LG s510

Formatei agora o PC com o Windows 7 Professional x64. No entanto ele está mesmo muito lento. Já instalei alguns drivers. Mas o PC para terem noção sempre que inicia se fizer algo tão simples como abrir o painel de controlo ou o windows explorer ele congela. Alguma dica? Suponho que seja algum driver que esteja a faltar. Como posso ver quais é que faltam e como instalar?

Uma explicação para o problema são os windows updates que estão um cancro. Vê a sugestão do @senso para actualizar o componente do windows update. Melhora, mas ainda não resolve definitivamente o problema.

Outra problema que podes estar a ter é o disco estar com problemas e ter alguns sectores mais lentos (faz um benchmark). Se ainda tens o disco original do portátil, então definitivamente o disco é lento (independentemente de estar com problemas ou não). Com o disco lento, se o portátil estiver à procura de updates, esse problema dos updates vai-se tornar muito mais perceptivel.

Solução: Troca o disco. Idealmente por um SSD, ou pelo menos por um disco rápido de 7200 RPM. Mesmos os discos mais recentes de 5200 RPM de 500 GB ou acima já têm taxas de transferência de cerca de 100 MB/s (contra os 60 MB/s do disco original). Acredita que faz muita diferença.

Instala os drivers AHCI da Intel (pelo menos a versão 11.2), melhora o desempenho do disco. Instala também os do chipset (Intel INF).
Quando acabares os updates:
- Corre o utilitário do windows de limpeza dos disco e diz que queres tb limpar ficheiros do sistema operativo (aparece um botão na janela caso haja ficheiros do sistema operativo para limpar) e na lista de coisas a limpar seleciona tudo.
- Apaga tudo o que estiver na pasta C:\Windows\SoftwareDistribution\Download\ (são os ficheiros temporários dos updates)
- Corre o desfragmentador do windows até que o C: diga que tem 0% fragmentado.

Opcional:
- Podes desactivar a Protecção de Sistema em todas as drives. Tens um aumento brutal no desempenho do PC e podes ganhar até 10gb de espaço livre, MAS (e para alguns é um grande MAS) desactivas e apagas todos os pontos de restauro do sistema. Se no futuro pretenderes fazer um restauro de sistema devido a um problema qualquer, não o podes fazer.
 
Pessoal, o meu pc levou um banho e depois de todo desmotado e seco, só boota sem o teclado ligado, o que me leva a crer que deva estar queimado.

Alguém tem sugestões de onde posso comprar um barato? Sei que no ebay sou capaz de arranjar por uns 15€, vindo da china, já que armazens europeus só à volta de 50€.

cmpts
 
Pessoal, o meu pc levou um banho e depois de todo desmotado e seco, só boota sem o teclado ligado, o que me leva a crer que deva estar queimado.

Alguém tem sugestões de onde posso comprar um barato? Sei que no ebay sou capaz de arranjar por uns 15€, vindo da china, já que armazens europeus só à volta de 50€.

cmpts


Isso aconteceu-me às uns dois anos e encontrei na http://www.spareslg.com/pt/info/onde-estamos
Acho que já não têm em stock, mas tenta falar com eles.
Cumps
 
Pessoal, o meu pc levou um banho e depois de todo desmotado e seco, só boota sem o teclado ligado, o que me leva a crer que deva estar queimado.

Alguém tem sugestões de onde posso comprar um barato? Sei que no ebay sou capaz de arranjar por uns 15€, vindo da china, já que armazens europeus só à volta de 50€.

cmpts

No spareslg se ainda tiverem stock, é capaz de ser caro. Consegues seguramente mais barato se mandares vir da china ebay, *****, e afins.

Podes tentar tb cá no OLX ou outro do género. Alguém que esteja a vender o portátil às peças.
 
Desmontei a bateria do meu portátil, e decidi que em vez de comprar uma nova, vou reparar a original.
Mandei vir 12 células Panasonic 3.7V 3400mAh cada uma. As originais são LG 3.7v 2600mAh, pelo que a capacidade final da bateria em vez dos 5200mAh vai ficar nos 6800mAh (deve dar à vontade para mais 1h de uso que a original).

Custo até agora:
Carregador de células (LiitoKala Lii-500): 17€
12 células Panasonic 18650B: 42€ (3.5€ por célula)

Comprei 12 células pq o vendedor só vendia packs de 4. Assim ainda fico com outras 6 células para reparar a bateria do portátil da minha namorada.

Ou seja o custo final vai ficar a cerca de 30€ por bateria (contando com o carregador). Contando só com as células são 21€ por bateria.
As células de cada bateria vão ser carregadas e testadas individualmente e assim fico com uma bateria que vai ser superior à original.

É que as baterias que neste momento estão à venda para o nosso portatil foram fabricadas à anos e estiveram este tempo todo paradas.
Mesmo sem uso, as baterias de lítio degradam-se, pelo que de certeza que essas já não têm a capacidade original.
 
A não ser que reprogrames o firmware da bateria acho que vai ficar com a capacidade original.
Ou o firmware tenta detectar a capacidade da bateria? Mas acho difícil.
 
A não ser que reprogrames o firmware da bateria acho que vai ficar com a capacidade original.
Ou o firmware tenta detectar a capacidade da bateria? Mas acho difícil.

A bateria não tem propriamente um firmware, mas sim um pequeno circuito que funciona como um controlador de carga e que protege a bateria de ser sobrecarregada ou de sobreaquecer. Esse circuito sabe a capacidade da bateria a qualquer momento, mas essa capacidade não é programada, a bateria "aprende" através de um mecanismo vulgarmente conhecido por "calibrar a bateria". Esse mecanismo não é mais do que fazer 1 ou 2 ciclos completos de carga e descarga para que o circuito de controle da bateria "aprenda" os novos limites mínimos e máximos. Isto tem que ser feito desta forma dinâmica porque as células com a idade perdem capacidade e estes valores precisam de ser constantemente ajustados.

Mesmo que o controlador não reconheça valores tão altos (o que é dificil pq aquilo basicamente é um microchip genérico que é usado em baterias de diversos tipos e fabricantes), isso apenas vai afetar o calculo da percentagem da bateria e o calculo do tempo de autonomia. Pq as células são sempre carregadas até 100% independentemente da capacidade que tenham. Neste caso os 100% podem aguentar algum tempo sem baixar e só quando a bateria atinge o valor máximo que o controlador espera para 100% é que a percentagem começa a baixar. Ou seja a bateria poderia estar 30 minutos - 1h sempre a 100% e só depois começaria a baixar a um ritmo constante. Já vi isto acontecer num powerbank com indicador de carga em percentagem.
 
Mas ele está à espera de ter baterias de um tipo. Daí a calibração funcionar. Vê este post no techinferno. O tipo teve de programar o firmware e calibrar a bateria.

Talvez possa funcionar como o powerbank que falaste, não é perfeito, mas vais ter mais bateria.
 
Muito interessante o artigo!!

O HWinfo diz:
Designed Capacity: 57375 mWh
Full Capacity: 57375 mWh

Ou seja, à partida a bateria carrega a 100% na mesma, mas quando chega a 100% (no windows) vai continuar a carregar mais algum tempo até atingir a verdadeira capacidade das células. E depois a descarregar, vai demorar tb algum tempo até começar a descontar a percentagem.

Não queria reprogramar a eprom, mas se tiver que ser...
 
Só te quis avisar porque ando a pensar fazer algo parecido no meu portátil e parece ser um pouco mais complexo do que parece.

vai continuar a carregar mais algum tempo até atingir a verdadeira capacidade das células

Ou simplesmente pára, porque o controlador da bateria já acha que as células estão cheias. Não sei muito bem como ajudar mais :S
 
Mas deixa me ver se eu entendi... tu vais substituir as células da bateria original? ou vais ter uma espécie de bateria extra que carregas num carregador a parte?
 
OK... Como vi:

"Custo até agora:
Carregador de células (LiitoKala Lii-500): 17€"

Até pensei que andasse com um carregador de células atrás...

Não tenho grandes conhecimentos de causa mas penso que substituir as células só por só não vai dar nada...porque esse tal circuito é que faz todo o trabalho...mas vou como tenho feito acompanhar o tópico atentamente!
 
O carregador vai servir para 2 coisas: tentar recuperar as celulas antigas (podem ainda vir a servir num powerbank ou numa lanterna LED) e montar as novas já carregadas.

Este carregador especifico tem um modo de teste que permite saber a capacidade real de cada célula. Vai ser util quer para as novas celulas quer para as antigas.

Ou simplesmente pára, porque o controlador da bateria já acha que as células estão cheias. Não sei muito bem como ajudar mais :S

Isso pode acontecer, mas é muito pouco provável. O controlador sabe que a bateria está carregada pela voltagem, quando esta deixa de carregar a voltagem deixa de aumentar e a temperatura começa a subir. Para testar a capacidade da bateria teria que interromper a carga e fazer uma pequena descarga, não me parece pratico.

Na pior das hipotestes fico com a mesma capacidade da original (o que nao é bem verdade pq o valor que está no firmware são 5700 mAh em vez dos 5200 mAh que vem escrito na bateria).

_Mind__ Trocar as celulas funciona, vê este video:
 
Ainda estou para fazer o mesmo no meu para ver se lhe aumento a capacidade. O problema é saber que tipo de baterias tem sem abrir a bateria (que ainda está porreira).
Acho que vou ter de arriscar :P
 
Ainda estou para fazer o mesmo no meu para ver se lhe aumento a capacidade. O problema é saber que tipo de baterias tem sem abrir a bateria (que ainda está porreira).
Acho que vou ter de arriscar :P

Estando a bateria ainda boa, não sei se arriscaria a danifica-la. No meu caso, a minha está morta. As 6 celulas com o multímetro medem 3.6V todas juntas (em vez dos 11v).

Será que não te compensava tentar comprar uma bateria usada? De preferencia já viciada para ficar mais em conta?
 
Boa Tarde a todos,

Desculpem o off-topic, se alguem precisar tenho um LG-S510 X á venda por peças. Ele ainda esta completo e funcional, apenas a grafica esta com problemas (ja foi substituido o chip, mas penso estar com mau contacto, pois por vezes aparece imagem, como nao aparece).

Se precisarem de alguma coisa enviem mensagem pelo forum ou email: [email protected]


Cumprimentos
 
Back
Topo