[LER 1º POST] Discussão: Metro/Modern UI e o futuro

Além de que o facto de tu não saberes como funciona, não quer dizer que não funcione. Sinceramente, és a primeira pessoa que vejo a dizer que não dá para fechar aplicações.

Escusas de inventar coisas que não disse ou escrevi.


E para entenderes melhor o que disse, quando o Windows apareceu a usar o rato como dispositivo apontador, toda a gente estava confusa porque não sabiam como ordenar ao computador as coisas mais básicas, isto tudo enquanto ignoravam que com o rato tudo era muito mais fácil.

Continuas com o mesmo argumento que não diz nada...ir buscar exemplos de novidades recusadas inicialmente e aceites depois.
Posso ir buscar uma data de novidades que foram recusadas inicialmente e nunca funcionaram e anulo o teu argumento. E depois?

O teu argumento não vale porque há exemplos para os dois lados. Tens de o qualificar. Porque é que este é igual ao caso do rato e não diferente um dos outros? Porque é que colocar barreiras ao desktop é bom? Porque é que existir duas UI diferentes é bom? etc etc...


Vamos ignorar o facto que o menu iniciar ocupava uma ínfima parte do nosso tempo (não, a sério, quantos segundos das horas de trabalho de um dia usavam o menu iniciar?),

Este é um dos argumentos básicos de alguns dos apoiantes deste Metro e é sintomático de como pensam e de como quem mudar o Windows para o caminho único.

1- Menu Iniciar não afecta o Metro por isso porque é que estão contra a existência do Menu Iniciar? Basicamente gastam energia a apoiar a destruição da flexibilidade do Windows.

2- Segundo o facto de não queres usar não invalida que outros o queiram ou usem o computador de maneira diferente- Basta só usar um computador de outra pessoa que é a maneira mais fácil de se saber o que se pode usar.

3- há muita gente que tem muitas aplicações e que não consegue saber todas as que tem instaladas, ou mudou de computador ou esteve um tempo sem acesso e voltou.

4- para organização e fácil acesso deve haver um sítio onde estejam acessíveis todas as aplicações.
 
(...)4- para organização e fácil acesso deve haver um sítio onde estejam acessíveis todas as aplicações.

O quê, tipo isto? Algo que até podes tornar o ecrã "Metro" por defeito?
windows-8.1-all-apps-640x353.jpg


Desculpa lá, mas nota-se claramente que estás a falar a partir de ignorância, se não conheces uma coisa tão básica quanto isto.
 
Não vejo motivo para haver expressões como "parado no tempo, não querer evoluir, ignorância", etc.

Pessoalmente, não gosto do Metro. Não uso.
Instalei o Windows 8, está bastante superior ao 7.

Tentei habituar-me ao facto de haver "2 sistemas dentro de um", mas não deu. Não achei intuitivo. Estarei parado no tempo por isso? Não quererei evoluir? Não me parece. Simplesmente achei que não fazia sentido e tenho direito a esta visão sem ter de levar com comparações MS-DOS vs Windows. Gosto de ter poder de escolha, se ser eu a decidir o que faço.

Logo, instalei um start menu, associei todos os ficheiros a aplicações de desktop, eliminei o máximo que podia do Metro e posso dizer que já não vejo essa UI há meses. Problem solved for me. Tenho o melhor do Windows 8.1 (para mim) sem aquilo que me incomodava.

Seria tão mais simples haver 2 versões: tablet/touch e desktop. E, acima de tudo, faria sentido.
 
tntnt, respeito perfeitamente, não gostas não usas ou mudas para ficar como gostas, parece-me perfeitamente razoável. Mas ao contrário de ti, nem todos vêm para aqui de um forma honesta.

Quanto à separação touch/desktop, como propões que isso funcione? Eu tenho um tablet híbrido, tinha que escolher um dos dois quando instalava o Windows, apesar de usar os, inclusive simultaneamente? O Surface Pro, ao desligar o teclado e/ou rato ele deitava-me fora as aplicações metro que tinha abertas? E quem tivesse o desktop, queria experimentar uma aplicação Metro, não podia?

É por este tipo de separação artificial que surgem coisas com o Bluestacks. Porque é que há coisas que faço mais rápido no telefone do que no PC? Porque é que tenho de escolher quando posso ter o melhor de 2 mundos?
 
SUponho que com a quantidade de coisas que há meio "escondidas", vamos ter de voltar a ter um tutorial integrado no SO. Ainda foi a minha primeira maneira de aprender a mexer no windows.
 
tntnt, respeito perfeitamente, não gostas não usas ou mudas para ficar como gostas, parece-me perfeitamente razoável. Mas ao contrário de ti, nem todos vêm para aqui de um forma honesta.

Quanto à separação touch/desktop, como propões que isso funcione? Eu tenho um tablet híbrido, tinha que escolher um dos dois quando instalava o Windows, apesar de usar os, inclusive simultaneamente? O Surface Pro, ao desligar o teclado e/ou rato ele deitava-me fora as aplicações metro que tinha abertas? E quem tivesse o desktop, queria experimentar uma aplicação Metro, não podia?

É por este tipo de separação artificial que surgem coisas com o Bluestacks. Porque é que há coisas que faço mais rápido no telefone do que no PC? Porque é que tenho de escolher quando posso ter o melhor de 2 mundos?

Por acaso essa questão dos híbridos acho-a bastante pertinente. Aqui há tempos pus me a brinca num Surface Pro numa grande superfície e devo dizer que fiquei maravilhado, não só pela qualidade de construção do aparelho em si, como também pela versatilidade do sistema, que é o que interessa nesta discussão. A possibilidade de saltar entre os dois mundos faz todo o sentido num aparelho destes.

De facto, nestes casos, haver duas versões ou dois modos punha essa tal versatilidade de que falas, e que eu de facto constatei, em causa.

Agora, no meu tradicional portátil, tenho de admitir que me sentia menos produtivo e menos eficiente com o Metro e, tal como o tntnt fez, instalei um menu third-party. Não acho que tenha que vez com relutância à mudança, simplesmente tinha um certo workflow estabelecido e que funcionava.
 
Não vejo motivo para haver expressões como "parado no tempo, não querer evoluir, ignorância", etc.

Pessoalmente, não gosto do Metro. Não uso.
Instalei o Windows 8, está bastante superior ao 7.

Tentei habituar-me ao facto de haver "2 sistemas dentro de um", mas não deu. Não achei intuitivo. Estarei parado no tempo por isso? Não quererei evoluir? Não me parece. Simplesmente achei que não fazia sentido e tenho direito a esta visão sem ter de levar com comparações MS-DOS vs Windows. Gosto de ter poder de escolha, se ser eu a decidir o que faço.

Logo, instalei um start menu, associei todos os ficheiros a aplicações de desktop, eliminei o máximo que podia do Metro e posso dizer que já não vejo essa UI há meses. Problem solved for me. Tenho o melhor do Windows 8.1 (para mim) sem aquilo que me incomodava.

Seria tão mais simples haver 2 versões: tablet/touch e desktop. E, acima de tudo, faria sentido.

Já meti no outro tópico, porque desconhecia sequer que o W8 permitia essa personalização,é um post a agradecer a um user que me explicou como fazer desaparecer o metro, e como o W8 já o permite:


Eu não gosto mesmo do interface do metro, gostos...e não há nada a fazer. Não fazia ideia que o Windows 8 tinha este nível de personalização, e como eu desconhecia, acredito que muitas pessoas também não o saibam. É de facto possível praticamente fazer o metro desaparecer de vez, eu desde que fiz como disseste, nunca mais vi o menu Metro, simplesmente não preciso, não tenho apps...e coloquei os atalhos que preciso no ambiente de trabalho Windows:

WXATX8k.jpg


Tenho aqui o painel de controlo, o "meu computador" para aceder ao disco rígido, tenho as pastas com a minha música e filmes, dos programas que uso no dia a dia...e claro, o atalho com o botão para encerrar e reiniciar o portátil sempre que preciso. Com a opção do meu portátil sempre que arranca entra imediatamente no ambiente de trabalho...de facto, nem sequer vejo o metro e esqueço-me completamente que o tenho, é como uma qualquer outra feature do sistema operativo que nem utilizo.

Tenho o ambiente como gosto, e com as vantagens da estabilidade, velocidade e fiabilidade do Windows 8
 
Desculpa lá, mas nota-se claramente que estás a falar a partir de ignorância, se não conheces uma coisa tão básica quanto isto.

Estás-me a dizer que uma maneira de aceder a programas que não rouba toda a visão de outros programas é inferior a um que a rouba? Estou a ver TV quero fazer outra coisa ao mesmo tempo e a TV tem de desaparecer de vista?
 
Estás-me a dizer que uma maneira de aceder a programas que não rouba toda a visão de outros programas é inferior a um que a rouba? Estou a ver TV quero fazer outra coisa ao mesmo tempo e a TV tem de desaparecer de vista?

Não desconverses. A tua afirmação foi:

4- para organização e fácil acesso deve haver um sítio onde estejam acessíveis todas as aplicações.

E eu mostrei-te o ecrã de "All apps", que é claramente o que pediste já existe desde o 8.

E entre um menu de infinitas cascatas a ocupar parte do ecrã, e um ecrã fullscreen onde se percebe claramente os ícones, só tens o que queres e organizado por categorias que tu fizeste... a escolha é óbvia.

20081108_startbefore.jpg


Se podias ter um menu iniciar com as mesmas features? Podias, sem dúvida. Mas não tens.
 
Estes 2 últimos posts são o exemplo do que eu falei mais atrás.

O meu start menu está organizado à minha maneira (que não é em cascata... já há muitos anos), como eu quero com as pastas que eu quero, com os programas que eu quero e não como essa imagem extrema que aí está.
Os programas mais usados, ou estão no desktop ou no quicklaunch. Não preciso de passar para outro ecrã para os ver.
Fácil, rápido e produtivo.

Mas presumo que vocês saibam disso e estão apenas a puxar a brasa ao que defendem.
 
Mea culpa por ter ido buscar uma imagem antiga, mas foi o que achei pequeno o suficiente para não violar as regras do fórum.

Mas não percebo depois a tua racionalização. Eu também tenho o ecrã iniciar organizado à minha maneira, e ao contrário do menu iniciar do windows 7 (que ainda uso no trabalho), todo ecrã iniciar é meu e está organizado por categorias e ordenado por frequência de utilização. No Windows 7 só posso ter para aí uns 10 programas pinned e não tem nenhum tipo de organização.

Eu compreendo que seja algo desconfortável de repente ter um ecrã fullscreen, aliás no 8.1 isso já custa menos pois podes reter o fundo do desktop. Mas isso torna-se tão secundário quando tens um ecrã todo a teu gosto que não interfere com nada do restante computador. Se não precisas de um launcher de aplicações, é normal que não sintas aproveitamento do ecrã iniciar, mas o facto de usares o quick launch mostra que já tens o teu canto arranjadinho como tu gostas e funciona bem. Ótimo! É isso que se quer.

E para quem acha que o ecrã iniciar funciona mal em desktops, claramente nunca o usou como deve de ser: tecla win + roda do rato = :009:
 
Este leak do Update 1 (que deverá sair nesta primavera) para o Windows 8.1 mostra um pouco do futuro:

windows81update1pinmetroapps2.jpg


Windows 8.1 Update 1 shows signs of a Metro and desktop merge

Initial screenshots of the upcoming Windows 8.1 Update 1 didn’t show many signs of changes, but new images distributed today hint at some signs of improved interaction between the "Metro" and desktop environments. Russian leaker WZor has publishedseveral screenshots that show pinned Metro apps in the taskbar section of the desktop in Windows 8.1 Update 1. There's also a new option to "Show Store apps on the taskbar." While it’s not a hugely significant change, it appears to be the first change that Microsoft has implemented on its path towards Windows 9.

(...)

http://www.theverge.com/2014/1/22/5333838/windows-8-1-update-1-pin-metro-apps-taskbar-rumor
 
Última edição:
Finalmente parece que Microsoft viu a luz- Paul Thurrot que chegou a escrever esta idiotice http://windowsitpro.com/windows-8/windows-desktop-death diz isto aqui:

Microsoft is improving Windows in Update 1 so that the Metro environment works better with traditional PC hardware. And while these improvements will take many forms, some subtle, some not, I can confirm one new feature: Metro apps will now include a close box, similar to that seen on desktop applications, which can be clicked with a mouse so that the app closes completely.


http://winsupersite.com/windows-8/windows-81-update-1-preview-now-more-integration
 
É muito difícil levar o cursor do rato à esquerda do ecrã e, quando apareça a charm com os programas abertos, fazer clique direito e escolher fechar?

Quero crer que percebes que ter o item visível (no contexto da aplicação) e clicar-lhe é diferente de ter de deslocar o rato, esperar (literalmente), escolher numa lista e dar mais dois cliques. Ainda que te pareça pouca diferença (que não é), a questão é que tens de a multiplicar pelas N vezes que irás passar por ela.

Gostava eu que todos os problemas de usabilidade com que lido tivessem uma solução tão simples e com tanto impacto na eficiência.
 
(...) esperar (literalmente) (...)

Sem querer abordar a questão da visibilidade de um botão, esta parte é falsa. Esperar é para quem está ainda a descobrir os gestos. Encostas ao canto superior esquerdo e arrastas para baixo: resultado imediato. A barra dos charms do lado direito é igual e é um movimento que se faz com um rato de olhos fechados. Mais acessível que isto, não sei como podia ser. Se está escondido e é chato de descobrir? É, sem dúvida, é uma porra a dificuldade de descoberta de um interface onde metade das coisas estão escondidas, e este aspeto ainda não foi nem de perto melhorado o suficiente no 8.1. Por outro lado, depois de descobrires, nem precisas de grande hábito, pois como disse, fecha-se os olhos e está. O mesmo para as aplicações Metro, fecha-se os olhos, rato para cima e arrastar para baixo e largar.
 
Back
Topo