Licenças Windows - Particularidades, regras e funcionamento

Tu é que me dizes que qualquer um faria o mesmo. Respondo negativamente.
Vais dizer-me que esta história de haver 642756677489634 regras em cada tipo de licença da MS é algo benéfico?
 
As licenças OEM foram feitas para vender em conjunto com um COMPUTADOR novo. Ponto final. Agora o que muitos fazem é vende-las sem o cliente comprar nada, ou então em conjunto com um cabo usb, ou um rato, um teclado, ou coisa do género. Se for uma loja séria não to vendem, porque estão a cometer uma ilegalidade, e como já foi dito, está tu também a incorrer numa ilegalidade.
Mas hey, estamos em Portugal, e se não houve-se logo meia dúzia de chicos espertos a interpretarem a lei como mais lhe convinha até era de admirar ;)

Segundo a Microsoft isso nem sempre foi assim. OEM é para ser vendido com um PC novo. Até aqui tudo bem, mas, não era assim. O OEM originalmente foi criado para isso mas devido ao aumento da pirataria a Microsoft autorizava a venda de OEM com uma peça fundamental do PC( nisto eles so incluiam MB e disco. Nada de ratos cabos ou afins...). Isto foi-me confirmado tanto por e-mail, telefone e pessoalmente pela propria Microsoft Portugal. Alias uns meses atras eles lançaram uma grande campanha de licençiamento baseado nisto. Apenas foi mudada a politica para a original quando a Microsoft lançou o "Get Genuine Kit".

Agora se isto se verificava em tds os paises ou não ja n sei! Mas ca em Portugal foi confirmado por eles. Mas tb digo uma coisa, em relação a licenças já por mais de uma vez( nestes casos foi sobre 2003 server e 2003 sbs) que a propria Microsoft me manda informações contraditorias.

O q interessa é q neste momento a nivel de XP para uma maquina ja existente as unicas opções são a Box e a "Get Genuine Kit".
 
OlÁ!

Depois de ler tudo isto por aki...continuo a ter a mesma duvida...

Tenho um portatil com um OEM WIn XP Media CEnter....PT.....destesto isto em pt.....ehehehehheheeh mas pronto...tem de ser....é legal....heheeheh

Quero instalar tudo de raiz e à minha maneira....ok...a minha kestao é a seguinte: pretendia formatar o disco e fazer novas parti~ções pq eu sou mais DIY do que "Tomaláembrulha e nao perguntesmuito" isto é.....DIY.... mas a minha kestao é:

posso criar o tal CD/DVD de instalação a partir da tal partição que tenho no meu disco ou nao posso seker pensar em formatar/particionar o disco....e voltar a fazer tudo de raiz....é que isto assim nao tem pernas para andar.....

Agradeço que me esclareçam dentro do possivel....a activação desta coisa é nos primeiros 30 dias......e depois de voltar a instalar...como é ???
 
Creio que tens todo o direito, aliás... obrigação, em gravar esse tal CD/DVD de instalação. Senão a função dele qual seria? Quanto à activação, foi respondido no primeiro post.
 
:-D
Bom tópico!


Isso que falas "1 licença = 1 PC", mas por exemplo, não posso fazer dual boot? (I.E. ter 2 windows na mesma maquina).


"1 licença = 1 PC", claro que isto nao é mesmo igual, uma licença é um conjunto de caracteres, e um pc, é disco, ram, ferro, plastico..........só pa nao levares aso coisas tao objectivamante.

mais, é 1 Licença = 1 PC, e não 1 PC = 1 Licença. Portanto, uma licença só pode "estar" num pc (simultaneamante, no cado de Caixa). Nao podes ter 1 licença em 2 pc( 1 licença = 2pcs), no entanto podes obviamante ter o contrario. 1 pc com 2 licenças(1 pc = 2 licenças). know what, até podes ter 0pc's com 5 licenças(0 pc's= 5 licenças), se as tiveres comprado a todas.....
 
Parece que o OEM é hoje em dia significado de uma grande discusão do paradigma actual nestes assuntos :P :lol: -> até parece importante xD

a verdade é que qualquer SO, OEM ou não pode ser instalado quantas vezes quisermos e a mesma licensa (a.k.a. Serial) pode ser utilizada em diferente computadores. A unica coisa que impede isto é mesmo a Lei, a EULA da MS.

Que também parece dizer que temos de o comprar com um Sistema novo! mas digamos que vamos a uma loja compramos um disco e dizemos ao "homenzinho": Olhe desculpe queria um Disco para completar de construir o meu PC NOVO e portanto como não tenho sistema operativo quero esse Windows OEM!

E posso vos garantir que a maioria das lojas nem se importa que levem até se não quiserem o Disco! Ao fim e ao cabo o que elas querem é o mesmo: euros. e ser formos a ver o que elas gastaram ao comprar aqueles OEMs vale bem o preço que vendem que ainda devem lucrar bastante!

Claro que há sempre lojas que cumprem as regras e isto não é permitido!

mas ao fim e ao cabo OEM é um produto comprado para criarmos um sistema de raiz. e se á alguns tempos atrás estes produtos não iam para a maioria do utilizador comum, hoje em dia toda a gente quer fazer o seu proprio PC.

E chegamos á duvida crucial!: quer dizer eu compra na loja A um processador que custa x (não comprei na B porque custava x+Y ou seja quis poupar) vou entao a loja B para comprar o mateiral K, e por ai fora... Ou seja uma pessoa não compra tudo no mesmo lugar, e deve ser este um dos factores para os quais as lojas vendem livremente o Windows OEM: pois elese não sabem nem podem provar se temos ou não um pc novo!

Mas ao fim e ao cabo de uma coisa todos concordamos: isto só é problema por causa dos preços dos sistemas Retail! Se os preços fossem muito mais baixo tinha a certeza que isto não ocorreria com tanta frequencia e a pirataria diminuia...

Logo um sistema OEM é igual a um Retail com a "ligeira" diferença que tem que ficar ligada a um PC e nao se pode vender em separado de um sistema completo. Mas é feito para ajudar os consumidores a adquirir e sejamos francos, para a loja lucrar mais algum, que se calhar nao fazia se obriga se uma pessoa a comprar tudo que provavelmente nao o iria fazer apenas nessa loja...

cumps
fiquem bem!

PS: Não quero por nenhuma palavra que intendam que eu suporto WAREZ pois não o faço nem um pouco e de certa forma condeno-o fortemente :|
 
Licenciamento Microsoft em ambientes multi-terminal

Tenho uma dúvida em relação a licenciamentos Microsoft (entre outros) em redes que utilizam sistemas multi-terminal.
Uma das soluções é o que a empresa ncomputing disponibiliza e parece muito interessante.
Mas nestes ambientes permanece a duvida se para cada terminal destes é preciso uma licença de utilização.
É que se não for preciso, segundo a tecnologia, basta 1 pc + 1 licença para 10 postos de trabalho.

Agradeço a alguém iluminado nestas andanças que me ponha ao corrente.
 
A fiscalização pede a factura de compra? Então não basta ter o autocolante na frente do PC? Eu já não tenho a factura de compra...

No site da ASSOFT diz que "É igualmente recomendável ter uma cópia da factura de compra do respectivo software que possa exibir caso algo suscite dúvidas"

Se é recomendável não quer dizer que seja obrigatório e o selo colado no PC penso que seja suficiente.

http://www.assoft.pt/luta_anti_pirataria/faq/faq.asp
 
Última edição:
Tenho uma dúvida em relação a licenciamentos Microsoft (entre outros) em redes que utilizam sistemas multi-terminal.
Uma das soluções é o que a empresa ncomputing disponibiliza e parece muito interessante.
Mas nestes ambientes permanece a duvida se para cada terminal destes é preciso uma licença de utilização.
É que se não for preciso, segundo a tecnologia, basta 1 pc + 1 licença para 10 postos de trabalho.

Agradeço a alguém iluminado nestas andanças que me ponha ao corrente.

mas isso tbém depende de qtos terminais
 
Vista ultimate deixa de activar depois de upgrade à bios?

Boas,

comprei o vista ultimate oemm com o pc e tive de reinstalá-lo para resolver uma série de problemas, tendo tido de fazer a activação pelo telefone (um dos problemas era a net).

Depois de voltas e mais voltas, acabei por fazer o update à bios da board (que entretanto saíu e prometia resolver algumas cenas) e reinstalar tudo de novo com um sistema duas boot (xp pro x86/ xp pro x64/ vista ultimate 32).

Quando fui para reactivar o vista não deu para fazer online (na verdade, no fim da instalação presumo que aquando da activação o sistema pendurou com um ecran preto e o cursor do rato, tive de reiniciar) pelo que tive de telefonar de novo.

Desta vez, depois de dar o número de série, foi-me perguntado que tipo de licença tinha adquirido e quantas; à minha resposta, oem e uma, é-me dito que o código já está em uso e que eu devo dirigir-me a um fornecedor para comprar a licença (que obviamente já comprei e vem na factura, até aquele autocolante manhoso eu coleui na caixa).

Lembrei-me que tinha guardado o primeiro códogo que me deram ao telefone e usei-o para tentar reactivar. O sistema diz-me que que parece que o código não bate certo com a instalação e pede para inserir os números correctamente.

Alguém sabe qual é o contacto comercial da microsoft para estas questões?
É que estive a ver o suporte técnico para o vista ultimate e diz que o custo da chamada é 52.00€ por minuto + 21% de IVA e por e-mail é preciso ser profissional ou empresário com mais de 18 anos, aceitar o contrato e dar o número de cartão de crédito!

Cumps,

ozy
 
Tenho uma duvida: comprei um portatil Toshiba com o Vista Home Premium OEM.

Se eu arranjar um DVD com o Vista posso instalá-lo do "zero", utilizando esta chave?
Se sim pergunto se este procedimento é legal? Detesto quando os PC's já vem com uma data de tralha instalada... então com a Firewall da Norton por 3 meses...

(*** Edit, após resposta do user Nabais: o Vista OEM que comprei com o Portatil é legal :) ***)
 
Última edição:
Podes usar e fazer isso, mas se não for original, penso que legal não seja.

Além dessa solução, que penso não ser totalmente legal (mas alguém que confirme ou desminta), podes fazer 2 coisas:

1- Com o Recovery CD que o portátil traz, ficar com o sistema operativo tal como quando te entregaram o pc.

2- Podes encomendar o dvd do vista, tendo a key, pelo site da microsoft, por 18€, penso eu.
 
Podes usar e fazer isso, mas se não for original, penso que legal não seja.

Além dessa solução, que penso não ser totalmente legal (mas alguém que confirme ou desminta), podes fazer 2 coisas:

1- Com o Recovery CD que o portátil traz, ficar com o sistema operativo tal como quando te entregaram o pc.

2- Podes encomendar o dvd do vista, tendo a key, pelo site da microsoft, por 18€, penso eu.
Não sei se é pelo site da Microsoft, o que eu li é que era com o revendedor, que era obrigado a fornecê-lo caso fosse pedido. Mas se calhar saberás melhor que eu.
 
Tendo eu o Win XP Pro com uma licença genuina, posso sacar da net um upgrade do WinVista (pirata) e ficar com um Vista Licenciado???

E knd falo de licenciado, não é dakeles k se tiram na Universidade Independente :-D
 
Tendo eu o Win XP Pro com uma licença genuina, posso sacar da net um upgrade do WinVista (pirata) e ficar com um Vista Licenciado???

E knd falo de licenciado, não é dakeles k se tiram na Universidade Independente :-D
Porque é que achas que ter apenas o Windows XP te dá direito a obteres o Windows Vista por debaixo da mesa e ficar legal?

Tecnicamente, podes instalar um Windows XP ou Vista pirateado e fazer com que ele fique "genuíno" aos olhos dos sistemas de protecção da Microsoft, mas não deixa de ser ilegal.
 
Tenho uma duvida: comprei um portatil Toshiba com o Vista Home Premium OEM.

Se eu arranjar um DVD com o Vista posso instalá-lo do "zero", utilizando esta chave?
Se sim pergunto se este procedimento é legal? Detesto quando os PC's já vem com uma data de tralha instalada... então com a Firewall da Norton por 3 meses...

(*** Edit, após resposta do user Nabais: o Vista OEM que comprei com o Portatil é legal :) ***)

O vista vinha com o portatil ou vinha com o xp e compraste o vista a parte?? é q se veio c o portatil deve ser uma versão alterada pela toshiba e ai o cd-key so deve funcionar com a versão toshiba! a mim aconteceu isso com uma versão xp da ibm e com uma da toshiba tb.
 
A nível de licenças, o vista é igual ao XP né?
Tava a ponderar para a empresa, comprar board+cpu+ram (tlvz mais torre e fonte), é legal uma licença oem, ou tem de ser mesmo 1 torre completa ?
 
Back
Topo