Licenciamento de SO´s

Marsupillami

Power Member
Passa-se o seguinte. Tenho três computadores, num escritório, e necessitava de lhes instalar um SO. Estava a pensar no Windows XP, mas necessitava saber que tipo de licenciamento existe para casos como este (multiplas máquinas). Uma única cópia (daquelas que se vendem nas lojas) é suficiente para ter tudo legal? Ou não?

Pergunto isto, porque existe a hipótese de recorrer por exemplo ao Linux num deles. Apenas me dava mais jeito o Windows, mas se tiver de pagar mais uma licença, abdico bem dele.
 
Acho que precisas de 1 licensa por máquina, mas deve haver pessoal mais indicado para falar sobre isso do que eu ...

kazuza maybe.
 
Tal como a Apple, a MS tem pacotes de licenciamento multi-posto bastante mais baratos do que comprar várias licenças monoposto. Na minha faculdade havia um acordo desses.
Procura no site deles.
 
Marsupillami disse:
Tenho três computadores, num escritório, e necessitava de lhes instalar um SO.
Uma única cópia (daquelas que se vendem nas lojas) é suficiente para ter tudo legal? Ou não?
Resposta curta?... Não!
A licença do Windows é "por máquina".
E, já agora, nem é preciso que a máquina esteja a funcionar.
Isto é, imagina que tens 3 PC's mas em que só um é que usas e os outros dois estão a "ganhar pó" MAS têm o SO instalado e com a mesma key que usaste para o que tens activo.
Pois bem, se é negócio e os tipos verificarem que a key é a mesma, levas com a multa "chapa 5", isto por mais que jures a pés juntos que "só usas um quando tens o outro desligado"!
 
Marsupillami disse:
Assim sendo, onde posso adquirir esse tipo de licenças multi-posto?
Ah, só um pormenor para incorporares já no teu próximo orçamento (... e nos outros todos seguintes!)
Não te esqueças de ir juntando já uns "trocos" para o ano que vem fazeres o upgrade para o Vista. :004:
(Yup... essas licenças só são válidas para o XP... é esse o "core-business" da MS, né?)
 
boxopen disse:
Ah, só um pormenor para incorporares já no teu próximo orçamento (... e nos outros todos seguintes!)
Não te esqueças de ir juntando já uns "trocos" para o ano que vem fazeres o upgrade para o Vista. :004:
(Yup... essas licenças só são válidas para o XP... é esse o "core-business" da MS, né?)

Caso não saibas, e de novo, tal como na Apple, a MS também tem programas de licenciamento com inclusão de planos de upgrade mais económicos/descontos programados.
 
No fundo e já que está a sair o vista, tlvz seja melhor para ti comprar uma "assinatura" em que pagas um x por ano e recebes comodamente as actualizações...

Não sei é se para 3 máquinas a M$ tem esse pacote...
 
blastarr disse:
Caso não saibas, e de novo, tal como na Apple, a MS também tem programas de licenciamento com inclusão de planos de upgrade mais económicos/descontos programados.
Sim, eu sei... o que "aparentemente" queres fazer crer é que os "planos" são à borla, é?
Isto porque a questão implicita desde o início é... "quanto custa?" e "os upgrades XP para o Vista são à borla?"

Já agora... parece que não sabes que as licenças de quantidade são para CINCO máquinas, né?
É que a mensagem original dizia que tinha 3 máquinas - e eventualmente dispensaria 1 - pelo que seriam só 2.

Não "pediste" mas levas a info "grátis" na mesma... as licenças MS são válidas "on-site".
Isto é, na prática se tiveres 2 empresas e adquires uma "licença de volume" NÃO PODES transferir uma "licença de volume" parcial para a outra empresa!
(Hehehe... como vês, também se sabe servir FUD deste lado!... só que o deste lado é baseado em factos!)
 
Última edição:
As VLM's ( volume License Keys ), ou seja, licenças para varias máquinas, acho que o pacote mínimo de compra são 25. Por isso deverás ter mesmo de comprar 3 licenças separadas....
 
blastarr disse:
Pois... o "chato" mesmo é eu ser um "melga" que detesta FUD, né? :004:
Por exemplo, nesse teu link para as licenças MS, na parte respeitante a entre 5 e 49 máquinas (o standard mínimo de licenças em volume da MS) pode-se dizer que "gostei" particularmente da última dúvida esclarecida neste link:

Microsoft Acordo Empresarial - Perguntas mais Frequentes
http://www.microsoft.com/portugal/licenciamento/programas/ac_empfaq.mspx
P. Posso adquirir Computadores Pessoais sem sistema operativo
R. Tal como acontece noutros programas de licenciamento, também no Acordo Empresarial não estão incluídos computadores pessoais sem sistema operativo, uma vez que as licenças de sistemas operativos, concedidas ao abrigo do mesmo, serão sempre licenças de actualização, e que tem como pré-requisito o Windows 98, Windows NT Workstation 4.0, Windows 2000 PRO,..).

Ou, em português... o acordo é válido MAS tem de se ter um original primeiro!
Em alternativa, vendem os originais quando o contrato entra em vigor.
Tá certo... e dividem o custo em 3 anos... pois! Em suaves prestações! LOL
 
boxopen disse:
Pois... o "chato" mesmo é eu ser um "melga" que detesta FUD, né? :004:
Por exemplo, nesse teu link para as licenças MS, na parte respeitante a entre 5 e 49 máquinas (o standard mínimo de licenças em volume da MS) pode-se dizer que "gostei" particularmente da última dúvida esclarecida neste link:

Microsoft Acordo Empresarial - Perguntas mais Frequentes
http://www.microsoft.com/portugal/licenciamento/programas/ac_empfaq.mspx
P. Posso adquirir Computadores Pessoais sem sistema operativo
R. Tal como acontece noutros programas de licenciamento, também no Acordo Empresarial não estão incluídos computadores pessoais sem sistema operativo, uma vez que as licenças de sistemas operativos, concedidas ao abrigo do mesmo, serão sempre licenças de actualização, e que tem como pré-requisito o Windows 98, Windows NT Workstation 4.0, Windows 2000 PRO,..).

Ou, em português... o acordo é válido MAS tem de se ter um original primeiro!
Em alternativa, vendem os originais quando o contrato entra em vigor.
Tá certo... e dividem o custo em 3 anos... pois! Em suaves prestações! LOL

Duh ! Querias que eles dessem suporte a SO's piratas ?!? looool
No, wait, querias que eles dessem a licença de upgrade a partir do Linux, não ?

Por outro lado, concentraste-te no programa para empresas, só te esqueceste dos outros todos:

-educação
-programadores
-ISV's (fabricantes, etc)

Vejamos os programas equivalentes da Novell (linux, small business):

http://www.novell.com/pt-br/products/linuxsmallbiz/pricing.html

Vês aqui algum produto barato e que tenha menos de 5 licenças ?

Quanto custa o pacote de upgrade anual ?
Veja a seguir os produtos qualificados para preços de upgrade.

Qualquer versão anterior do Novell Small Business Suite
NetWare 4.x, NetWare 5.x ou NetWare 6
Microsoft Small Business Server 2000 ou Microsoft Small Business Server 2003
Microsoft NT, Microsoft Windows Server (qualquer edição)


Veja a seguir os produtos qualificados para upgrade gratuito.

Novell Small Business Suite 6.5 com proteção de upgrade atual


Pois...
 
blastarr disse:
Por outro lado, concentraste-te no programa para empresas, só te esqueceste dos outros todos:
-educação -programadores -ISV's (fabricantes, etc)
Joe... a mensagem inicial era ácerca de licenciamento para empresas, lembras-te? :002:
(sim, porque ainda bem que lembras os outros... são mesmo esses que não têm destreza mental para correr linux, né?LOL):002:
blastarr disse:
Vejamos os programas equivalentes da Novell (linux, small business):
http://www.novell.com/pt-br/products/linuxsmallbiz/pricing.html
Vês aqui algum produto barato e que tenha menos de 5 licenças ?
Quanto custa o pacote de upgrade anual ? Pois...
Joe... caso te esqueças, já fizeram a distribuição de neurónios aqui deste lado!
Como de costume, nada como baralhar mal (a.k.a. FUD-à-portuguesa), para ver se "cola", né?

A mensagem inicial pedia um SO... provavelmente para usar o Word, o Excel, PowerPoint, um browser, criar uma BD, ligar em rede, etc e tal... pois bem, contra factos não há argumentos: se é para fazer isso (tal como pressuponho que era) não adianta estares a convercer ninguém, porque a MS até podia DAR o SO que o custo do pacote todo seria sempre MAIOR que os ZERO EUROS que custa um Linux e um OpenOffice.
É só escolher donde mandar "vir": http://www.novell.com/products/linuxprofessional/downloads/ftp/int_mirrors.html

PS - A propósito, não percas tempo comigo a tentar comparar batatas com feijões... já deixei de aturar a MS há alguns anos... e, como vês, estou bem de saúde, obrigado! Aliás... cada vez melhor! :002:
 
Não precisam de se chatear ;)

Nesse caso então adquirirei duas licenças de Windows, e correr Linux no terceiro.

Uma das máquinas será para programas tipo Photoshop / Illustrator (infelizmente ainda não existe a suite da Adobe para Linux). Existem boas soluções open-source do género do Photoshop (tipo GIMP), mas neste caso não é solução, tem mesmo de ser Adobe.

A outra máquina será para páginas web (código). Esta ficará em linux.

E uma terceira será para Office e Programa de Facturação.
 
Marsupillami disse:
Não precisam de se chatear ;)
A outra máquina será para páginas web (código).
Esta ficará em linux.
E uma terceira será para Office e Programa de Facturação.
Hummm... 1-2 ??? :mad: Isto não fica "assim"... já foi tempo! :002:

Ora deixa ver... o OpenOffice é free e vem com qualquer Linux...
Então, e se te "der" uma suite de gestão open source, em português... para as "facturitas"?
E, como "bónus", também para emissão de guias de remessa, notas de crédito e débito, gestão de encomendas, stocks e situação financeira de Clientes e Fornecedores, cotações de Produtos, compras em moeda estrangeira, etc.

Assim já "vira" para 2-1 ? http://www.memoriapersistente.pt/opensource/mp-biz/ Falei-te ao "sentimento"? :002:
 
Última edição:
boxopen disse:
Ah, só um pormenor para incorporares já no teu próximo orçamento (... e nos outros todos seguintes!)
Não te esqueças de ir juntando já uns "trocos" para o ano que vem fazeres o upgrade para o Vista. :004:
(Yup... essas licenças só são válidas para o XP... é esse o "core-business" da MS, né?)

Hummm ... o core business da M$ ? ... acho que é mesmo fornecer"suporte tecnico" em sistemas "prontos a usar" domesticos e empresariais ... coisa ke a concorrencia não fornece.

[flamme]Novell has no obligation to provide maintenance or support for the Software.[/flamme] ... nice FUD
 
Última edição:
sotavento disse:
[flamme]Novell has no obligation to provide maintenance or support for the Software.[/flamme] ... nice FUD
Claro, claro... não só suportam o SUSE Linux como te descrevem item a item o que é free e o que é pago:
http://www.novell.com/products/linuxprofessional/support/support_overview.html
Já agora... até te dizem quanto te cobram por incidente no que não é free:
http://www.novell.com/products/linuxprofessional/support/advanced.html

Hummm... deixa ver... $39 na M$ deve ser a tip para acordar a telefonista, não? :lol:
 
Marsupillami disse:
Não precisam de se chatear ;)
Uma das máquinas será para programas tipo Photoshop / Illustrator (infelizmente ainda não existe a suite da Adobe para Linux). Existem boas soluções open-source do género do Photoshop (tipo GIMP), mas neste caso não é solução, tem mesmo de ser Adobe.

Compreendo lindamente a coisa de "good, not good enough", mas talvez pudesses "namorar" um cadito a mema ideia que eu ando a "namorar" de á uns empos pra cá. Apps over WINE :) AFAICR o Photoshop/Illustrator estavam na lista de apps com um minimo de problemas...
 
boxopen, obrigado pela sugestão do programa, mas de momento já temos o Primavera, não nos convém estar a saltar para outro.

ShadeX, neste caso não me parece que o Wine seja boa opção. É bastante importante que o sistema não dê qualquer problema devido a causas "externas". Mais vale adquirir a licença.

Obrigado a todos ;)
 
Back
Topo