• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Leve, robusto, rápido - para trabalho. E barato...

Arad79

Power Member
Boa tarde a todos(as).

1) Qual é o orçamento disponível? 350€ (400 no máximo, se for uma oportunidade única...).

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? 10 a 12,5 polegadas.

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão? Ando a ver Lenovo...

4) A que tarefas se destina o portátil? Trabalho. Office, navegação na internet, reprodutor de vídeo. Boa conetividade com todo o tipo de videoprojetores (VGA, HDMI, o que houver na sala onde estiver a trabalhar).

6) Quantas horas de bateria necessitas? 6h, sem preocupações.

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos? Não.

8) Quais as resoluções de ecrã que preferes? O melhor possível, dentro do orçamento.

9) Quando é que vais comprar o portátil? O mais rápido possível.

10) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, multimédia, etc)?

Sim.

Conetividade com videoprojetores VGA, HDMI ou outros, é imprevisível o que apanho na sala;
Não quero android;
Prefiro SSD;
Não excluo a possibilidade de adquirir um tablet de 10 polegadas que cumpra com tudo o que preciso;
É importante que tenha, pelo menos, uma porta USB normal;
Pode ser reconstruído (andei a ver Lenovo X230 e X240...).
 
Por esse preço é raro terem disco, quanto mais SSD, e quando têm acabam por sacrificar no resto.

Por pouco mais de 300 euros tens o Asus E203NA, mas o "disco" é um eMMC de 64GB. Podes expandir usando um cartão SD.

Não é fácil conciliar esses requisitos com o orçamento.
 
Agora mais a serio, o melhor possivel, dentro desse orçamento, aconselho a dares uma vista de olhos pela *****, patrocinadora aqui do fórum. Por exemplo:

https://pt.*****.com/laptops/pp_603954.html?wid=52 (14 polegadas, fullHD)
 
Já vi que não é aconselhável meter links por aqui, mas o que dizem dos Lenovo X230 e X240 que se encontram à venda, usados/reconstruidos, com processadores i5, 8GB de ram e 128GB SSD?

Estes cabem no orçamento. É material que, tendo alguns anos, ainda vale bem a pena, ou é sucata?
 
O pessoal aqui não percebeu o teu pedido.

Tenho um T450, super satisfeito.
Windows 10 Pro genuíno + Core i5 5300U vPro + 8GB RAM + 250GB SSD + 3 baterias (1 dentro dos chassis) + docking station + Gigabit Ethernet/Wireless AC da Intel + resolução Full HD.

Entretanto troquei por SSD de 700GB e pretendo expandir a 16GB.

Ficou por volta desse valor já há 1 ano.

Os X240 também são porreiros, mas muito pequenos e ainda de 4ª geração.
 
O pessoal aqui não percebeu o teu pedido.

Tenho um T450, super satisfeito.
Windows 10 Pro genuíno + Core i5 5300U vPro + 8GB RAM + 250GB SSD + 3 baterias (1 dentro dos chassis) + docking station + Gigabit Ethernet/Wireless AC da Intel + resolução Full HD.

Entretanto troquei por SSD de 700GB e pretendo expandir a 16GB.

Ficou por volta desse valor já há 1 ano.

Os X240 também são porreiros, mas muito pequenos e ainda de 4ª geração.

Ser pequeno é mesmo uma necessidade. Carregar o meu 15,6 está a massacrar-me as costas, pelo que a ideia passa por deixá-lo em casa a fazer de desktop.
 
Tenho um T450, super satisfeito.
Windows 10 Pro genuíno + Core i5 5300U vPro + 8GB RAM + 250GB SSD + 3 baterias (1 dentro dos chassis) + docking station + Gigabit Ethernet/Wireless AC da Intel + resolução Full HD.

Compraste um T450 com isso tudo por 400€? Onde?
De certeza que não foi o T420?
 
O X240 recondicionado arranjo em PT na ordem dos 330/350€ com 1 ano de garantia. Vale a pena?

No eBay há mais barato, mas já apanho teclados alemães e ingleses, e garantias inexistentes ou mais difíceis de acionar...
 
Ser pequeno é mesmo uma necessidade. Carregar o meu 15,6 está a massacrar-me as costas, pelo que a ideia passa por deixá-lo em casa a fazer de desktop.
Entendo. Este presa aproximadamente 1.7kg.

Já tive o X220 e X230, muito bons também, mas como uso >8 horas/dia o ecrã é pequeno para mim.

Mandar vir fora da UE, arriscas-te sempre a levar com taxas alfandegárias.
Também se arranja por estes valores na UE, e até mais baixo, só procurar fora do eBay.

O X240 recondicionado arranjo em PT na ordem dos 330/350€ com 1 ano de garantia. Vale a pena?

No eBay há mais barato, mas já apanho teclados alemães e ingleses, e garantias inexistentes ou mais difíceis de acionar...
Em PT é provável que o teclado traga adesivos, ainda assim é melhor negócio do que qualquer máquina nova que possas comprar numa loja.

Estas máquinas são muito fiáveis no seu hardware e suporte.
 
Última edição pelo moderador:
Obrigado a todos. A dúvida está a ser dissipada, subsiste um pormenor:

X230 ou X240?...

Portabilidade e bateria a favor do 240… mas o 230 parece mais atualizável.

Para o que vou fazer com ele os 8GB de RAM com um SSD devem resolver bem o assunto, mas é sempre bom poder melhorar.

Opiniões...
 
X240, 4a geração. Presumo que nesses modelos também haja a variante entre painel IPS e TN, tem atenção nesse pormenor.

Uma configuração mais completa também deverá ter placa 3G.
 
X240, 4a geração. Presumo que nesses modelos também haja a variante entre painel IPS e TN, tem atenção nesse pormenor.

Uma configuração mais completa também deverá ter placa 3G.

E a concorrência tem alguma coisa do género "máquina de combate" que seja tão bom ou melhor e mais barato? Elitebook, Dell, etc?

Sou um bocado leigo na matéria, lembrei-me dos thinkpad porque a sua robustez/fiabilidade é mítica.
 
Última edição:
E a concorrência tem alguma coisa do género "máquina de combate" que seja tão bom ou melhor e mais barato? Elitebook, Dell, etc?

Sou um bocado leigo na matéria, lembrei-me dos thinkpad porque a sua robustez/fiabilidade é mítica.

Para essas dimensões...

Dell Latitude E62xx, E63xx.
HP Elitebook 2xxx

Mas para o que referes iria para o X2xx. Já tive todos os modelos que aqui falámos.
 
Lenovo Thinkpad X240 (Refurbished)
i5 4200U
8GB Ram
180 GB SSD
1 ano de garantia

Vale 250€, já entregue em casa, sabendo que preciso de adaptar o teclado e carregador (UK)?
 
Back
Topo