licenças

Sim um 2003 Server so da para uma maquina. Tens de comprar um por cada maquina.
Se quiseres montar numa rede tens que ter um SO por cada pc( XP, w2k, linux...) e uma CAL( pode ser por maquina ou por utilizador).

Assim para uma rede de um servidor e dez PCs tens de ter 1 2k3 server, 10 SO e 10 CALs (se for por maquina).

Axo que é mais ou menos assim.
 
A Rede já está estruturada com Win 2kpro win 98 e Xp pro, tudo So ali da mercearia do lado, mas precisava de um server. k raio de licenças são essas pra comunicar com um serrver? alguem me pode explicar esse processo?

Cumps
 
São uma ideia brilhante da MS pra esmifrar o $$$ dos clientes. Os OS's server deles vêm com alguns CAL's com o dito OS. A partir dai pagas extra, ou por utilizador ou por máquina que aceda ao server. E admiram-se de não ganharem market share... Esp pq os CAL's não são sequer baratos.
 
E no caro de o So 2k3 ser da mercearia esquina, as outras makinas tb com SO sem ser 2k3, serem 2k xp e afins? o 2k3 funciona na mm sem ser licenciado?

isto é se eu arranjar esse 2k3 na mercearia pra domain controller tudo irá funcionar?
 
para teres isso em condiçoes precisas:

1 windows 2003 server (penso que ja tras 5 CAL's)
1 licença por cada pc do sistema operativo cliente (Windows XP Pro, Windows 2000 Pro)

atençao que Windows XP Home nos pc's nao serve para ligar ao domain controller, so XP Pro ou 2000 Pro
se tiveres + que 5 pc's é preciso adquirir mais CAL's



basicamente penso que seja isto
 
então a ver se entendi:
tenho 2 escritórios em locais diferentes
10 makinas por consultório
tenho k adkirir 1 2k3k vem com 2 CALLs, logo tenho k adquirir mais 7 CALLs, mais 7 Xp Pro, só para um escritório.
Certo?

Cumps
 
Yup, nem mais. Agora faz as contas vê quanto dá. No teu caso, talvez arranjes um Volume License, não sei como anda a MS agora, mas talvez te façam o "jeito". Sempre sai um cadito mais barato.

Agora, muito sinceramente, vê se precisas mesmo dos W2K3, ou se te safavas com uma box *nix a fazer de servidor. É que só nos 2xW2K3+10CAL's tens muito $$$ para coisas mais utéis, tipo tapes para backup, RAID's 1, uns switches decentes, etc e tal...

Eu não tenho mesmo nada contra a MS, mas em servers, é sustentar burros a pão de ló.
 
Podes sempre comprar o 2k3 Server ja com mais cal's. Axo q vendem com 5, 10, 15 e 20.

Epa o SBS é fixe mas se nao fores usar o Exchange e afins, acaba por sair mais caro e as cals são bem mais caras.
Para alem disso lembra-te q é feito para standalone server e tem um limite de 75 Cals.
 
Boas,

Ao tentar encontrar info sobre este assunto, licenças, deparei-me com este topico e resolvi registar-me pois espero que me tirem algumas duvidas.

Tambem tenho dois "escritorios", um que tem um servidor e 9/10 maquinas e outro que tem 4/5 máquinas e talvez tenha que por um servidor.
Ora bem, os users do 2º escritorio não precisam de estar ligados ao servidor do 1º, excepto que tenho um programa que está no servidor do 1º escritorio em que é necessário alguns users do 2º escritorio acederem por remote desktop connection (se conhecerem outro metodo...).
Ora bem as minhas duvidas preendem-se na sua maioria devido a M$ ter vários sistemas de licenças.

Entao no meu caso terei q ter 1/2 servidores win2k3, a volta de 15 CALLS e 15 xp pros. É isso?

Onde me posso informar e eventualmente comprar as tais licenças?? Na microsoft? Algum agente autorizado? Se sim, quais são?


Tambem ja pensei em por servidor de linux e manter as maquinas com xp (o programa so corre em windows). Tudo bem, mas depois como faço para que os users consigam correr o programa que está no servidor do 1º escritorio??
 
Short story:

VMWare :)

Long story:

Metes uma box Linux a fazer de server, cangalhada e etc. Tem de ser uma distro que suporte bem o VMWare, e de preferência hardware não topo de gama (em termos de gfx card e chipset) para te escapares aos problemas. Com o VMWare corres uma máquina virtual Windows com o dito programa. Na máquina virtual metes Remote Desktop ou UltraVNC para acesso remoto.

A unica duvida é quanto ao display, ie, se consegues convencer o VMWare a correr num servidor x que não tenha gfx card.

Ficas com uma vantagem brutal logo de inicio chamada SSH. Com utilização de tunéis podes ter aceso remoto com segurança de um nivél brutal.
 
Back
Topo