Lentes Sigma

Vi aqui montes de coisas, e algumas delas ri-me e bastante.... :lol:
Vi alguem dizer que a Olympus nao faz chip's de jeito, e que canon e nikon é que é bom.... Apenas pergunto, já alguem trabalhou com uma Olympus E-510/520 ?

Cumps


acho que essa era para mim...
Eu falei no nivel de processamento que entre uma E520 e uma 40D.

Ou vais dizer que o da E520 é melhor?
ah e sim, ja trabalhei com muita camara da olympus entre elas E510 520 e tambem ja andei a brincar com uma E3.

cumps =)

edit: eu continuo a espera de que algum user olympus me de razoes/vantagens perante as outras opçoes.

Eu, mas acho que a pergunta não era para mim e sim para aqueles que apenas avaliam as máquinas por crops a 100% e reviews no DPR.


se vamos por essa ordem de grandezas compra-mos entao a SLR mais barata que nos aparecer afrente, visto que todas elas dao bons resultados sem crops ou semelhantes.
 
Última edição:
Agora fiquei curioso de saber qual a marca que introduziu no mercado a 1ª DSLR, alguem sabe?

Eu pensava ter sido a Nikon com a D1, mas em 5 minutos de google descobri ter sido a kodak(!) com uma tal dcs100 que era uma nikon f3 modificada. Mas só mesmo a partir da D1 é que as digitais começaram a ser competitivas em relação ao filme.
 
Suponho que foste buscar essa informação aqui (wikipedia), acertei ?

Existe lá muita informação para os interessados em DSLR´s, Highly recommend (á lá Dpreview):002:.

Só não entendo o porquê de tanto tempo para a canon começar com o liveview, já que foi uma feature implementada pela olympus á tanto tempo (em 2000). tambem é verdade que mais vale tarde que nunca.

O mesmo deve acontecer com o sswf, já que foi introduzido em 2003, mas pelo ocorrido no passado, ainda está dentro do prazo, devem estar a estudar se realmente vale a pena. lembrei-me agora, que teem de equacionar o facto de irem perderem os ganhos extra na limpesa de sensores, não é fácil a decisão...
 
Última edição:
Sim, mas comecei por aqui. :)

A canon ja usa um sistema de limpeza parecido com o sswf, mas aplicado directamente ao low pass filter. Já muitas marcas usam algo do genero. O sswf é particularmente eficaz mais pela distancia a que fica do sensor do que pelas vibrações em si, que não sacodem tanto pó como as marcas dizem.
 
Por experiência propria posso dizer que é bastante eficaz, isto porque até troco bastante vezes de lentes (ultimamente com o stock de lentes, OM totalmente manuais, que comprei tem sido demais o tira e põe).
Já fiz alguns teste fotográficos para ver se aparece alguma coisa, e nada, completamente limpo.

É certo que com o passar do tempo a eficácia vai diminuindo, mas até lá vou me rindo com a quantidade de pessoal canikon a pedir ajuda todos os dias com o problemas de fotos com objectos estranhos e terem no final de pagar para lhes resolverem o problema.
 
isso depende do cuidado k cada pessoa tem, n podes julgar a eficacia do sistema por outras pessoas n terem cuidado e tu teres. pelo menos eu tb troco de lentes e nao tenho esse problema, mas e certo k so tenho a makina a 4 ou 5 meses...
 
Nesse caso para os mais descuidados é uma feature muito importante na hora de decidir, portanto é factor importante, e não despresável como muitos querem fazer crer.
 
Nesse caso para os mais descuidados é uma feature muito importante na hora de decidir, portanto é factor importante, e não despresável como muitos querem fazer crer.
concordo, agora a importancia desse factor varia de pessoa para pessoa, uns sao mais cuidadosos k outros e ainda existem akeles k usam lente AIO e para eles esses feature n e assim tao importante.

para kem nao tenha cuidado, ou n se keira preocupar em chegar a casa dps de uma saida onde trocou varias vezes de lentes e mandar umas boas sopradelas para tudo estar em ordem da proxima vez k pegar na makina, ai um sistema eficaz e importante sem duvida.
para kem chega a casa dar uma sopradela e limpar os filtros/lente faz parte da rotina, ai um sistema eficaz fica-se por ser uma mais valia no terreno.

eu gosto de ter o meu material sempre arrumadinho, limpo e pronto a pegar para a proxima utilizacao, para mim limpar a makina (ou pelo menos olhar para ela a ver se esta td em ordem) depois de uma saida faz parte da rotina, tal como descarregar as fotos pro pc.

anyway, k grande offtopic k vai para aki...
 
Boas
Voltando um pouco atrás e ao tema do tópico, pergunto se algum de vós sabe se esta "coisa" barata vale alguma coisa Tamrom AF 55-200 mm F/4-5,6 Di II LD MACRO (neste site http://www.popphoto.com/cameralenses/1907/lens-test-tamron-55-200mm-f4-56-ld-di-ii-af.html, parece razoável para o preço extremamente baixo) e se a sigma 70-300 mm F4-5,6 DG não APO será superior . O meu interesse, para já, é apenas fazer de pseudo-spotter :p. E se a coisa correr bem...outros gastos

Obrigado desde já
 
Deixo-te estes dois links, coloca-os lado a lado e analisa, depois diz-me onde está a grande superioridade da canon

http://www.dpreview.com/reviews/canoneos1000d/page34.asp

http://www.dpreview.com/reviews/olympuse520/page32.asp

prontos vejamos por pontos.
vou comparar ponto por ponto com a minha maquina K200D.

Olympus E-520 advantages


  • Highly customizable behavior
  • User controllable ISO noise reduction-----> Pentax tem 4 niveis de noise reduction que tambem podem ser escolhidos
  • Flexible RAW+JPEG modes -----> Pentax tem um botao dedicado ao RAW onde podes selecionar os modos como queres tirar:
  • • JPEG -> JPEG/RAW/RAW+
    • RAW -> JPEG/RAW/RAW+
    • RAW+ -> JPEG/RAW/RAW+
  • Customizable Mirror lock-up (1 - 30 seconds)-----> na pentax nem precisas disso, clicas na opçao mirror lockup e o espelho sobe, so quando desligares a maquina e que ele baixa.
  • Spot metering (Center and highlight/shadow) ----> Pentax tambem o tem.
Veja-mos agora na Pentax:

  • Weather-sealing ----> em qualquer uma da gama de entrada nao tem, queres weather seeling tens de ir para a gama semi profissional
  • Top LCD -----> olympus nao possui.
  • User controllable ISO noise reduction -----> mesma coisa que olympus
  • DNG format ----> ORF apenas na olympus, sendo necessario o camera raw.
  • 11 AF points ----> 3 na olympus
  • Large viewfinder ----> maior viewfinder da gama.
prontos, descukpem o testamento.

Cumps
 
É indiscutivel e penso que toda a gente sabe que canon e nikon são as unicas com material para satisfazer as exigencias dos profissionais, ai as restantes marcas, por enquanto, não tem hipotese.

A questão aqui é a gama de entrada, e ai estão todas em pé de igualdade, como até vocês tem dito, as diferenças são minimas, mas depois quando vos pedem uma opinião ai canikon são as melhores e superiores, sinceramente acho que é o fanatismo a falar.

Não, não é o fanatismo. Eu quando digo evoluir no equipamento, não preciso necessariamente de estar a falar da gama profissional, onde só a Canon e a Nikon têm corpos. Mesmo noutras gamas, abaixo da profissional e imediatamente acima da gama amadora, os corpos da Canon e da Nikon já se começam a diferenciar.
Depois olha, estás casado com o sistema e o divórcio é perder dinheiro.

Quanto ao formato da olympus, penso que foi criado por duas razões, 1º permite reduzir o tamanho e peso dos equipamentos (para muitos isso é importante), 2º é uma marca que gosta de ser diferente e uma alternativa, ainda me lembro quando o meu pai ia revelar os rolos da antiga PenF conseguia o dobro das fotos, eu achava isso interessante, pois um rolo com capacidade para 20 fotos conseguir 40!

O dobro das fotos, também significa metade do filme, metade dos grãos de prata, o dobro da ampliação para a mesma impressão, metade da definição..... No fundo, metade da qualidade.

Agora fiquei curioso de saber qual a marca que introduziu no mercado a 1ª DSLR, alguem sabe?

A Kodak (a primeira DSLR para venda). No entanto, pouco antes de 90, já haviam alguns protótipos. Creio que um deles até era da Leica, uma marca que neste momento até é das que mais retardou o salto para o digital.

Alem da piada é muito util em certas situações, posso referir algumas delas

- Fotos noturnas com recurso a tripé
- Fotos com uso de lentes MF
- em muitas situações de telefoto
- para quem goste (á sempre gostos para tudo! e nesta gama de entrada existe um pouco de tudo)
- para situações em que é muito dificil por o olho no VF
etc, etc

Caso não saibas, o problema das DSLR é que os seus viewfinders já não estão optimizados para focagem manual. Usam-se focus screens de micro-lentes, que não permite notar tão bem o desfoque. A vantagem é o viewfinder ser mais luminoso.
Mas mesmo que não tenhas um focus screen optimizado para MF, se não tiveres a máquina num tripé esquece lá focagem com live-view. O viewfinder acaba sempre por ser melhor.
E telefoto com liveview? O live-view força uma má pega da máquina, que não é nada acoselhável para telefoto.

Mas...
Já agora pergunto-te, na generalidade qual será o mais util? LiveView ou modo de video?
Caga lá no modo de vídeo. Se dispenso bem o live-view, isso ainda dispenso mais.

Vi aqui montes de coisas, e algumas delas ri-me e bastante.... :lol:
Vi alguem dizer que a Olympus nao faz chip's de jeito, e que canon e nikon é que é bom.... Apenas pergunto, já alguem trabalhou com uma Olympus E-510/520 ?

Cumps

Sim, já usei bastantes vezes. Até te digo que foi de longe o sistema que mais usei até hoje, desde a E-330 até à E-510. E só tenho uma coisa a dizer-te: É o sistema que menos gosto, não só porque o sensor não convence ninguém, mas também porque as acho péssimas de se usar.
 
Última edição:
Deixo-te estes dois links, coloca-os lado a lado e analisa, depois diz-me onde está a grande superioridade da canon

http://www.dpreview.com/reviews/canoneos1000d/page34.asp

http://www.dpreview.com/reviews/olympuse520/page32.asp

estas a comparar uma reflex de entrada de gama com uma reflex "normal"

a unica vantagem que vejo na olympus é o FOV para quem precisa de grandes focais, de resto nd tem de melhor em relação ao resto do mercado a meu ver.

alem das lentes serem mais caras, há menos oferta no mercado nacional.
 
kadeR,
A única vantagem que se destaca na pentax é a qualidade de contrução do corpo, de resto ganha nalguns pontos e perde noutros.
Mas a comparação é para ser feita com a canon que fartam-se de dizer que é superior, pessoalmente não vejo onde está essa superioridade, são pontos de vista subjectivos.


Rui Marto disse:
Depois olha, estás casado com o sistema e o divórcio é perder dinheiro.
Divórcio? jamais, há certas qualidades na olympus que não dispenso, o máximo que poderia acontecer era ter dois sistemas.

"E as primeiras com modo de vídeo?"
"Caga lá no modo de vídeo. Se dispenso bem o live-view, isso ainda dispenso mais."
Estas duas frases são tuas, de um lado dás ênfase e por outro deitas abaixo. Em que ficamos?

"Sim, já usei bastantes vezes. Até te digo que foi de longe o sistema que mais usei até hoje, desde a E-330 até à E-510. E só tenho uma coisa a dizer-te: É o sistema que menos gosto, não só porque o sensor não convence ninguém, mas também porque as acho péssimas de se usar."
Pelo menos convenceu-me a mim e a ti durante muito tempo, para ires da 330 à 510 ainda foi uma longa jornada para chegares à conclusão que eram "péssimas de se usar".


adolfo dias disse:
estas a comparar uma reflex de entrada de gama com uma reflex "normal".
Nada disso, estou apenas a tentar provar que afirmações do tipo "as três do meio são as melhores escolhas" são baseadas em opiniões pessoais, que em vez de ajudar pode prejudicar.

"alem das lentes serem mais caras, há menos oferta no mercado nacional."
Atenção que "serem mais caras" é diferente de "serem caras".
Eu neste momento estou interessado na lente Olympus Zuiko Digital 12-60mm f2.8-4 custa 1088€, se tivesse canon a lente +- equivalente seria esta Canon EF-S 17-55 /2,8 IS USM custa 1106€, vão me dizer que a canon é melhor pois a abertura é constante, certo, mas por outro lado a zuiko consegue maior ângulo e maior distância focal.

Quanto á oferta no mercado nacional, não é problema, consegue-se comprar na UE a preços bem inferiores, por isso até é uma vantagem.

Nota: as lentes arranjam-se a preços mais baixos noutros sites, tanto para uma como para a outra, foi apenas para ser uma comparação fiável.
 
Última edição:
kadeR,
A única vantagem que se destaca na pentax é a qualidade de contrução do corpo, de resto ganha nalguns pontos e perde noutros.
Mas a comparação é para ser feita com a canon que fartam-se de dizer que é superior, pessoalmente não vejo onde está essa superioridade, são pontos de vista subjectivos.

opa o unico ponto que eu vejo que ela possa perder e mesmo assim, se a minha tivesse era uma coisa que nunca lhe iria dar uso é o live view.
agora se dizes que a unica vantagem é o corpo ser melhor?
fonix, viewfinder maior... nao das importancia a isso?
LCD superior, nao das importancia a isso?
11 pontos de focagem, contra 3 pontos... e tambem nao das importancia a isso?
meu deus.
e mesmo que queiras comparar com a Canon 1000D nao vai lá sequer, a nivel de qualidade de imagem a canon e muitissimo superior. No tratamento do ruido a maquina é espetacular, o proprio sensor foi feito para combater ao maximo o ruido e o digic 3 tambem ajuda em muito no processamento do jpeg.
Para já nao falar que na canon tambem vais ter 7 pontos de focagem.
Agora perante a canon a olympus responde com que?
na minha opiniao so lhe fica afrente na qualidade de construçao porque de resto, esquece.

cumps =)
 
"E as primeiras com modo de vídeo?"
"Caga lá no modo de vídeo. Se dispenso bem o live-view, isso ainda dispenso mais."
Estas duas frases são tuas, de um lado dás ênfase e por outro deitas abaixo. Em que ficamos?
Vê as coisas no contexto em que foram ditas. O facto de ser uma coisa que não me interessa minimamente, não faz com que deixe de ser uma inovação. Tal como o live-view, há quem ache útil.

"Sim, já usei bastantes vezes. Até te digo que foi de longe o sistema que mais usei até hoje, desde a E-330 até à E-510. E só tenho uma coisa a dizer-te: É o sistema que menos gosto, não só porque o sensor não convence ninguém, mas também porque as acho péssimas de se usar."
Pelo menos convenceu-me a mim e a ti durante muito tempo, para ires da 330 à 510 ainda foi uma longa jornada para chegares à conclusão que eram "péssimas de se usar".
Não, nunca me convenceram. Eu usava Olympus porque era o que tinha à disposição.
 
Ás vezes pareco que analiso o sub-fórum de futebol, tal é o fanatismo..

Gostas de Pentax? Porreiro pá.. Gostas de Nikon? Porreiro pá.. Gostas de Canon? Porreiro pá.. Gostas de Olimpus? Porreiro pá..

Agr eu tenho uma opinião, é que cada um compra o que lhe der na telha, apos uns 50 tópicos sempre a discutir algo, só um cego é que não analisou ainda as diferenças nas Slr e conjunto na totalidade.. Eu escolherei quase de certeza canon, pq? Pq é no fim o que mais me convem, se bem que gosto um pouco mais das cores e tonalidades out of box da Nikon.. E então?

Meninos, vamos lá respirar um pouco, já parece o Blastar Vs Dj Papa na questão Intel Vs Amd e ATi vs Nvidia..
 
Nada disso, estou apenas a tentar provar que afirmações do tipo "as três do meio são as melhores escolhas" são baseadas em opiniões pessoais, que em vez de ajudar pode prejudicar.

"alem das lentes serem mais caras, há menos oferta no mercado nacional."
Atenção que "serem mais caras" é diferente de "serem caras".
Eu neste momento estou interessado na lente Olympus Zuiko Digital 12-60mm f2.8-4 custa 1088€, se tivesse canon a lente +- equivalente seria esta Canon EF-S 17-55 /2,8 IS USM custa 1106€, vão me dizer que a canon é melhor pois a abertura é constante, certo, mas por outro lado a zuiko consegue maior ângulo e maior distância focal.

Quanto á oferta no mercado nacional, não é problema, consegue-se comprar na UE a preços bem inferiores, por isso até é uma vantagem.

Nota: as lentes arranjam-se a preços mais baixos noutros sites, tanto para uma como para a outra, foi apenas para ser uma comparação fiável.

a 17-55 custa 1050€, mas de qq forma há a tamron 17-50 que custa 1/4.
por outro lado temos a 17-85 que tv seja o melhor termo de comparação com a 12-60. n tem f/2.8 mas dado custar metade da zuiko acho que se pode considerar melhor compra.

depois temos as primes, que tt qt sei n existem (sem serem os modelos antigos que so encontras no ebay e a 35mm e 50mm)
na nikon e canon é à escolha do fregues: 85mm, 90mm, 100mm, 105mm

nem td a gente compra na net e isso poderá ser um big no no na hora de escolher.
a olympus tem as suas vantagens (nem eu nc disse que era má), como o que referi acima de focais longas devido ao FOV 2x, poder levar lentes leica (mas se as zuiko são o que são então leica jesus).
no entanto o principal handicap para mim é o sistema 4/3. o sensor n me convence e a escolha de lentes ainda menos.

é uma boa opção para quem quer uma reflex apenas pq sim. compra-se o kit de 2 lentes e fica-se com um sistema reflex sem grandes pretensoes de evolução futura
 
é uma boa opção para quem quer uma reflex apenas pq sim. compra-se o kit de 2 lentes e fica-se com um sistema reflex sem grandes pretensoes de evolução futura

Uma das principais bandeiras que vejo aqui a ser agitadas é essa da evolução futura, mas temos que considerar que nem toda a gente pode/quer evoluir no futuro, aliás poucos são aqueles que fazendo uso normal e regular de uma DSLR de entradsa atingem a pelnitude das suas potencialidades e sentem a necessidade de evoluir, a maior limitação que existe na maior parte dos casos é o próprio fotógrafo, depois diria que são as objectivas que permitem uma maior evolução que os corpos. A minha máquina e objectivas actuais tiram boas fotos (pelo menos para mim) e vai continuar a faze-lo por muito tempo. Entretanto as coisas evoluem e é natural considerar que a Olympus não vai ficar parada e vai lançar novos corpos com melhores sensores, quando eles surgirem as minhas Zuiko vão estar á espera e vão continuar a tirar fotos com qualidade. Não vou comprar um Fiat Uno só porque os Ferraris são feitos pela Fiat ( ou talvez não, não percebo nada de carros), é o que o pessoal pensa: Compro uma 1000D porque a canon tem boas FF e se um dia quiser evoluir posso faze-lo, depois vão usar as 18-55 e as 50-250 na FF?
 
Back
Topo