[HDTV] LG - Linha OLED 2021 - Modelos A1, B1, C1, G1, Z1

Acabei de receber a soundbar Eclair QP5W desta última promoção da LG (TV comprada em Abril), pelo que tenho lido destas promos até nem foi mau.
 
Acabei de receber a soundbar Eclair QP5W desta última promoção da LG (TV comprada em Abril), pelo que tenho lido destas promos até nem foi mau.
Não tiveste opção na cor, correto? (QP5W suponho que o W seja white, logo não havendo escolha possível de preto)

Já a minha foi validada há uma semana, mas penso que vai vir branco…
 
Não tiveste opção na cor, correto? (QP5W suponho que o W seja white, logo não havendo escolha possível de preto)

Já a minha foi validada há uma semana, mas penso que vai vir branco…
Ainda vais esperar um bocado, a minha foi validada a 11-05.
E sim, é branca, mas era o indicado na promo, como a vou pôr no quarto não me chateia, era para vender inicialmente quando comprei a TV, mas não vale a pena o esforço.
 
Acabei por aproveitar e comprar uma LG C1 55" aos nostros hermanos.
Pela primeira vez vou experimentar uma OLED (utilizava uma TV full HD com 12-15 anos) e escusado será dizer que estou muito excitado por a testar e ver as diferenças....

Para apps de Streaming (Netflix, HBO, Prime) e YouTube/Plex é preferível utilizar o S.O da LG e correr as apps nativas ou utilizar um dispositivo externo (Chromecast with Google TV) ?
Li algures que o upscale de conteúdo 1080p para 4K é melhor se for feito pelas apps nativas da LG... Assim como conteúdo Dolby Vision/Atmos.

Existe algum guia/tutorial com as melhores Settings para a C1?
 
Última edição:
LG OLED gaming/PC monitor recommended settings guide

De uma forma muito resumida, desliga tudo que seja pós-processamento, sharpness a 0, brancos a Warm 50 (eu tenho-o a 30), Motion Interpolation podes deixar em Cinematic se quiseres algo mais agradável e sem entrar em "efeito telenovela", desliga o modo de poupança de energia, OLED brightness em HDR está sempre a 100, já em SDR ajusta a gosto, lembra-te que precisas de um cabo HDMI que suporte 8K se queres ligar isso ao PC, eu recomendo este, claro que podes escolher um mais curto, eu uso o de 7.5 metros e posso confirmar que está impecável.

Quanto ao uso das apps, podes usar as nativas da LG, é recomendável apenas que uses algo externo quando não quiseres ver conteúdos em HDR (que a LG não te deixa escolher correr os mesmo em SDR), há certos filmes e séries que não se dão bem com as LG por serem demasiado escuros em Dolby Digital e é muito melhor correr os mesmos em SDR, especialmente com o ABL da LG a decidir "entrar em ação" em cenas que já são escuras o suficiente e torna-as ainda mais escuras, o Sandman é um excelente exemplo disso.

A reprodução de pretos em Windows 11 em SDR podia ser melhor, mas isso resolve-se com Auto HDR e Black Stabilizer a 5, tens os tons brilhantes do IA do Auto HDR do Windows 11 e os pretos com o devido brilho e muito mais detalhados do que em SDR, mas também é uma questão de veres jogo a jogo, todos eles correm muito bem em SDR, só uses o Auto HDR se quiseres aquele brilho mais intenso, depois tens outros pequenos detalhe como eliminar a resolução de 4000 do Windows via CRU e definir o brilho máximo do painel em 800nit para o Auto HDR do Windows 11 corretamente ajustar os níveis de brilho (isso apenas se nota se usares o HDR em HGiG, se usares o Auto da LG o ultimo é que decide o brilho da imagem, mas costuma resultar numa imagem toda ela muito mais brilhante.. o Black Stabilizer 5 ajuda, mas continuas com zonas mais claras a serem um pouco mais brilhantes do que era suposto, mas há quem goste do efeito, por isso ajusta a gosto), e também tens o ajuste do white level via a opção de brilho de SDR no menu do Auto HDR do Windows e estabelecer o brilho máximo jogo a jogo pelo menu de gaming do Windows (Windows + G), já agora, ligar e desligar o HDR / Auto HDR é no Windows + Alt + B.
 
Última edição:
LG OLED gaming/PC monitor recommended settings guide

De uma forma muito resumida, desliga tudo que seja pós-processamento, sharpness a 0, brancos a Warm 50 (eu tenho-o a 30), Motion Interpolation podes deixar em Cinematic se quiseres algo mais agradável e sem entrar em "efeito telenovela", desliga o modo de poupança de energia, OLED brightness em HDR está sempre a 100, já em SDR ajusta a gosto, lembra-te que precisas de um cabo HDMI que suporte 8K se queres ligar isso ao PC, eu recomendo este, claro que podes escolher um mais curto, eu uso o de 7.5 metros e posso confirmar que está impecável.

Quanto ao uso das apps, podes usar as nativas da LG, é recomendável apenas que uses algo externo quando não quiseres ver conteúdos em HDR (que a LG não te deixa escolher correr os mesmo em SDR), há certos filmes e séries que não se dão bem com as LG por serem demasiado escuros em Dolby Digital e é muito melhor correr os mesmos em SDR, especialmente com o ABL da LG a decidir "entrar em ação" em cenas que já são escuras o suficiente e torna-as ainda mais escuras, o Sandman é um excelente exemplo disso.

A reprodução de pretos em Windows 11 em SDR podia ser melhor, mas isso resolve-se com Auto HDR e Black Stabilizer a 5, tens os tons brilhantes do IA do Auto HDR do Windows 11 e os pretos com o devido brilho e muito mais detalhados do que em SDR, mas também é uma questão de veres jogo a jogo, todos eles correm muito bem em SDR, só uses o Auto HDR se quiseres aquele brilho mais intenso, depois tens outros pequenos detalhe como eliminar a resolução de 4000 do Windows via CRU e definir o brilho máximo do painel em 800nit para o Auto HDR do Windows 11 corretamente ajustar os níveis de brilho (isso apenas se nota se usares o HDR em HGiG, se usares o Auto da LG o ultimo é que decide o brilho da imagem, mas costuma resultar numa imagem toda ela muito mais brilhante.. o Black Stabilizer 5 ajuda, mas continuas com zonas mais claras a serem um pouco mais brilhantes do que era suposto, mas há quem goste do efeito, por isso ajusta a gosto), e também tens o ajuste do white level via a opção de brilho de SDR no menu do Auto HDR do Windows e estabelecer o brilho máximo jogo a jogo pelo menu de gaming do Windows (Windows + G), já agora, ligar e desligar o HDR / Auto HDR é no Windows + Alt + B.

Ainda não chegou, mas em principio devo seguir este guia: https://www.rtings.com/tv/reviews/lg/c1-oled/settings

Tive a ver ambos os videos do AVForums e HDTVTest e a imagem pareceu-me muito escura e aborrecida. O oposto do que se imagina do OLED (cores vibrantes e que saltam à vista...)
 
Última edição:
Cores vibrantes que saltam à vista são o modo Vivid, 100% das TVs que vês em exposição usam esse modo, brancos muitos azuis, imagens com cores saturadas e a correr o Contraste Dinâmico no máximo, para não falar que estão sempre a mostrar conteúdo HDR / Dolby Vision que tira maior proveito do painel.

Podes continuar a ter as cores vibrantes, não podes é seguir os guias à risca, eles pedem os brancos em Warm 50 (que torna a imagem muito mais "morta"), de resto é usar o Auto HDR do Windows 11 para jogos que não o suportem nativamente, escolhe um perfil para uso normal do PC, cores 50, brilho OLED 30 e Warm 50, para uma imagem simples e confortável, depois usa o Game Optimizer para um Color 65 e brilho OLED a uns 80 e o branco a Cold 10 ou Warm 10 (escolhe a gosto) para cores mais vibrantes. Depois podes sempre também escolher um perfil para jogar à noite, ai mudar o gamma para 2.1 não é má ideia e o painel pode ficar só com um brilho OLED de 50, isto tudo para conteúdo SDR, note-se.

Para conteúdo HDR, é ter o brilho OLED a 100 e contraste a 100, depois tens a escolha de usar tonemapping do algoritmo da LG ou algo mais correcto como o HGiG, o primeiro aumenta o brilho da imagem ao comparação com o último, eu prefiro o HGiG, já é brilhante o suficiente, depois é correr o Black Stabilizer a gosto (só começas a perder detalhe nos pretos abaixo de 4) e ficas com uma imagem mesmo muito vibrante com excelentes pretos.

Claro que podes sempre ir ao Youtube e pesquisar 4K HDR e ver do que o painel OLED é capaz, de resto é experimentar os jogos HDR que há por ai, Ori and the Will of the Wisps é provavelmente o com maior impacto, seguido do Doom Eternal e o Forza Horizon 5. De resto é lembrar que OLED é excelente pelos seus pretos perfeitos e compreender que aquele brilho máximo de 2000nit não é algo que a tecnologica é capaz, mas mal corras um jogo SDR em Auto HDR e já não precisas de te preocupar com isso, um bom jogo para tal é o "primeiro" Tomb Raider (sei que o ultimo tem HDR nativo mais ainda não cheguei a esse :D), então nas zonas mais escuras fica um mimo.
 
No meu caso, "nem tanto à terra nem tanto ao mar". Os modos Vívido e Desporto de facto são aberrantes, mas também confesso que não gosto das calibrações recomendadas pelos sites/YouTubers da especialidade, a imagem fica demasiado natural/neutra para o meu gosto. Mas atenção que isto não é uma crítica de forma alguma, eu é que gosto que a imagem tenha um pouco de "wow", sobretudo em gaming. Mas compreendo perfeitamente quem prefira uma imagem mais natural e realista.
 
No meu caso, "nem tanto à terra nem tanto ao mar". Os modos Vívido e Desporto de facto são aberrantes, mas também confesso que não gosto das calibrações recomendadas pelos sites/YouTubers da especialidade, a imagem fica demasiado natural/neutra para o meu gosto. Mas atenção que isto não é uma crítica de forma alguma, eu é que gosto que a imagem tenha um pouco de "wow", sobretudo em gaming. Mas compreendo perfeitamente quem prefira uma imagem mais natural e realista.
Partilho da mesma opinião.
Da mesma forma que os smartphones não replicam exatamente as verdadeiras cores no momento que tiramos uma fotografia, aplicam sempre uma pequena edição.

Vou testar as Settings do rtings que me pareceram mais indicadas para o average user. Caso não goste, é desativar o modo Eco e poupança e deixar as restantes em default.
 
Olá a todos, sou o mais recente possuidor de uma LG c1, chegou no sábado e hoje foi instalado e desembalada. Infelizmente após a primeira hora de uso, o painel apagou se, desliguei e voltei a ligar, mas a TV não se aguenta mais de 5mts ligada, antes de se desligar aparece uns riscos por no ecrã e apaga se subitamente, liguei para a LG e vão enviar um técnico, a minha pergunta é quantos já tiveram de trocar o painel e se vale a pena pois já não há c1 novas e muito menos ao preço que comprei. Já agora tinha o painel evo, e estou com receio que o que vem não seja tão bom
 
Primeiro, é bom saber que também em Portugal enviam os técnicos à casa dos clientes, vou dar mais uns meses à minha C1 a ver o coil whine dela melhora (até que tem melhorado um pouco desde que a tenho), se não for o caso é sempre bom saber que mandam para cá um técnico para resolver isso.

Pelo que descreves pode até nem ser o painel e ser algo interno, a vantagem de um técnico ir a tua casa é que ele só sai de lá com a situação resolvida, ao contrário de o enviar para RMA e rezar para que ele volte a 100%, se bem que se é assim tão recente podias ter trocado logo na loja, isto é, eu compreendo a dor de cabeça que seria estar a embalar tudo, chamar um estafeta para a vir levantar, depois esperar uma resposta da loja.. depois esperar que eles enviem uma TV nova, se o técnico vier logo então é preferível esse método e, aí está, ficas com a garantida de ter a TV impecável.

Na eventualidade de ele trocar o painel duvido que seja por uma versão anterior, a razão pela qual os C1 estão a sair com os painéis EVO é porque a LG já não fabrica os painéis originais já há algum tempo, terias que ter azar, mas, como referi, pelo que descreves isso aparenta ser algum problema com a motherboard.
 
Olá a todos, sou o mais recente possuidor de uma LG c1, chegou no sábado e hoje foi instalado e desembalada. Infelizmente após a primeira hora de uso, o painel apagou se, desliguei e voltei a ligar, mas a TV não se aguenta mais de 5mts ligada, antes de se desligar aparece uns riscos por no ecrã e apaga se subitamente, liguei para a LG e vão enviar um técnico, a minha pergunta é quantos já tiveram de trocar o painel e se vale a pena pois já não há c1 novas e muito menos ao preço que comprei. Já agora tinha o painel evo, e estou com receio que o que vem não seja tão bom
Devias ter reclamado na loja.
 
Experimentei as Settings do HDTVTest, Rtings e AVForums e não fiquei fã do modo Filmmaker e Expert Dark.
A imagem fica muito escura e com tons amarelados/neutros. Falta contraste e cores mais punchy.
Estou a usar o modo Padrão e não podia estar mais feliz!
Conteúdo HDR e Dolby Vision é de ficar de queixo caído. (Em ambos uso Cinema Home)
Apenas desativei o Modo ECO e Poupanças de Energia.

Infelizmente recebi o Painel Normal, mas não vale a pena arriscar a lotaria dos painéis. A imagem está fantástica e a TV não tem qualquer defeito.

Devo retirar a película que está atrás da TV? Não encontrei nenhuma informação oficial da LG respetivamente a isto. Aliás, existe um post no Reddit de um User que afirma ter contactado a LG e terem aconselhado a não retirar...
 
Última edição:
Se gostas desse modo então usa-o, na realidade não estás a perder contraste, a LG é que aplica um algoritmo que "melhora" o contraste, mas isso varia muito de imagem para imagem, prefiro manter isso original, agora já a cor, sim, tenho-a a 65 para muitos dos conteúdos (especialmente jogos), as imagens SDR são masterizadas para algo como um OLED Brightness de 35, por isso é normal que as definições "conforme a visão do diretor" sejam muito "aborrecidas", eu cá uso o modo filmaker mais à noite onde o brilho OLED extra não serve de muito, claro que como isto não é um IPS / VA em que quanto maior o brilho, pior o contraste, podes ajustar o brilho a gosto e não vai ter nenhum efeito na qualidade da imagem.
 
Devias ter reclamado na loja.
Optei por esta solução, por dois motivos. Não há mais stock na loja. Esta era única embalada, como referi pelo o preço que comprei a de 55 foi o melhor preço do mercado, depois pensei para mim, se for a main board, é só trocar por uma nova, se for o painel é substituir um pelo o outro, disseram apenas que demora menos de uma semana a chegar porque não tinha nenhum painel em stock. Disseram ainda que o técnico troca na minha casa, à minha frente e que era original e igual ao meu painel. Falei da questão de ser Evo, fugiram um pouco à questão. Mas garantiram que seria igual. A minha questão é será que depois de instalarem posso confirmar o tipo de painel com precisão? Sei lá através dos menus.. Em termos legais a loja só estaria obrigada a devolver o valor, caso eu não aceitasse podia exigir o artigo novo?
 
Optei por esta solução, por dois motivos. Não há mais stock na loja
A própria loja aciona a garantia junto da LG.
O procedimento é o mesmo, mas processo é criado pelo vendedor.

Em termos legais a loja só estaria obrigada a devolver o valor, caso eu não aceitasse podia exigir o artigo novo?

Pode a LG achar que não vale a pena trocar o painel (ou board) tendo em conta o valor pago pela TV e aí entra o processo de reembolso / troca por artigo igual ou semelhante, até aos mesmos valores (ou superior caso pagues a diferença).
 
Optei por esta solução, por dois motivos. Não há mais stock na loja. Esta era única embalada, como referi pelo o preço que comprei a de 55 foi o melhor preço do mercado, depois pensei para mim, se for a main board, é só trocar por uma nova, se for o painel é substituir um pelo o outro, disseram apenas que demora menos de uma semana a chegar porque não tinha nenhum painel em stock. Disseram ainda que o técnico troca na minha casa, à minha frente e que era original e igual ao meu painel. Falei da questão de ser Evo, fugiram um pouco à questão. Mas garantiram que seria igual. A minha questão é será que depois de instalarem posso confirmar o tipo de painel com precisão? Sei lá através dos menus.. Em termos legais a loja só estaria obrigada a devolver o valor, caso eu não aceitasse podia exigir o artigo novo?
O Evo sem a dissipação de calor, sem o hardware, não te faz nada, está capado. A C1 não tem o hardware para efectivar o EVO. O pessoal fica todo contente por ser EVO , mas isso em nada adianta.
 
Olá a todos, sou o mais recente possuidor de uma LG c1, chegou no sábado e hoje foi instalado e desembalada. Infelizmente após a primeira hora de uso, o painel apagou se, desliguei e voltei a ligar, mas a TV não se aguenta mais de 5mts ligada, antes de se desligar aparece uns riscos por no ecrã e apaga se subitamente, liguei para a LG e vão enviar um técnico, a minha pergunta é quantos já tiveram de trocar o painel e se vale a pena pois já não há c1 novas e muito menos ao preço que comprei. Já agora tinha o painel evo, e estou com receio que o que vem não seja tão bom

Tens algum cabo de rede ligado à tv?
 
Back
Topo