Sim, mas entretanto parei porque encontrei outro problema.
Acabei por comprar uma bateria compativel no "A L I Express" por 30-35€, é mais fraca que a original, mas funciona bastante bem.
Tenho uma duração de bateria entre 1h30 e 2h o que é aceitável.
No caso da troca de células ainda não desisti, já fiz a troca. O problema é que o controlador da bateria queima um fusível caso as células fiquem abaixo de uma determinada voltagem. Isto pelo que percebi é um mecanismo de segurança que existe em todos os controladores de baterias modernos.
Isto implica que as células não podem nunca ser desligadas do controlador. A única forma de dar a volta a isto é ligar o novo pack em paralelo com o antigo e só depois remover o antigo. Caso a bateria entre em modo de protecção já vai ser preciso mexer no "firmware" para fazer reset desse modo e é necessário trocar o chip que tem o fusível que entretanto queimou. Se só se trocar o fusível sem mexer no modo de protecção, o novo fusível vai queimar novamente.
Pelo que percebi comunicar com a bateria para alterar parâmetros no firmware não é um bicho papão, mas o hardware necessário para o fazer custa cerca de 100$. É possível usar hardware bastante mais barato (sem ser o do fabricante do controlador, o tal que custa 100$), mas isso implica usar outro software que não o do fabricante. Esse software existe, e pelo que vi nos foruns funciona muito bem. No entanto custa 200$ e não consegui encontrar qualquer crack para ele.
Hardware do fabricante (Texas Instruments)
http://www.ti.com/tool/EV2300
Software russo
http://be2works.com/
Para já está tudo em aguas de bacalhau. Não mexo nisto à 1 ano.
Quando a bateria que comprei começar a ficar viciada voltar à carga com essa bateria.