Leopard [Discussão Geral]

Status
Fechado a novas mensagens.
Tb pensei nisso.
Muito magro, parecia cansado. Se viram a keynote ele esteve por curtos periodos de cada vez intervalados.
Ele deve ter ficado diabético o que não é nada de extraordinário.
Tudo é possivel claro mas como ele é tão reservado isto são tudo especulações e eu e principalmente neste sub-forum só falo de factos.

O problema é que ele à 2 anos atrás foi operado a um cancro no pacreas... Pode ter voltado.:(

Mais info sobre o cancro que ele teve:

http://news-service.stanford.edu/news/2005/june15/jobs-061505.html
http://www.thinksecret.com/news/jobsmemo.html
 
Ele não estava bem...definitivamente. O gajo é um metrosexual de primeira...e nem a barba fez. E aquelas sobrancelhas mais pareciam as do wolverine :p
 
Realmente, o OSX parece cada vez mais um colecção de coisas sem interesse produtivo nenhum, minor updates for the kids.

[PT]latrine;1106074 disse:
A malta do windows sabe o que é manutenção evolutiva, chamam-se Service Packs onde se incluem mais ou menos funcionalidades de sistema e onde se desenvolvem as aplicações residentes... e são gratuitos... claro que por serem gratuitos nunca terão o scope destas manutenções evolutivas do macosx...

Sem querer entrar discussões OSX vs Windows, o facto é que o Leopard não é um minor update nem deve ser confundido com um Service Pack do windows. Apenas para desmistificar esta questão, tal como existem Service Pack's gratuitos em windows (e as actualizações automáticas, por exemplo) também existem os Software Updates gratuitos no OSX que cumprem a mesma função.

Embora cada empresa tenha os seus próprios ciclos de desenvolvimento (muitas vezes prendem-se mais com estratégia do que com evolução tecnológica), só porque no caso da Apple são mais curtos, não se deve considerar o Leopard um minor update e achar o Vista uma revolução tecnológica..

Quanto ao Leopard propriamente dito, embora ainda não seja possível antever o que mais trará na versão final, algumas das features que apresentaram parecem interessantes. Tal como já foi referido, features do funcionamento interno do SO e que, por isso, não foram tão destacadas como os 64-bit ou o CoreAnimation parecem-me de peso, especialmente quando são apresentadas numa conferência de developpers que, assim, podem desde já trabalhar sobre a plataforma. Tecnologicamente, curti o avanço que mostraram na voz sintetizada do Universal Access. Parece altamente. Quanto às restantes, muitas parecem ter impacto na produtividade do utilizador, mas lá está, só experimentando para saber.
 
Já agora quantos de vocês são programadores e alguma vez equacionaram programar macosx only e usando as ferramentas disponíveis?... e já agora, real developers, o que acharam da keynote já que era orientada para vocês?
 
[PT]latrine;1106999 disse:
Já agora quantos de vocês são programadores e alguma vez equacionaram programar macosx only e usando as ferramentas disponíveis?... e já agora, real developers, o que acharam da keynote já que era orientada para vocês?

A notícia que esperava mais, foi a que aconteceu e... não aconteceu. Eu explico. Esperava que actualizassem o XCode 2.3 para 3.0, e ver o que traria de novo, e para minha alegria leio no final da conferência:

"11:23 xcode 3.0 released today"

Weeee!! Esperei que acabasse a Dev Tools Session prevista para as 23h30 GMT e nada! Saiu a versão 2.4 e a 3.0 só no Leopard mesmo :( Pelo que li no sneak peek, tem umas coisas interessantes, sendo a principal inovação no debug e organização em termos de IDE. Promete. A ver vamos. :)
Mas infelizmente, acho que o XCode (versão actual) ainda está a anos-luz do Visual Studio, quer em termos de opções (IntelliSense por ex.) e IDE. Para as linguagens que suporta, it does the trick, o problema é que não funciona com todas.

Por outro lado, a Microsoft tem também uma enorme base de dev learning (learnvisualstudio.com, asp.net e mesmo os sites dos produtos visual studio, visual web dev etc), ao contrário da Apple, o que dá um muito maior apoio ao software desenvolvido para Windows.

E finalmente, respondendo à tua pergunta: programar mac os x only, nop, mas fazer 2 versões (Win e Mac) sim. Não só para ter uma grande % de users (Win) mas também para os meus "amigos" Appleusers não serem descriminados ;) Por ex. estou a construir agora um site em ASP.NET 2.0, e estou sempre a verificar se está tudo bem quer no IE/FF/Safari.

A keynote é mais para publicitar a marca. O que interessa aos developers é tudo o resto que acontece na WWDC.

True.
 
Última edição:
Weeee!! Esperei que acabasse a Dev Tools Session prevista para as 23h30 GMT e nada! Saiu a versão 2.4 e a 3.0 só no Leopard mesmo :( Pelo que li no sneak peek, tem umas coisas interessantes, sendo a principal inovação no debug e organização em termos de IDE. Promete. A ver vamos. :)
Mas infelizmente, acho que o XCode (versão actual) ainda está a anos-luz do Visual Studio, quer em termos de opções (IntelliSense por ex.) e IDE. Para as linguagens que suporta, it does the trick, o problema é que não funciona com todas.

O Xcode 3.0 deve estar no DVD do Leopard entregue aos developers que lá foram. Não tarda e aparece por aí.

Porque é que dizes que o Xcode está a anos luz do Visual Studio? Já programas um ou outro?
 
Yap. Por ex: já fiz vários programas em C++ tanto no XCode e no Visual Studio. E sempre preferi o Visual Studio (facilidade de programação com o IntelliSense, o IDE é 10x menos confuso, o número de janelas q preciso ter aberto no XCode é por vezes caótico, maior número de opções...). Infelizmente... :( visto que sou um Mac lover.

Agora como disse antes, estou a trabalhar em ASP.NET 2.0 e estou-me a ver grego como vou continuar no trabalho no Mac.

PS: Hmm ya tens razão. Em breve começo a vasculhar as redes à busca dele ;)
 
Última edição:
Para programar c++ prefiro um editor de texto, ok, pronto, o Eclipse tb é bastante bom. :D

O Xcode é muito bom para coisas em Cocoa, enfim, GUIs e afins. Nisso e em OSX é imbatível.
Experimenta fazer um web-browser em xcode, por exemplo. Algo que se faz em 15 minutos.
 


São coisas mais do que esperadas para o Leopard. É a evolução das coisas. De todas elas a mais importante é:

Resolution Independence

According to the posting, Leopard will finally turn up resolution independence, a feature that has been lingering beneath the surface of Mac OS X since the first betas of Mac OS X Tiger. Resolution independent user interfaces essentially break the software assumption that all display output is to be rendered at 72 dots per inch (DPI).

Este assunto já foi abordado em outros post's mas não custa realçar que tanto o Vista como o Leopard (e o Linux, claro) serão RI. Não se vêm muitos TFT's com grandes resoluções pq o windows (que marca o passo do mercado) não é RI.

Mas os segredos não desvendados podem passar por um novo filesystem e uma nova forma de interagir com os ficheiros. Em suma, o novo Finder.
 
Leopard & Keynote facts (com o Reality Distortion Field desactivado...):

http://www.winsupersite.com/showcase/macosx_leopard_preview.asp

Ou então com o tal "Reality Distortion Field" ligado, não?
WINSUPERSITE.COM? :rolleyes:

Paul Thurrott's SuperSite for Windows is dedicated to providing all of the information you need to evaluate Microsoft's upcoming Windows platform technologies. This Web site provides continuous updates about these future Windows platform products and related technologies, while offering reviews and technology showcases, all designed to give you the information you need to decide which upcoming Windows version is for you.

Paul Thurrott has over a decade of experience investigating Microsoft and its products. Paul is the author of over a dozen books about Windows, Web and software development, and other computing topics. His most recent titles are Great Digital Media with Windows XP and Windows XP Home Networking (both of which were recently updated to second editions), and the co-authored Windows XP Power Toolkit, which was published by Microsoft Press.

É pouco biased, é...
 
Leopard & Keynote facts (com o Reality Distortion Field desactivado...):

http://www.winsupersite.com/showcase/macosx_leopard_preview.asp


Tenho que concordar com o blastarr. Li a crítica e apesar de existir algum bias, a review está com pés e cabeça e o homem até fala com algumas cautelas, dá o braço a torcer numas situações noutras tenta torcer o da Apple (ou do Jobs se quiserem). Achei o texto bem construído e deu-me prazer, talvez ele puxe a brasa à sua sardinha mas até parece que os Apple sites não fazem o mesmo...

Honestamente, como já disse, espero que o Leopard seja muito mais do que o anunciado sobretudo no que diz respeito ao Finder. Temos que ser realistas, para mim pelo que vejo do Vista acho-o muito aquém do aquando anunciado Longhorn e fiquei deveras chateado por ainda não termos o WinFS no Vista... Ficarei igualmente chateado se a Apple não mexer no Finder... Desde que uso Mac (Jaguar) que o Finder é mais ou menos a mesma maravilha sem mudanças de relevo para a minha forma pessoal de uso... Aliás, desde o NeXT que aquilo é mais ou menos assim...

Ainda assim fiquei feliz com os melhoramentos que a Apple anunciou, são refinados, são bem conseguidos, são úteis, ainda que não sejam coisas que encham muito olho, no que me diz respeito, penso que irão melhorar substancialmente a minha interacção com a máquina. E tem o gajo muita razão quando diz que muito foi pescado de outros lados.

Digo o mesmo relativamente ao Vista. Não é a revolução que esperava quando vi o Longhorn e o WinFS mas tem imensas melhorias que penso irem melhorar significativamente a eXPeriência (:D) de utilização. por exemplo, fiquei muito agradado pelo IE7 RSS. Talvez tenham copiado mas pelo menos copiam o que é bom e se copiarem e melhorarem ainda melhor. Do Windows Live Messenger já não gosto por exemplo... Quem me tira o Adium, tira-me tudo...

São filosofias diferentes, eu pessoalmente prefiro a Apple, acho que no fim tem mais vantagens para mim pessoalmente.
 
Última edição:
opinião

Com a minha opinião não quero entrar em guerras com ninguem por isso é so isso uma opinião e por favor respeitem-na.
É assim eu penso que por Windows nas escolas e má ideia devido á insegurança já relatada, mas para ter em casa um utilizador pacato compra o windows pois e o mais conhecido e simples para ele, não quere nada complicado ou entao se preferirem diferente (eu não acho o mac dificil de mexer mas há quem ache..)
Agora no meu caso comecei a minha vida de informatica no windows e sempre achei facil (lol sem contar com a primeira vez em que pensei ter estragado o pc quando mudei o wallpaper :) tinha 7 anos), acho que vou mudar para mac pois um familiar meu tem um macbook e tem passado ca a semana e ele usa a minha psp e eu uso o seu macbook e devo dizer-vos que fiquei maravilhado.
Ao principio achei "diferente", estava habituado ao windows e tal não percebia muito bem o sistema, agora passado 2 dias ja o domino perfeitamente.
Pronto é tudo
 
Nao vou desrespeitar a tua opiniao, mas so vou acrescentar umas coisas.

O windows é usado nas escolas poruqe a microsoft lhes paga certas licensas, nao sei mas a apple se calhar tem um preço mais caro, embora eu preferisse ter la uns macs na UM. Os eMacs do lab inf tao todos paridos

e pareçe ue o ifinder na teve grande mudança (coisa ruim aqui )
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo