Lentidão na gestão de ficheiros do VISTA

pHrase

Power Member
Tenho o Vista à cerca de dois meses.
Estava contente com o XP, mas decidi mudar porque pensei que o novo SO ia aproveitar melhor as specs da minha máquina:

C2D E6600 @ 2,4GHz + ConroeXFire-eSata2 + 2GB DDR2-667 + X1600XT 256DDR + (320+250) GB SATAII

Em geral tenho gostado do Vista!
MAS, estou a começar a perder a paciência com a lentidão dos discos!!
  • Tenho o defragmentor do windows a trabalhar todos os dias às 3:00;
  • Tenho um score no Windows Experience Index de 5,4 em "Disk Data Transfer Rate";
  • Tenho um espaço livre de 90/250 (C: ) e 60/320 (D: );
E quando quero apagar um ficheiro ou mover ficheiros dentro do mesmo disco (e partição), salta-me quase sempre uma janela a mostrar o progresso!! PORRA! Isto sempre foi instantâneo! E o pior é às vezes ainda me encrava nessa tarefa...

É o principal defeito que encontrei no Vista! Não percebo a lentidão. Cuido bem dos discos, são XPTO e têm muito espaço livre... ISTO é só a mim??
E mesmo nas tranferências de um disco para outro sinto que estão mais lentas que no XP. Quais são as velocidades de transferência que eu devia ter? Qual é a melhor forma de ver isso?




P.S.: Alguém sabe como vejo se o "superfetch" (ou lá o que é) está a bombar?
É que vocês falam todos do pc voar com essa brincadeira, e a mim parece-me estar igual ao XP.
 
Última edição:
Por acaso tambem reparei que o vista é muito lento quando toca a copiar ficheiros, mas ainda n me afectou muito.
 
Também sofro desse problema e a mim irrita-me bastante, mas penso que tenha a ver com funcionalidades de segurança, tais como Shadow Copies, etc.

Cumprimentos.

PS.: provavelmente será por isso que se aperceberam que necessitam de um novo filesystem, o WinFS.
 
P.S.: Alguém sabe como vejo se o "superfetch" (ou lá o que é) está a bombar?

Ta activo do por defeito. Nao te preocupes.

SIm o Vista e lento a copiar ficheiros, ja anda por ai um FIX que permite aumentar a rapidez com que copia ficheiros. A MS ja sabe disso. Pesquisa aqui no forum q encontras.:)
 
Eu acho que é mais lento o processo de iniciação da gestao de ficheiros, tal como o pHrase disse, demora por vezes mais a abrir a tal janela com a barra de progresso do que propriamente a mover/copiar o ficheiro, e isso é irritante... Pq acho que o processo de mover/copiar em si (desde que começa a bombar mesmo, e isto noto mais em ficheiros grandes) penso que atinja velocidades maiores do que no XP... Mas nao posso dar certezas, é apenas o que me parece... :P

De qlq das maneiras, tmb acho um pouco incomodativo mas nao me afecta muito... E se a MS sabe disso, pode ser que seja algo melhorado num Update ou num ServicePack.. :D
Cumps
 
"Um bug verificado no Windows Vista esta a causar alguma frustração nos seus utilizadores, isto porque na transferência de ficheiros esta revela-se demasiado lenta. Está em discussão num fórum da própria Microsoft a possível solução, contudo quem quiser ter acesso á correcção terá de pedir à própria Microsoft que o disponibilize, visto que esta correcção ainda não foi lançada publicamente.

Contudo a equipa do site The HotFix já meteu mãos à obra e disponibilizou essa mesma correcção, tanto para os sistemas de 32 bits, como para os de 64 bits."

Fix - x86

PS - isto já nao é recente, porque entretanto a Microsoft ja pode ter disponibilizado o patch fela propria...

vejam la isso
 
Última edição:
eu por acaso no meu vista, tenho a sensação que os ficheiros tanto a copiar como a fazer extract é mais rapido que no XP.

but... is just me ^^
 
Também sofro desse problema e a mim irrita-me bastante, mas penso que tenha a ver com funcionalidades de segurança, tais como Shadow Copies, etc.

Cumprimentos.

PS.: provavelmente será por isso que se aperceberam que necessitam de um novo filesystem, o WinFS.
Já uso Shadow Copies há alguns anos (Server 2003) e nunca alterou em nada a velocidade de transferência de ficheiros, até porque este mecanismo de backup corre apenas quando está agendado (não sei a hora predefinida mas no meu pc está para as 6:00 da manhã).

Concordo com o eddie_gordo, não acho que a transferência de ficheiros em si esteja mais lenta, mas antes o inicio deste processo (desde o aparecer a barra de progresso até efectivamente iniciar a transferência).
 
Back
Topo