1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[LER ANTES de PEDIR AJUDA] **IMPORTANTE**

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por WindWalker, 5 de Outubro de 2009. (Respostas: 0; Visualizações: 77591)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. WindWalker

    WindWalker Power Member

    Olá,

    Devido ao intenso movimento desta secção, e com vista a aumentar a qualidade e eficácia das respostas, os utilizadores deverão providenciar o máximo de informação sobre o seu sistema e os sintomas do problema, pois só assim poderão ser mais facilmente ajudados.

    Quanto à primeira parte, sugere-se a utilização da funcionalidade 'My System' do fórum, ou seja, a indicação dos componentes de hardware do sistema, tal como o sistema operativo em utilização.

    Para consultar a composição do sistema dum utilizador, basta clicar no texto My System debaixo do avatar do mesmo:

    [​IMG]

    Nota: de momento, devido a uma transição do fórum, a função My System não está acessível por baixo do avatar do utilizador; para consulta desta informação deve-se clicar no nick do utilizador (num tópico, por exemplo) e escolher "Ver Perfil" para consultar essa informação.

    Para preencher estes dados o utilizador deverá navegar até Perfil->Editar Perfil (clicar aqui) (o acesso ao Perfil situa-se na parte superior direita da página).

    Deslizando um pouco a página até à caixa 'Outros Dados', existem vários campos para serem preenchidos:

    [​IMG]


    O primeiro passo será mudar a resposta à questão
    de NO para YES, caso contrário os campos preenchidos não poderão ser visualizados pelos outros utilizadores.


    Para identificar o CPU (processador) da máquina, recomenda-se o programa CPU-Z. Após descarga do programa, a janela que se abre - com o separador CPU activo - deverá ser semelhante a esta:

    [​IMG]

    Neste caso o processador é um 'Intel Core 2 Duo E8200' a funcionar a 3.2GHz (overclock), mas devido às suas funções de poupança de energia (Intel SpeedStep, entre outras), apresenta uma frequência de apenas 2.4GHz.


    No separador Mainboard é indicado o fabricante e modelo da motherboard (placa-mãe):

    [​IMG]

    Aqui a motherboard utilizada é da marca Asus, modelo P5Q Pro.


    A identificação do fabricante/modelo das memórias pode ser feita recorrendo à embalagem das mesmas e/ou ao separador SPD do CPU-Z. Cada slot (#1, #2, #3, #4) corresponde a um encaixe existente na motherboard para colocar um módulo de memória. A informação SPD é única para cada módulo (difere, pelo menos, no Serial Number).

    [​IMG]
    [​IMG]

    A quantidade de memória e sua situação de funcionamento (Single/Dual Channel, timings, frequência) podem ser vistas no separador Memory:

    [​IMG]

    As memórias em utilização são 4 módulos de 2GB, com frequência máxima nominal - especificação do fabricante - de PC2-5300/DDR2-667. No entanto, pode verificar-se no separador Memory que as mesmas estão a funcionar como PC2-6400/DDR2-800 (400*2) em vez de DDR2-667 (333*2).

    A correspondência entre a nomenclatura PC-/PC2- (PC- designa memórias DDR e PC2- memórias DDR2) e a nomenclatura DDR/DDR2 resume-se a um factor de aproximadamente 8. Os números mais comuns são:

    PC(2)-3200 = DDR(2)-400
    PC(2)-4200 = DDR(2)-533
    PC(2)-5300 = DDR(2)-667
    PC(2)-6400 = DDR(2)-800
    PC(2)-8500 = DDR(2)-1066


    Passando à identificação da placa gráfica, esta pode ser feita recorrendo ao programa GPU-Z:

    [​IMG]

    A placa em questão é fabricada pela Gigabyte, o modelo é 8400GS e possui 256MB de memória GDDR2. Neste separador podem ser consultadas outras informações como a largura do barramento das memórias (64 bits), constituição e nome do GPU utilizado, versão dos drivers, frequências (MHz) do GPU/memórias, etc.


    Para saber que discos rígidos constituem o sistema, pode ser utilizado o programa Everest Ultimate Edition (este tópico contém informações para obter uma licença gratuita e genuína da versão 4.60.1500). No programa, navegando pelo menu lateral esquerdo (Storage->Physical Drives ou, em Português, Armazenamento->Discos físicos), é mostrada a lista de discos detectados, bem como, por baixo daquela, a sua divisão em partições:

    [​IMG]

    No meu caso tenho dois discos Seagate 500GB 7200.12 SP (modelo ST3500418AS) mas, como estão configurados em RAID1, aparece o nome do RAID. No entanto, pode ver-se que o disco externo de 250GB Seagate FreeAgent Go é detectado e o seu nome mostrado correctamente. Outra forma de saber que discos estão em utilização passa por pesquisar (Google) pelo model/part number impresso na etiqueta.


    No caso da placa de som instalada, na maior parte dos computadores recentes esta vem embutida na motherboard (placa de som onboard), pelo que o seu fabricante e modelo podem ser facilmente consultados no manual da motherboard. No caso da Asus P5Q Pro, a placa de som onboard é da Realtek, modelo ALC1200. No entanto, se uma placa dedicada estiver instalada, pode novamente ser utilizado o Everest (Devices->PCI Devices ou Dispositivos de hardware->Dispositivos PCI):

    [​IMG]

    A placa instalada é da Creative, modelo Sound Blaster X-Fi XtremeMusic, e o barramento utilizado é PCI (podia ser PCI-E se a placa tivesse esse tipo de conexão).


    O reconhecimento da fonte de alimentação terá que ser feito ou por leitura da informação da respectiva embalagem ou consultando a etiqueta da mesma (o que implica abrir a caixa do computador). Um exemplo do que poderá constar na caixa/etiqueta é:

    [​IMG]

    a qual se refere a uma fonte fabricada pela Corsair, modelo TX850.

    Por refrigeração entende-se os vários dissipadores de calor utilizados no CPU, motherboard, placa gráfica, discos rígidos, etc. Original e maioritariamente, os computadores vêm equipados com os dissipadores dos fabricantes (stock cooler nos processadores, por exemplo). No meu caso, utilizo um dissipador Scythe Ninja Plus no processador e um Zalman VF700-Cu na placa gráfica. A designação fanless significa que o dissipador é utilizado sem ventoinha ou com a ventoinha desligada.


    Normalmente não existem grandes dúvidas em relação ao sistema operativo utilizado, o qual é maioritamente Windows. Existem outros sistemas operativos como Linux, MacOS, etc. Para verificar a versão do Windows instalada, clicar com o lado direito do rato no ícone 'O meu computador'/'Computador' (Ambiente de Trabalho/Menu Iniciar) e escolher Propriedades:

    [​IMG]

    Aqui o sistema operativo utilizado é o Microsoft Windows Vista Business 64-bit.


    Fim do preenchimento dos campos:

    [​IMG]


    Para finalizar, basta clicar no botão Gravar Alterações no final da página.


    Outras informações relevantes para a resolução do problemas são os valores de temperatura do sistema e, com menor relevância - devido à (in)exactidão dos sensores e erros de leitura - as tensões ("voltagens") da fonte de alimentação/pilha da motherboard. Para consulta destes valores pode ser utilizado o programa HWMonitor, também da CPUID. Também o Everest pode ser utilizado para visualizar o mesmo tipo de valores mostrados pelo HWMonitor (em Computer->Sensor ou Computador->Sensor). Outros programas que podem ser utilizados são o Core Temp e Real Temp (processador) e o SpeedFan. O separador Sensors do GPU-Z também pode ter, consoante a placa gráfica instalada, mais ou menos informação relevante (temperaturas, rotações da ventoinha).

    Seguem-se exemplos de valores mostrados pelo HWMonitor e Everest:

    [​IMG]

    [​IMG]

    Como se pode observar, a utilidade do HWMonitor reside na possibilidade de registar valores mínimos e máximos, bem como na visualização dos valores actuais. Pode servir, por exemplo, para correr um teste intensivo de stress como o Intelburntest (CPU), Furmark (placa gráfica) ou mesmo um jogo e dar uma noção dos valores atingidos; também pode servir para detectar componentes em sobreaquecimento mesmo que o computador não esteja 'a fazer nada' (idle).

    Estas imagens deverão ser anexadas à mensagem, na exposição da dúvida. Em caso de dúvida de como o fazer, consultar este tópico.
     
    Última edição: 10 de Dezembro de 2010
Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página