LG Gram

joptech

Power Member
Deparei-me com este portátil que me parece ter características interessantes para que quer portabilidade e não é gamer.

Spec_D.jpg

  • 15.6 FHD IPS
  • i5/i7 8ª Geração
  • RAM: 8/16 GB DDR4
  • SSD 512 (acho que vem com SATA mas o interface suporta NVme) com slot para outro disco como nos Xiaomi
  • Fingerprint com Windows Hello
  • Bateria de até 19h
https://www.lg.com/pt/portateis/lg-15Z980-GAA55P

Também existe uma versão de 14".
 
Confirmo que vem com SSD, pelo preço devia trazer nvme..

No modelo de 15,6" também trás thunderbolt na versão i8550.

O meu não trazia o adaptador USB p/ LAN.. apesar de estar na especificações .
A Amazon fez um desconto por não vir na embalagem.

O carregamento da bateria é um bocado lento.

Mas é imbatível no peso ultra-leve.
 
Aquele modelo específico.. não todos os 15Z980.. (na Europa apenas são 2 versões)

O 15Z975 é da geração anterior e nenhum modelo tinha tb3.
 
Confirmo que vem com SSD, pelo preço devia trazer nvme..

No modelo de 15,6" também trás thunderbolt na versão i8550.

O meu não trazia o adaptador USB p/ LAN.. apesar de estar na especificações .
A Amazon fez um desconto por não vir na embalagem.

O carregamento da bateria é um bocado lento.

Mas é imbatível no peso ultra-leve.
E estas satisfeito com ele?
O disco que vem é M.2 e pode levar outro, certo?
A versão i7 com 16gb e 512gb é a que tem tem TB3?
 
Eu tenho-o há 2 semanas. O i5. Na altura aproveitei um desconto de 15% e comprei. Tinha dúvida neste ou no MSI Presige, mas o ecrã maior e teclado numérico dão-me jeito.
Pontos fortes:
Leve, muito leve;
Bateria: não dá as 19 horas, mas 15 ou 16 é possível, em uso normal (office + internet);
ecrã: não cansa e cores muito boas;
Silencioso: nunca ouvi os ventiladores;
Fingerprint funciona muito bem;
Facilmente upgradeable: pode-se colocar outro disco e facilmente atualizar a ram para 16;

Pontos fracos(menos bons);
ecrã: um bocado reflexivo, principalmente com fundos escuros como este forum;
teclado: ainda não me habituei ao menor curso das teclas;
disco: não que note lentidão, mas podiam ter colocado nvme;

Quanto ao TB3, não consigo afirmar se apenas o i7 é que tem. Nos vários sites e como cada país tem as suas especificações a informação não é clara. O i7 tem de certeza, o i5 não sei.

Ainda não recebi a mochila, oferta da LG.
 
Obrigado pela análise.
Também acabei de comprar um, aproveitando uma promo em loja nacional.
Comprei o i7 e encomendei logo mais um ssd de 500gb para ficar com 1Tb.
Ainda não chegou :(
 
E estas satisfeito com ele?
O disco que vem é M.2 e pode levar outro, certo?
A versão i7 com 16gb e 512gb é a que tem tem TB3?

Sim. Só tenho pena que o ecrã não seja no formato 3:2... Adoro o silencio, como o @joptech indica.
Sim, se a velocidade for critica.. suporta NVME.. bem mais rápido que o SATA fornecido de origem..
Sim.

Uma sugestão, limitem o carregamento da bateria a 80% no LG Control Center.. vão agradecer no futuro.. vai prolongar a vida da bateria.

Acho que o fator mais negativo do teclado é o seu formato.. não é o europeu, mas sim o americano.. alem disso podiam ter colocado mais uma fila no keypad para ficar igual aos teclados dos desktops..
 
Sim. Só tenho pena que o ecrã não seja no formato 3:2... Adoro o silencio, como o @joptech indica.
Sim, se a velocidade for critica.. suporta NVME.. bem mais rápido que o SATA fornecido de origem..
Sim.

Uma sugestão, limitem o carregamento da bateria a 80% no LG Control Center.. vão agradecer no futuro.. vai prolongar a vida da bateria.

Acho que o fator mais negativo do teclado é o seu formato.. não é o europeu, mas sim o americano.. alem disso podiam ter colocado mais uma fila no keypad para ficar igual aos teclados dos desktops..
Que queres dizer com formato americano?
 
A diferença de SSD Sata para NVME só se nota em cenários muito especificos, mal considero isso um defeito.
Acho que o principal "problema" deste portatil será o teclado. Mas não há milagres.
 
Devido ao peso e á reduzida altura do portátil as teclas têm um percurso de activação muito reduzido.

Para quem tenha que escrever muito, por exemplo para programação, não me parece a melhor escolha.
 
@Miguel_Pereira

O "defeito" é pagarmos tanto pelo portátil e apenas ser SATA..
Mas concordo que na maior parte dos utilizadores não vai fazer diferença, e até tem uma vantagem... aquece menos sendo SATA do que se fosse um NVME..
 
@PSH e @joptech
O vosso trás o adaptador USB-C p/ LAN?
Vem indicado na caixa?
Eu fui hoje buscar o meu. Sim, trás.

As imagens que colocaste não se vêm.
Quanto ao teclado, não me pareceu mal, mas se não gostar muito compro um teclado sem fios melhor para quando está na secretária.

Quanto aos que dizem que devia ter outro ssd melhor uma vez que é caro, que alternativas existem mais baratas?
Com aquele peso, aquela qualidade de materiais, 15", i7 de oitava geração, 16gb de RAM, 1Tb (2x 512gb) SSD por 1600 euros, não me parece caro. E ainda oferecem uma mochila da Samsonite.
O X1 Carbon equivalente custa 2300 euros.
Alternativas mais baratas são mais pesadas, têm ecrã mais pequeno, menos interfaces de ligação, materiais menos nobres, etc...
 
@PSH Ok Tenho de reclamar com a LG Espanhola.. mas nem faço intenção de usa-lo..

Eu consigo ve-las.. ainda agora experimentei no IE (sem entrar com o meu utilizador).
Mas ficam aqui os links delas:
https://en.wikipedia.org/wiki/File:KB_United_States-NoAltGr.svg

https://en.wikipedia.org/wiki/File:KB_Portuguese.svg

Existe uma alternativa da Acer mas não tem o TB3.. o Acer Swift 7, mas é apenas de 14''
não conheço mais nenhum modelo tão leve.. eventulamente algum da NEC mas não são vendidos por cá.
 
Última edição:
Back
Topo