Lga 1366/lga 715

Novos Sockets Intel e Intel EX Octo Core

Recebi mesmo agora a newsletter da PC & Cia...(para quem não sabe é uma das melhores revistas de informática brasileiras)

E só o título: "Os próximos sockets da Intel‏"...é logo para deixar um gajo colado :wow::wow::wow:

Os computadores desktop usarão o LGA715 (socket H), que tem menos pinos que o atual 775 porque os processadores da próxima geração, conhecida como Nehalem, terão a controladora de memória integrada e, conseqüentemente, não precisarão mais das linhas de controle conectadas NorthBridge (Ponte Norte do chipset da placa-mãe). Também existem rumores sobre outro socket para desktops, o LGA1160, mas não existe nenhuma confirmação da Intel sobre isso.

Para servidores, será apresentado o socket LGA1366. Os processadores Nehalem para servidores usarão memórias DDR3 registradas, enquanto que os processadores desktop usarão uma versão não registrada. Apesar da memória DDR3 ser eletricamente incompatível com a DDR2, elas têm o mesmo número de pinos e por isso não será necessário aumentar o número de pinos destinados à sinalização.

O socket LGA1366 deverá ser lançado no final do segundo trimestre de 2008. Já o LGA715 deve entrar em produção comercial na segunda metade de 2008 para que tudo esteja pronto no último trimestre de 2008, quando ele será lançado. Se por um lado esse futuro lançamento dará continuidade ao desenvolvimento tecnológico, do outro significa que uma placa-mãe LGA775 adquirida hoje ficará obsoleta em breve, sem suporte aos processadores da geração Nehalem.

Fonte: Noticias3D
fonte dá fonte...lol

Na mesma newsletter tinha: "Intel EX Octo-Core : a CPU mais poderosa":wow::wow::wow:

Com a chegada dos futuros processadores Intel de codinome Nehalem, no final de 2008, a companhia terá um chip com controladora de memória integrada, tal como faz a AMD desde 2003.
Nesta futura linha Intel, nós veremos o processador atualmente conhecido pelo codinome Dunnigton, que dispõe de 6 núcleos. Este, na verdade, é um processador com 3 núcleos Dual-Core, 3MB de cache L2 cada um e de 12 a 16MB de cache L3.
A Intel também apresentará o Beckton EX, o qual será o primeiro processador Octo-Core da companhia. Ou seja, 4 processadores Dual-Core com 6MB de cache L2 compartilhados, acompanhados de 24MB de cache L3. A linha EX será composta por 2 processadores high end que certamente vão superar a barreira dos 1000 dólares...

Fonte: Geeration3D
Não consegui encontrar este artigo...nem mesmo no site da revista...mas deixo aqui o link do artigo original em françês

Grandes novidades hum...:wow::wow::wow:
...este "MUNDO" não para...
 
Última edição pelo moderador:
Final de 08;) e aquilo está mal,porque o Nehalem penso que já vá ser um "verdadeiro" quad-core e não 2 dual-cores

As versões que a Intel confirmou na última IDF foram um quad-core nativo com dual-threading/Hyperthreading evoluído (8 threads efectivas) e um octo-core com 16 threads (não se sabe se é nativo ou usa um package do tipo MCM como os actuais Core 2 Quad).

De notar que os chipsets para os futuros Intel Xeon LGA 1366 suportam também (em teoria, pelo menos) a futura versão do Intel Itanium com o bus "Quickpath" comum aos "Nehalem".
 
Última edição:
dizem que a die tem cerca de 1.9 billioes de transistors, os penryn tem 800 millhoes, certo?

entao, pelo menos até 2010 a lei de moore continua viva!
 
dizem que a die tem cerca de 1.9 billioes de transistors, os penryn tem 800 millhoes, certo?

entao, pelo menos até 2010 a lei de moore continua viva!

Sim, é mais ou menos isso que se tem falado por aí.

Mas, ao contrário dos actuais Core 2 de 45nm e 65nm (onde a cache L2 ocupa a maior parte desses transístores na die), a grande maioria da die do "Core 3" -diz-se que pode ser este o nome final- será ocupada pela lógica interna e unidades de execução, as quais serão profundamente reestruturadas.
Aliás, fala-se num salto tecnológico e de performance entre os Core 2 e os Core 3 semelhante ao que aconteceu na passagem dos Pentium 4/D para os Core 2, pois a Intel vai abandonar finalmente o Front Side Bus "GTL+", em uso desde o velhinho Pentium Pro de 1995.


Os actuais Core 2 Duo, pese embora a grande vantagem em termos de velocidade e performance por watt em relação aos predecessores P4 e à concorrência, continuam a basear-se essencialmente na arquitectura dos Pentium Pro/II/III/M/Core Duo por força da tecnologia de FSB e das caches L1 (não tanto a das L2).


Se reparares bem, também na AMD a arquitectura básica das caches L1/L2 tem sido essencialmente a mesma desde o tempo do antigo Athlon "Thunderbird" clássico de 1998 até aos actuais Phenom.
 
Back
Topo