LG 42LG6100 vs Philips 42PFL5603D vs LG 42LG5000 vs Samsung LE40A656A

+-800€ em: LG 42LG6100 vs Philips 42PFL5603D vs LG 42LG5000 vs Samsung LE40A656A


  • Total voters
    24

jsaleiro

Membro
Boas,

estou numa de comprar uma televisão nova de 42'' com preço a rondar os 800€, e nada como pedir ajuda aos experts.
O objectivo é mesmo ver filmes com alta definição (source = blueray vindo de PC através de HDMI), e futebol. Som não é importante.
Posso ir até aos 900€ mas precisaria de uma razão muito boa (i.e. compensar) para o fazer.

Da research que fiz, fiquei indeciso entre:

---
LG 42LG5000 42'', 50Hz, 50.000:1 , ~= 600€ a 700€

De todas, é a que parece ter as reviews mais fracas, mas é também a mais barata para uma TV com as mesmas especificações que as outras apresentam. A maior queixa que vi tem a ver com o arrastamento típico nos LCDs de 50Hz. Porém, os user reviews são muito bons, pelo que ficamos sempre na dúvida se devemos ligar aos reviews "oficiais" (cnet, etc).

---
PHILIPS 42PFL5603D 42'', 60Hz, 30.000:1, ~= 800€

Parece ser, na minha opinião, a TV mais atraente em termos de look. Em termos de imagem, as reviews são muito boas, embora hajam críticas negativas relativas ao arrastamento. Essas críticas, no entanto, não são assim tão más, sendo na realidade quase o único negativo apontado nas reviews (àparte da inexistência de PiP).
Esta é a TV para a qual estou mais inclinado, embore me pergunte se a diferença de 200 € para a 42LG5000 realmente compensará....

---

LG 42LG6100 42'', 100Hz, 50.000:1 ~= 830€

Esta é já uma televisão de 100 Hz. As críticas que vi queixavam-se um pouco de pequenos artefactos introduzidos pelos 100Hz, e ainda do facto de que não parecem ser 100Hz (i.e. não remove completamente o arrastamento). Não gosto "assim tanto" do look da TV especialmente por causa da parte de baixo que parece ocupar muito espaço. Neste caso, estamos a falar de uma TV de 100Hz ao preço da 42PFL5603D. Mas para ir aos 100Hz, talvez desse mais 50€ e fosse para a TV abaixo

---

Samsung LE40A656A 40'', 100Hz, 50.000:1 ~= 900€

De todas as TVs, esta é a que obtém de longe as melhores reviews. Não se vêm queixas do arrastamento, e os 100Hz parecem ser mesmo 100Hz. A outra vantagem é o facto de que em 100Hz permite escolher entre "low", "medium", e "high" o que nos dá a liberdade de controlar o ratio entre "artefactos"/refrescamento. Não vi queixas relativamente a esta TV, sendo os "únicos" contras, o facto de ter 40'' e não 42'', e ainda, obviamente, o facto de ser a mais cara (+300€ que a primeira TV, e mais 100€ que as restantes)



Aquilo que me pode realmente ajudar a decidir onde investir o meu dinheiro é realmente a ouvir a opinião de quem conhece alguma destas TV's, e pode opinar sobre a qualidade de imagem, e arrastamento na visualização de filmes HD e desporto. Pergunto, assim, das TV's acima, e considerando os meus "limites", qual escolheriam.
Pedia ainda aos detentores de algum destes LCD's que comentassem sobretudo relativamente ao arrastamento, isto porque de resto as TV's não são assim tão diferentes.

Obrigado! :)
 
LG5000 - *****
Scarlet - *****

E eu gostava era de saber a tua opinião sobre as TVs. :o)

[Edit]
Ok, já vi que a tua opinião recai para a Philips pelo voto. :) Obrigado
 
LG5000 - *****
Scarlet - *****

E eu gostava era de saber a tua opinião sobre as TVs. :o)

[Edit]
Ok, já vi que a tua opinião recai para a Philips pelo voto. :) Obrigado

Eu estive para comprar a LG5000 mas as reviews fizeram-me mudar de ideias. Acabei por comprar a Philips e estou bastante satisfeito. Mas com a Scarlet a esse preço, se calhar é de aproveitar...
 
A Scarlet é portanto superior à Philips?
Com as reviews que li, fiquei com a sensação que em termos de arrastamento estamos a falar de 100 Hz que não o parecem, e que ainda assim no que toca a qualidade de imagem a Philips consegue ser superior. Mas as reviews valem o que valem...
No teu caso, enquanto proprietário de uma 42PFL5603D, qual a tua opinião relativamente ao arrastamento em desporto e filmes de acção em HD?
 
A Scarlet é portanto superior à Philips?
Com as reviews que li, fiquei com a sensação que em termos de arrastamento estamos a falar de 100 Hz que não o parecem, e que ainda assim no que toca a qualidade de imagem a Philips consegue ser superior. Mas as reviews valem o que valem...
No teu caso, enquanto proprietário de uma 42PFL5603D, qual a tua opinião relativamente ao arrastamento em desporto e filmes de acção em HD?

Infelizmente não te posso ajudar: tenho-a desde ontem.
Ainda não notei nenhum arrastamento, mas também ainda não vi nenhum filme de acção nem desporto nem nada que o pudesse provocar.
Quanto à Scarlet, fiquei com a ideia que é um Lcd num patamar superior, principalmente devido aos 100Hz e a ser, normalmente, bastante mais cara. Mas, obviamente, isto pode não querer dizer nada.
 
Se durante amanhã vires algum filme / cena de desporto, deixa aqui o teu relato. Penso comprar a televisão na segunda-feira, embora a vontade de a comprar antes seja forte. A questão é.. qual! :)
 
Ando precisamente com as mesmas dúvidas. Aproveito para deixar aqui os links de algumas reviews que tenho consultado.

Samsung LE40A656:
http://www.digitalversus.com/article-364-3441-36.html - Classificação de 4 estrelas

http://www.testseek.com/home_electr...6-p-15E1D1E9-F6A6-5A6E-2572-87B472DD97D1.html - Classificação média de 84% (11 reviews)

. Excelentes pretos
. Upscalling SD apenas mediano
. Cores de fábrica pouco rigorosas mas dá para corrigir isto nos settings. Por acaso já reparei que as Samsung expostas nas lojas têm sempre cores esquisitas, designadamente os tons de pele muito artificiais.
. Resolve muito bem cenas de movimento rápido
. Som mau


LG 42LG6000:
http://www.digitalversus.com/article-364-3476-35.html - Classificação de 4 estrelas

http://www.testseek.com/home_electr...0-p-F643CDB9-B496-1917-77A4-2B4389DB5ED9.html - Classificação média de 77% (9 reviews)

. Muito boa imagem em fontes SD
. Som acima da média
. O detalhe da imagem em HD não chega ao nível das melhores
. Não tem ligação para headphones
. input lag zero, o que é óptimo para jogos


Philips 42pfl5603h:
http://www.digitalversus.com/article-364-3428-53.html - Classificacao de 3 estrelas

http://www.testseek.com/home_electr...D-p-97F7B87C-E04E-1A2A-6C44-AA3A6BA7CDDC.html - Classificação média de 70% (2 reviews)

. "SD rescaling is very disappointing"
. Bons pretos
. O "motor" de rendering é o Pixel Plus HD, que já tem alguns anos (já surgiram a seguir o Pixel Plus 2 HD, o pixel Plus 3 HD, e o Perfect Pixel HD Engine). Se alguém souber mais pormenores sobre este assunto em concreto, chegue-se à frente p.f.!
. Não tem ligação DVI para computador
. input lag elevado (mas segundo vi em foruns, basta desligar todas as opções de pós-processamento da imagem para resolver a questão)

LG5000: Penso que já não conta para este campeonato.

Agora a minha opinião o mais honesta possível resultante do que tenho visto por essas grandes superfícies fora (já ando há umas 3 semanas a investigar :D):
A LE656 tem sempre tonalidades de cor algo estranhas. Em SD, designadamente na transmissão de jogos de futebol, faz um upscalling bastante insatisfatório. Ainda estou para ver um LCD de grande dimensão que me satisfaça neste ponto (é que nem os pioneer se safam).

A Philips costuma ter uma imagem com muito grão quando está ligada com fontes SD, mas as cores parecem-me correctas. Inicialmente pus este modelo de parte por não ter entrada DVI... até descobrir que os portáteis agora vêm com sockets HDMI...:o

A LG6000 (tenho olhado mais para a de 37") tem sempre imagens bem compostas, mas analisando de perto dá-me sempre a ideia de que há ali demasiado pós-processamento a correr. Não sei se são settings desligáveis ou não.

No fundo, nenhum destes modelos é isento de falhas, nem mesmo o LE656, que apesar de tudo parece ser claramente o melhor dos 3. Resta saber é se vale os cento e tal ou duzentos euros que custa a mais!
Quanto mais procuro, mais dúvidas tenho...:005:
 
Última edição:
Como eu te compreendo :P

Hoje foi-me dado um argumento curioso, mas válido: se a LE40A656 é realmente melhor, então mais vale gastar a diferença - isto porque o que está a ser comprado é uma TV que nos vai acompanhar durante anos, e com a qual queremos ficar o tão satisfeitos quanto possível no que toca à imagem. Caso contrário, se formos exigentes, passado um ou dois anos estamos a comprar outra.

A questão é saber se a LE40A656 é realmente melhor - e até agora tudo aponta para o sim.

Vou esperar mais um pouco por outros comentários e votos antes de tomar uma decisão.
 
Como eu te compreendo :P

Hoje foi-me dado um argumento curioso, mas válido: se a LE40A656 é realmente melhor, então mais vale gastar a diferença - isto porque o que está a ser comprado é uma TV que nos vai acompanhar durante anos, e com a qual queremos ficar o tão satisfeitos quanto possível no que toca à imagem. Caso contrário, se formos exigentes, passado um ou dois anos estamos a comprar outra.

A questão é saber se a LE40A656 é realmente melhor - e até agora tudo aponta para o sim.

Vou esperar mais um pouco por outros comentários e votos antes de tomar uma decisão.

É tudo muito relativo. O grande problema é que não existe neste momento nenhuma tecnologia de televisão que seja globalmente boa. Todas têm os seus pontos fortes e fracos e portanto ninguém fica completamente satisfeito com a sua escolha. Quem escolhe LCD perde nas fontes SD, quem escolhe Plasma anda preocupado com o burn in, tem que ter a sala sempre um pouco escura e se quiser full hd tem que pagar mais; quem escolhe os topos de gama paga quase 5000 euros por uma televisão, o que é uma loucura.
Além disso, com a evolução tecnológica que estas coisas apresentam, penso que não há nada que seja à prova de futuro. Dou-te um exemplo: um grande amigo meu adquiriu há uns 4 ou 5 anos um LCD Sony de 42" todo xpto para a altura (Hd ready, contraste de 5000:1 etc e tal). Penso que deu mais de 2000 euros pela brincadeira. Hoje quando vou lá a casa até costumo brincar com ele perguntando quando é que ele deita fora o chasso! A imagem está ao nível dos LCDs de 399 euros de hoje em dia.
 
A Philips costuma ter uma imagem com muito grão quando está ligada com fontes SD, mas as cores parecem-me correctas. Inicialmente pus este modelo de parte por não ter entrada DVI... até descobrir que os portáteis agora vêm com sockets HDMI...:o

É verdade que tem algum grão em alguns canais, mas como na maioria não tem, penso que o problema é da emissão (no meu caso o serviço é da cabovisão).
Mas isto é como tudo. Tenho um colega com uma Scarlet que também está bastante satisfeito. Estéticamente prefiro a Philips, e acho que mesmo com a pouca diferença de preço não trocava.
Há por aí outro tópico com mais opiniões sobre a Philips. É uma questão de procurares.
 
Eu fui dos que comprei a Samsung LE40A656 e estou muito satisfeito, mas disseram-me que não está preparada para DVB-T Mpeg4?? ( a que vai ser implantada em Portugal ).
Se isto é verdade a serie 7 e seguintes já estarão preparadas para esta norma ?
 
Em SD a Philips é das melhores, com a Powerbox alguns canais assemelham-se a DVD..( FOX afins ). Eu escolheria Philips, agora e sempre..mas isso sou eu.
 
Ora bem, acabo de "perder" cerca de 3 horas a chatear os empregados do ***** e da *****, que por sinal foram em ambos os casos bastante prestáveis. A minha análise consistiu essencialmente em ver conteúdo em HD, brincar com os settings todos, e ver conteúdo em SD (o canal da SporTV não HD). Aviso desde já que não decidi comprar nenhuma. Cá vão os meus 2 cêntimos para a discussão.

a) Qualidade em HD
Todos os modelos analisados têm desempenhos no mínimo bastante aceitáveis com conteúdo HD. As diferenças são portanto relativamente subtis.
Dito isto, a LE42A656 ganha o comparativo com facilidade. A LG6000 tem cores mais vibrantes, mas perde claramente em termos de definição e detalhe da imagem. A Philips fica algures entre as duas. Seja como for, qualquer uma das 3 é para mim mais do que aceitável neste campo.

a) Qualidade SD
A não ser que queiram a TV só para ver conteúdo de DVD para cima em termos de qualidade do input, não descurem o desempenho do sinal SD. No meu caso, por exemplo, a velha TV cabo ainda é vista para aí 70% do tempo em que estamos sentados frente ao televisor.
Ora, digam o que disserem nenhum LCD de tamanho igual ou superior a 37" consegue apresentar uma imagem de fonte SD aceitável. Neste campo a LG é a que melhor se porta. A Samsung é notoriamente fraca neste aspecto, e sobre a Philips tenho "mixed feelings". Ao contrário da opinião de alguns colegas do forum, não me parece que ela se destaque em coisa nenhuma. Ou melhor, apresenta um contraste e balanço de cor de boa qualidade, mas tem sempre muito grão comparada com a LG. Aumentando a redução de ruído da imagem, começa a ficar com fantasmas (isto a ver futeol, por exemplo).
Notem que cada vez mais me convenço que o fraco desempenho do LCD em SD não é defeito, mas sim feitio. Isso mesmo fez questão de demonstrar o colaborador da *****, numa Pioneer, que a passar o canal da sporTV não consegue nem de perto nem de londe justificar os 2.389 euros que custa.

C) conclusão
Se o SD para mim não fosse problema, levava a SAMSUNG, mas se me calhasse em sorte qualquer uma das outras duas acho que não ia mal servido.
A conclusão que retiro de tudo isto acaba por coincidir com uma série de opinões que já vi na net. Actualmente estamos a meio caminho entre o SD e o HD. Se de facto já há filmes e conteúdos disponíveis em HD, a verdade é que a maioria da televisão que ainda vemos é em SD. O LCD é uma tecnologia que se desenvecilha muito bem em HD, não sendo difícil arranjar boas televisões LCD por menos de 1.000 euros. Mas quando toca a SD é uma miséria.

Por causa disto tudo, começo a ponderar o Plasma. É certo que gasta mais, e continua a ter o problema do burn in se se abusar, mas acaba por ser quanto a mim um compromisso que se calhar terei que tomar.
 
Última edição:
Ok, vou atirar mais umas achas para a fogueira.

Fui à ***** e Worten e estive a comparar todas as TVs acima.
Conclusões:

1. Em termos de arrastamento, a diferença da Samsung LE40A656A para a Philips 42PFL5603D não é notável. Isto é, vi as duas lado a lado, e a diferença é praticamente imperceptivel especialmente quando maior for a qualidade da fonte.

2. Em termos de qualidade de imagem, a Philips 42PFL5603D parece ter uma imagem um pouco mais definida (isto para imagens HD, não consegui ver fontes SD).

Não me parece que a LE40A656A fosse assim tão superior à Philips - é superior, mas cheira-me que os 100Hz são mais no papel do que na prática.

Quanto à Scarlet, realmente notam-se alguns artefactos nas cenas rápidas. Não é frequente, mas pequenos elementos que ficam parados em cenas em que a câmara move, dá a sensação que estes elementos se transformam num conjunto de pixeis desfocado.
Curiosamente, em versões da Scarlet com mais polegadas (47LG6100), com a mesma fonte, isto parecia não acontecer. Talvez fosse dos settings das televisões?...


Para complicar as contas:

A pessoa que me atendeu na ***** praticamente me convenceu que para a utilização que eu quero dar, ficaria mais satisfeito com um Plasma, se este for Panasonic. Ele disse para descartar à partida plasmas LG e Samsung devido à elevada sensibilidade ao burn-in. Pôs-me em frente a um Panasonic TH-43PZ8, e realmente a imagem é bastante mais fluída para uma televisão na ordem dos 850€. Porém, em imagens mais "lentas", não me pareceu ter uma qualidade superior a um LCD.

Vi ainda a imagem das Sony Bravia e mesmo a 50Hz a Sony consegue ter uma imagem bastante fluída. Parece-me que o motor das Bravia é bastante avançado para conseguir desempenhos semelhantes às baixas gamas de 100Hz.

Para complicar mais as contas:

Decidi subir o orçamento em 200, 250€, para aumentar a dimensão da área do ecrã minimizando o arrastamento, se realmente compensar este investimento extra.
A LG 47LG7000 seduziu-me (47'', 100 Hz, 1.180€) bastante, e depois de ler esta review: http://www.trustedreviews.com/tvs/review/2008/08/31/LG-47LG7000-47in-LCD-TV/p1 ainda mais seduzido fiquei. Eu vi a imagem da TV, e gostei bastante do comportamento em imagens rápidas - e essa review que referi confirma a minha impressão.

Também vi o Plasma TH-46PZ8 da Panasonic e pareceu-me interessante, embora continue seduzido pela TV acima. Não sei porque, tenho algum receio dos plasmas (embora acredite que seja infundado...)

Sim, estou a fugir um pouco às minhas expectativas, mas as conclusões que tirei hoje são simplesmente:

- ou gasto menos dinheiro, e compro a Philips,

- ou gasto mais dinheiro e vou para a 47LG7000 (ou outra que me aconselhem).

- escolher uma TV de 100Hz de entrada de gama não resulta numa imagem assim tão diferente que uma de 50Hz boa.

Que vos parece? A 47LG7000 seria boa opção?

Obrigado a todos pelas vossas opiniões!
 
Ok, vou atirar mais umas achas para a fogueira.

Fui à ***** e Worten e estive a comparar todas as TVs acima.
Conclusões:

1. Em termos de arrastamento, a diferença da Samsung LE40A656A para a Philips 42PFL5603D não é notável. Isto é, vi as duas lado a lado, e a diferença é praticamente imperceptivel especialmente quando maior for a qualidade da fonte.

2. Em termos de qualidade de imagem, a Philips 42PFL5603D parece ter uma imagem um pouco mais definida (isto para imagens HD, não consegui ver fontes SD).

Não me parece que a LE40A656A fosse assim tão superior à Philips - é superior, mas cheira-me que os 100Hz são mais no papel do que na prática.

É interessante ver como a percepção das coisas varia de pessoa para pessoa. Eu, do que vi, acho que a Le40A656 é de outro campeonato quando comparada com a Philips 42PFL5603. Alias, estive a ver uma Philips 7603 lado a lado com uma LE40A656 e mesmo assim ainda achei o painel da Samsung mais apelativo em termos de cores e detalhe.

A pessoa que me atendeu na ***** praticamente me convenceu que para a utilização que eu quero dar, ficaria mais satisfeito com um Plasma, se este for Panasonic. Ele disse para descartar à partida plasmas LG e Samsung devido à elevada sensibilidade ao burn-in. Pôs-me em frente a um Panasonic TH-43PZ8, e realmente a imagem é bastante mais fluída para uma televisão na ordem dos 850€. Porém, em imagens mais "lentas", não me pareceu ter uma qualidade superior a um LCD.
Não sei se o defeito está em mim, mas acabo de estar cerca de 20 minutos a ver um plasma Panasonic TH-42PX85 lado a lado com uma Samsung LE40A756, a passar o mesmo video, e dei-me conta que o ecran de plasma cansa muito a vista. Aquele cintilar constante da imagem e provoca algum stress aos olhos, mesmo tendo em conta que já tem uma taxa de refrescamento de 100hz. De resto gostei especialmente das gradações dos cinzentos em imagens de nuvens, por exemplo (aqui não há dúvidas que o plasma é melhor). Mas para mim ficou claro que prefiro a solidez da imagem de um LCD à constante cintilação do plasma. Notei ainda em certas cenas em que camara percorre um determinado cenário, um efeito saltitante (o chamado judder) no plasma que na Samsung simplesmente não acontecia.
Em suma, estou de volta à estaca zero.:005:

Decidi subir o orçamento em 200, 250€, para aumentar a dimensão da área do ecrã minimizando o arrastamento, se realmente compensar este investimento extra.
A LG 47LG7000 seduziu-me (47'', 100 Hz, 1.180€) bastante, e depois de ler esta review: http://www.trustedreviews.com/tvs/review/2008/08/31/LG-47LG7000-47in-LCD-TV/p1 ainda mais seduzido fiquei. Eu vi a imagem da TV, e gostei bastante do comportamento em imagens rápidas - e essa review que referi confirma a minha impressão.

... Que vos parece? A 47LG7000 seria boa opção?

Obrigado a todos pelas vossas opiniões!
Pessoalmente já retirei as LG da minha lista. Do que vi deu para perceber que há ali processamento intensivo de imagem a correr, o que se por um lado até pode ser positivo (suavização das transições de cores por exemplo), por outro também pode estar a mascarar algumas insuficiências crónicas do painel propriamente dito. A relativa falta de detalhe nas imagens de alta definição é um exemplo disso.
 
Não sei se o defeito está em mim, mas acabo de estar cerca de 20 minutos a ver um plasma Panasonic TH-42PX85 lado a lado com uma Samsung LE40A756, a passar o mesmo video, e dei-me conta que o ecran de plasma cansa muito a vista. Aquele cintilar constante da imagem e provoca algum stress aos olhos, mesmo tendo em conta que já tem uma taxa de refrescamento de 100hz.

Sim, passou-me essa ao lado. De facto é verdade, também notei essa cintilação, mas varreu-se-me completamente da memória quando cheguei a casa. Quando estive na loja, a cintilação do plasma vez-me lembrar o cansaço que tinha antigamente quando estava muitas horas em frente a um CRT ligado ao PC. É estúpido como esqueci este "pormenor" que para mim é mais que suficiente para descartar os plasmas.

Outros comentários à LG47000... ?
 
Back
Topo