liga e desliga

andlig

Power Member
boas pessoal conhecem algum esquema que de para ligar e desligar circuitos com botões de pressão, é mt urgente, é para um projecto meu e ficava fixe de desse para fazer assim.

mt obrigado
 
isso depende do que queres usar. eu sei fazer isso com contactores ou relés, mas duvido que seja isso que queres usar :P com microcontroladores é facilimo ;)

assim de momento e sem pensar muito nisso, acho que só com portas lógicas
 
|[-BooT-]|;3510474 disse:
isso depende do que queres usar. eu sei fazer isso com contactores ou relés, mas duvido que seja isso que queres usar :P com microcontroladores é facilimo ;)

assim de momento e sem pensar muito nisso, acho que só com portas lógicas

Latch SR ou Flip-flop JK, ambos servem, ou microcontrolador (overkill).
:007:

Cumps
 
dsc anteriormente nao ter percebido a questao, so agora é que me apercebi que sao mesmo butoes de pressao , tava a pensar em butoes pura e simplesmente.

Posso dar a minha sugestao com microcontrolador.
Ligas o butao ao Vcc (ou GND dependendo de como elaborares o programa) e a uma entrada digital do micro. Depois fazes um programa com 2 estados. Estado 0:desliga o circuito; Estado 1:liga o circuito. Cada vez que carregas o butao comuta o estado. Depois mediante estado 0 ou 1 o programa liga ou desliga determinada saída configurada. Essa saída por sua vez liga a um transistor ,por ex. BJT (ligará à base) deixando fluír corrente do colector para o emissor. Basta depois ligar o colector e emissor entre fonte e o circuito e está a funcionar.

Este seria o meu "approach", mas deve haver maneiras mais simplistas:)
Abraço e dsc a estupida resposta:)
 
dsc anteriormente nao ter percebido a questao, so agora é que me apercebi que sao mesmo butoes de pressao , tava a pensar em butoes pura e simplesmente.

Posso dar a minha sugestao com microcontrolador.
Ligas o butao ao Vcc (ou GND dependendo de como elaborares o programa) e a uma entrada digital do micro. Depois fazes um programa com 2 estados. Estado 0:desliga o circuito; Estado 1:liga o circuito. Cada vez que carregas o butao comuta o estado. Depois mediante estado 0 ou 1 o programa liga ou desliga determinada saída configurada. Essa saída por sua vez liga a um transistor ,por ex. BJT (ligará à base) deixando fluír corrente do colector para o emissor. Basta depois ligar o colector e emissor entre fonte e o circuito e está a funcionar.

Este seria o meu "approach", mas deve haver maneiras mais simplistas:)
Abraço e dsc a estupida resposta:)

sim, é a maneira mais simples, mas isso seria se ele já estivesse a usar um microcontrolador no circuito, caso contrario seria um subaproveitamento do micro (um overkill como o Jorge Candeias disse ;))

ainda assim acho que a melhor solução (tambem depende um bocado do projecto) seria usar um botão com retenção de estado (fisico). pressionas uma vez fecha o circuito, pressionas outra vez abre o circuito.
 
Back
Topo