[HDTV] LG - Linha OLED 2021 - Modelos A1, B1, C1, G1, Z1

Teoricamente o painel EVO não só tem mais brilho mas mais nitidez. Acho estranho usarem numa C1. Estão indeciso entre trocar a minha B1 por uma C1.

O Rtings tem o seguinte comentário entre ambas: “The LG B1 OLED and the LG C1 OLED sit alongside each other in the 2021 LG lineup. They have many of the same features and performance, but they use different processors, which we don't test. The C1 gets brighter, but the difference isn't very noticeable. The C1 also has a wider refresh rate range because it has low frame rate compensation that allows the VRR to drop below 40Hz, which the B1 doesn't have. The B1 has much better gradient handling, so there's less banding in HDR content.”
Qual é a vantagem da frame rate ir a 40Hz no caso da C1, o que não acontece na B1?
 
Desculpa a ignorância mas qual a vantagem de ler um frame rate tão baixo em Gaming?
Pensei que era por causa dos filmes do baixo número de fps.

O problema aqui não é o valor baixo, é a variação de frame rate. Nos filmes, não há problemas porque o frame rate é constante, seja 24 ou 60.

Mas no gaming, o framerate pode variar: em cenas movimentadas, o frame rate pode baixar para abaixo de 40 e depois subir. Essas variações podem criar artefactos (ecrãs rasgados ou momentaneamente parados) quando o framerate gerado pelo jogo não corresponde ao framerate do ecrã.

Aqui o VRR resolve isto, sincronizando o framerate do jogo e o framerate do ecrã. No C1, o VRR está ativo mesmo abaixo de 40 FPS, no B1 abaixo de 40 FPS, o VRR deixa de funcionar.

Se queres a versão rápida: não acho que este seja um motivo para gastar muito mais por uma C1, inclusive para pessoal com a PS5 ou XSX.
 
O problema aqui não é o valor baixo, é a variação de frame rate. Nos filmes, não há problemas porque o frame rate é constante, seja 24 ou 60.

Mas no gaming, o framerate pode variar: em cenas movimentadas, o frame rate pode baixar para abaixo de 40 e depois subir. Essas variações podem criar artefactos (ecrãs rasgados ou momentaneamente parados) quando o framerate gerado pelo jogo não corresponde ao framerate do ecrã.

Aqui o VRR resolve isto, sincronizando o framerate do jogo e o framerate do ecrã. No C1, o VRR está ativo mesmo abaixo de 40 FPS, no B1 abaixo de 40 FPS, o VRR deixa de funcionar.

Se queres a versão rápida: não acho que este seja um motivo para gastar muito mais por uma C1, inclusive para pessoal com a PS5 ou XSX.
Obrigado pela explicação detalhada.
 
Boa noite a todos,

Na lg A1 é normal nas cores mais mais vivas, essas cores ficam mais realçadas e os píxeis menos vivas parecem que os píxeis ficam "distorcidos"?
 
Última edição:
Não, de lado. Estava solicitar feedback, porque o receio que tenho é serem tvs que podem reflectir muito o ambiente (especialmente em cenas escuras), e isso pode afectar um pouco a excelente qualidade de imagem.
Tenho uma CX numa sala com uma janela lateral de parede a parede sem problemas com reflexos.

Em dias de muito sol, tenho um toldo que baixo para escurecer o ambiente.
 
Honestamente há aí alguns settings que ele aconselha que não me convencem nadinha, e pelos comentários já vi que não sou o único. Especialmente aquela parte em que ele mete a temperatura da cor a 50, fica bem amarelado.

E tem um erro a meio do vídeo quando ele mostra os settings, tem 4:4:2 selecionado quando uns minutos antes andou-se a mexer em settings precisamente para obter os 4:4:4.

Também há bastantes relatos de que sobe o input lag mas neste caso acho que é porque não fizeram todas as alterações que ele aconselhou. Coloquei a maior parte como ele aconselhou, vamos lá a ver como corre.
 
Última edição:
Honestamente há aí alguns settings que ele aconselha que não me convencem nadinha, e pelos comentários já vi que não sou o único. Especialmente aquela parte em que ele mete a temperatura da cor a 50, fica bem amarelado.

E tem um erro a meio do vídeo quando ele mostra os settings, tem 4:4:2 selecionado quando uns minutos antes andou-se a mexer em settings precisamente para obter os 4:4:4.

Também há bastantes relatos de que sobe o input lag mas neste caso acho que é porque não fizeram todas as alterações que ele aconselhou. Coloquei a maior parte como ele aconselhou, vamos lá a ver como corre.

Temperatura warm 50 é o mais perto de D65, é um bom conselho para quem quer accuracy. Pode parecer mais amarela / quente se estás habituado a uma cor mais azul / fria.
Outro efeito é que uma cor mais fria parece ter mais brilho e acaba por ser preferida por muitos por isso mesmo. Não quer dizer que seja o mais correto.
Experimenta quente 50 uma ou duas semanas para ver o que achas.
Ou usa o que gostas mais.
Mas do Vincent espera sempre accuracy em primeiro lugar.
 
@Las Vegas eu sei que supostamente é a mais aproximada do ideal não pus isso em causa. Ele tem ferramentas de que não dispomos para esse tipo de medições. Mesmo assim quanto muito mudava para uns 30, 50 nunca, só não vai mais de 50 porque não deve dar…

O que ponho em causa é se os nossos painéis são assim tão iguais que os nossos resultados vão ser iguais ao dele, e se a nossa iluminação ambiente é igual à dele de forma a ser confortável jogar com aquilo.

Se fores ler os comentários ao detalhe no YouTube e no Twitter vais verificar que com aqueles settings há jogos que basicamente são “injogáveis” de tão escuros que ficam, perdem o detalhe todo e fica tudo da mesma “cor”/tonalidade.

Sou o primeiro a reconhecer o valor dele mas neste vídeo acho que não fez os testes necessários para chegar às conclusões que chegou. O facto de ter aquela opção em 4:4:2 já após termos andado a meter os settings para 4:4:4 também me levam, bocado a crer que aquilo foi meio despachado e não foi exaustivamente testado.

Posso ser eu a estar errado mas não me parece que os settings que ele aconselhou sejam de todos os mais ajustados. Parece-me que ele está a tentar atingir a calibração ideal de um filme em modo realizador, e parece-me que os jogos não são construídos para serem jogados naquela “gama” de cores.

Eu percebo o que dizes sobre o amarelado mas eu até sou uma pessoa que estou habituada a isso. Para aí 90% do conteúdo que vejo é em cinemaker mode e aquele modo escuro que torna as imagens menos brilhantes e mais amarelas.

Aliás, faço isso seguindo precisamente as dicas dele.

Mas em jogos tentei meter como ele queria e está algo de errado ali, e aparentemente muita gente achou o mesmo. Suspeito que os jogos não são construídos para jogar com aquele tipo de calibração e perde-se o detalhe/cores todas em alguns jogos, ao ponto de não se verem bem.

Tu jogas com aqueles settings? Não tens tido problemas em nenhum jogo?
 
Alguém sugere suporte fixo que deixe margem para cabos na parte de trás da 65c1? Ethernet, hdmi, etc. E extra nice era se desse para movimentar caso seja necessário horizontalmente uns cms para ajustar eventualmente. Podem mandar mensagem privada por causa da pub...
 
Back
Topo