Lentes

Filipe_O

Power Member
Boas.
Já procurei na net, mas não consigo encontrar uma resposta unica, e esclarecedora:
A minha câmara faz um zoom total de 3 metros (14x)..
Porque é que a lente é de 28mm?
Ou os 28mm apenas se referem á amplitude da lente?
Como é que, da medida (x mm) conseguimos saber o total de metros de zoom possivel?

Outra coisa:
Qual a diferença entre macro e zoom (praticamente)

Muito obrigado
 
Última edição:
Zoom de 3metros? Zoom não se mede em metros não há maneira de fazer a conversão para metros porque não é linear e não faz sentido (pelo menos não estou a ver onde queres chegar), mede-se em MM, e o termo correcto não é zoom mas sim distancia focal.

Os 28mm é a distancia focal minima (ou seja maximo wide da lente), é 14x zoom porque a lente é equivalente a uma 28-392mm, se dividires 392 por 28 tem 14.

Macro é ampliares algo pequeno de perto, zoom (telephoto) é fotografares algo de longe, as lentes são diferentes porque focam a distancias diferentes, regularmente as lentes de Macro dão para telephoto, as telephoto não dão para macro isto porque não focam perto, se experimentares meter o dedo perto da lente podes reparar que ela dificilmente o foca se estiver muito perto, as lentes macro conseguem focar muito perto da optica, por exemplo uma telephoto como uma 70-200mm não consegue focar nada que esteja a menos de 1.20m da lente, para macro não serve de maneira alguma, uma 100mm macro foca a 20-30cm (dá uma ampliação enorme), nem convem estar tão perto porque acabas por ficar demasiado em cima e acabas por fazer sombra :P
 
Muito obrigado pela resposta.
Eu queria perceber como posso avaliar uma lente, no aspecto da distancia focal.
Então ao leres que uma lente é 200mm, como consegues ter uma noção do zoom que faz? tipo, até onde pode chegar. percebes?

A minha canon tem um modo de macro. Portanto nesse modo foca melhor o que está ao perto.Mas, ao perto, é tipo a 30cm?
Como posso avaliar isso?

Tenho de aprender a não trabalhar apenas no Auto, da maquina. Não é que seja uma maquina muito boa, mas assim já fico a saber.
 
O termo "distância focal" pode confundir, é melhor dizer "comprimento focal". Este é apenas uma forma de especificar o ângulo de visão que a máquina apanha, nada mais. Está uma tabela aqui, a equivalência entre comprimento focal e ângulo: http://en.wikipedia.org/wiki/Angle_of_view#Common_lens_angles_of_view
Não precisas de saber o comprimento focal para nada a não ser que vás comprar uma máquina ou objectiva nova.

"Macro" estritamente falando significa que a óptica deveria focar tão perto tal que o tamanho da imagem no sensor é igual ao tamanho real do objecto ("1:1"), mas na prática poucas fazem isso. Tipicamente das duas uma: ou é um modo em que a máquina deixa o ponto de foco chegar o mais perto possível opticamente (distância mínima de focagem) ou é um modo que faz crop à parte central da imagem.
A distância mínima de focagem faz parte das especificações da objectiva e é indicada pelo fabricante. Numa objectiva zoom, esta distância varia com o comprimento focal (a parte angular foca mais perto que a parte tele), isto é indicado pelo fabricante mas por vezes apenas para a parte angular, a parte tele não dizem para não assustar os clientes... (chega a ser mais de metro e meio)
 
A minha câmara faz um zoom total de 3 metros (14x)..
Porque é que a lente é de 28mm?
Ou os 28mm apenas se referem á amplitude da lente?
Como é que, da medida (x mm) conseguimos saber o total de metros de zoom possivel?

Outra coisa:
Qual a diferença entre macro e zoom (praticamente)

Que grande confusão de conceitos!

Começa por ler este tópico: http://forum.zwame.pt/showthread.php?p=4562000#post4562000

Se não entenderes alguma coisa, então volta a perguntar.
 
Back
Topo