Problema BSoD / Ecrã Azul - como diagnosticar e resolver?

Boas, ao fim de 6 anitos o meu asus ofereu-me o BSOD.

Assinatura do problema:
Nome do Evento de Problema: BlueScreen
Versão do SO: 6.1.7601.2.1.0.256.48
ID de Região: 2070

Informações adicionais sobre o problema:
BCCode: d1
BCP1: 000000000000002C
BCP2: 0000000000000002
BCP3: 0000000000000001
BCP4: FFFFF880058FB4CE
OS Version: 6_1_7601
Service Pack: 1_0
Product: 256_1

Ficheiros que ajudam a descrever o problema:
C:\Windows\Minidump\060517-10046-01.dmp
C:\Users\Ricardo\AppData\Local\Temp\WER-24679-0.sysdata.xml

Leia a nossa declaração de privacidade online:
http://go.microsoft.com/fwlink/?linkid=104288&clcid=0x0816

Se a declaração de privacidade online não estiver disponível, leia a declaração de privacidade offline:
C:\Windows\system32\pt-PT\erofflps.txt


Alguém me consegue dar alguma dica de possíveis causas? Desde já o meu agradecimento.
 
Eu que estava tão contente de não ter BSOD's há uns dois anos... Será do disco novo? Tenho o sistema a arrancar automaticamente, mas isto não está a gravar em lado nenhum. Porquê?

Já agora, "Imagem de Erro Mínima da Memória (256KB)" ou "Imagem de Erro da Memória Kernel"?

Edit: já que tinha isto para não reiniciar, mesmo não gravando, tirei uma foto que diz drive_not_les_or_equal
cmudaxp.sys

Pelo que vi na net e aqui https://vip.asus.com/forum/view.asp...X&id=20080822024635828&page=1&SLanguage=en-us
https://vip.asus.com/forum/view.asp...X&id=20080822024635828&page=1&SLanguage=en-us
Pode ser drivers da placa de som. Antes de ir mexer em algum lado a estas horas, haverá alguma coisa que sustente essa informação? Algum caso anterior que já vos tenha passado pelas mãos...
 
Última edição:
Já há algum tempo que tenho alguns BSOD no pc e não sei qual é a causa. Segui os passos do 1º post e tive este relatório:

se !analyze -v to get detailed debugging information.

BugCheck 3B, {c0000005, fffff800030c258d, fffff88002852040, 0}

Probably caused by : win32k.sys ( win32k!RawInputThread+9b0 )

Followup: MachineOwner
---------

0: kd> !analyze -v
*******************************************************************************
* *
* Bugcheck Analysis *
* *
*******************************************************************************

SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION (3b)
An exception happened while executing a system service routine.
Arguments:
Arg1: 00000000c0000005, Exception code that caused the bugcheck
Arg2: fffff800030c258d, Address of the instruction which caused the bugcheck
Arg3: fffff88002852040, Address of the context record for the exception that caused the bugcheck
Arg4: 0000000000000000, zero.

Debugging Details:
------------------


EXCEPTION_CODE: (NTSTATUS) 0xc0000005 - A instru o no 0x%08lx fez refer ncia mem ria no 0x%08lx. A mem ria n o p de ser %s.

FAULTING_IP:
nt!KiDeliverApc+ed
fffff800`030c258d 498b4a30 mov rcx,qword ptr [r10+30h]

CONTEXT: fffff88002852040 -- (.cxr 0xfffff88002852040;r)
rax=0000000000000000 rbx=fffffa80060fb8b0 rcx=0000000000000002
rdx=0000000000000000 rsi=0000000000000000 rdi=fffffa80060fb900
rip=fffff800030c258d rsp=fffff88002852a10 rbp=fffff88002852c20
r8=fffbfa80060fb900 r9=000000000000000d r10=fffbfa80060fb8f0
r11=fffffa80060fb8b0 r12=fffffa8006075b10 r13=0000000000000000
r14=0000000000000002 r15=0000000000000001
iopl=0 nv up ei ng nz na po cy
cs=0010 ss=0018 ds=002b es=002b fs=0053 gs=002b efl=00010287
nt!KiDeliverApc+0xed:
fffff800`030c258d 498b4a30 mov rcx,qword ptr [r10+30h] ds:002b:fffbfa80`060fb920=????????????????
Last set context:
rax=0000000000000000 rbx=fffffa80060fb8b0 rcx=0000000000000002
rdx=0000000000000000 rsi=0000000000000000 rdi=fffffa80060fb900
rip=fffff800030c258d rsp=fffff88002852a10 rbp=fffff88002852c20
r8=fffbfa80060fb900 r9=000000000000000d r10=fffbfa80060fb8f0
r11=fffffa80060fb8b0 r12=fffffa8006075b10 r13=0000000000000000
r14=0000000000000002 r15=0000000000000001
iopl=0 nv up ei ng nz na po cy
cs=0010 ss=0018 ds=002b es=002b fs=0053 gs=002b efl=00010287
nt!KiDeliverApc+0xed:
fffff800`030c258d 498b4a30 mov rcx,qword ptr [r10+30h] ds:002b:fffbfa80`060fb920=????????????????
Resetting default scope

CUSTOMER_CRASH_COUNT: 1

DEFAULT_BUCKET_ID: WIN7_DRIVER_FAULT

BUGCHECK_STR: 0x3B

PROCESS_NAME: csrss.exe

CURRENT_IRQL: 2

ANALYSIS_VERSION: 6.3.9600.17336 (debuggers(dbg).150226-1500) amd64fre

LAST_CONTROL_TRANSFER: from fffff8000307ff0d to fffff800030c258d

STACK_TEXT:
fffff880`02852a10 fffff800`0307ff0d : 00000000`00000004 00000000`00000000 00000000`00000000 00000000`00000004 : nt!KiDeliverApc+0xed
fffff880`02852a90 fffff800`0314fc03 : 00000000`00000001 00000000`00000000 00000000`00000000 00000000`00000001 : nt!KiCheckForKernelApcDelivery+0x25
fffff880`02852ac0 fffff960`000d73b0 : 00000000`00000000 fffff960`00308ed0 00000000`00000004 00000000`00000001 : nt! ?? ::FNODOBFM::`string'+0x41084
fffff880`02852af0 fffff960`00065378 : fffffa80`0000007b fffffa80`0000000f fffff880`00000001 ffffffff`80000454 : win32k!RawInputThread+0x9b0
fffff880`02852bc0 fffff960`000e819a : fffffa80`00000002 fffff880`046dcf40 00000000`00000020 00000000`00000000 : win32k!xxxCreateSystemThreads+0x58
fffff880`02852bf0 fffff800`030cdc13 : fffffa80`060fb8b0 00000000`00000004 000007ff`fffd3000 00000000`00000000 : win32k!NtUserCallNoParam+0x36
fffff880`02852c20 000007fe`fd7e1f1a : 00000000`00000000 00000000`00000000 00000000`00000000 00000000`00000000 : nt!KiSystemServiceCopyEnd+0x13
00000000`019cfa88 00000000`00000000 : 00000000`00000000 00000000`00000000 00000000`00000000 00000000`00000000 : 0x000007fe`fd7e1f1a


FOLLOWUP_IP:
win32k!RawInputThread+9b0
fffff960`000d73b0 448b1d39202300 mov r11d,dword ptr [win32k!gnRetryReadInput (fffff960`003093f0)]

SYMBOL_STACK_INDEX: 3
SYMBOL_NAME: win32k!RawInputThread+9b0
FOLLOWUP_NAME: MachineOwner
MODULE_NAME: win32k
IMAGE_NAME: win32k.sys
DEBUG_FLR_IMAGE_TIMESTAMP: 5960f368
IMAGE_VERSION: 6.1.7601.23865
STACK_COMMAND: .cxr 0xfffff88002852040 ; kb
FAILURE_BUCKET_ID: X64_0x3B_win32k!RawInputThread+9b0
BUCKET_ID: X64_0x3B_win32k!RawInputThread+9b0
ANALYSIS_SOURCE: KM
FAILURE_ID_HASH_STRING: km:x64_0x3b_win32k!rawinputthread+9b0
FAILURE_ID_HASH: {606088d1-53bb-c486-87da-0475c66e2179}
Followup: MachineOwner


Será que alguém me pode ajudar?
O PC é este:

i7 860 @4.0GHz
Maximus III Formula
GSkill Trident 2000MHz (2x2Gb)
Sapphire HD5850
Intel SSD 330 120Gb / Seagate 500GB
Corsair HX-650
 
Preciso mesmo de saber se devo escolher a "Imagem de Erro Mínima da Memória (256KB)" ou "Imagem de Erro da Memória Kernel", porque isto está a piorar. E já agora, um modo de analisar o disco que eu próprio consiga perceber, porque acho que o mal é do disco.

Já agora, isto ajuda a saber o que causou o BSOD de hoje, já que os dumps não gravam?

Nome do registo:System
Origem: Microsoft-Windows-Kernel-Power
Data: 25-09-2017 23:26:07
ID do evento: 89
Categoria de Tarefa:(86)
Nível: Informações
Palavras-chave:(32)
Utilizador: SYSTEM
Computador:
Descrição:
A zona térmica ACPI ACPI\ThermalZone\TZ00 foi enumerada.
_PSV = 0K
_TC1 = 0
_TC2 = 0
_TSP = 0ms
_AC0 = 353K
_AC1 = 328K
_AC2 = 323K
_AC3 = 318K
_AC4 = 313K
_AC5 = 0K
_AC6 = 0K
_AC7 = 0K
_AC8 = 0K
_AC9 = 0K
_CRT = 378K
_HOT = 0K
_PSL - ver dados de evento.
Evento Xml:
<Event xmlns="http://schemas.microsoft.com/win/2004/08/events/event">
<System>
<Provider Name="Microsoft-Windows-Kernel-Power" Guid="{331C3B3A-2005-44C2-AC5E-77220C37D6B4}" />
<EventID>89</EventID>
<Version>0</Version>
<Level>4</Level>
<Task>86</Task>
<Opcode>0</Opcode>
<Keywords>0x8000000000000020</Keywords>
<TimeCreated SystemTime="2017-09-25T22:26:07.075052700Z" />
<EventRecordID>119749</EventRecordID>
<Correlation />
<Execution ProcessID="4" ThreadID="72" />
<Channel>System</Channel>
<Computer></Computer>
<Security UserID="S-1-5-18" />
</System>
<EventData>
<Data Name="ThermalZoneDeviceInstanceLength">21</Data>
<Data Name="ThermalZoneDeviceInstance">ACPI\ThermalZone\TZ00</Data>
<Data Name="AffinityCount">1</Data>
<Data Name="_PSV">0</Data>
<Data Name="_TC1">0</Data>
<Data Name="_TC2">0</Data>
<Data Name="_TSP">0</Data>
<Data Name="_AC0">353</Data>
<Data Name="_AC1">328</Data>
<Data Name="_AC2">323</Data>
<Data Name="_AC3">318</Data>
<Data Name="_AC4">313</Data>
<Data Name="_AC5">0</Data>
<Data Name="_AC6">0</Data>
<Data Name="_AC7">0</Data>
<Data Name="_AC8">0</Data>
<Data Name="_AC9">0</Data>
<Data Name="_CRT">378</Data>
<Data Name="_HOT">0</Data>
<ComplexData Name="_PSL">0000000000000000</ComplexData>
</EventData>
</Event>
 
Última edição:
Boas malta.
Tinha o SO num ssd mas comprei um M.2 (SSD Western Digital Black SN750 250GB M.2 NVMe) e quero fazer uma instalação limpa do Windows nele.
Faço boot com a pen do Windows criada no próprio site Microsoft, e começo instalação. Depois de copiar os ficheiros e quando reinicia para continuar a instalação dá o erro: DPC_WATCHDOG_VIOLATION. Tentei por duas vezes e dá blue screen... uma das vezes o erro era diferente mas nao consegui ver qual era. Numa outra tentativa ao selecionar o disco para a instalação deu um aviso tipo: "veja mais informações sobre GPT", qualquer coisa assim.
Será problema da pen? Ou será alguma incompatibilidade na bios?
As specs do pc sao:Ryzen 5 2600x, asus B350 Plus (drivers atualizados 08/22), 16gb ram, 1050ti, 520w bronze seasonic..
Sei que para o m.2 funcionar corretamente nesta board, nao pode ter mais nenhuma ligação na slot sata6/5 e realmente nao tenho.
Nao fiz nenhuma mudança de software/hardware a não ser claro colocar o m.2 na respectiva slot.
Alguma sugestão please? Obrigado pela ajuda
 
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