Lentidão e crashes em jogos após actualizações do Windows 11 e da BIOS

draco8

Membro
Boas,

Precisava da vossa ajuda a tentar perceber o que se passou.

O meu portátil é um HP PAVILION 15-EC2001NP. Ryzen 5 5600H, GTX 1650 e 8GB RAM. Com Windows 11 que já veio instalado aquando a compra.

Nos últimos tempos o meu portátil tem pedido para fazer actualizações após o desligar. Nada de anormal, mas senti que na penúltima actualização ficou mais lento ao iniciar, embora nada demais. Na última actualização comecei a ter problemas em emuladores, concretamente no emulador da PS2, tive um "fatal error" que não me deixava correr qualquer jogo mas que acabei a conseguir resolver após mudar algumas definições do emulador. Mesmo assim tive um jogo por exemplo em que se verificou bastante lentidão, mas outros dois já estavam normais.

Mas o descalabro aconteceu ontem quando após desligar o portátil ter mais uma actualização para fazer... Desta vez da BIOS. Hoje liguei o portátil e houve um jogo que não consegui abrir (The Quarry) - "The SMG026 Game has crashed and will now close". Não me incomodei muito porque já tinha acabado o jogo e só queria refazer o último capítulo, mas por causa disso até acabei a desistir e simplesmente desinstalei o jogo. Vou jogar PES 2021 e... Sinto o jogo estranho, jogável mas havia qualquer coisa estranha, não sei se eram os gráficos se eram os fps... Seja como for, reiniciei o portátil e o jogo deixou de estar jogável sequer. Não confirmei mas devia de estar a 1 fps por segundo sem exagero. Demorava a arrancar e cheio de quebras. Testo com outro jogo e tenho o mesmo problema. Verifiquei se por algum motivo a placa dedicada não estava a ser usada, mas não era o caso. Estava tudo aparentemente normal.

Não consegui perceber o problema, portanto simplesmente fiz um restauro ao portátil para a data anterior que lá aparecia (26 de fevereiro salvo erro, mas mesmo assim esta data ainda apanha todas as actualizações que foram feitas do Windows, simplesmente apagou foi a actualização da BIOS).

O problema ficou resolvido... acho eu - não testei se o emulador da PS2 estava a funcionar normalmente naquele jogo em concreto que ontem estava com lentidão, mas o PES ficou operacional assim como os outros jogos.

O que se passou aqui?
E como posso contornar o problema quando daqui a uns tempos o portátil se lembrar novamente que quer actualizar a BIOS? E já nem falo das actualizações do Windows, pois como disse ainda me falta perceber se ainda estão a interferir de algum modo.
 
Tens o desempenho XBOX ativo, vê nos settings + jogos, a gestão de energia está no máximo, quais os programas que tem no arranque e a correr em 2º plano?
Tens algum AV/FW instalado, desativa-o?
Desativa o serviço Windows Index nos services.msc,

Ficou melhor?
 
@irlm

A nível de programas a correr em segundo tenho isto:
https://ibb.co/x3Lnqmv
https://ibb.co/bR43nR8
https://ibb.co/Qb34Gw8

Alguma coisa que devia fechar?

Na gestão de energia tenho o melhor desempenho.

AV/FW não tenho nenhum a não ser o Windows Defender.

Acabei de desactivar o windows index, obrigado.

De resto, como disse, após o restauro parece que o pc ficou normal... só não percebi porque as actualizações, sobretudo a da BIOS, causaram isto.
 
Back
Topo