LG V30 (Full Vision 6" Oled c/ Dolby Vision, SD835, 4GB RAM, Quad DAC)

Eu devo ser um utilizador anormal então. Tenho um flagship de 2014, comprado à volta de três meses depois do seu lançamento, dias depois dele ter chegado ao mercado português. E ainda não me faltou nem CPU, nem RAM. Já me faltou bateria, já a troquei duas vezes. Mas os 2GB de RAM são mais que suficientes.
E isto fazendo imenso uso de apps em ecrã dividido, 3 contas de email a sincronizar 24h, spotify a correr sempre que não estou no PC, +-20 sms dia (numa caixa de sms que tem mais de 24000 mensagens (não apaguei nenhuma desde que o tenho), com uso intensivo de Messenger, Instagram, Hangouts, Teamviewer, apps de compras, Telegram, Youtube, Tapatalk, VPN...

Se me disserem que sentem falta de RAM para ter 322342 aplicações abertas, das quais só uma ou duas é que usam quando pegam nele, mas acham piada a estarem ali porque sim, ou jogarem pesado, aí, pronto. Mas para utilizar um telemóvel como workstation, mesmo usando e abusando de ecrã dividido, que isso sim, é multi tasking, não vejo grande limitação na RAM...
My two cents.
Até teres mais RAM não vais dar por falta dela. Pelo menos até as apps começarem a fechar do nada.

Eu também venho de um telemóvel com 2GB de RAM e pensava que não ia ver diferença. Ai não!!

É uma necessidade? Não por enquanto, na verdade, mas que é melhor é!
 
Desculpa @mELIANTE , o citar do post que fiz devia ter saído para o @ziezen ... My bad.
- para terem a certeza que daqui por 2 anos, 4GB de RAM é mesmo insuficiente
[/QUOTE]Então isso é uma contradição.
Se afirmas que daqui por dois anos 4GB não será suficiente, valor que é o dobro da que eu tenho... Como é que me aguentei três anos com 2GB?
Não esquecer que Android é desenhado para correr em hardware diverso, não estão apenas de olho nos flagships...
Olha para os flagships:

Samsung
S5 2GB -> S6 3GB-> S7 4GB-> S8 4GB

HTC
M8 2GB-> M9 3GB-> 10 4GB ->U11 4GB

LG
G3 2GB-> G4 3GB -> G5 4GB -> G6 4GB

GOOGLE
Nexus 5 2GB-> NEXUS 6 3GB->NEXUS 6P 3GB -> Pixel 4GB


Facilmente concluis que Android atual corre bem em até três versões atrás, e se há dois anos que mercado adotou as 4GB, é ilógico afirmar que daqui a 2 anos 4GB serão escassos.


Atenção que não estou a dizer que não há diferença, mas que jamais impede a usabilidade de um telemóvel.
Se, em Marshmallow ou Nougat tiveres 2GB e te sentires limitado é culpa ou do CPU... Não falo em gaming, mas em uso profissional (multitasking)...
 
Última edição:
Acabei por desistir do LG V30, fui para o S8 que estava a 529 na Amazon Alemã, muito tempo leva a LG a anunciar as datas e também pelo preço que vai ser puxadito.
 
Então isso é uma contradição.
Se afirmas que daqui por dois anos 4GB não será suficiente, valor que é o dobro da que eu tenho... Como é que me aguentei três anos com 2GB?
Não esquecer que Android é desenhado para correr em hardware diverso, não estão apenas de olho nos flagships...
Olha para os flagships:

Samsung
S5 2GB -> S6 3GB-> S7 4GB-> S8 4GB

HTC
M8 2GB-> M9 3GB-> 10 4GB ->U11 4GB

LG
G3 2GB-> G4 3GB -> G5 4GB -> G6 4GB

GOOGLE
Nexus 5 2GB-> NEXUS 6 3GB->NEXUS 6P 3GB -> Pixel 4GB


Facilmente concluis que Android atual corre bem em até três versões atrás, e se há dois anos que mercado adotou as 4GB, é ilógico afirmar que daqui a 2 anos 4GB serão escassos.


Atenção que não estou a dizer que não há diferença, mas que jamais impede a usabilidade de um telemóvel.
Se, em Marshmallow ou Nougat tiveres 2GB e te sentires limitado é culpa ou do CPU... Não falo em gaming, mas em uso profissional (multitasking)...
Eu afirmo que daqui por 2 anos não será suficiente? Onde?

Acho que estamos a dizer a mesma coisa...
 
A ram em boa parte só serve quase para manter apps abertas em segundo plano sem as fechar. Tirando uma "meia-duzia" de utilizadores ninguém vai andar a saltar entre 10 apps ou 5 jogos pesados para notar a falta de mais que 4gb... Aliás nem sei se o Android em si tira partido por aí além de tudo o que seja acima disso. Portanto se a grande maioria dos fabricantes acha que 4gb é suficiente(e até a própria Google), alguma razão eles hão-de ter, até porque não é mais 2gb que custam um balúrdio na produção... Para quem ache que é necessário mais, há por aí outras marcas a oferecer mais, é escolher essas e seguir em frente.
 
O smartphone até pode ter 10Gb de ram.
Se o sistema não estiver optimizado para fazer uso da mesma não adianta ter muita ram que não está lá a fazer nada.
O problema de muitas marcas é que não optimizam esse aspecto nos seus smartphones.
Como o código usado é o mesmo pra todos os Androids as marcas optam por usar o pré estabelecido pela Google.
No lançamento do OP3 também era tudo muito bonito com 6Gb de ram e depois foi-se ver e o sistema só usava metade.
Com uns updates lá resolveram a situação.
Pra já 4Gb são suficientes, 6Gb são future proof e 8Gb é só porque sim.
 
Para mim a questão aqui nem é tanto pelos 4Gb RAM que é óbvio que é perfeitamente suficiente para a maioria dos utilizadores (para muitos até 2Gb chega e sobra mas não achariam normal que topos de gama estivessem a sair com 2Gb RAM pois não?!) mas sim pelo preço, a vender os smarphones com estes PVP deviam vir todos com 6Gb ou até 8Gb RAM e 128Gb ROM no minimo, mas se vêm só com 4Gb então deviam ser lançados mais baratos.

Mas quando os lançarem com 6Gb ou 8Gb (e 128Gb ROM) a 1500 paus daqui a 1/2 anos aí já todos (marcas e users) vão dizer que se justifica. :rolleyes:
 
@windroid

Desde 2012/13 que não uso cartões de memória em smartphones e não será daqui para a frente que faço conta de passar de cavalo para burro.

Mais uma vez não está em questão aquilo que chega ou não a cada um como utilizador (se formos por aí então ainda andavamos com topos de gama com 2Gb RAM e 16Gb ROM porque se calhar para a maioria chega e afinal existe slot para cartão de memória ou então comprava tudo o Xiaomi MI A1 porque afinal também chega para o uso dado pela maioria) mas sim os € que as marcas pedem por um topo de gama que afinal depois só é topo de gama em alguns aspectos apesar do PVP elevado (e do custo de produção de 1/4 desse valor).

Mas é só a minha opinião e se quem está comprador destes smartphones a estes preços não se queixa não serei eu que não estou que o irei fazer, mau seria é se não existissem mais opções com os tais 4Gb RAM e 32/64Gb ROM que pelos vistos é consensual que chega. :D
 
Editei o post, @mELIANTE , era para ter debatido a coisa com o @ziezen ... mas depois citei mal.

@bseixas , cada um tem a sua opinião, e se é verdade que o cartão pode ter impacto no sistema, em termos de velocidade, também se pauta por outras vantagens. Eu já tive vários telemóveis, e neste momento apenas compro com expansão por cartão. Porque já fiquei bem à rasca, de ter de fazer reset a ele e se as fotos estivessem na memória interna.... puff... Para mim, isso, aliado ao facto de poder ter algumas gigas de música em mp3 no cartão, junto com a cache do spotify, e fotos, a soma destas três componentes de multimédia, valer-me-iam de limitações, para um uso confortável precisaria de 128GB, o que por si já é premium dentro do premium.
Se pensarmos que, com a série nova de flagships, a ter filmagem em 4k, ultra slow motions e no caso deste LG um excelente DAC, que me faria ripar em lossless a coleção de CDS, basta apenas isso para saber que não havendo expansão de memória, ia sofrer de restrições.
 
@k-otic

Cada caso é um caso (se o cartão berrar também vais ficar a pensar que devias ter usado mas era a interna) e cada um obviamente que opta pelo que se enquadra melhor na sua utilização, a minha questão é precisamente que os 128Gb ROM (e 6Gb RAM) não devia ser em Setembro 2017 considerado algo premium dentro do premium, muito menos em smartphones de 900/1000€.

Atenção que isto não é nada contra o V30 mas sim uma critica global às marcas que andam a vender smartphones por um balurdio mas depois esquecem-se de acompanhar noutros aspectos porque facilmente passa a margem de lucro, por outras palavras e na minha opinião, 4Gb RAM e 32Gb/64Gb é tão 2015 (em 2014 tinha o OPO 3Gb/64Gb) já o PVP hoje não tem nada a ver com os flagship de 2015 (embora seja algo ainda mais inflacionado no mercado nacional).

Ainda assim e do que saiu (ou está para sair) nos últimos tempos de marcas com mais nome e presença no mercado, este V30 pelo menos ainda me despoertou a atenção.
 
Eu entendo o teu ponto de vista e concordo, que para o que pagamos, é abusivo o pouco que é oferecido em termos de memória interna. Excetuando o OP5, mas que "resolve" cortar noutros pontos para mim importantes, para o poder fazer. Estatísticamente falando, avariam muitos mais telemóveis flaships do que cartões de memória de idêntica qualidade. Pode "avariar" software, hardware, ou ambos. Normalmente, até podes passar um carro por cima ou encher o telemóvel com água, que dificilmente o microSD sai danificado disso. Daí a minha preferência, embora perceba a tua.
Sobre os preços, é importante sublinhar que há um género de acordo de subida entre gigantes... não me venham dizer, que desde que comprei o meu flaship na sua era, de 2014, os custos de produção subiram quase
182%, dado que comprávamos quase em lançamento por 500€/600€ e hoje em dia é perto de 1000€...
 
Para quem tem filhos pequenos e está sempre a filmar primeiros passos e afins em UHD, 32Gb não é nada.

Qualquer pessoa que tenha esse tipo de objectivo (muitas filmagens em UHD) nem 64GB nem 128GB, qq um deles é finito e acaba por esgotar. O mais lógico nesse tipo de utilização é gravar para SD e passar depois para PC. Estar a gravar tudo na memória interna acaba por a encher com alguma rapidez comprometendo depois actualizações de apps e sistema operativo.
Tudo que fotografo ou filmo é directo para o cartão SD, não me passa sequer pela cabeça gravar na memória interna.

a minha questão é precisamente que os 128Gb ROM (e 6Gb RAM)
Há marcas que optam por esse tipo de especificações, e tudo porque lhes faltam features verdadeiramente inovadores como são apresentados pelos verdadeiros flagships. Marcas que apresentam esses valores e em tudo o resto são puros gama média (mesmo apresentado valores de 500€ e mais) são marcas que para mim (e de acordo com o meu ponto de vista) não são uma opção. Quem preferir memória e performance, tem toda a legitimidade de optar por uma dessas marcas.
 
Então e os "verdadeiros flagship" não andam também a cortar em algo? Na RAM, ROM, mAh ? :rolleyes:

Que se valorize mais uma camera do que RAM/ROM é perfeitamente legitimo e cabe a cada um fazer a sua opção, mas a grande diferença que vejo aqui é que os de 400/500€ ainda têm desculpas para encontrar um compromisso, já quem os anda a vender a 900/1000€ não.

Quanto ao cartel de preços combinados é óbvio e só não vê quem não quer.


@windroid

Se os outros na casa dos 200€/300€ o fazem parece-me óbvio que os big players só não o fazem porque não querem e para maximizar lucros, por isso é que se vê algumas marcas a vender a ideia de que os 4Gb RAM chegam e sobram porque quanto mais tempo isto andar nos 4Gb RAM e 32Gb/64Gb ROM melhor (mas não será certamente para o consumidor que continuará a pagar mais por menos em alguns aspectos).
 
Última edição:
:D 128GB no mínimo?!? 32GB ou 64GB não te chegam? quantas apps contas instalar, mais de 4000? Se é para guardar fotos há sempre armazenamento externo (pelo menos em verdadeiros topos de gama).

Olha aí as facadas :D Tens flagships (e killers) que não têm armazenamento externo e apesar de reconhecer que para algumas pessoas 32 gb pode não chegar, acho que 64 já é muita fruta para ter no telemóvel (e não são preciso 4000 apps para a encher, basta começar a pôr para lá jogos pesados com fartura fazer vlogs diários em 4k e mais umas coisitas e já tens os 30 gigas ocupados :P ).
128 gb considero overkill, mas como há quem use o smartphone para fazer os downloads para o pc que não consegue em casa já não digo nada eheh
 
Eh pá... 128GB dá para instalar mais de 650 Facebooks que é das apps com instalação mais pesada (190MB, quando se começa a usar gasta bem mais pela colocação de cenas em cache).
Quem quer filmar e guardar musicas a rodos o que me parece mais natural seria usar um cartão SD, estão baratos, são rapidíssimos e convenientes e aí a quantidade de memória interna é completamente "secundarizada", fica apenas para instalação de apps e para as correr.

Então e os "verdadeiros flagship" não andam também a cortar em algo? Na RAM, ROM, mAh ? :rolleyes:
Eu falo de "verdadeiros flaship" porque inovam, são diferentes, apresentam características que nos espantam, deixam-nos com o brilhinho nos olhos, não precisam de andar na corridinha da RAM e ROM para se afirmarem. o S8 não andou nessa corrida e contudo é muitíssimo inovador em imensas áreas, tal como este V30 o parece vir a ser.
Se um tlm de 1000€ podia estar mais carregado de ambas: sim!
Mas precisam de mais?: não! (subjectivo como já temos estado a discutir)

Mas cada um faz como entender como se vê há para todos os gostos e gastos e é escolher um e desfrutar.
 
Última edição:
Quando daqui por um ano a LG lançar o v40 ou o G7 com 6 ou 8 GB de ram, depois vou citar os vossos posts...

Outra questão é a bateria com este ecrã e processador.
Infelizmente não me vai durar das 7h às 22h
 
Back
Topo