discussões que nada ajudam a esclarecer.


Não. Eu digo o que é melhor a nível técnico, o resto só cada um sabe. Eu só posso pensar o que ACHO que é melhor para essa pessoa, mas há sempre variáveis que desconheço.

No entanto, numa gama onde as coisas são tão próximas, recomendo aquela que é melhor, nos pontos que para mim são mais relevantes. No caso da Canon é o sistema e evolução.

Melhor a nivel técnico? talvêz em alguns aspectos, noutros nem por isso. Se me disseres que dás mais importância a caracteristicas consideradas superiores na canon, já é outra história, mas mais uma vez a opinião pessoal em evidência.

Quanto á evolução isso é normal, qualquer marca tem de evoluir, o dificil é inovar e ai tanto a canon como nikon são fraquinhas
 
Já que colocaram umas macros, aproveito tambem para deixar esta, tirada com uma lente de 15€ (Zuiko OM 50mm f1,8), Invertida com abertura f16

Atenção que é a foto real sem tratamento nem corte, apenas diminui o tamanho

A_mosca.jpg
 
Última edição:
Ok acho que já percebi, cada um defende a sua "dama". Digo isto de forma positiva ou seja, fizeram uma aquisição e estão satisfeitos, espero que quando me decidir, venha a sentir o mesmo.
Só mais uma pergunta de leigo nas reflex digitais: As lentes AF das reflex não digitais (por ex. compativeis nikon) dão para as digitais?
 
Melhor a nivel técnico? talvêz em alguns aspectos, noutros nem por isso. Se me disseres que dás mais importância a caracteristicas consideradas superiores na canon, já é outra história, mas mais uma vez a opinião pessoal em evidência.
Claro que acaba sempre por ser uma opinião pessoal. Eu dou importância a um bom viewfinder/utilização, a um processamento mais leve e purista, e à velocidade. E também ao poder evoluir, no sentido de trocar por um corpo superior, onde as outras marcas "desaparecem".

Quanto á evolução isso é normal, qualquer marca tem de evoluir, o dificil é inovar e ai tanto a canon como nikon são fraquinhas

São fraquinhas, depende... Quantas máquinas FF tinhas ao preço da 5D quando ela saiu? Aliás, quantas FF existiam ao todo? Quantas máquinas tens a fazer 10fps? Quais as primeiras máquinas com conversores AD de 14bits? E atingir ISOs estupidamente altos? E as primeiras com modo de vídeo?

A Olympus inventa muita coisa, mas para mim são cenas completamente fúteis. Não me interessa uma SLR com live-view, não me interessa uma SLR "compacta", não me interessa lentes mais pequenas, etc... Interessa-me sim, uma qualidade de imagem superior, em qualquer nível de ISO, uma máquina rápida em todos os aspectos, uma ergonomia excelente e um funcionamento flúido. Também me interessam lentes excelentes a preços acessíveis, e a possibilidade de evolução dentro do sistema (quem sabe um dia uma Mark :D lol).
 
A Olympus não inventa assim tanto, inventou um formato de sensor manhoso que ainda não mostrou vantagens reais nenhumas, introduziu o liveview, que tem piada mas tem utilidade real discutivel e o sswf, unica coisa verdadeiramente util e de alguma eficácia. Não me esqueci do sensor shift, mas foi introduzido pela minolta, não pela olympus.

Sinceramete, acho a olympus uma boa marca, que sabe claramente fazer bons corpos e ainda melhores objectivas. Só tenho pena que não façam camaras com sensores de jeito e lentes para esses sensores. O 4/3 simplesmente não me convence.
 
É indiscutivel e penso que toda a gente sabe que canon e nikon são as unicas com material para satisfazer as exigencias dos profissionais, ai as restantes marcas, por enquanto, não tem hipotese.

A questão aqui é a gama de entrada, e ai estão todas em pé de igualdade, como até vocês tem dito, as diferenças são minimas, mas depois quando vos pedem uma opinião ai canikon são as melhores e superiores, sinceramente acho que é o fanatismo a falar.

Quanto ao formato da olympus, penso que foi criado por duas razões, 1º permite reduzir o tamanho e peso dos equipamentos (para muitos isso é importante), 2º é uma marca que gosta de ser diferente e uma alternativa, ainda me lembro quando o meu pai ia revelar os rolos da antiga PenF conseguia o dobro das fotos, eu achava isso interessante, pois um rolo com capacidade para 20 fotos conseguir 40!

Agora fiquei curioso de saber qual a marca que introduziu no mercado a 1ª DSLR, alguem sabe?
 
..., introduziu o liveview, que tem piada mas tem utilidade real discutivel ...

Alem da piada é muito util em certas situações, posso referir algumas delas

- Fotos noturnas com recurso a tripé
- Fotos com uso de lentes MF
- em muitas situações de telefoto
- para quem goste (á sempre gostos para tudo! e nesta gama de entrada existe um pouco de tudo)
- para situações em que é muito dificil por o olho no VF
etc, etc

Já agora pergunto-te, na generalidade qual será o mais util? LiveView ou modo de video?
 
Para fotografar,a função primordial das camaras, o liveview, óbviamente. Mas, para mim, nunca foi factor de decisão.
Isto é apenas a minha opinião, não um facto...
 
Vi aqui montes de coisas, e algumas delas ri-me e bastante.... :lol:
Vi alguem dizer que a Olympus nao faz chip's de jeito, e que canon e nikon é que é bom.... Apenas pergunto, já alguem trabalhou com uma Olympus E-510/520 ?

Cumps
 
Ok acho que já percebi, cada um defende a sua "dama". Digo isto de forma positiva ou seja, fizeram uma aquisição e estão satisfeitos, espero que quando me decidir, venha a sentir o mesmo.
Só mais uma pergunta de leigo nas reflex digitais: As lentes AF das reflex não digitais (por ex. compativeis nikon) dão para as digitais?
regra geral dao, apesar de nao serem optimizadas para digital e poderes perder ai "alguma" (dificil de kantificar) kalidade de imagem, mas na D60 nao vais ter auto focus, so manual.
 
Back
Topo