[LENTES] Wide-zoom

Status
Fechado a novas mensagens.
Epah, não compliquem o que é simples. (Navalha de Occam)

O conceito de "lente de kit" é um conceito puramente de marketing. Basta dizer que em tempos a "lente de kit" era uma prime de 50mm. A única característica distintiva da uma lente de kit é ser vendida junto da máquina, quase sempre partilhando a caixa. Mas depois há lentes de kit que podem ser compradas fora de kit (ex.: 18-200); há lentes que não são de kit e no entanto são vendidas "em kit" por algumas lojas (ex.: 17-50/2.8); há zooms médios que não são de kit (ex.: 17-50/2.8) e há lentes de kit que não são zoom médios (55-200).

Por esta ordem de ideias, em vez de simplesmente "lentes wide zoom" vamos acabar por ter de dizer: "lentes mais wide que a mais wide das lentes disponíveis em kits oficiais da marca" :lol:

E o que é isso de "lente de wide a zoom médio"? Por definição, todos os zooms médios têm wide, caso contrário seriam... zooms tele!
 
E o que é isso de "lente de wide a zoom médio"? Por definição, todos os zooms médios têm wide, caso contrário seriam... zooms tele!

E uma 28-80 em 35mm (as focais típicas do zoom de kit) até tem mais focais para cima dos 50mm que para baixo, portanto seria "lente de zoom médio a tele". :p
 
nao levem as coisas demasiado a letra...

wide-zoom (a comecar abaixo das lentes de kit (<18))
zoom-medio (lentes de kit, i.e. 18-55)
zoom-tele (a comecar acima das lentes de kit (>55))

(obviamente k uma 17-50 seria zoom medio apesar de comecar abaixo dos 18mm, mas acho k isso se percebe perfeitamente, da mesma forma k uma 70-300 seria zoom tele apesar de nao comecar acima dos 55)

a grande maioria das pessoas k procura conselhos sobre lentes possui o k considero uma lente de kit (18-55) e procura complementos (mais wide ou mais tele) ou substituicao (17-50, 24-70, 18-105, etc). por isso vais acabar por cair nesta definicao.
 
geralmente em 3rd party tens mount para tds as marcas, o k pode variar e funcionar ou nao em corpos FF.
Isso não é assim tão genérico, por "todas as marcas" referes-te a APS-C ? A minha sugestão é mais com o objectivo de mostrar que também há umas quantas lentes para além "de todas as marcas" (ie, as marcas mais conhecidas/utilizadas - canon/nikon/pentax - que são portanto APS-C), mais concretamente, existem uma dúzia delas disponíveis para FT, algo que normalmente as pessoas desconhecem

Concordo. O ser para FF, APS-C ou 4:3 é que seria uma informação útil. Mas também não se pode querer a papinha toda feita ;-)
Exacto, era isso que tinha em mente. No que a FT diz respeito, posso deixar aqui a informação ou enviar PM a quem de direito para complementar o tópico com essa informação.


Btw, ninguém me chegou a responder, qual a fonte destes preços? E não convém que a mesma seja referida também no primeiro post?
 
@MaxDamage: por generico refiro-me a +90% das situacoes k aparecem neste forum. se kerem completar o resto, excelente, tb ha espaço para MF :P

por exemplo a sigma 10-20 tens mount canon nikon pentax olympus. agora e certo k dps tens as particularidades de cada sistema, por exemplo a 10-20 nao e tao interessante numa olympus e na pentax perdes o HSM.


É dificil estar a categorizar assim as lentes porque depois há sempre lentes mais exóticas que são dificeis de catalogar, então essa das lentes de kit não funciona, porque por exemplo nas Olympus há kits com a 14-42, 14-54, 12-60, 25mm, 14-42+40-150, etc...

E nem sem muito bem qual a utilidade destes tópicos porque qualquer pessoa com um neurónio funcional consegue ir ao Digiwowo e ver praticamente todas as lentes disponiveis para cada sistema com preços e tudo, quem não tiver vontade de pesquisar, vai continuar a colocar aqui as mesmas questões...
obviamente k no caso da oly se tem de ter em conta o crop factor diferente, mas a logica continua a ser a mesma... se compras a makina com uma lente de kit (zoom medio) (14-42 e como a 18-55), e procuras uma lente wide, keres algo abaixo dos 14mm. a 14-54 seria uma zoom-medio assim com a 17-85 é na canon...
 
Última edição:
Exacto, era isso que tinha em mente. No que a FT diz respeito, posso deixar aqui a informação ou enviar PM a quem de direito para complementar o tópico com essa informação.
É mandarem PMs ao Jamiro, ou postarem aqui que eu ou ele actualizamos e depois apaga-se.

Btw, ninguém me chegou a responder, qual a fonte destes preços? E não convém que a mesma seja referida também no primeiro post?

Não tenho a certeza, mas acho que foi quase tudo da digiwowo, fora o que não havia. De qualquer forma os preços são meramente indicativos, só para o pessoal ficar com uma ideia do valor aproximado. Se fosse para listarmos o mais barato possível, ai sim, convinha referir a loja (mas depois também obrigava a actualizar o que já era trabalho a mais).
 
Daqui a nada estamos a encher 3 paginas a decidir qual é no fundo o assunto do topico e ainda não discutimos nada de nada sobre as ditas cujas lentes...

Mas muito sinceramente, se as lentes zoom standard numa máquina crop começam entre os 16 e os 18 mm, parece-me lógico que uma lente para cair neste tópico terá que ter o inicio do Zoom antes disso.

Aliás, parece-me que tudo o que seja mais do que 14 mm (11 no caso das 4/3 ou 22 no caso das full frame) já não deve cair aqui..

Eu bem sei que teoricamente abaixo dos 35 mm nas APS-C é tudo wide angle, mas faz tanto sentido discutir aqui uma lente de 20mm, como faz sentido discutir uma 50mm, ou uma 85mm no topico das teleobjectivas.
 
parece-me que tudo o que seja mais do que 14 mm (11 no caso das 4/3 ou 22 no caso das full frame) já não deve cair aqui..

E se existisse uma 24-35 full-frame? Não seria uma wide-angle? Onde "começa" o zoom determina se é muito ou pouco wide, mas continua a ser wide na mesma.

A definição que toda a gente usa (não é só a Wiki) é simples e clara: para full-frame, tudo o que tiver "35mm ou menos" é wide angle. Se tem um bocado mais de 35mm já será outra coisa. Quanto a APS-C e 4:3, é fazer contas.

Por isso continuo sem perceber o drama.

Na Pentax a 16-45 F4 não é wide, é uma lente especifica para APS-C equivalente a uma 24-67 mm em FF/filme.

Também eu já a tinha mencionado anteriormente.

Btw, ninguém me chegou a responder, qual a fonte destes preços? E não convém que a mesma seja referida também no primeiro post?

No primeiro post diz claramente que são preços "aproximados". Sendo preços "aproximados" a fonte é irrelevante (embora também tivesse suspeitado logo fossem preços vindos directamente da DWW, que está mesmo a jeito...). Tenho a vaga ideia que os preços 4:3 estão inflacionados na DWW. Será a isso que te referes?
 
Se tem um bocado mais de 35mm já será outra coisa. Quanto a APS-C e 4:3, é fazer contas.

Por isso continuo sem perceber o drama.
nao a drama, mas existem lentes k comecam antes de 35mm e acabam depois de 35 (35mm equiv.), se dizes k se passar dos 35 deixa de ser wide e passa a ser zoom medio...

se retiras a 16-45 por acabar dps dos 35 entao tb se devia retirar tds as xx-24mm (24*1.5=36mm;24*1.6=38mm)

por isso a definicao de wide e td menos clara, a n ser k keiras ficar sem lentes wide (APS-C) nikkor.
 
se retiras a 16-45 por acabar dps dos 35 entao tb se devia retirar tds as xx-24mm (24*1.5=36mm;24*1.6=38mm)

Desculpa mas isso é ser picuinhas. Até tive cuidado de dizer "um bocado mais" que 35mm e não "um milímetro que seja". Porque o 35 não é nenhum número mágico. É apenas um valor a partir do qual "se nota" o efeito da distorção wide. Não são dois ou três milímetros que vão fazer a diferença. Já os 37mm (efl) extra da 16-45 fazem uma diferença substancial!

É como um tipo que é apanhado na autoestrada a 240 km/h querer safar-se com a desculpa de que um que ia a 130 km/h se ter safado.
 
talvez por vir de uma area ligada a matematica para mim uma definição simples e clara (e aceite por todos) não pode ser sujeita a picuinhices, bom senso ou subjectividade. ou é ou não é. se é sujeita a bom senso (como este caso que concordo que seja) entao mt simplesmente deixa de ser clara e passa a ser passivel de interpretacao, subjectiva.

tens por exemplo a EF 17-40L, é wide? tem 1mm de diferenca do lado wide para a 16-35L e tem mais 5mm do lado tele...
 
No primeiro post diz claramente que são preços "aproximados". Sendo preços "aproximados" a fonte é irrelevante (embora também tivesse suspeitado logo fossem preços vindos directamente da DWW, que está mesmo a jeito...). Tenho a vaga ideia que os preços 4:3 estão inflacionados na DWW. Será a isso que te referes?
Mais importante que isso, a minha questão era mais para que fosse esclarecido se se tratavam de preços nacionais ou internacionais. Para quem conhece e está a par do mercado vai imediatamente perceber que preços assim "tão baixos" só mesmo em lojas internacionais (digiwowo, technikdirekt, etc), falando de um modo geral. Mas imagino que quem não tenha esse conhecimento e olhe para esta lista com estes preços, vai perguntar de onde é que eles apareceram, digo eu..


É mandarem PMs ao Jamiro, ou postarem aqui que eu ou ele actualizamos e depois apaga-se.
Lentes third-party que existem para FT
- Sigma 10-20mm F4-5.6
 
Última edição:
talvez por vir de uma area ligada a matematica para mim uma definição simples e clara (e aceite por todos) não pode ser sujeita a picuinhices, bom senso ou subjectividade. ou é ou não é. se é sujeita a bom senso (como este caso que concordo que seja) entao mt simplesmente deixa de ser clara e passa a ser passivel de interpretacao, subjectiva.

tens por exemplo a EF 17-40L, é wide? tem 1mm de diferenca do lado wide para a 16-35L e tem mais 5mm do lado tele...

Obviamente que a 17-40L/16-35L é wide.... em FF/filme, em APS-C são lentes um pouco mais wides que o normal mas nada que mereça o titulo de wide(em termos de diastancia focal), enquanto que a 16-45 é uma lente normal em APS-C e não funciona em FF/filme.

Acho que fazia todo o sentido adicionar em cada uma das marcas a distinção APS-C/FF.

CANON

Canon EF-S 10-22mm f3.5-4.5 USM [~720€] (APS-C)

Canon EF 16-35mm f2.8 L II USM [~1500€] (Full-Frame)

Canon EF 17-40mm f2.8 L USM (Full-Frame)


NIKON

Nikkor AF-S DX 10-24mm f3.5-4.5 G ED [~950€] (APS-C)

Nikkor AF-S DX 12-24mm f4 G IF ED [~915€] (APS-C)

Nikkor AF-S 14-24mm f2.8G ED [~1680€] (Full-Frame)

Nikkor AF-S 17-35mm f2.8 D IF ED [~1550€] (Full-Frame)

Nikkor AF 18-35mm f3.5-4.5 D IF ED [~620€] (Full-Frame)

SONY

Sony SAL-1118 AF DT 11-18mm f4.5-5.6 [~605€] (APS-C)

Sony SAL-1635Z 16-35mm f2.8 ZA SSM[~1960€] (Full-Frame)

Já agora a 10-17 da pentax e tokina é uma Fish-Eye.

A minha definição é que tudo o que seja abaixo do equivalente 24mm do FF é wide...
 
No caso da canon/nikon a propria designacao da lente ja diz se e para FF ou APS-C

Canon EF = FF
Canon EF-S = APS-C

Nikkor DX= APS-C

nas restantes marcas n sei

O objectivo não é diferenciar as lentes que são FF das APC-S, mas sim esclarecer. Em termos de perspectiva, uma 17-40 montada numa APS-C é diferente de uma 17-40 num corpo FF, um conjunto permite verdadeiro "ultra-wide" o outro não.

Espero ter sido claro.
 
foste claro, mas a diferenciacao no nome das lentes (caso exista) e suficiente, colocar FF ou APS-C seria redundante.

nao consegues usar (pelo menos na totalidade) lentes APS-C em corpos FF, a designacao da lente diz-te isso, do lado oposto
se usares lentes FF de 16mm num corpo APS-C as pessoas sabem k estao a ganhar apenas 2mm comparativamente a uma 18-55...

anyway, 99% das pessoas daki n possui FF :p
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo