Equipamento [LENTES] Tele-zoom

Arranjas aí uns 100-150€ mais barata, digo eu.

Em relação às várias versões da 70-200, pelo IS, pelo peso, pelo preço e acima de tudo pela qualidade, a minha favorita é a F4L IS.
A F2.8L IS é mais cara, maior, mais pesada, não é tão boa opticamente e 1 stop de abertura não é uma diferença muito significativa.
A F2.8L é maior, mais pesada, não é tão boa opticamente e a falta de IS (~3 stops) pode ser mais significativo que o ganho na abertura (1 stop), especialmente nestas focais.
A F4L é a mais barata, é leve e compacta, mas perde o IS que faz falta nestas focais e a nível de IQ não se distancia tanto das outras lentes quanto a F4L IS.
 
Arranjas aí uns 100-150€ mais barata, digo eu.

Em relação às várias versões da 70-200, pelo IS, pelo peso, pelo preço e acima de tudo pela qualidade, a minha favorita é a F4L IS.
A F2.8L IS é mais cara, maior, mais pesada, não é tão boa opticamente e 1 stop de abertura não é uma diferença muito significativa.
A F2.8L é maior, mais pesada, não é tão boa opticamente e a falta de IS (~3 stops) pode ser mais significativo que o ganho na abertura (1 stop), especialmente nestas focais.
A F4L é a mais barata, é leve e compacta, mas perde o IS que faz falta nestas focais e a nível de IQ não se distancia tanto das outras lentes quanto a F4L IS.

Excelente resumo Rui!

Portanto opticamente temos F4L IS » F4L > F2.8L IS > F2.8L, sendo que a F4L IS é de longe a melhor?
 
pelo menos nos testes que vi a f/4IS nao e de longe melhor k a f/2.8 IS (com a abertura a f/4)

http://www.slrgear.com/reviews/zproducts/canon70-200f28is/tloader.htm
http://www.slrgear.com/reviews/zproducts/canon70-200f4is/tloader.htm

Só a 200mm obtem melhores resultados, nas outras distancias andam ela por ela, e a 100mm a 2.8 e visivelmente melhor.

claro, custa o dobro, pesa o dobro, mas faz os 2.8 kando for preciso e a outra nao, e se querem o IQ, ele esta la, basta irem para a mesma abertura.
 
Bem amigos,

A minha Rebel XSi (450D) com kit 18-55 IS ja deve chegar amanhã, visto já conhecer a máquina e a lente agora queria uma "tele-zoom" para "apetrechar" a máquina :)
estou indeciso entre estas três:

Canon 55-250 IS
Canon 75-300 USM
Sigma 70-300
(se souberem de outras sugestões, serão bem-vindas)

O estabilizador de imagem será sempre uma forte opçao para quem não usa tripé, certo?
Outra pergunta, visto eu querer uma tele-zoom como posso interpretar/converter as distancias focais, em termos de "n.º de vezes" do zoom?

cumps
 
Canon 55-250 IS
Canon 75-300 USM
Sigma 70-300

(...)

O estabilizador de imagem será sempre uma forte opçao para quem não usa tripé, certo?

Sim. Por essas e por outras, a escolha entre essas as três quase sempre recai sobre a 55-250IS.

Outra pergunta, visto eu querer uma tele-zoom como posso interpretar/converter as distancias focais, em termos de "n.º de vezes" do zoom?

O zoom é sempre calculado da mesma forma: distância focal máxima/distância focal mínima.

O que dá:

4.5x para a 55-250
4x para a 75-300
4,3x para a 70-300

A 55-250 tem mais zoom, mas tem menos tele.

Mas para que queres o factor de zoom? Se o que queres é comparar a capacidade do teu set de lentes com, por exemplo, uma compacta, o melhor que tens a fazer é converter todos os limites para distâncias focais equivalentes em 35mm.

Por exemplo, um set 18-55mm + 55-250mm dá-te uma cobertura equivalente a 27-375mm, com troca de lente nos 82,5mm, enquanto que uma Canon SX 200 IS dá-te uma cobertura equivalente a 28-336mm (zoom 12x) sem nunca trocar de lente, como é óbvio.

De qualquer modo, não se compram lentes para cobrir distâncias focais, mas para realizar fins concretos.
 
pelo menos nos testes que vi a f/4IS nao e de longe melhor k a f/2.8 IS (com a abertura a f/4)

http://www.slrgear.com/reviews/zproducts/canon70-200f28is/tloader.htm
http://www.slrgear.com/reviews/zproducts/canon70-200f4is/tloader.htm

Só a 200mm obtem melhores resultados, nas outras distancias andam ela por ela, e a 100mm a 2.8 e visivelmente melhor.

claro, custa o dobro, pesa o dobro, mas faz os 2.8 kando for preciso e a outra nao, e se querem o IQ, ele esta la, basta irem para a mesma abertura.

Antes de adquirir a f/4 IS estive com ambas as 2.8 na mão e digo-te que em conjunto com o peso da máquina podes começar a reforçar o pequeno almoço com vitaminas.
A 2.8 pesa bastante e ao fim de algum tempo vais com toda a certeza estar cansado de andar com ela de um lado para o outro.
Em relação a f/4 IS apenas posso dizer que a qualidade de imagem é soberba e apesar de custar mais de 1000€ é sem duvida um must para qualquer set.
Consigo tirar fotos em f/4 ISO 200 a 1/4 bastante aceitáveis e penso que isto diz tudo na eterna questão do IS ou não IS
 
SL00, caso n tenhas percebido se comprares a 55-250IS ficas com o zoom ekivalente de uma compacta de 12x

speed200 apesar da 2.8IS pesar o dobro da f/4IS, a minha 100mm macro + flash + difusor + pilhas + TTL cord + bracket pesa praticamente o mesmo, se consigo fazer macro com esse peso td nao me parece k tivesse problemas c/ 2.8IS
 
SL00, caso n tenhas percebido se comprares a 55-250IS ficas com o zoom ekivalente de uma compacta de 12x

speed200 apesar da 2.8IS pesar o dobro da f/4IS, a minha 100mm macro + flash + difusor + pilhas + TTL cord + bracket pesa praticamente o mesmo, se consigo fazer macro com esse peso td nao me parece k tivesse problemas c/ 2.8IS

Então tenta andar com uma o dia todo ou então algumas horas e depois falamos.
Não te esqueças que estamos a falar de 1.470Kg de lente mais o peso da máquina, e isto para não falar do tamanho avantajado da mesma.
 
Sim. Por essas e por outras, a escolha entre essas as três quase sempre recai sobre a 55-250IS.



O zoom é sempre calculado da mesma forma: distância focal máxima/distância focal mínima.

O que dá:

4.5x para a 55-250
4x para a 75-300
4,3x para a 70-300

A 55-250 tem mais zoom, mas tem menos tele.

Mas para que queres o factor de zoom? Se o que queres é comparar a capacidade do teu set de lentes com, por exemplo, uma compacta, o melhor que tens a fazer é converter todos os limites para distâncias focais equivalentes em 35mm.

Por exemplo, um set 18-55mm + 55-250mm dá-te uma cobertura equivalente a 27-375mm, com troca de lente nos 82,5mm, enquanto que uma Canon SX 200 IS dá-te uma cobertura equivalente a 28-336mm (zoom 12x) sem nunca trocar de lente, como é óbvio.

De qualquer modo, não se compram lentes para cobrir distâncias focais, mas para realizar fins concretos.

obrigado pls explicaçoes
Era mesmo essa "formula" que eu procurava saber, sim procuro algum termo de comparaçao, já que só lidei com compactas ate agora.
Já agora referiste que a 55-250 tem mais zoom mas tem menos "tele"?... isso quer dizer o que especificamente?
A lente que procuro tem um fim sim, será para foto em movimento maioritariamente, usando ou não o zoom, assim sendo, recomendas a 55-250 IS?

SL00, caso n tenhas percebido se comprares a 55-250IS ficas com o zoom ekivalente de uma compacta de 12x

Sim entendi essa parte, só não consegui perceber a diferença entre "tele" e "zoom", sabendo apenas que zoom se usa para "aproximar" planos que estão longe...(dito numa linguagem menos técnica)
Eu procuro uma lente "zoom" (já nem digo "tele" porque nem sei o que é) que será usada de início no RED BULL Air Race, daqui a um mês +/-, e posteriormente em situaçoes de acção e movimento, desporto, vida animal, etc, que é o que me entusiasma fotografar, e claro situaçoes mais "calmas"
Então e que me dizem das que não tem estabilizador de imagem, a canon 75-300 e a sigma 70-300?

obg e cumps
 
Última edição:
Para o que pretendes e se puderes monetariamente sugiro esta: http://www.*****.de/product_info.ph.../7907?osCsid=9435165629e0172db392c4639784caad
 
zoom persupoe k consegues ter 1 imagem afastada e depois aproxima-la.

uma lente 55-250 ekivale a uma compacta k comeca nos 3x e vai ate aos 12x, ou seja nao consegues afastar a imagem mais de 3x.

por outro lado podes ter uma lente k e "apenas" 250mm, ou seja aproxima a imagem tanto como a 55-250, mas nao consegues afastar a imagem mais, esta sempre "nos 12x". basicamente e o mesmo k uns "binoculos normais".

uma tele e uma lente com distancia focal elevada, aproxima mt a imagem, e pode ou nao fazer zoom.

a 55-250IS tem melhor qualidade de imagem k as outras, e ter IS (estabilizacao de imagem) e igualmente importante quando a distancia focal e elevada (um ligeiro tremelique faz com k a foto fique mt tremida)
 
Para o que pretendes e se puderes monetariamente sugiro esta: http://www.*****.de/product_info.ph.../7907?osCsid=9435165629e0172db392c4639784caad

Sem dúvida ia mesmo para essa, pois também já andei a "estuda-la", mas está mesmo fora do meu orçamento.
:)

uma tele e uma lente com distancia focal elevada, aproxima mt a imagem, e pode ou nao fazer zoom.

Tinha que haver algo que não ia perceber...
:D

a 55-250IS tem melhor qualidade de imagem k as outras, e ter IS (estabilizacao de imagem) e igualmente importante quando a distancia focal e elevada (um ligeiro tremelique faz com k a foto fique mt tremida)

Certo, já me têm dito o mesmo, acho que não penso mais e vou pela 55-250 IS.
;)
 
se comprares a 55-250IS ficas com o zoom ekivalente de uma compacta de 12x

13,89x para ser exacto. Ou seja, quase 14x.

uma lente 55-250 ekivale a uma compacta k comeca nos 3x e vai ate aos 12x

Não baralhes! :nonono2:

não consegui perceber a diferença entre "tele" e "zoom", sabendo apenas que zoom se usa para "aproximar" planos que estão longe...(dito numa linguagem menos técnica)

Agora que tens uma DSLR, tens de aprender a chamar as coisas pelos seus nomes e não como te tem sido martelado pelo marketing das compactas. Recomendo a leitura deste tópico.

Uma lente zoom é apenas e só uma lente que dá para variar a sua distância focal entre dois extremos.

Uma 10-22 é uma lente zoom. Mas não serve para aproximar planos que estão longe. Isto porque é uma lente wide.

Uma 18-55 e uma 24-70 são lentes zoom com o mesmo factor de zoom (~3x). No entanto, numa DSLR APS-C são lentes completamente diferentes em termos de utilização.

A lente que procuro tem um fim sim, será para foto em movimento maioritariamente, usando ou não o zoom

será usada de início no RED BULL Air Race

O que tu queres é uma lente tele:

uma tele e uma lente com distancia focal elevada, aproxima mt a imagem, e pode ou nao fazer zoom.

Ou seja, quanto mais "mm" mais tele a lente e mais perto parecem estar as coisas. Quem precisa de muita aproximação (ex.: fotografar passarada), procura lentes com qualquer coisa acima dos 400mm mesmo que sejam primes, isto é, que não tenham zoom nenhum.

Para o caso particular do Red Bull Air Race, o IS não te vai ajudar tanto como noutras ocasiões (mas ajuda!). Até é possível que os 50mm extra das 7x-300 possam ser mais úteis em algumas ocasiões. Mesmo assim a minha recomendação continua a ser a 55-250IS.
 
strobe, eu estava a fazer as contas por alto, se vamos ser exactos entao e melhor fazer as contas como deve ser.

uma 55-250 ekivale a uma 88-400, por isso no zoom maximo é o mesmo que uma hipotetica SX 200IS com 14.28x.

numa dslr comecas c/ lente de kit 18-55 k faz de 1x a 3x de zoom, a partir dai trocas de lente k te faz dos 3x aos ~14x (no caso da 55-250IS) ou ~4x aos ~16x (no caso da 75-300, mas ficas sem lente k te faca dos 3x aos 4x).
 
boas pessoal....
ajudem me a escolher..sendo uma prenda de anos n tenho muitas hipoteses mas aual acham melhor??
18/200 sigma http://www.*****.com/pt/pt/984132/art/sigma/18-200mm-f3-5-6-3-dc-niko.html

ou

55/200 nikon com vr

ou

18/200 tamron http://www.*****.com/pt/pt/532971/art/tamron/objectiva-af-18-200-mm-f.html

tenho uma D60:sad:

Pois warlord.....tb estpu pendente p essa....quero mais opiniões :-) e sitios onde exista mais barato
 
Última edição:
melhor IQ: 55-200vr

as outras all in one ja sabes k comprometem bastante. e uma kestao de decidires se keres IQ ou mais flexibilidade
 
13,89x para ser exacto. Ou seja, quase 14x.



Não baralhes! :nonono2:



Agora que tens uma DSLR, tens de aprender a chamar as coisas pelos seus nomes e não como te tem sido martelado pelo marketing das compactas. Recomendo a leitura deste tópico.

Uma lente zoom é apenas e só uma lente que dá para variar a sua distância focal entre dois extremos.

Uma 10-22 é uma lente zoom. Mas não serve para aproximar planos que estão longe. Isto porque é uma lente wide.

Uma 18-55 e uma 24-70 são lentes zoom com o mesmo factor de zoom (~3x). No entanto, numa DSLR APS-C são lentes completamente diferentes em termos de utilização.





O que tu queres é uma lente tele:



Ou seja, quanto mais "mm" mais tele a lente e mais perto parecem estar as coisas. Quem precisa de muita aproximação (ex.: fotografar passarada), procura lentes com qualquer coisa acima dos 400mm mesmo que sejam primes, isto é, que não tenham zoom nenhum.

Para o caso particular do Red Bull Air Race, o IS não te vai ajudar tanto como noutras ocasiões (mas ajuda!). Até é possível que os 50mm extra das 7x-300 possam ser mais úteis em algumas ocasiões. Mesmo assim a minha recomendação continua a ser a 55-250IS.

Mais uma vez obrigado pelas explicações, bastante esclarecedoras, também estive a ler o tópico que indicaste e só la falta algo que também mencionei: ser FIXO (sticky) !! Vai ajudar muita gente com certeza.
 
boas pessoal....
ajudem me a escolher..sendo uma prenda de anos n tenho muitas hipoteses mas aual acham melhor??
18/200 sigma http://www.*****.com/pt/pt/984132/art/sigma/18-200mm-f3-5-6-3-dc-niko.html

ou

55/200 nikon com vr

ou

18/200 tamron http://www.*****.com/pt/pt/532971/art/tamron/objectiva-af-18-200-mm-f.html

tenho uma D60:sad:

Pois warlord.....tb estpu pendente p essa....quero mais opiniões :-) e sitios onde exista mais barato
 
boas pessoal....
ajudem me a escolher..sendo uma prenda de anos n tenho muitas hipoteses mas aual acham melhor??
18/200 sigma http://www.*****.com/pt/pt/984132/art/sigma/18-200mm-f3-5-6-3-dc-niko.html

ou

55/200 nikon com vr

ou

18/200 tamron http://www.*****.com/pt/pt/532971/art/tamron/objectiva-af-18-200-mm-f.html

tenho uma D60:sad:

Pois warlord.....tb estpu pendente p essa....quero mais opiniões :-) e sitios onde exista mais barato

Que lente(s) é que já tens?

Sites para comprar (e comparar) não faltam:

*****
Digiwowo
*****
Computeruniverse
Technikdirekt
*****
...
 
Back
Topo