Desculpem me estar a intrometer neste assunto, mas gostaria de contar a minha historia, pk se calhar serve para alguma coisa para alguem:
Nota previa: Tenho tudo o que podem imaginar da marca LG em casa excepto Telemóveis e sistema de som e PCs
Comprei em Maio de 2019 uma TV OLEDLG55C9 fantástica TV por um preço de 1219€, foi tudo muito bonito só que, como foi a minha primeira experiencia com TVs oleds, dei me um pouco mal. Em fins de setembro de 2019 tinha uma utilização de 2520 Horas ( utilizo do tempo de uso em 70% para jogar jogos de consola, 20% para generalidades, 10% para movies/series), e deparei me com um " Burn-in" acentuado ( reparei por acaso em uma cena fixa de um jogo estando uma cor solida por inteiro no ecrã) Reclamei para onde comprei pois tinha feito um seguro de extensão de garantia, mas como estava dentro da garantia do fabricante, disseram me para os contactar. Constatei a Lg que por sua vez encaminhou para assistente especializado da LG da minha área geográfica. Quando o técnico la chegou e viu a TV, ficou estupefacto com o BURN-IN existente com aquelas horas…(já sei que me vão falar de imagens fixas/estáticas durante varias horas...mas não era o caso). Na altura a TV veio com um "defeito de firmware ", que não dava a instrução de fazer automaticamente o rejuvenescimento dos pixéis apos estar mais de 4 horas ligada, isto apos o desligamento. Foi aceite pela LG a troca do painel….Bem, posso dizer vos que TV era outra...mas não para melhor...uma coisa horrível….imagem brilho e contrastes sem ter nada haver de quando foi comprada nova e
( e nada tinha haver com regulação dos settings)… arrastamentos horríveis e latências inacreditáveis de lentidão. Reclamei de novomas aí já disseram que aquilo esta igual a uma original … Para contraria los fui comprar uma 55B9S, como tinha 15 dias para devolver, estava se bem….
Chamei os de novo com as duas Tvs lado a lado a passar as mesmas coisa demos, boxes tv , consola de jogos , etc...como a diferença como é obvio era notória na 55C9, propuseram me trocar a C9 por uma CX6
P.S.: DE SALIENTAR O SEGUINTE… enquanto tive as duas e o técnico não chegava a minha casa testei as duas TVs ...e posso vos assegurar o seguinte a C9 é visivelmente melhor a todos os títulos que B9 (excepto no som) ….imagem fluidez até na latência ...testei com um dos PCs Gaming que tenho com uma RTX, e a 1080p @ 120hz funciona mesmo bem fazendo os 120hz e batendo os 120 fps através do HUD/GUI que tenho da placa já na B9, dá "erros" de resolução perdendo o sinal da TV ou cores fora de contexto e latências muito mais altas ...ate na PS4 a 1080p @ 60hznota a diferença.
P.S.2: Se vos falarem de uma nova firmware para a LG C9/B9S ou mesmo a nova BX9 (saída á poucas semanas ) não se fiem neste firmware, que diz que faz 4k@ 120hz pois "só vai fazer tipo uma emulação desta...não é nativo 4k @ 120hz
A CX6 é outra coisa e outro nível ….para quem quer jogar, é isto que têm que comprar ...HDMI 2,1 , 4K @ 120 hz nativa, G-Sync, e principalmen FREESYNC tech (AMD Tech), (já preparada para PS5 e Xbox X), taxa de latência (input lag) abaixo dos <8ms e claro os 1ms de refresh rate, notoriamente melhor ainda que a C9 e sem falhas algumas tanto em PC quanto em consolas..
Contabilizei 5448 horas nesta TV desde Outubro de 2019 ate quarta feira passada….Fiz todos os dias sem falta em nenhum dia o rejuvenescimento de pixéis manualmente….acerca de 4/5 meses atras (abril/maio), comecei a notar novamente um "Burn-in" subtil que foi aumentando progressivamente até este mês (notar que abusei mm em hor de uso nos meses de abril e maio - meses covid).
Como apareceu este "Burn-in" , e já reclamei para LG e estes andam se a " a esquecer muito de tratar do assunto"….era a pandemia, era a falta de técnicos , já são muitas as desculpa, e como ocorreu numa grande superfície os dias sem IVA , comprei uma Samsung QLED Q95T de 55" por 1299€ (era 1592.xx€, mas para quem anda atento não podiam só fazer este desconto
) + 119€ de garantia extra ate 5 anos
Tenho vos a dizer o seguinte….tenho uma TV que em imagem é QUASE tao boa que minha OLED CX6 , e no restante igualmente excelente e em certas coisas um pouco melhor que a CX6, SEM O PROBLEMAS DO BUN-IN ….vem com display que pus diretamente na parede (vem suporte de pé) e com a parte da PCB ...numa " BOX" com as entradas todas ...de salientar que a HDMI 4 é HDMI 2.1 . Liga ao Painel LCD da TV através de um cabo que liga da box á TV tipo cabo de fibra optica…..
MALTA...sempre comprei LG ….mas recomendo esta Samsung Q95T … 10/10
Cumprimentos , espero ter ajudado...