Licenças de Software

CodeZero

Power Member
Boa noite,

Pretendo na minha empresa instalar apenas software em que a sua licenças permitam o uso para fins comercias, evitando deste modo recorrer a software pirata e poupar custos.

As diversas licenças GPL, BSD, MIT, APACHE, MOZILLA, CREATIVE COMMON LICENSES, etc! Permitem o seu uso para este fim?
 
E se for lá a inspecção das actividades económicas ver o software, terei de ter alguma coisa impressa de cada software guardada? Mesmo sendo gratuito?

A pergunta pode parecer estúpida mas quero evitar o esquecimento de alguma coisa que possa implicar uma multa.
 
E se for lá a inspecção das actividades económicas ver o software, terei de ter alguma coisa impressa de cada software guardada? Mesmo sendo gratuito?

A questão que se poe não é o software ser "gratuito". Como deves saber, há software gratuito que impõe restrições ao uso para fins comerciais.
A questão aqui é que o software com este tipo de licenças (e mais algumas) é "free software" - "free" as in "free speech" and/not "free beer" -.

Quando à questão em si, não sou capaz de responder a isso com 100% de certeza. Não é a minha área :) No entanto, bastará teres alguma prova (e todos esses softwares vêm com um pequeno txt a acompanhar a referir a licença usada), para isso ficar provado, penso eu.
 
Se usares software sobre licenças como a GPL , é só dizer a ANSOL que usas software sobre licenças essa licenças que não deveras ter problemas, eles já conhecem este tipo de software.
 
resumindo... se tiver um software gratuíto (Opensource ou freeware para uso comercial) não preciso de ter uma pasta organizada na empresa com as licenças dos mesmos?

Já agora, em caso em inspecção surpresa, como é procedido a verificação dos computadores na empresa?

Já agora... é verdade que as licenças dos Windows caso venham juntamente com o computador é necessário que o selo autocolante do windows esteja obrigatóriamente COLADO à maquina? Ouvi qualquer sobre isto no passado.

Eu sei que há muitas perguntas estúpidas por aqui mas eu quero fazer as coisas certinhas para a empresa não vir a ter qualquer tipo de problema ou advertência.
 
Back
Topo