1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ler posições do rato em VB

Discussão em 'Programação' iniciada por Samuca_, 4 de Maio de 2006. (Respostas: 4; Visualizações: 2352)

1. Samuca_

Samuca_ Power Member

Sou iniciado a programar em VB e queria saber como posso ler as posições do rato em VB.

Alguem me pode explicar como é que se faz isto?

Desde já, obrigado...​

2. Samuca_

Samuca_ Power Member

Já consegui fazer o que queria. Utilizei o evento:

Private Sub Form_MouseMove(Button As Integer, Shift As Integer, X As Single, Y As Single)

Com isto já consegui...

3. _Neo__

_Neo__ Power Member

Public Declare Function GetCursorPos Lib "user32" (lpPoint As POINTAPI) As Long

Public Type POINTAPI
    X As Long
    Y As Long
    End Type

-----------------------------

Com isto tens a posição absoluta do rato no ecrã, ideal para detectares quando o mouse está por cima de um objecto, vb não tem mouse over mas podes ir calculando com esta função

4. Samuca_

Samuca_ Power Member

Isso funciona em todo o ecrã?

A solução que coloquei só funciona no form, que é o que eu preciso. Mas se calhar vou usar a tua solução, pode dar geito para mais tarde.

Obrigado

5. _Neo__

_Neo__ Power Member

yep esta funciona em todo o ecra, não tenho aqui o vb mas para usar acho q era

dim p as pointapi
    GetCursorPos p

depois
    p.x
    p.y
    guardam os valores

tens de te lembrar que a posição dos objectos em vb é relativo ao form por isso para detectar se o rato esta por cima tens de contar com a posição do objecto + a posição da form

Partilhar esta Página