Lentidão a copiar ficheiros

subzero75

Membro
Venho pedir a vossa ajuda para o seguinte problema.
Tenho um Pentium 4, 3 Ghz com XP profissional, 2 discos IDE com várias partições e um disco SATA de 320 GB (sem partições).
À uns dias atrás, ao tentar descompactar ficheiros ou ao copiar entre discos, o pc começou a demorar muito (o que normalmente demorava 2 minutos, começou a demorar 5-10 minutos). Reparei ainda que a luz dos discos, mesmo sem ter programas abertos ou mexer no pc, continuava acesa (se bem que mais fraquinha).
Experimentei o Live CD do UBUNTU, e não tive problemas a copiar ficheiros entre os discos.
Pensei que fosse algum problema do Windows, pelo que instalei-o de novo. Durante 2 dias funcionou normalmente, mas voltou ao mesmo. Neste momento estou a retirar os ficheiros do disco SATA para o formatar (é onde tenho uns ficheiros de extensão .torr), mas não sei se irá resolver o problema.
Já alguém teve o mesmo problema? Ou alguém sabe o que possa estar a provocar isto? Ou como posso tentar descobrir o que é?

Obrigado
 
Parece me ser um destes problemas:

1º Problema nas memorias
Memorias defeituosas podem levar ao mal funcionamento do sistema ou instabilidade nas operações I/O do sistema :)

2º Problemas nos discos
Discos com bad sectors levam a que as operações nessas zonas sejam demoradas dado a tentativa de compreensão do sistema dos dados ai escritos. Podes tentar um Full Format com um Chkdsk completo.

3º Problemas no Chipset
Problemas com o chipset, quer fisicamente ou drivers pode levar que a transferencia de dados seja defeituosa.

4º Overclock exagerado ou mal configurado (voltagens)
Não preciso de explicar, pode levar a instabilidade do sistema

5º Problema nos cabos
Cabos usados nos discos estarem com algum problema e levar a que os dados fiquei corrompidos ou tenham de usar outros canais :)

cumps
 
Obrigado pelas dicas.
Mas parece que afinal o problema era outro.....o dissipador do processador estava um pouco fora do sitio por ter uma patilha de fixação partida.....penso que isso originava aumento da temperatura do processador e consequente abrandamento.....pelo menos penso ser esse o problema, uma vez que após colocação do dissipador na posição correcta, a velocidade de transferencia aumentou consideravelmente......a ver nos proximos dias...
 
Obrigado pelas dicas.
Mas parece que afinal o problema era outro.....o dissipador do processador estava um pouco fora do sitio por ter uma patilha de fixação partida.....penso que isso originava aumento da temperatura do processador e consequente abrandamento.....pelo menos penso ser esse o problema, uma vez que após colocação do dissipador na posição correcta, a velocidade de transferencia aumentou consideravelmente......a ver nos proximos dias...
Tem lógica.

Espero que esteja resolvido.
 
Back
Topo