Leopard?!

O "Blackcomb" era para ser o sucessor do XP mas foi abandonado em favor do Longhorn.

Não.
O Blackcomb é o actual Windows "Vienna", e nada tem a ver com o conceito inicial do Longhorn.
O Longhorn era para ter sido uma espécie de Service Pack do XP, mas em 2004 tomou-se a decisão de começar do zero e substituir grande parte do código por novas rotinas.
Ou seja, em vez de NT 5.2 (o XP era o 5.1 e o 2000 era o 5.0), o núcleo passou a ser NT 6.0.
 
Não.
O Blackcomb é o actual Windows "Vienna", e nada tem a ver com o conceito inicial do Longhorn.
O Longhorn era para ter sido uma espécie de Service Pack do XP, mas em 2004 tomou-se a decisão de começar do zero e substituir grande parte do código por novas rotinas.
Ou seja, em vez de NT 5.2 (o XP era o 5.1 e o 2000 era o 5.0), o núcleo passou a ser NT 6.0.

Tens razão, tentei abreviar, mas abreviei demais... :)
 
Só mostrou features que já existiam noutros SO's (inclusivé no Windows), deu-lhes um tratamento estético para enganar o povinho e dizer que era uma revolução completamente original.

se me dissesses isso do Vista até achava uma boa observação...mas não tou a criticar a Microsoft por ter mesmo ligado a fotocopiadora...ao menos tentaram copiar alguma coisa decente.

quanto aos artigos, não concordo com nenhum deles, aliás, como muita gente que os comentou nos próprios sites.mas não deixa de ser apenas a minha opinião...tal como a deles é.

Relativamente a datas, a saída do Leopard já foi anunciada há algum tempo...Spring 2007. A Apple nunca foi de grandes alaridos antes do lançamento oficial de um produto...sinceramente, não tou a ver a "crise". Peace
 
O Vista já saiu? Onde é que o posso comprar?

Do que já ví sobre o Vista diria que é um bom sistema operativo e é sem dúvida um grande upgrade ao XP. Claro que há opiniões dispares sobre o Vista como esta:

“Vista is an upsell masquerading as an upgrade. It is an overall regression when you look at the most important aspect of owning and using a computer: your control over what it does. Obviously MS Windows is already proprietary and very restrictive, and well worth rejecting. But the new 'features' in Vista are a Trojan Horse to smuggle in even more restrictions. We'll be focusing attention on detailing how they work, how to resist them, and why people should care”, said FSF program administrator John Sullivan.

Quando comparo o Vista com o OS X 10.4.X não vejo nada que me faça mudar para o outro lado, antes pelo contrário. Isto numa perspectiva "gameless", claro. Também é verdade que como Mac User tenho sempre a opção de usar o Vista em aberto, o que é uma grande vantagem.

Como utilizador de um bom SO como é o OS X 10.4.X, são poucas as coisas que gostaria de ver numa nova versão e creio que quase todas elas vão aparecer no OS X 10.5. Destaco: GUI independente da resolução (escalável), bom sistema de backup, aumentar as capacidades e o desempenho do "spotlight" (procura em vários computadores), maior integração e funcionalidade das aplicações básicas de planeamento de trabalho, bom suporte para HD (video) e já agora, no caso do OS X, se tivessemos virtualização de origem seria óptimo. Para além disto se disponibilizassem uma framework para o Windows para que pudessemos correr aplicações Cocoa no covil do Lobo então diria. "Pronto, não mexas mais".

Numa análise muito preliminar com base naquilo que já ví diria que os Leopardos tem boa Vista.

Diria ainda que as discussões Vista vs Leopard que começam a surgir não vão passar de guerras verbais entre grupo de fans. Todos nós sabemos qual dos SO é o mais bem conseguido e lá no fundo até o Blastarr já percebeu que o "Leopardo" vai tão à frente que já não está ao alcance da "Vista" do utilizador mais comum. :D
 
Última edição:
BTW, a opinião de alguém de um site chamado "Macuser.com" acerca do Vista:
http://www.macuser.com/windows/ihnatko_windows_vista_doesnt_s.php

De tudo o que escreveu só achei interessante a parte de comandar o sistema por voz (até gostava de experimentar). Tudo o resto ou é minimo (como os pormenores gráficos que ele apontou do Windows) ou há alternativas (como o MediaCentral para o Media Center do Windows visto que se queixam da simplicidade do front row).
 
Fanboyisms à parte, cada sistema tem os seus pontos fortes e fracos... e não se pode negar que face ao XP o VIsta é uma excelente evolução... e coloca alguma pressão junto do Leopard, para que inclua algumas funções realmente inovadoras, já que se bem me lembro o proprio Tiger não foi nenhuma revolução quando foi lançado...face ao panther, tendo se apostado essencialmente na robustez de um sistema já bastante bom...

Outra coisa é ver até que ponto é que o Leopard vai correr bem nas entradas de gama que a Apple vende hoje em dia... O macbook é um bom sistema, mas se o Leopard puxar muito pelo coregraphics para animar tudo e mais alguma coisa, acho que vai virar uma lesma... aliás... no itunes 7 já se nota que a coisa não ginga tão bem, com alguma lentidão quando tens muitos discos, e por evezes um "perder" de definição originado pelo dinamismo todo (nota-se bastante bem algumas vezes na barra de scroll do coverflow)... e isso é muito mau... se acrescentares o timemachine e o spotlight a criarem ficheiros fantasma do sistema a toda a hora...upa upa...

Uma coisa interessante é que com estas coisas todas fiquei com vontade de comprar os sistemas operativos de proxima geração, em vez de "comprar" como é costume...
 
Última edição:
[PT]latrine;1341154 disse:
Uma coisa interessante é que com estas coisas todas fiquei com vontade de comprar os sistemas operativos de proxima geração, em vez de "comprar" como é costume...

E não reparaste isso nas aplicações ? Noto que as pessoas que entram no mundo da maçã passam automaticamente a comprar mais software.
 
De tudo o que escreveu só achei interessante a parte de comandar o sistema por voz (até gostava de experimentar). Tudo o resto ou é minimo (como os pormenores gráficos que ele apontou do Windows) ou há alternativas (como o MediaCentral para o Media Center do Windows visto que se queixam da simplicidade do front row).

O OS X já tem reconhecimento de voz (na verdade é reconhecimento de certas ordens treinadas) se bem que nunca o usei. No Vista espero que o reconhecimento de voz já esteja mais funcional que a desgraça que era há 6 meses atrás.

http://www.youtube.com/watch?v=2Y_Jp6PxsSQ& eurl=
 
Vem em março o leopard? Então vale a pena esperar para comprar um mac certo? assim já vem uma cópia legal do leopardo.

Em Portugal, quanto tempo demorará até vir instalado de origem par aquem compre um mac novo?

Obrigado,
 
Última edição:
Normalmente a política da marca passa por oferecer o Leopard se o comprares até 2 semanas antes do seu lançamento.

No entanto, penso que agora na MacWorld ou temos telefone ou novo sistema operativo e não me admirava que fosse este último.
 
Se não precisares com urgência do Macbook eu aconselharia a esperar. Sempre ganhas 100 euros. Mas prepara-te para esperar 4 meses ou mais.
 
Já tas como eu :D
Também era para esperar que sai-se o Leopard e depois comprar o MBP, mas não estou para estar a esperar meses.

Vou esperar pela MacWorld que é agora já no inicio de Janeiro e lá para o meio de Janeiro vou encomendar o MBP :D

Já agora quanto é que custa +- depois a actualização do SO? Devem ser uns 200€, não?
 
Back
Topo