Leopard [Discussão Geral]

Status
Fechado a novas mensagens.
Bem... não li tudo porque n tinha paciência, e não sei se já aqui falaram nisso, mas tenho umas coissa encravadas na garganta desde que vi o video da WWDC 2006. Sou GNU/Linux fan, mas vou defender um bocadinho a microsoft... só um bocadinho :)

Aqui vai:
1º- A apple critica a MS por lhes ter copiado várias cenas no OSX. Fizeram troça dela e tudo. É verdade que copiaram, mas quando apresentaram o famoso "SPACES" não disseram que o copiaram do GNU/Linux que já possui essa solução isso hà anos...(nao convem falar disso...)

2º Criticaram a MS por durante 5anos não ter lançado mais nenhum OS para alem do XP, ao contrario da apple que lançou 5. Mas não referiram que a MS lançou o SP1 e SP2( e vem a caminho o SP3) que acrescentaram muita estabilidade ao sistemas e novas funcionalidades, isto de forma GRÁTIS( para alem do dinheiro gasto no XP, como é obvio). A apple lançou 5, mas todos semelhantes e a pagantes....

3º É preciso ver uma coisa importante em questao de rapidez e de estabilidades dos sistemas operativos. O OSX corre oficialmente apenas nos PCs perparados pela apple, ou seja, o software é feito ha medida do hardware, ao contrário do XP que tem d ser um sistema mais amplo e que "coma" tudo o que lhe aparece pela frente.

Uma coisa que eu acho graça, é a apple impor certo software NAO GRÁTIS, nos Mac's. Estou a falar mais propriamente do iLife, que é uma ferramenta muito catita mas que não intereça a muita boa gente e que faz engordar o preços dos bicharocos...


No fim de tudo, acho que nada bate o GNU/Linux. Esse sim um OS digno desse nome e que será algo a temer pelas concorrencia, nos computadores pessoais( em servidores já mete respeito ha mt tempo) a medio longo prazo. Para isso basta haver mais software compativel... o que já começa a ser uma realidade.

Eu também uso GNU/Linux, no meu caso até o uso quase exclusivamente e quando uso algo diferente é Mac OS X e não Windows mas acho que não é má ideia esclarecer um ou outro ponto.

1 - O conceito de Desktops virtuais não é de GNU/Linux e se fosse era de um Window Manager específico que poderia até exisitir em UNIX muito antes de Linux ou GNU serem criados. Na realidade, o primeiro sistema operativo a fazer uso desta funcionalidade foi o Amiga OS em 1985. Se vamos estar a falar em cópias (o que é parvo da parte da Apple e de toda a gente) então copiaram todos o Amiga OS.

2 - Updates gratuitos como o SP1 e SP2 também há em Mac OS X. O actual, por exemplo, vai na versão 10.4.6 que foi um update gratuito para o 10.4.5 que foi um update gratuito para o 10.4.4, etc..

3 - Concordo que é uma vantagem enorme para a Apple saber exactamente em que hardware vai o Mac OS X correr. Nunca esqueçam que a Apple é primariamente um vendedor de hardware e não de software.

4 - O iLife pode ou não ser comprado por quem o deseja. O facto de ser "oferecido" com um computador Apple novo é uma opção da marca. Ninguém é obrigado a gostar ou a comprar Apple.

5 - Também gosto muito de GNU/Linux e é a melhor ferramenta para fazer 70% do que faço mas, como deves saber, Mac OS X é baseado em BSD (que tal como Linux, deriva de UNIX) e tem muito mais em comum com o que tu usas do que se calhar imaginas. Tudo tem o seu lugar, cabe-nos escolher o que mais nos agrada.

Numa nota mais geral, sou da opinião que é irrelevante discutir quem copia quem nestes assuntos. O que me interessa é ver boas implementações de cada "feature".

O exemplo dos desktop virtuais é engraçado; do que vi até agora a forma como o Leopard vai mostrá-los está muito agradável e pouco me interessa o número máximo de desktops. Na versão de Gnome que uso (2.14.3) posso ir até 36 desktops diferentes (escolhidos num interface gráfico -- quem pensa que é preciso terminal para fazer uma coisa destas não faz ideia como GNU/Linux funciona) mas francamente nunca utilizei mais de 4.

Também achei alguma piada ao sistema de backups automáticos. Eu uso o rsnapshot e tenho o cron configurado para fazer backups por deltas do sistema com frequência diária, semanal e mensal guardando 6, 3 e 4 respectivamente para cada um destes. Tudo isto é feito para um disco externo (por motivos óbvios). Se a forma como isto é feito em Mac OS X ajudar utilizadores menos experientes a fazer backups de forma fácil então bom para eles, pouco me interessa quem inventou o conceito de backup, desde que funcione fico contente.

Esperemos não chegar ao dia em que alguém diz que aparecerem tabs no iChat está mal porque a Adobe foi a primeira a usá-los e lhe devemos um direito de exclusividade qualquer.
 
Como eu ja tinha admitido de linux pouco sei. Nunca disse que era preciso ir a linha de comandos por causa dos VirtualDesktops, mas nunca na vida consegui por o XGL a funcionar, pouco tentei admito. Jugava ser necesario ir a consola para activar isso, se nao ,pronto tudo bem melhor pra voçes.

RaaR so uma correcçao minima, ja vamos no 10.4.7 ;)

Sim foram quê? ± 9 actualizaçoes gratis por cada OS lançado nestes cinco anos?? logo no minimo foram 18-27 actualizaçoes gratis, e ainda me vêm falar do SP1 e SP2 do windows.

2 Vs 18-27 (nao tenho a certeza do nº) Sim acho que o windows ganha. :) Tem menos erros pra corrigir, pois so lançou 2 updates dos grandes.

Mas nao me levem a mal.

Eu nao quero saber quem copiou quem. eu nem dei muita importancia a parte do windows no keynote, So me dei a rir por achar piada ao modo como o gajo apresentou aquilo.
 
Como eu ja tinha admitido de linux pouco sei. Nunca disse que era preciso ir a linha de comandos por causa dos VirtualDesktops, mas nunca na vida consegui por o XGL a funcionar, pouco tentei admito. Jugava ser necesario ir a consola para activar isso, se nao ,pronto tudo bem melhor pra voçes.

RaaR so uma correcçao minima, ja vamos no 10.4.7 ;)

Sim foram quê? ± 9 actualizaçoes gratis por cada OS lançado nestes cinco anos?? logo no minimo foram 18-27 actualizaçoes gratis, e ainda me vêm falar do SP1 e SP2 do windows.

2 Vs 18-27 (nao tenho a certeza do nº) Sim acho que o windows ganha. :) Tem menos erros pra corrigir, pois so lançou 2 updates dos grandes.

Mas nao me levem a mal.

Eu nao quero saber quem copiou quem. eu nem dei muita importancia a parte do windows no keynote, So me dei a rir por achar piada ao modo como o gajo apresentou aquilo.

Ai a windozze só lançou duas actualizações para o xp?

Então e o:
- media center edition 2002
- media center edition 2003
- media center edition 2004
- media center edition 2005
- tablet pc edition
... and so on ...

Afinal não foram só duas actualizações, pois todas as versões que disse são nada mais nada menos que o xp normal, com um ou dois programas a mais. E a isso chama-se actualização.


Nem sei o que andam os windozze fanboys a fazer nesta thread. Devia ser pra se falar do leopard mas só vejo é fanboys da concorrencia por cá...
 
Não porque o iLife não é o sistema operativo. O OSX é que é.
E as versões que eu disse que sairam do windozze sairam como sendo um SO unico, mas eram apenas um xp normal com um ou outro programa a mais.
 
RaaR so uma correcçao minima, ja vamos no 10.4.7 ;)

Verdade! Distraí-me. Até nisso os gajos de Windows nos dão grande baile a todos. Como as actualizações deles demoram tanto tempo a sair, só têm dois service packs (um número bem mais fácil de lembrar). Eu no meio de tantos, até já me baralho.

Realmente o Windows está muito à frente! Por falar nisso, há quanto tempo não sai um service pack para o Windows? Ou como o SP2 mandava o pessoal ligar a firewall, acham que já não é preciso mais nada?

O mais cómico nisto tudo é que tenho um computador permanentemente ligado à net (excepto o ocasional reboot para actualizar o kernel e durante uma mudança de residência) há perto de 5 anos, sem anti-vírus instalado e sem firewall. Nunca teve um único problema. Daria para fazer isto em Windows? Não vou dizer que não dava, mas pelo que oiço parece-me difícil.
 
Última edição:
Saiem updates todos os meses para o Windows. A maioria dos updates dum Service Pack é a aglomeração do que saiu antes para além de algumas funções novas como a nova Firewall do SP2. São updates semelhantes ao 10.4.5 .6 .7 do Mac OS

E não, não é possível ter um Windows de frente para a net sem nada e esperar que não lhe aconteça nada. Toda a gente sabe isso.

E toda a gente também sabe que a força do Windows vem principalmente do software que dispoe. Que o digam... por exemplo os ex-utilizadores do BeOS
 
Faltam cá os comentarios do blastar :(

É giro ver muita gente à "porrada" por causa de afirmações que as empresas fazem que é puro marketing. Ou seja eles dizem aquilo como se fosse a melhor coisa do mundo mas no fundo sabem que afinal não é assim tão inovador. O que muita gente se esquece é que a apple, se nao me engano, é uma empresa de computadores pessoais. e sempre foi esse o seu ojectivo. Claro que agora também tem outras soluções mais empresariais. Mas mesmo nas keynotes penso que o que eles realção é que produzem os melhores computadores pessoais do mundo. E muitas vezes metem ao barulho coisas que não têm nada a ver. A Microsoft é a maior empresa porque o tio bill foi uma especie de prostituta. Foi com tds. A apple decidiu ficar só para ela. É como se na historia dos carros tivessem começado a inventar só um belo dum aston martin. nem td a gente podia ter um. nem ele iria servir para td o tipo de trabalho. para transportar carga n e dos melhores. entao veio o tio bill e criou a ford com as suas transits, os seus fiestase por ai a fora e de um momento para o outro já havia computadores para td a gente e para tds as areas. E com a ajuda da IBM...

Bem se estiver errado agradeço que me corrijam :D Pelo que li a historia foi mtuio basicamente esta. No entanto estou sempre intrigado em saber mais.
 
O que foi mostrado do Leopard na última keynote não passam de eye-candies mas lá que ajudam a melhorar a produtividade é inegável. As importantes "novidades" do Leopard ainda não foram divulgadas. O novo Finder por exemplo, a passagem de tudo para 64bits, optimizações gerais do SO, virtualização e quiça um novo "kernel" (nahhhh, isto era pedir muito).
 
Se eu mostrasse a quanto tempo tenh isto ligado achas que eles ficavam admirados?

Mostra! :002: tens um mac ligado? o máximo que tive foi o meu ibook G4 que teve 6 dias ligado. :-D Depois desliguei com receio não sei bem de que....
 
Última edição:
Eu tenho o meu pc ligado desde 2003... Com reboots plo meio, mas está sempre ligado. E nunca tive qualquer problema.
Os pc's foram feitos mesmo para estarem ligados. Se fossem para estarem desligados haviam pisa papeis bem mais baratos :P
 
[N];1126307 disse:
Mostra! :002: tens um mac ligado? o máximo que tive foi o meu ibook G4 que teve 6 dias ligado. :-D Depois desliguei com receio não sei bem de que....
Eu tou a ver isto num widget, as of this moment: 13d 5h 2m

Venha dai um windows ligado assim há tanto tempo e que corra sempre a bombar. Nao há? que pena, alguem sabe onde poder ir buscar isto e poder tirar um printscreen?

EDIT: Isto é seguido, sem reboots/shutdowns. So uns sleeps pra mudar de sitio
 
Eu tou a ver isto num widget, as of this moment: 13d 5h 2m

Venha dai um windows ligado assim há tanto tempo e que corra sempre a bombar. Nao há? que pena, alguem sabe onde poder ir buscar isto e poder tirar um printscreen?

EDIT: Isto é seguido, sem reboots/shutdowns. So uns sleeps pra mudar de sitio

O meu XP já vai com 3dias e 23 minutos.
 
Já que falam em uptimes, com Windows 2000 lembro-me de ter tido um uptime de cerca de 3 meses (embora seja possível ter mais).

Em Linux -- na altura usava SuSE, lembro-me que entre 2002 e 2003 cheguei a ter mais de um ano de uptime (usando UPS, claro).

Neste momento, em Ubuntu Linux, estou com o uptime que se vê:
Código:
raar@rr ~ % uptime
 20:49:00 up 19 days,  3:06,  2 users,  load average: 0.30, 0.22, 0.18

Estes 19 dias podem parecer bons para quem usa Windows mas não é nada de especial aqui, não é mais porque no outro dia tive de remover um disco para levar a casa de um amigo e não me apeteceu desligá-lo da fonte com isto a correr. :)

Nota: Estes uptimes foram de computadores ligados à net e a ser usados diariamente como workstations, não de PCs velhos a fazer de gateway para redes familiares ou coisas assim... esses podem perfeitamente chegar a valores realmente impressionantes de uptime.
 
Malta,

Como de costume estamos a afastar-nos do tópico. Pedia-vos que se cingissem ao Leopard e às novas features que foram anunciadas ou que pensem vir a fazer parte dele.

PT
 
A minha é maior:
$ uptime
12:50:34 up 35 days, 21:27, 1 user, load average: 0.00, 0.00, 0.00

(Gentoo no meu servidor)

No Macbook são 2 semanas (com sleeps) mas tive que rebootar ao fazer o upgrade ao "firmware". :D

Já tive uptimes de anos em Linux e meia duzia de meses em Windows 2000. Acho que estas coisas não são muito relevantes.

----
Demiurgo,

às vezes faz bem falar de banalidades só para relaxar um pouco.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo