Liberdades e a falta delas

Finalmente chegou o "brinquedo"! :009:



A foto da modesta família até agora:


E uma foto de exemplo tirada sem grandes cuidados, apenas para ver os 10mm (forum coimbra):


Não é por mal, mas calma com fotos dentro de centros comerciais. Isso é ilegal, para não dizer que conheço malta que já se tramou com isso. Dou o exemplo de uma foto tirada num centro comercial que foi colocada num blog, e bem a brincadeira ficou em 3500 euros. Ainda bem que não foi a mim lol, mas o gajo que a tirou bem que ficou à rasca.

Por falar nisso, reparei num ponto preto quando meto a lente de 50mm à frente do olho.

Não é em nenhum dos lados, é mesmo lá dentro, o que é que pode ser? Só enviando para alguém que abra aquilo?


Não te chateies. É pó, e se procurares aqui no fórum tive exactamente o mesmo problema. Não te preocupes que ela pode vir ainda pior. E sinceramente digo-te já que não afecta a foto. Experimenta colocar algo um pouco mais pequeno do que uma moeda de 1 cêntimo encostado à lente, e tira uma foto focando outra coisa qualquer. Vais ver que o que colocaste na lente nem aparece. Relaxa que eu passei por duas lentes e vinham todas nesse estado. Entretanto confirmei com malta profissional ou não profissional e todos têm esse problema.
 
Última edição:
Não é por mal, mas calma com fotos dentro de centros comerciais. Isso é ilegal, para não dizer que conheço malta que já se tramou com isso. Dou o exemplo de uma foto tirada num centro comercial que foi colocada num blog, e bem a brincadeira ficou em 3500 euros. Ainda bem que não foi a mim lol, mas o gajo que a tirou bem que ficou à rasca.

Bem isso é grande stress só por uma foto, mas pronto mais vale prevenir... lol

Eu depois arranjo outra foto em 10mm :P
 
Não é por mal, mas calma com fotos dentro de centros comerciais. Isso é ilegal, para não dizer que conheço malta que já se tramou com isso. Dou o exemplo de uma foto tirada num centro comercial que foi colocada num blog, e bem a brincadeira ficou em 3500 euros. Ainda bem que não foi a mim lol, mas o gajo que a tirou bem que ficou à rasca.

Ilegal como e porquê? Ainda não há muito tempo se falou nisto aqui e com legislação citada e chegou-se à conclusão que era legal fotografar dentro de locais publicos, o que se faz com as fotos é que pode ser ilegal. Eu já tirei fotos dentro de CC (Fórum Aveiro) com os seguranças a ver e nunca me disseram nada.
 
Ilegal como e porquê? Ainda não há muito tempo se falou nisto aqui e com legislação citada e chegou-se à conclusão que era legal fotografar dentro de locais publicos, o que se faz com as fotos é que pode ser ilegal. Eu já tirei fotos dentro de CC (Fórum Aveiro) com os seguranças a ver e nunca me disseram nada.

um centro comercial não é público, é um espaço privado com acesso livre..

cumps
 
Última edição pelo moderador:
E o estádio de futebol, as praças de touros, os autódromos, o festival do Sudoeste, o que não falta é fotos de locais desses, com montes de pessoas, são todas ilegais?
 
Ilegal como e porquê? Ainda não há muito tempo se falou nisto aqui e com legislação citada e chegou-se à conclusão que era legal fotografar dentro de locais publicos, o que se faz com as fotos é que pode ser ilegal. Eu já tirei fotos dentro de CC (Fórum Aveiro) com os seguranças a ver e nunca me disseram nada.

Lá porque não te disseram nada, não significa que o pudesses fazer. Eles são livres de lixar no assunto, mas se te mandarem guardar a máquina ou apagar as fotos, és obrigado a fazê-lo.

Então o que é um espaço público? Tem que pertencer ao estado?

Mesmo pertencendo ao estado, pode não ser um espaço público. Um espaço público teoricamente é um espaço sem dono, de acesso livre, tipo a rua.
 
Em lado nenhum está afixada a proibição de fotografar no CC, apenas no interior de algumas lojas. Nestas coisas deve imperar o bom senso, não vou andar a tirar ostensivamente fotos ás pessoas, mas tirar uma foto à minha mulher em frente à árvore de Natal ou nos jardins do CC não tem problema nenhum, o acto de fotografar em locais publicos não é ilegal, o que pode ser ilegal é o uso que se dá ao que se fotografa, comprar uma catana não é ilegal, ilegal é andar a cortar braços e pernas a torto e a direito. :D
 
Em lado nenhum está afixada a proibição de fotografar no CC, apenas no interior de algumas lojas. Nestas coisas deve imperar o bom senso, não vou andar a tirar ostensivamente fotos ás pessoas, mas tirar uma foto à minha mulher em frente à árvore de Natal ou nos jardins do CC não tem problema nenhum, o acto de fotografar em locais publicos não é ilegal, o que pode ser ilegal é o uso que se dá ao que se fotografa, comprar uma catana não é ilegal, ilegal é andar a cortar braços e pernas a torto e a direito. :D

Não é um local público.

A maioria dos CC tem um sinal à entrada (um autocolante miserável, mas está lá), mas mesmo que não tenha, é um local privado que pertence a uma entidade e como tal não podes tirar fotos.

Se estás num local privado, és tu que tens que pedir autorização e não a entidade responsável pelo local que tem que te proibir.
 
Um local frequentado pelo público não é um local público

Bem dito. Por norma, mas nem sempre, um espaço aberto pode ser público. O caso do sudoeste etc, bem isso estás a fotografar concertos de malta que tem direitos sobre a sua imagem, neste caso a banda. Se fotografares amigos isso é outro assunto. Quanto a centros comerciais é complicado mas a verdade é que eles têm direitos sobre qualquer imagem. É quase como tirarem fotos em tua casa. Lá porque uns amigos a frequentam, não significa que possam tirar fotos sem tu saberes e autorizares. Pessoalmente não iria gostar disso. Depois impera o bom senso. No entanto se adverti no caso daquela foto foi por saber o quanto isso pode prejudicar alguém e ainda digo mais. No caso do fórum eles podem impedir que na varanda que tem a vista para a cidade, a malta tire fotos. O espaço é deles e eles fazem o que quiserem. Já me aconteceu isso no Dolce Vita Coimbra durante uma maratona *****. Tirava fotos à rua numa ponte que pertence ao centro comercial, e os seguranças lá me vieram chatear.
 
Qualquer centro comercial é um espaço privado frequentado pelo público, logo, é sempre necessário um pedido de autorização para usar uma maquina fotográfica dentro do recinto, mesmo que apontado para fora do centro.

Se seguirem esta filosofia, acaba por se voltar ao velho hábito de "dá-me licença que tire uma fotografia?" porque se realmente pensarem no assunto, quantos locais publicos é que realmente existem que não possuam nada de privado?
 
Bom sem falar na questão de ser ilegal ou não (porque o é), não compreendo o porquê de um centro comercial armar tanta confusão por causa de uma foto. Embora não saiba o que se passou com essa foto em questão (a dos 3500€), que razão teria a administração de um centro comercial em fazer com que um fotografo paga-se tanto por ter tirado uma foto?

No caso da que eu tirei (ou uma do mesmo género), por exemplo, nem se notava bem as pessoas que lá estavam (estava com uma velocidade muito lenta para se perceber bem), e julgo que mal se notavam as lojas, pois o que estava em primeiro plano era a arquitectura da "praça" e das escadas rolantes. Em muitos casos uma foto deste tipo (não a minha em especial) até pode favorecer um centro comercial, pois pode fazer com que as pessoas que a vêm tenham interesse em ir visitar esse centro comercial.

Por isso qual será a maior razão por parte de uma admistração de criar tantos problemas para o fotografo, isto claro se a foto não estiver a dar má imagem do centro comercial.
 
Posso-te dar um exemplo que se passou comigo (e por acaso tinha autorização), em que o problema era precisamente estar a fotografar a arquitectura do local. A própria arquitectura de um edifício tem direitos de propriedade intelectual e até fotografar de fora pode ser problemático.

Confesso que também não vejo razão para os 3500€, mas o que é certo é que as pessoas deviam saber disso. Não devia ser "mistério" para ninguém que um CC é um espaço privado e que dentro de espaços privados tem que se pedir autorizações primeiro.
 
Última edição:
acho que está tudo dito..
por exemplo, eu aqui há dias fui ver uma exposição ao CAV e tirei umas fotos ao espaço, mas primeiro tive de pedir autorização para o fazer.. é um espaço aberto ao público, mas não deixa de ser de uma entidade privada (estatal ou não)

cumps
 
no CC Atrium Saldanha em lisboa esta bem explicito em todas as portas de entrada proibido fotografar e filmar. o CC ganhou alguns premios de arquitectura, usa uns materiais xpto, etc, e volta na volta ate fazem exposicoes de fotografia do centro comercial :)

3500€ e puxado, mas tb ninguem sabe se ele nao vendeu/usou akela imagem para algum fim sem autorização...se assim foi pode justificar a quantia...
 
no CC Atrium Saldanha em lisboa esta bem explicito em todas as portas de entrada proibido fotografar e filmar. o CC ganhou alguns premios de arquitectura, usa uns materiais xpto, etc, e volta na volta ate fazem exposicoes de fotografia do centro comercial :)

3500€ e puxado, mas tb ninguem sabe se ele nao vendeu/usou akela imagem para algum fim sem autorização...se assim foi pode justificar a quantia...

Foi um acaso. O que aconteceu foi que o blog dele acabou por ser falado numa revista. No entanto essa mesma foto nem foi publicada. Mas com a atenção a mais que o blog teve acabou por resultar nisso. Foi uma série de acontecimentos de azar, no entanto todo o cuidado é pouco.
 
Em locais públicos posso fotografar quem eu quiser (com bom senso...) desde que quem seja fotografado não me diga que não? Ou só não posso publicar as fotos?
 
Última edição:
1º depende se estas a fotografar o local publico ou uma pessoa especificamente.

i.e. podes fotografar uma praca onde aparecem pessoas sem lhes pedir autorizacao, agora fotografar especificamente uma pessoa que por acaso estava a passar na praca, se quiseres fazer alguma coisa com a foto, ai só com consentimento.

tens umas leis aqui: http://www.cm-sintra.pt/Artigo.aspx?ID=2825
 
Back
Topo