PC/Mac/Linux Life is Strange (Dontnod Entertainment)

Terminei hoje o último episódio e foi uma desilusão. Após 4 episódios de topo, custa ver o final a falhar desta forma.
O episódio até começa muito bem, com uma primeira hora bastante boa, mas depois descarrila completamente e estraga tudo o que foi feito até ao momento.
A certa altura perde totalmente o rumo, usa e abusa das viagens do tempo para construir e destruir possíveis finais e eventualmente acaba por escolher o pior, apenas para tentar ser dramático.
No final, o jogo acaba por fazer pouco mais do que atirar ao lixo quase tudo o que se passou desde o primeiro episódio até ao final. De repente todas as acções do jogador, todas as escolhas, todos os momentos fantásticos passados, deixaram de ter valor.
Como se isto não fosse mau, passa quase uma hora em modo alucinogéno com pretensões de pseudo-artístico, resultando numa quebra brutal do ritmo da história e do jogo.
E aquele dialogo com o Warren no restaurante, foi terrivelmente mal escrito. Mesmo muito mau.

Cheguei a afirmar que este podia ser o jogo do ano, mas agora já não o posso recomendar, a não ser que queiram jogar apenas os 4 primeiros episódios.
Este 5º episódio foi uma desilusão e uma perda de tempo.

EDIT: Fui ver algumas análises deste 5º episódio e parece que há muita gente a achar que este 5º episódio foi mesmo uma desilusão.

VGChatz: Life is Strange Came to a Disappointing End
IGN - 6.5
Polygon - 6.5
Gamespot - 6
 
Última edição:
Depois de jogar o final, só tenho a dizer:

Jogo do ano na categoria, e quem sabe além dela.
Concordo. A DONTNOD fez algo que nenhum outro developer conseguiu, especialmente em termos de desenvolvimento de personagens, e de quão realistas elas são, mesmo numa situação económica precária (depois do "flop" do gameplay do Remember Me. Continuo a culpar a Capcom por isso.) Soundtracks, história, personagens, execução da história, para mim um 10/10 absoluto, e acho que mais nenhum jogo, se calhar nem filme ou outro tipo de ficção me despertou tanta emoção. Lá disso eles percebem. Não achei o final uma desilusão, mas isso já depende do que cada um estava à espera. Quanto ao diálogo, sou um bocado tolerante porque um jogo feito por franceses a tentar imitar a cultura americana... :p Also, IGN, Gamespot e Polygon têm dado reviews negativas ao LiS desde o episódio 1, basicamente, centrando se em críticas um bocado sem fundamento.

Opinião com spoilers:
Eu não acho que o final tenha deitado tudo a perder porque o jogo não era sobre acontecerem coisas diferentes dependendo do que fazias, era sobre descobrir um mistério, dar uma lição que não se pode ajudar tudo e todos só para parecermos bem e ficar tudo na paz, e que temos que deixar as coisas acontecer, não mudar o "destino", muito menos quando se tem um poder destes (tanto a Max quis ajudar as pessoas com o seu poder, tanto ela quis que a Chloe sobrevivesse, que acabou por "enfurecer" a Natureza), e a parte do "pesadelo" do episódio basicamente explica exactamente isso. Eu pessoalmente adorei qualquer um dos dois finais, adorei menos o segundo, o primeiro em que se tem que voltar atrás para deixar a Chloe morrer parece-me mais "canon". E sempre tocou em assuntos que outros jogos têm medo, a DONTNOD não teve medo nenhum de mostrar homossexualidade (numa das variantes do final) e outros assuntos por todos os episódios.
 
@Torak quando se gosta muito dum jogo, torna-se difícil os finais.

Faz-me lembrar as séries em que estivemos um, dois, três ou mais anos a acompanhar e raramente gostamos (falo por mim) dos finais. Não é que não seja bom, é só triste porque sabemos que é o final.
 
Não é por uma questão psicológica com o final de uma saga, mas sim com a baixa de qualdiade deste último episodio.
A história acaba de uma forma bastante fraca, tem um final com dupla escolha onde as decisões anteriores não têm impacto, o jogo tem um ritmo mal conseguido, tem um tom emocional inconsistente, tem uma secção enorme de psico-treta e alguns dos piores diálogos da saga.
Tendo em conta o alto padrão dos episodios anteriroes, custou-me ver esta redução de qualidade e esforço. Se fosse num episodio do meio, até se desculpava, mas no grande final, é muito mau.
 
msA8REp.jpg


Life is Strange will launch for PlayStation 4 and Xbox One at retail on January 19 in North America and January 19 in Europe, Square Enix announced. Europe will also get a PC retail edition.

The retail version of Life is Strange, dubbed the “Limited Edition,” will include all five episodes on disc, a 32-page art book (including unreleased concept art), the full game soundtrack, plus the original score by Jonathan Morali and director’s commentary.

In addition to to the previously released English and French subtitles, the disc release also includes German, Italian, Spanish (Castilian), Spanish (Mexican), and Brazilian Portuguese subtitles.
 
Acabei os 3 ultimos episodios, tenho a dizer que gostei houve alturas que parecia que estava a ver um filme e até me esquecia que era um jogo. Tambem achei o ultimo muito confuso e exageraram em algumas falas que só apetecia avançar. Espero que voltem com uma nova season ao mesmo nivel ou melhor ainda.

8.5/10
 
Acho que o título do último episódio não podia ser melhor.

Esta série (desculpem, jogo) começou de maneira meia aborrecida, mas nos 3 episódios do meio ganhou um ritmo emocional imenso. Foi muito viciante e achei muito bem conseguido. Mas enfim, o final estragou tudo porque tudo o que foi feito para trás perdeu completamente o valor. Acho que foram meios preguiçosos por isso e aproveitaram-se da facilidade que as viajens no tempo têm para moldar um final sem esforço nenhum enquanto podiam ter conseguido algo muito mais interessante (como poder moldar certos desfechos de algumas personagens).

Acho também que podiam ter explorado mais o ambiente e ter criado mais "mini puzzles" durante os primeiros capítulos. O mundo no geral sentiu-me muito restritivo.

Mesmo assim, acho que foi um jogo bem conseguido. É só pena que o capítulo final seja uma grande desilusão. 7/10 para mim.
 
Última edição:
Também não gostei do final... Adorei os 4 episodios, o ultimo, foi penoso para mim jogar aquilo... Só joguei porque queria mesmo saber como acabava.


Outra coisa, na escolha final, obviamente escolhi uma coisa, e depois fui ver o resultado da outra escolha.



A que vi no youtube está muito mais trabalhada, mais demorada... com mais sentido... viu-se a diferença de tempo despendido entre um final e o outro... tambem nao gostei disso
 
Estou muito curioso em relação a este jogo mas pelo o que li aqui dá a entender que o final poderá não corresponder e tenho um bocado de receio destes jogos. Um pouco como o Mass Effect 3, durante o caminho faz com que te ligues "emocionalmente" com as personagens para no fim estragar tudo e fazer com que todas as opções tomadas anteriormente sejam inconsequentes.
 
Back
Topo