Libera o teu negócio com Debian Jessie e LemoPOS por Diario de una Linuxera.

Minguno

Power Member
Andando pela web encontrei uma entrada interessante de Jessica Suarez no seu Diario de uma Linuxeira , na qual nos ensina a instalar o LemonPOS no Debian Jessie.

O LemonPOS é um software ponto de venda igual àqueles típicos softwares encontrados em tantos e tantos locais , lojas empresas que facilita a vida do cliente e do vendedor.

Ref: https://diariodeunalinuxera.com/201...cio-con-debian-jessie-y-lemonpos/#comment-880

"Si tienes un negocio o piensas montar uno en el que necesites un TPV (Terminal Punto de Venta) para realizar las ventas y tener un control de la materia prima, GNU/Linux es la solución. Hay bastantes POS (Point Of Sale) con licencia libre o de código abierto pero siempre hay que pagar algún módulo o registro, por suerte encontré uno que sí es completamente gratuito, LemonPOS."

Se tens um negócio ou pensas montar um no qual precisas de um TPV - terminal ponto de venda, para realizar as vendas e controlar stocks GNU/Linux é a solução. Existem muitos softwares estilo POS (Pontos de venda em Inglês Point of sale) com licença livre e de código aberto alguns deles exigem pagamento de módulo software ou registro mas alguns são totalmente gratuitos como o LemonPOS.

"LemonPOS es un software TPV de código abierto dirigido a pequeñas y medianas empresas, utiliza MySQL para la gestión y almacenamiento de la base de datos, se puede utilizar una sola base de datos con muchos terminales de punto de venta en una red. Cuenta con una interfaz bonita y amigable que hace su uso muy sencillo, se pueden añadir artículos, crear usuarios, clientes, generar tickets, etc. Vamos a ver como instalarlo en Debian 8 Jessie KDE Plasma."

Dirigido a pequenas e médias empresas o LemonPOS utiliza MySQL para a gestão da base de dados pode-se usar uma só base de dados com variados pontos de venda em rede. Conta com interface intuitiva, bela e amigável com um estilo de uso muito simples, onde se podem adicionar arigos de venda , criar usuários, clientese gerar os tickets - factura de venda etc... Veremos como instala no Debian Jessie.

O código fonte está aqui e devemos decarregar → https://github.com/hydrosIII/lemonpos

Para o software precisamos de ter umas dependências satisfeitas e isso podemos instalar do seguinte modo→

su -

apt-get update

apt-get upgrade

apt-get install build-essential g++ cmake gettext libqt4-sql-mysql kdelibs5-dev
checkinstall

Instalamos um servidor MySQL →
apt-get install mysql-server php5-mysql

Chamar-nos-à a dar uma palavra password (senha) de root à criação do servidor base de dados, aí devemos introduzir a nossa password root

Agora instalamos o LemonPOS antes de tudo procedemos a extraír o resultante da descarga do LemonPOS numa pasta e depois em terminal navegamos para lá com o comando cd depois precisamos de um procedimento mkdir (directório criado , make directory).

Imaginemos que eu descarrego e extraio o LemonPOS em
/home/portaro/lemon

-para instalar faria o seguinte : abro terminal, navego até essa pasta e procedo a instalar→
cd ~/lemon

mkdir build

cd build

cmake .. -DCMAKE_INSTALL_PREFIX=`kde4-config --prefix`

make

su

checkinstall

-chegados aqui anteriormente criamos um procedimento para configuração a pacote .deb e instalamos o LemonPOS seguidamente con dpkg


dpkg -i lemonpos_debianjessie_i386.deb * reparem no nome se derem nome ao pacote criado pois o dpkg precisa desse alvo .

"Una vez instalado vamos a poblar la base de datos, nos dirigimos a ... "

Uma vez instalado o LemonPOS configura-se a base de dados→

cd /usr/share/kde4/apps/lemon

Criamos a base de dados →

cat lemon_mysql.sql | mysql -u root -p

Criada a base de dados corremos um script →

cat fix_roles.sql | mysql -u root -p

Feito, agora se executarmos o comando lemon num terminal veremos o nosso LemonPOS em andamento e pronto a uso!

"La base de datos se llama Squeeze, también se puede encontrar entre las aplicaciones o ejecutarla desde la terminal con el comando Squeeze ..."

A base de dados obtém nome Squeeze e podemos executá-la dando esse comando também - squeeze .

"
El usuario es “admin” y la contraseña “linux”.
"

O usuário é admin e a senha password é linux.

Ref: https://hydrosiii.github.io/posts/revision-e-instalacion-de-lemonpos.html
https://diariodeunalinuxera.com/201...cio-con-debian-jessie-y-lemonpos/#comment-880
http://gnulinuxvagos.es/topic/5798-...jessie-y-lemonpos-por-diario-de-una-linuxera/

Mencionado neste fórum com base em
https://diariodeunalinuxera.com/201...cio-con-debian-jessie-y-lemonpos/#comment-880 ; autora Jessica Suarez.

Convido-vos a visitar o diario de una Linuxera para outras entradas interessantes.
 
No Ubuntu se tiverem erro com o cmake podem instalar o pacote via
sudo apt-get install lemonpos

E antes de usarem repassam o passo acima

cd /usr/share/kde4/apps/lemon

Criamos a base de dados →

cat lemon_mysql.sql | mysql -u root -p

Usam os mesmos comandos squeeze ou lemon.
 
Ainda há pequenas empresas que podem querer usar programa deste estilo para tornar fácil por exemplo controlar vendas e stocks ou marcações lista e não sendo obrigadas a usar programa certificado que usem método manual por exemplo cabeleireiros, costureiras ou otros com totais anuais inferiores a det. montante→

https://info.portaldasfinancas.gov....68-44FC-8365-8CFACE749DC2/0/Cert_Prog_Fat.pdf
"
Esta obrigatoriedade de utilização de programa certificado vigora desde 1 de janeiro
de 2013 para sujeitos passivos com volume de negócios superior a € 100 000.
"
Os programas livres podem ser adaptados por exemplo a falta de um módulo pode resolver-se facilmente com pouco trabalho.

Existem muitos programas gratuitos ex:http://www.bulmagesplus.com/ e muitos programadores que poderiam , aliás algumas empresas adaptam alguns livres a partir da leitura do código para depois os usar como programa próprio e vender , ...e podem adaptar programas livres às necessidades de certificação . O problema que vejo aqui não é o facto da certificação acho que é mais a falta de um sistema claro de acesso à certificação - na página que referes não encontro nenhuma descrição dos processos de certificação ou como requerer tal, por outro lado espero que essa certificação ou pedido seja uma verificação de programa por comissão de decisão do mesmo acto que age sobre distintos pedidos e de forma GRATUITA face ao requerente.

O único que encontrei foi isto → http://info.portaldasfinancas.gov.p...9B8-4D8E-BD3D-696DD2C78D8D/0/M24_IRC_2010.pdf

Em Portugal certamente se lembraram que por exemplo eu posso fazer um programa ponto de venda liberá-lo em GPL e de acordo às regras da autoridade tributária ora se assim for preciso de ter igualdade e tratamento e o mínimo é ter acesso claro às regras de certificação e pedidos dela .


Se uma empresa quiser pedir um programa personalizado pode ficar mais barato que certas licenças de outros , depende do prograamador.




1ª Conclusão na página da autoridade tributária deveria ter uma descrição detalhada e links para as certificações por algum motivo não está lá ou eu não a vi.

2ª Conclusão adaptar um programa pode poupar dinheiro dar personalização de apresentação e ajudar à autonomia de decisão do uso da empresa que o quer.

3ª Para que tudo isso (acima) aconteça é preciso informação clara e acessibilidade aos canais de certificação também clara.

Ref:http://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/1117

Se estiver errado que alguém me corrija.
 
Back
Topo