Leopard receives UNIX 03 certification

Ora bem, esta é para o blastarr comentar :-D (e todos os restantes utilizadores do fórum obviamente!):

http://arstechnica.com/journals/apple.ars/2007/08/01/mac-os-x-leopard-receives-unix-03-certification

Gentlemen start your engines!

UNIX ?
Uma das marcas comerciais de uma empresa ("SCO", outrora "Caldera") que a Microsoft tem usado discretamente para combater o open-source ?
Don't make me laugh... :P
Aliás, o Linux não é -obviamente- UNIX-certified e tem ganho quota de mercado a todos os outros "UNIX" (OS X, AIX, IRIX, Solaris, BSD's), mesmo em situações mission-critical como datacenters e supercomputadores.


É bem mais importante a certificação POSIX (dada pelo IEEE), e isso toda família Windows NT -onde se inclui o Vista, naturalmente- possui (desde a primeira versão).
 
Última edição:
Blastarr, tenho que admitir que às vezes sabes arranjar argumentos lol mas então querias que fosse certificado por quem? Se o Leopard é um SO Unix, é natural que seja UNIX certified... Blastarr sempre atento eheh:x2:
Abraço!

EDIT: Por acaso apeteceu-me ir à wikipédia e vi que o OS X também faz parte da Fully POSIX-compilant list, isso nao requer que tenha também recebido certificado pela IEEE ?
 
Última edição:
Blastarr, tenho que admitir que às vezes sabes arranjar argumentos lol mas então querias que fosse certificado por quem? Se o Leopard é um SO Unix, é natural que seja UNIX certified... Blastarr sempre atento eheh:x2:
Abraço!

EDIT: Por acaso apeteceu-me ir à wikipédia e vi que o OS X também faz parte da Fully POSIX-compilant list, isso nao requer que tenha também recebido certificado pela IEEE ?

O problema é que a "trademark" UNIX já não é originária desta SCO e tem hoje menos valor do que se pensa.
Isto é apenas uma estratégia algo desesperada da Apple para estancar as perdas de quota crescentes dos XServe, já que não podem vender o hardware com Linux como os concorrentes "big iron" (DELL, IBM, Sun, HP, etc)... :D

Quem criou o Unix foi uma divisão da Bell chamada Santa Cruz Operations, era uma empresa de telefones.
Como disse antes, a Caldera comprou a licença do nome UNIX à criadora original (já depois de os grandes fabricantes a terem licenciado à Santa Cruz Operations), abandonou a distro de Linux que vendiam antes disso, e passou a designar-se a si própria como "SCO".

Entretanto, com a popularidade do Linux a subir em flecha à custa dos UNIX, a SCO foi "incentivada" pela MS (que até vendeu a sua própria versão do Unix, o "Xenix", à SCO para incorporar o código na versão "oficial") a passar a luta para os tribunais e tentar ganhar aí o que não conseguiu em mercado aberto, lucros (uma estratégia entretanto imitada por muitos, entre os quais a RAMBUS na área das memórias).
 
Última edição:
A trademark UNIX não pertence a SCO mas sim ao The open group que é quem faz a certificação dos sistemas (http://en.wikipedia.org/wiki/The_Open_Group)

Onde é que eu disse que a trademark era da SCO ? :rolleyes:
Relê o meu post, por favor...

Entretanto, também posso recorrer à wikipedia ?

Standards

Beginning in the late 1980s, an open operating system standardization effort now known as POSIX provided a common baseline for all operating systems; IEEE based POSIX around the common structure of the major competing variants of the Unix system, publishing the first POSIX standard in 1988.

In the early 1990s a separate but very similar effort was started by an industry consortium, the Common Open Software Environment (COSE) initiative, which eventually became the Single UNIX Specification administered by The Open Group). Starting in 1998 the Open Group and IEEE started the Austin Group, to provide a common definition of POSIX and the Single UNIX Specification.

http://en.wikipedia.org/wiki/Unix

Como podem ver, a certificação POSIX existe há mais tempo do que a certificação UNIX


The value of the UNIX brand has diminished due to changes in the open systems marketplace, notably the widespread acceptance of "non-standardized" Unix-like operating systems such as Linux. More recently there has been an effort by The Open Group in conjunction with the Linux Foundation to help standarize Linux via the Linux Standard Base specification, but the success of this initiative appears to be very limited to date.

http://en.wikipedia.org/wiki/The_Open_Group
 
Última edição:
Sim e então? É mau que o OS X tenha recebido a certificação UNIX?

E tás para aí a falar como se o Mac OS X não fosse também POSIX certified, mas para tua informação, é.

Não tou mesmo a ver onde queres chegar, parece-me mais ranting do que outra coisa. :Whatever:
 
Sim e então? É mau que o OS X tenha recebido a certificação UNIX?

E tás para aí a falar como se o Mac OS X não fosse também POSIX certified, mas para tua informação, é.

Não tou mesmo a ver onde queres chegar, parece-me mais ranting do que outra coisa. :Whatever:

Mau não é, mas eu também não disse isso.
O que disse é que estão a ler demasiado no marketing desta notícia.
Até aqui zero versões do OS X e do seu antecessor NexT eram certificadas "UNIX".
Isso fez com que alguém deixasse de lhes chamar "UNIX" mesmo assim ? Ou usadas como tal, mesmo em projectos científicos ?
 
Não, mas também ninguém aqui disse isso.

A certificação é apenas uma "oficialização" do que até agora já exisita. Uma mera formalidade, mas uma formalidade que pode atrair novos clientes para a Apple o que é sempre bom (há uns tempos atrás houve um governo qualquer que recusou uma oferta da Apple porque o OS X não era UNIX certified).

Agora o que era escusado era vires sempre deitar abaixo tudo o que seja acerca da Apple.

Em relação a este tópico em específico não vi ninguém a fica "excitado" por causa desta notícia, tu é que vieste logo atacar como de costume :lol:
 
Não, mas também ninguém aqui disse isso.

A certificação é apenas uma "oficialização" do que até agora já exisita. Uma mera formalidade, mas uma formalidade que pode atrair novos clientes para a Apple o que é sempre bom (há uns tempos atrás houve um governo qualquer que recusou uma oferta da Apple porque o OS X não era UNIX certified).

Agora o que era escusado era vires sempre deitar abaixo tudo o que seja acerca da Apple.

Em relação a este tópico em específico não vi ninguém a fica "excitado" por causa desta notícia, tu é que vieste logo atacar como de costume :lol:

Nunca viro as costas a um "pedido" para comentar certas coisas exacerbadas por um certo conjunto de pessoas, e o primeiro post estava a pedi-las. :S
Mística não tem lugar num fórum de tecnologia.
 
Mas é esse o apanágio do blastarr. Falar mal da Apple porque.. sim.
Era como se eu falasse mal da banana da Madeira porque... olha, porque sim... mesmo que nunca tivesse comido nenhuma.
Cada vez mais os comentários do blastarr me passam ao lado.

Rui Batista
 
Mas é esse o apanágio do blastarr. Falar mal da Apple porque.. sim.
Era como se eu falasse mal da banana da Madeira porque... olha, porque sim... mesmo que nunca tivesse comido nenhuma.
Cada vez mais os comentários do blastarr me passam ao lado.

Rui Batista

O facto de estares a comentar o que eu disse é prova de que gostas e lês, não mintas... ;):D
 
Caros Users e Mods,

Não levem a mal o que vou dizer, mas já cansa um bocado este tipo de guerras. Vocês estão para aí a falar de Unix, posix e sei lá que mais *ix é que existem ... acham por acaso que o utilizador comum quer por acaso saber o que é que apareceu primeiro? Interessa apenas a certificação, é interessante...e mai nada! Discutam apenas o que interessa, o que pode contribuir para a comunidade!

Nos últimos tempos praticamente não existem threads onde se possa discutir os assuntos sem meter a estúpida e infeliz discussão do sexo dos anjos (leia-se, M$ Vs. Apple).

Já cansa. Se o blastar vem para aqui falar mal, mt bem, tenho aprendido muito com o que ele diz....nem que seja que não posso prestar atenção a todas as barbaridades que me contam!

Tenho estado muito afastado do fórum, não em acompanhamento das threads, mas sim em participação...já cansa ver todas as conversas descambarem para guerrinhas estúpidas.

Peço aos users que comecem a desfrutar um pouco mais do que têm e aos mods que comecem a ser mais rigorosos na gestão das threads .....

Agora vou de fim-de-semana com a certeza que amanhã à noite quando vier ao fórum já existem mais alguns posts incendiários:p
 
A Apple já foi processada por dizer que OS X era UNIX sem ter pedido certificação (Link).

Por ter esta certificação, pode agora dizer o que sempre disse mas sem receio de retaliação legal.
 
Será que percebi mal o teu primeiro post?

"Uma das", as in, uma marca que eles podem usar (tal como a Apple e os outros vendors) porque a licenciaram ao The Open Group.
Não te disseram já acima que a Apple chegou a ser processada em 2003 por usar comercialmente a designação "UNIX" sem autorização ?

Além disso, a SCO é a única que opta por usar a trademark licenciada/certificada para designar todo o sistema operativo que vende (SCO UnixWare 7.1.4 -antigamente chamava-se mesmo apenas "SCO UNIX System V Release x"-).
 
Back
Topo