Ler temperaturas de discos em raid0??

Lancaster

To fold or to FOLD?
Heyas all...

Montei hoje o meu primeiro sistema raid0...ainda estou a formatar os discos...mas queria saber que temperaturas é que eles têm (têm uma NoiseBlocker SX2 de 120mm á frente deles...), andei aí à procura na net...

Saquei o HDD health...mas nada..só me detecta o Raid0..eu queria ver era se encontrava alguma coisa que me dissese a temperatura dos discos...

Existe alguma coisa por aí??

Hasta all e tx [[]]
 
se tens os discos em raid, entao a temperatura é de um deles, ou do menor deles ou ainda do maior deles. Para o programa aquilo é um disco de 2xtramanho_de_cada_um

Quando entras para o SO, tens um disco , independentemente se por detras tens um raid , se tens 1 disco ou 15 discos por exemplo
 
Heyas all...

Exactamente...é isso que o software lê a partir do OS...mas será que existe algum programa, que vá directamente ao hardware???

Tive a ver, o que o HDD Health lia do smart do Raid...

Resultado:
raid0info5ye.jpg


O que é bastante interessante..só zeros...assim é que eu gosto...lol

Alguém sabe se existe algum programa para ver as temperaturas? Nem que seja um deles...já me chegava..e sempre dava para ter uma ideia da coisa...

Hasta all e tx [[]]
 
ElectricFox disse:
Experimenta o SpeedFan. Este lê as temps do HDD e do sistema (CPU, board).

Heyas all...

Também não dá nada...

speedfan0mf.jpg


O problema é que o que os prog's usam para ver a temperatura dos discos, é a função de SMART, e pelo que parece, ao usar raid0 ou outro tipo qq de raid (parece-me) a controladora desactiva o SMART!?

Embora no programa Sata Raid, que saquei do site da Asus, o SMART esteja ligado e a trabalhar...

Hasta all [[]]
 
acho que o Fric na treath dele sobre o raid0 falava que não conseguia ler as temps do disco na asus sli dele... por o smart não dar para activar... dá lá uma vista de olhos, ou pergunta-lhe
 
Pretender disse:
acho que o Fric na treath dele sobre o raid0 falava que não conseguia ler as temps do disco na asus sli dele... por o smart não dar para activar... dá lá uma vista de olhos, ou pergunta-lhe

Tx...já lhe mandei uma PM, a explicar o caso..

Hasta all e tx [[]]
 
crossroads disse:
experimenta este: www.hmonitor.com, é o que eu tenho.

Heyas all...

Esse é o que eu uso normalmente...acho-o muita levezinho...mas esse também não dá...

Pelo que me parece medir a temperatura destes gajos, só tirando o raid...

Vou tirar o Raid0, formatar os 80GB, e correr uns testes para ver a temperatura a que eles chegam +/-, sempre fico com um indicador certo??

O que é que acham??

Hasta all e tx [[]]
 
enok disse:
e o DTemp já experimentaste? é um bocado antigo mas não sei... cmg funciona. :)

Heyas all...

Lol tb não funka...não há nada que leia as tempertaturas dos discos em raid (penso eu...) não há-de ser nada...

Tive com eles sem o Raid0 e as temperaturas eram de 16º C, fiz uns testes com o HD tach e sandra's e afins...e as temperaturas pouco mudaram...

Portanto pelo menos agora no inverno tá-se bem...

Hasta all e tx pela ajuda [[]]
 
entao e o mother-board monitor? ja experimentaste?

eu tenho o meu a bulir e tá-me a dar as temps dos quatro discos... (tenho a ultima versao ke já funcionava com o u-guru da Abit)
 
a versao ke eu tenho do MBM é a 5.3.6.0

MBM.JPG



mas ainda tenho mais uns programazecos ke dão para ver as temps... eu uso o mbm por causa do lcd.
 
Última edição:
Heyas all...


[BoB]Marley disse:
entao e o mother-board monitor? ja experimentaste?

eu tenho o meu a bulir e tá-me a dar as temps dos quatro discos... (tenho a ultima versao ke já funcionava com o u-guru da Abit)

Tb já experimentei.....tb não funciona com o MBM...


eu disse:
já agora experimenta o Everest

Já tinha experimentado...e tb não lê as temperaturas dos discos em raid0....


O que o software usa para ver as temperaturas, é o SMART, como no caso do raid0, o SMART fica sem nada nas categorias...ele não pode devolver nada..portanto..

Estou condenado a viver na ignorância....


Mas como tenho os outros 2 discos que não estão a levar com o fluxo de ar que vem da noiseblocker e nestes consigo ver as temperaturas, e como andam à volta dos 18º C não penso ter problemas...

Se os IDE estão a cerca de 18ºC, e não têm fluxo de ar a passar directamente por eles, então os SATA em Raid, devem no mínimo estar à mesma temperatura por estarem sobre o fluxo de ar...o que é que acham? Concordam com esta teoria??


Hasta all e tx mais uma vez pela ajuda [[]]
 
Back
Topo