1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Licenciamento de Software

Discussão em 'Programação' iniciada por Renato Duarte, 19 de Setembro de 2005. (Respostas: 23; Visualizações: 1652)

  1. Boa tarde

    Estou juntamente com uns colegas a desenvolver uma aplicação em PHP com bases de dados MySQL e estamos num impasse para efectuar o licenciamento da mesma. ou seja quando um utilizador a instala ela apenas funcionara como demostração limitada a "X" registos havendo a possibilidade de "licenciar" para a versão completa que a desbloqueará totalmente. para efectuar este licenciamento será necessária a introdução de alguns dados como por exemplo Nome, NIF etc... Portanto o que precisamos concretamente é de um utilitário q mediante estes dados crie uma chave alfanumerica unica q servirá para o licenciamento da aplicação.

    Obrigado e se souberem de alguma coisa podem enviar para: [email protected] ou postar aqui.

    Renato Duarte
     
  2. BraBo

    BraBo Banido

    Só por curiosidade, a tua aplicação é de quê e estás a pensar vender por quanto?!?!?!
     
  3. Epa... costuma-se dizer q o segredo é a alma do negócio mas... ca vai... é um software virado para a gestao autárquica. quanto ao preço sinceramente ainda nao discutimos isso mas com certeza vai ser abaixo dos 500€
     
  4. BraBo

    BraBo Banido

    Como é que tu queres proteger uma coisa em que as pessoas têm acesso ao código?!?!?! Seja qual for a protecção, qualquer um pode lá ir alterar e ter a aplicação completa.

    Já ouviste falar de alguma aplicação em Php que estivesse protegida?!??!
     
  5. BraBo

    BraBo Banido

    Outra coisa, como é que o cliente vai instalar a aplicação em Php?!?!?!
     
  6. dam

    dam Power Member

    Vê lá, por exemplo, isto ou isto.

    Da mesma maneira que instalas um fórum, um blog, etc..
     
    Última edição: 19 de Setembro de 2005
  7. BraBo

    BraBo Banido

    Disto não sabia eu ...
    Vamos lá ver o que isto faz ...

    EDIT: Quanto tempo tem isto????
     
    Última edição: 19 de Setembro de 2005
  8. teknix

    teknix Power Member

    Eu tambem nao conhecia, mas olhando lá para o site do Zend Encoder , pelo menos 2 anos já deve ter, visto que ganhou um premio da PHP Magazine em 2003.
     
  9. Nazgulled

    Nazgulled Power Member

    claro que o codigo PHP esta aberto a toda a gente que comprar uma licença do software mas sempre se pode adoptar uma licença que não permita a modificação do software. obviamente que podem não respeitar e nos nunca saberemos isso, mas pode adiantar alguma coisa, por exemplo, podemos encontrar um site qq a usar o nosso software e sabemos que não lhe foi vendida a licença para uso, e nesse caso podemos fazer qualquer coisa...
     
  10. BraBo

    BraBo Banido

    O código produzido por aquilo vem cifrado não?!?!?! Eu estive a fazer umas brincadeiras em casa com o código daquilo e acho que está cifrado.
     
  11. _freelancer_

    _freelancer_ Power Member

    Há sempre outra hipótese nestes casos ... podem fornecer uma aplicação que corra na máquina da empresa que fornece os serviços e depois criam uma VPN com o cliente, desta forma eles acedem a tudo pelo browser mas nunca chegam a ter o código fonte ...

    Melhor que isto é venderem apenas a aplicação em bundle com uma máquina Linux para alojar o software, esta máquina fica protegida e apenas acessível pela empresa criadora do software, logo, também não há acesso ao código ... como é uma coisa pequenina e para ser acedido por meia dúzia de users (digo eu :P) qualquer Pentium II ou Pentium III serve ;)

    EDIT: Só uma coisa .. vocês desenvolvem software e depois não conseguem fazer um simples esquema de chave para usar o produto? O melhor método é obrigar a que o programa seja usado num ambiente com acesso à Internet e o programa valida a chave num servidor vosso onde apenas vocês acedem e onde guardam as chaves de quem realmente paga. :)

    Se não quiserem ter acesso à Internet e adoptarem o método de ter uma máquina on-site então nesse caso ele só corre mesmo se estiver licensiado uma vez que alguem lá teve que por a máquina :D
     
    Última edição: 20 de Setembro de 2005
  12. BraBo

    BraBo Banido

    Pode sempre ser contruída noutro ambiente qualquer que não o WEB. Mesmo assim não vai estar 100% protegida, mas pelo menos não está assim tão à vista.
     
  13. _freelancer_

    _freelancer_ Power Member

    PHP sem ser ambiente web é um bocadito complicado... :p
     
  14. BraBo

    BraBo Banido

    Php não é unica linguagem no mundo ... (existe o português, mirandês, "lisboeta" ...)
     
  15. _freelancer_

    _freelancer_ Power Member

    Esclarecido?
     
  16. CoolZero

    CoolZero Power Member

    Podes arranjar algorítmos de hashing, como por exemplo o MD5 que é de fácil utilização no PHP.

    Terás de fornecer, como é óbvio, uma entrada ao algoritmo de hash, o que pode ser, por exemplo, o NIF. Ou então o NIF juntamente com o nome do utilizador mais uma série de caracteres que só tu conheces.

    O MD5, ou outro algoritmo de hash, produz-te um resultado "único" consoante a entrada. Não será bem único, mas a probabilidade de encontrares outro que produza a mesma saída é muito, mas mesmo muito, baixa.

    Exemplo:

    $hash = md5($nif + $username + "xpto888243784");

    isto produz uma "chave" sempre igual para a mesma entrada, ou seja nif e username iguais.. mas basta mudares um caracter do username por exemplo e a chave é completamente diferente.


    No software do cliente apenas tens de verificar se a chave que ele introduz foi gerada segundo este modo...:


    $hash = md5($nif + $username + "xpto888243784");

    if($hash == $hashIntroduzidaPeloCliente)
    {
    }

    em que o $nif, $username e $hashIntroduzidaPeloCliente são as variáveis que correspondem aos inputs do cliente.
     
  17. MaTreCo

    MaTreCo Power Member

    Om my dog, vocês já viram o preço do Zend Encoder ?? 960 dólares para proteger uma aplicação que vai ser vendida por menos de 500€ ... :eek:
     
  18. BraBo

    BraBo Banido

    MAs a aplicação que falaram nem deve ser feita em Php (na minha opinião). Mais vale fazer em qualquer outra coisa que feche o código, e abrir as portas à base de dados numa máquina partilhada ...
    A não ser que ele queiram fazer uma especie de WebService em Php na máquina com a base de dados e esse webservice seja a plataforma de ligação entre os postos e o servidor (abrindo apenas a porta 80), aí talvez faça sentido usar Php ...
     
  19. MaTreCo

    MaTreCo Power Member

    É nesse aspecto que Asp .Net rula. Não há source para ninguém :D
     
  20. Sandman

    Sandman Power Member

    Não és muito OSS friend né? :D
     
    Última edição: 22 de Setembro de 2005

Partilhar esta Página