Licenças de Base de Dados

ceptrus

Power Member
Estou num projecto para desenvolver um software de gestão para uma empresa.
A nível de licenças o meu conhecimento é nulo, deste modo gostaria de saber se me conseguem ajudar.

É assim:
MySQL tem licenças de desenvolvimento gratuitas para podermos mais tarde tarde comercializar ?
SQL Server 2005 Express não tem qualquer tipo de restrição à comercialização de aplicações pois não ?
Acerca de Oracle ? O que me sabem, ou conseguem dizer ?
 
Departamento jurídico.

É a única maneira de saberes como deve ser. Esse tipo de coisas têm licenças propositadamente crípticas.
 
Do que sei, SQL Server, Oracle e MySQL têm versões "de borla"! Se estás a desenvolver aplicações comerciais qualquer um dos três terão de ser pagos à parte ou podes incluí-los no preço do teu software. Todavia, se o software for livre, no caso do MySQL "não pagas" o licenciamento (da última vez que li a licença toda era assim :S) embora tenhas que manter a licença dessa forma. Livre. No caso do SQL Server tens o SQL Server Express Edition bem como no caso do Oracle (há uma versão "levezinha" e grátis) completamente funcional. No caso do SQL Server Express ficas limitado a um processador (o que costuma ser o suficiente) e do que li acerca do Oracle o que acontece é semelhante.
No que diz respeito à dimensão, ficas sempre limitado a 2GB no total da BD (excepto no caso do MySQL).
O que aconselho, do que experimentei, para não ficares limitado por licenças é mesmo PostgreSQL. Muito semelhante a Oracle com uma diferença grande em termo de carga no processador (bem mais leve).
Ouvi falar bem de Firebird e Tom Cat... mas não te consigo dar uma resposta imediata acerca deste dois!

Fica a opinião! 1abraço!
 
O SQLServer express é gratuito para qualquer fim (comercial ou open source).
O mysql é gratuito para aplicações opensource que necessitem exclusivamente do mysql (ie, se a tua aplicação puder funcionar com outra base de dados, já não necessitas de pagar a licença mysql).
O oracle não faço ideia, mas pelo que conheço do nome deve ser tambem pago (a nao ser que tenha uma versão express como a microsoft).
O postgres, pelo menos na versao que experimentei, era um bocado pesado.
Tenho estado a brincar também com o sqlite. Parece-me até agora bastante rápido (e sem qualquer limitaçao a nivel de licenças).
 
Qual foi a versão que usaste? Em que ambiente? Windows ou Linux? eu usei em ambos e só tenho a dizer bem do PostgreSQL.
Tens ferramentas excelentes e tempos de resposta fantásticos! Em JOINS com 700/800 linhas por tabela e com 3 tabelas consegui tempos de 200ms. Com o SQL Server Express consigo uns terríveis 1,7 segundos... :( Tens suporte a objectos como no Oracle, tabelas aninhadas, etc etc... bem mais maduro que o MySQL. Acho que o MySQL se popularizou muito graças à Web


Edit:
Se estiveres a falar de carga é uma questão de instalares o Oracle 10g (sem ser a versão express) e veres o quanto pesa um SGBD! :P até mesmo a versão express da Oracle (o mesmo 10g) "roubava-me" 360Megas de RAM :) Isto sim, é power :P
 
Última edição:
Acho que o Oracle também tem uma versão express, mas é extremamente pesada... as in, 1 PC para servidor de BD só. E mesmo assim...

Hão de dar uma espreitadela no HSQLDB. É feito em java. Usei e gostei :)
 
Sim, o oracle é uma "bomba" em consumo. Mesmo que não se use-o, mete uns serviços a correr que devoram muita ram, (eu costumo desliga-los e correr a mão quando precisava usar a BD)
 
Mas nem é suposto eles preocuparem-se muito com isso.

O Oracle á um SGBD destinado a grandes bases de dados, algumas até distribuidas. É suposto que o pc que tem essa base de dados não ter absolutamente mais nada, uma máquina dedicada apenas para aquela BD. Não há grande problema em o Oracle chupar os recursos todos daquela máquina pois nem é suposto haver lá mais nada a correr.
 
Qual foi a versão que usaste? Em que ambiente? Windows ou Linux? eu usei em ambos e só tenho a dizer bem do PostgreSQL.
Usei em windows.
Ou usei mal a ferramenta (usei da mesma forma que uso mysql ou sqlite), mas depois acabei por abandonar a plataforma.
Quando tiver tempo vou ver se retorno a ela :)
 
Estou num projecto para desenvolver um software de gestão para uma empresa.
A nível de licenças o meu conhecimento é nulo, deste modo gostaria de saber se me conseguem ajudar.

É assim:
MySQL tem licenças de desenvolvimento gratuitas para podermos mais tarde tarde comercializar ?
SQL Server 2005 Express não tem qualquer tipo de restrição à comercialização de aplicações pois não ?
Acerca de Oracle ? O que me sabem, ou conseguem dizer ?


O MySQL podes usar para desenvolver sem pagares, se depois venderes a tua aplicação tens de comprar uma licença.
MS SQL Server não gosto, não conheço como funciona as licenças.
Oracle não uses para "coisas" pequenas, é relativamente caro e convém ter uma máquina dedicada para a BD.
 
Usa o Postgresql e nao teras qualquer tipo de problema... a licença é BSD, ou seja so es obrigado a manter o header no codigo, mas como n vais mexer no codigo deles, podes fazer o que quiseres...
 
Mas nem é suposto eles preocuparem-se muito com isso.

O Oracle á um SGBD destinado a grandes bases de dados, algumas até distribuidas. É suposto que o pc que tem essa base de dados não ter absolutamente mais nada, uma máquina dedicada apenas para aquela BD. Não há grande problema em o Oracle chupar os recursos todos daquela máquina pois nem é suposto haver lá mais nada a correr.

Só pra completar, a versão Oracle 10g <- g de "grid computing" (segundo o que me foi dito por quem me deu formação em Oracle) foi a versão que mais introduziu inovação ao nível de sistemas distribuídos e processamento distribuído! Sem dúvida, é para bases de dados de GRANDE porte! E sim, é para ser um servidor de Base de Dados não é para "brincar" às bases de dados! :)
 
É assim, pelo que li no site da MS, o sql server express nao tem qualquer tipo de restricao a nivel de licencas, ou seja, pode ser comercializado sem ter que comprar licencas.
o unico problema é realmente o limite de 2gb.

o PostgreSQL nao conhecia mas vou ter que me informar acerca dele. só gostava que me dissessem se tem limite ou nao de espaco, pois os 2gb apesar de ser muito espaco prá aplicaçao que estamos a pensar fazer nao é muito.

acerca do oracle, queria saber o mesmo. visto que existe uma versao grátis, qual o limite de tamanho? se é que tem limite e já agora se souberem alguma coisa acerca de como funcionam as licencas digam..
 
Aqui tens uma boa razão para usar PostgreSQL:
http://www.sitepoint.com/blogs/2006/08/05/oscon-2006-big-bad-postgresql/

A Fujitsu... :)
http://www.linux.com/feature/37163

E mais uns hints...
http://searchenterpriselinux.techtarget.com/originalContent/0,289142,sid39_gci1176006,00.html

E mais qq coisa :)
http://hamacker.wordpress.com/2007/08/01/postgre-or-not-postre/

edit: Não tem limite de espaço, o PG e é muito muito leve! A versão do Oracle Express (aka Oracle XE) tem as mesmas limitações que o SQL Express Edition
da Miscrosoft (1GB Ram de Pool no máximo e 1 processador!). A Oracle limita a base de dados de 4GB no máximo, isto, em detrimento dos 2GB da Microsoft!
Aconselho a leres este documento da própria Oracle!

Qq coisa, avisa!

1abraço
 
Última edição:
Back
Topo