Licenciado a mudar de área CTesP vs Mestrado vs Mercado

Ola amigos, me chamo Artur sou luso-brasileiro tenho 31 anos, formado em Relações Internacionais pela UEPB. Atualmente trabalho na área administrativa da Caixa econômica federal onde já assumi vários cargos como assistente de negócios e gerente de setor. No entanto, após 7 anos, descobri que não é isso que quero e pretendo mudar de área sendo de meu maior interesse áreas relacionadas a design, jogos, multimídia e web. Já possuo alguns cursos livres na área de design de jogos, rigging, modelagem 3d e design gráfico, com alguma habilidade a nível de iniciante em photoshop, ilustrator, 3ds max, maya, construct. No entanto não tenho um portfolio muito extenso pois meu trabalho não permitia que eu tivesse outras atividades.

Resolvi então que iria começar uma nova vida e uma nova carreira em Portugal e pesquisei alguns cursos, decidi focar na área de jogos digitais e após pesquisar bastante encontrei 2 cursos que me chamaram mais atenção, por estarem relacionados a área e parecer mais tendenciosos para área de design, com menos foco em programação. Não tenha problemas com programar, mas prefiro focar na parte do design. Um CTesP em Design de jogos e Animação Digital e um Metrado em Sistema e Media Interativos ambos pelo IPP. Ai que entra minha maior dúvida. Visto minha atual situação e sabendo que possuo nível de licenciatura em uma área diferente da que pretendo cursar. Qual curso seria o mais indicado? Vi que o CTesP é um curso voltado também para quem pretende mudar de área, mas como já tenho algum conhecido tenho medo de ver mais do mesmo, ainda assim o que mais me desmotiva no CTesP é que não subiria nenhum nível acadêmico, enquanto no mestrado estaria melhorando nesse sentido, mas também fico no receio de não conseguir acompanhar ou nem mesmo ingressar com minha atual experiencia na área. Após adquirir mais experiencia com o CTesP posso tentar ingresso no mestrado? Acredito que com portfolio poderia usar minha atual formação como porta de entrada para o mestrado. Também pensei em tentar conseguir algum trabalho apenas com o conhecimento que já tenho, mas acho pouco provável.

Então, isso é onde cheguei ate agora pesquisando sozinho, gostaria muito de saber a opinião de que já passou e esta mais perto da realidade dai de Portugal. Agradeço a ajuda.
 
Eu mudei de Saúde para as Engenharias através de um CTeSP, é uma reviravolta muito grande no dia a dia, mas comigo correu 5 estrelas, fiquei logo a trabalhar após o final do CTeSP com um salário equivalente ao que tinha na Saúde (Técnico de Radiologia), actualmente ja tenho um salário superior com menos carga horária do que tinha antes.

Ainda não sou Engenheiro, mas também não tenho pressa, nem ganho nada com o estatuto, neste momento estou decidido a acabar Engenharia só mesmo para me abrir ainda mais portas no futuro e poder assinar outro tipo de projectos, contudo não me vai servir de nada para o meu trabalho diário....

Seguir para mestrado de uma área diferente da original, pode ser um pouco complicado, mas será sempre ideal depois de ter o CTeSP feito.
 
Eu mudei de Saúde para as Engenharias através de um CTeSP, é uma reviravolta muito grande no dia a dia, mas comigo correu 5 estrelas, fiquei logo a trabalhar após o final do CTeSP com um salário equivalente ao que tinha na Saúde (Técnico de Radiologia), actualmente ja tenho um salário superior com menos carga horária do que tinha antes.

Ainda não sou Engenheiro, mas também não tenho pressa, nem ganho nada com o estatuto, neste momento estou decidido a acabar Engenharia só mesmo para me abrir ainda mais portas no futuro e poder assinar outro tipo de projectos, contudo não me vai servir de nada para o meu trabalho diário....

Seguir para mestrado de uma área diferente da original, pode ser um pouco complicado, mas será sempre ideal depois de ter o CTeSP feito.
Boas iwolf, aproveitando o teu caso, é relativamente fácil arranjar emprego na área depois de um CTESP? Claro que depende de muitas coisas, às vezes nem em mestrado se arranja, mas o CTESP é algo "respeitado"? Ou é visto como um curso inferior?
Em termos de salário, bons valores? Obrigado!
 
Back
Topo