Lian-Li PC-Q38

JPgod

Moderador
Staff
Lian-Li has announced their latest small form factor (SFF) chassis, the PC-Q38. Lian-Li calls the full aluminum, windowed Mini-ITX case one that focuses on performance per liter, offers liquid-cooling potential, and for those who find the PC-Q37 is too big for their needs. Outside of being smaller than the ITX supporting models surrounding it, the styling has changed. A single power button surrounded by a blue LED sits in the middle of the gray (or silver) brushed aluminum face The edges are rounded lending it to a more classic and subdued look.

g2Rj2X2b1_wDfaLG-Xqs04bHX1W-uOd29cKPyCCwuR24mKqo27gmgsHem4hau_mzSoECxy2MXq5NZDFOy96HBcKmaNd6ApoKLCnfXbNsKzeMYLRnW9YNtzSRLnNDKc47yj_J6mXtWhSOy16xCGMT1HnrPi_-7QMAemctbhSCb0YFMFQqncLCk94ABS7a92gVyOeRgDdYUfbUQKUwoetH2dHf16unodB_BnGfIOOY2WKpngS1B1yZaFl3apCYnuZPTv-r3kkzVAlhlNyI0gLQs8_PnLH2UNV3O34u5nELhiuWH-6HjVvepzlC0AJPnPCw2sbdDWShVH7m_MHtvGEyT1_XJi4N_MddkE6oQ5Nj80tkiNEIipPY6HyUFM7sepxtThs4RstnH1mOojuJP39zOMQXA2g_1I7qdq28hWbnCfr26FQlyLYnb80MEr7zT4aPisdw-Ov21bn4J2WMtuAryi4UM0AkJl4IESdcouXtllmmIf2B0tQVP_tA8V_wnAA-hyqp42aQr81AdBO8EU6_BEoPZjLPbaaKHVSuvuysC2i6PyCY445RLFYIfgAJPwUrBJrs-k1jPh8MN46N_1ccWmcVMjUmsYPZDoD6y0sVnYJoXT0NG6MpKRt6c8-I1PjxT0yviwGcFHsbPuXaI5bM53sLTUmpzAFAU4k=s974-no

Anandtech

Site oficial

galeria de fotos


Finalmente encontrei a caixa dos meus sonhos:
- Pequena
- Aluminio
- Nenhuma baia 5,25"
- Suporte à radiador 240
- suporte para placa gráficas maiores.
- design extremamente sóbrio.
- Suporte para 2 SSD's/2,5".
- Não sendo barata, também não é uma fortuna (110$)

O senão é fonte SFX que não tem grande escolha e não ter filtros que será uma dor de cabeça de poeira.

Para que grandes torres para sistemas single GPU, na era dos SSDs e M.2?

Fica na wishlist quando tiver oportunidade de importar pro Brasil sem ir à falência (à juntar board mini ITX e fonte SFX).
 
Última edição:
Para que grandes torres para sistemas single GPU, na era dos SSDs e M.2?

Para quê cadeiras grandes quando podes comprar cadeirinhas ou fazer sofás com estrado de madeira e almofadas ? :)

A realidade é que é mais uma razão estética que outra coisa , tenho uma caixa grande e não tenho qualquer problema com o que ela ocupa , não é diferente do que ter moveis , monitores\tv's , aparelhagem e afins ...tudo ocupa o seu espaço . Podes gostar dela por não precisares de mais espaço mas eu por exemplo não conseguia meter o que tenho na minha lá dentro e muito provavelmente nem o rad monsta lá cabia
 
Só deixei a minha opinião, a min faz confusão ter caixas enormes e depois tem single gpu, 1 SSD ou M2 e um cooler comum.

Claro que gostos não se discutem, há quem prefira caixas maiores, outros sistemas compactos, outros portáteis, etc.

Hoje apesar de ter microATX, ainda acho demasiado grande, precisamente devido o enorme footprint ocupado devido a caixa (uma corsair 350d) tem 2 baias 5" e suporte para vários HDD 3,5 e 2,5".

Hoje em dia ainda se vê muitos desktops "grandes" e depois estão vazios :D

O bakano desta caixa é que cabe um radiador 240mm, típico de um bom AIO e uma gráfica normal e ter assim um sistema potente sem sacrificar muita coisa (quanto muito alguma capacidade de OC devido à limitação de power delivery, mas como eu faço apenas light OC não seria problema)

Claro se o objetivo é ter gráficas com grandes coolers, usar SLI, e custom loop ai não tem jeito se não usar mid ou bigtower.
 
Com essas vents em baixo sem filtros, exactamente na zona do GPU, será um autêntico aspirador. M-Itx é muito bom e também me faz confusão caixas ATX com imenso espaço como referiste. Mas continuo a achar M-Atx o sweet spot, porque em itx o problema de temperaturas ainda é vulgar, dependendo claro do hardware a ser usado.
 
Eu não gosto de caixas muito pequenas.

Não é que tenham que ser grandes, mas que tenham espaço decente, o que também ajuda em termos de temperaturas mais baixas.
E com isolamento acústico, algo obrigatório.

E não consigo entender como se abdica de conforto acústico só para ter um painel acrílico para 'exibir' os componentes do PC.

Mas é naquela do... há gostos para tudo.


Acho caro se nem filtros para o pó tem.
Caixas LiLi nunca são baratas.
Não ter filtros é uma falha, mas a qualidade de construção do resto também se paga.

Mas também era preferível custar mais uma dúzia de euros, ou pouco mais, e ter filtros.

Filtros facilmente removíveis para limpar, tal como isolamento acústico, é algo que devia ser obrigatório numa caixa que custe mais que 50/60€.
 
A mim faz-me confusão como andei anos e anos a trocar de caixa, porque para cada mudança ficava curta, até que comprei uma full tower....algo que tem espaço de sobra para single ou dual gpu, WC, discos, ssd, etc, hoje e amanhã.

Senão tiver constricções de espaço, para um mesmo orçamento e características, quanto maior, melhor.
 
Sinceramente, não valem o que pedem por elas, Lian-Li já foi sinónimo de qualidade imbatível, há uns 10 anos atrás. Agora, nem por isso...
 
A Lian-Li continua a ter a mesma qualidade de sempre, talvez até mais. A concorrência, hoje em dia, é que é infinitamente mais competente.

O mercado está cheio de boas opções, bastante mais baratas, como todo o tipo de features. Podem não ser em alumínio, mas para a grande maioria das pessoas pouco importa porque não andam com as caixas de um lado para o outro.
 
Lian Li ainda continua sendo boa! Eu mesmo tive duas, ambas excelentes. Uma PC-71 que era o autentico armário, mas para WC custom pesado era do melhor.

Depois fui para uma pc-880 "media center" e vendi pouco tempo antes de vir pro Brasil... Mas mesmo era já é enorme pros padrões de hoje para computador compacto, embora suportava ATX normal e graficas grandes.

Do resto o que me chateia e não ter quase nada que tenha suporte à gráficas grandes (normais, nada de colossos com fans de 120mm e afins) e um AIO 240 (que ao mesmo tempo faz de intake/outtake) e que abdique completamente de baias 5" e 3,5" em favor de 2,5" para ocupar pouco espaço, por isso que esta ai me encheu o olho.

@erdnagama no Brasil caixa de metal = oxidação. Até a minha Corsair 350d já tem pontos de ferrugem, claro que a pintura retarda isso :(

Uma que gostei muito foi a corsair Air 240, embora seja ainda um bocadinho grande, embora bem prática e também sem filtros...
 
Já tive Lian Li também, e foi a melhor marca de caixas que me passou pelas mãos. Acabamentos, materiais, peso, tudo. Caixas perfeitas para quem transporta com alguma regularidade (no meu caso levo o PC para o estúdio e ainda não existe um portátil que me satisfaça :D). Tive sempre os modelos pequenos deles, M-atx.
 
A mim faz-me confusão como andei anos e anos a trocar de caixa, porque para cada mudança ficava curta, até que comprei uma full tower....algo que tem espaço de sobra para single ou dual gpu, WC, discos, ssd, etc, hoje e amanhã.

Senão tiver constricções de espaço, para um mesmo orçamento e características, quanto maior, melhor.

Exactamente! Poucos de nós vivemos num apartamento japonês. Chatices para quê? Embora no meu caso, mid chega e sobra.
 
Eu já tive ITX e depois acabei por perceber que me ocupava mais espaço que uma ATX, porque a usava em cima da mesa :) Ao passo que a Caixa ATX fica no chão e até serve de suporte para comandos, fones, pens, discos e etc.

A vantagem de ITX é para espaços reduzidos, dependendo do modelo em questão (porque há modelos que sinceramente fazem 0 sentido), e também mobilidade. Levar um Raven RZ para o estúdio não é o mesmo que levar uma Phanteks :)
 
Eu sempre usei o PC em cima da mesa, no chão apanha-se sempre muito mais pó... E Assim optei por builds mais pequenas...
 
Back
Topo