1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ler temperaturas de discos em raid0??

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Lancaster, 20 de Fevereiro de 2005. (Respostas: 15; Visualizações: 911)

1. Lancaster

Lancaster To fold or to FOLD?

Heyas all...

Montei hoje o meu primeiro sistema raid0...ainda estou a formatar os discos...mas queria saber que temperaturas é que eles têm (têm uma NoiseBlocker SX2 de 120mm á frente deles...), andei aí à procura na net...

Saquei o HDD health...mas nada..só me detecta o Raid0..eu queria ver era se encontrava alguma coisa que me dissese a temperatura dos discos...

Existe alguma coisa por aí??

Hasta all e tx [[]]

2. jfbbms

jfbbms Power Member

se tens os discos em raid, entao a temperatura é de um deles, ou do menor deles ou ainda do maior deles. Para o programa aquilo é um disco de 2xtramanho_de_cada_um

Quando entras para o SO, tens um disco , independentemente se por detras tens um raid , se tens 1 disco ou 15 discos por exemplo

3. Lancaster

Heyas all...

Exactamente...é isso que o software lê a partir do OS...mas será que existe algum programa, que vá directamente ao hardware???

Tive a ver, o que o HDD Health lia do smart do Raid...

Resultado:

O que é bastante interessante..só zeros...assim é que eu gosto...lol

Alguém sabe se existe algum programa para ver as temperaturas? Nem que seja um deles...já me chegava..e sempre dava para ter uma ideia da coisa...

Hasta all e tx [[]]

4. ElectricFox

ElectricFox I folded Myself

Experimenta o SpeedFan. Este lê as temps do HDD e do sistema (CPU, board).

5. Lancaster

Heyas all...

Também não dá nada...

O problema é que o que os prog's usam para ver a temperatura dos discos, é a função de SMART, e pelo que parece, ao usar raid0 ou outro tipo qq de raid (parece-me) a controladora desactiva o SMART!?

Embora no programa Sata Raid, que saquei do site da Asus, o SMART esteja ligado e a trabalhar...

Hasta all [[]]

6. Pretender

Pretender Power Member

acho que o Fric na treath dele sobre o raid0 falava que não conseguia ler as temps do disco na asus sli dele... por o smart não dar para activar... dá lá uma vista de olhos, ou pergunta-lhe

7. Lancaster

Tx...já lhe mandei uma PM, a explicar o caso..

Hasta all e tx [[]]

8. crossroads

crossroads Power Member

9. Lancaster

Heyas all...

Esse é o que eu uso normalmente...acho-o muita levezinho...mas esse também não dá...

Pelo que me parece medir a temperatura destes gajos, só tirando o raid...

Vou tirar o Raid0, formatar os 80GB, e correr uns testes para ver a temperatura a que eles chegam +/-, sempre fico com um indicador certo??

O que é que acham??

Hasta all e tx [[]]

10. enok

enok [email protected] Member

e o DTemp já experimentaste? é um bocado antigo mas não sei... cmg funciona. :)

Última edição: 21 de Fevereiro de 2005
  11. Lancaster

Heyas all...

Lol tb não funka...não há nada que leia as tempertaturas dos discos em raid (penso eu...) não há-de ser nada...

Tive com eles sem o Raid0 e as temperaturas eram de 16º C, fiz uns testes com o HD tach e sandra's e afins...e as temperaturas pouco mudaram...

Portanto pelo menos agora no inverno tá-se bem...

Hasta all e tx pela ajuda [[]]

12. [BoB]Marley

[BoB]Marley To fold or to FOLD?

entao e o mother-board monitor? ja experimentaste?

eu tenho o meu a bulir e tá-me a dar as temps dos quatro discos... (tenho a ultima versao ke já funcionava com o u-guru da Abit)

13. "eu"

"eu" Folding Addicted

já agora experimenta o Everest

14. [BoB]Marley

a versao ke eu tenho do MBM é a 5.3.6.0

mas ainda tenho mais uns programazecos ke dão para ver as temps... eu uso o mbm por causa do lcd.

Última edição: 21 de Fevereiro de 2005
  15. Lancaster

Heyas all...

Tb já experimentei.....tb não funciona com o MBM...

Já tinha experimentado...e tb não lê as temperaturas dos discos em raid0....

O que o software usa para ver as temperaturas, é o SMART, como no caso do raid0, o SMART fica sem nada nas categorias...ele não pode devolver nada..portanto..

Estou condenado a viver na ignorância....

Mas como tenho os outros 2 discos que não estão a levar com o fluxo de ar que vem da noiseblocker e nestes consigo ver as temperaturas, e como andam à volta dos 18º C não penso ter problemas...

Se os IDE estão a cerca de 18ºC, e não têm fluxo de ar a passar directamente por eles, então os SATA em Raid, devem no mínimo estar à mesma temperatura por estarem sobre o fluxo de ar...o que é que acham? Concordam com esta teoria??

Hasta all e tx mais uma vez pela ajuda [[]]

16. [BoB]Marley

com o martelo? n resulta? :lol:

Partilhar esta Página