1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

liga e desliga

Discussão em 'Electrónica' iniciada por andlig, 1 de Setembro de 2008. (Respostas: 10; Visualizações: 4574)

1. andlig

andlig Power Member

boas pessoal conhecem algum esquema que de para ligar e desligar circuitos com botões de pressão, é mt urgente, é para um projecto meu e ficava fixe de desse para fazer assim.

mt obrigado

2. dark-aswz

dark-aswz Power Member

Os botões de pressão , são para isso mesmo... fechados deixam a corrente circular , abertos a corrente não circula..

3. |[-BooT-]|

|[-BooT-]| Folding Member

isso depende do que queres usar. eu sei fazer isso com contactores ou relés, mas duvido que seja isso que queres usar :P com microcontroladores é facilimo ;)

assim de momento e sem pensar muito nisso, acho que só com portas lógicas

4. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

Latch SR ou Flip-flop JK, ambos servem, ou microcontrolador (overkill).
    :007:

Cumps

5. dark-aswz

dark-aswz Power Member

dsc anteriormente nao ter percebido a questao, so agora é que me apercebi que sao mesmo butoes de pressao , tava a pensar em butoes pura e simplesmente.

Posso dar a minha sugestao com microcontrolador.
    Ligas o butao ao Vcc (ou GND dependendo de como elaborares o programa) e a uma entrada digital do micro. Depois fazes um programa com 2 estados. Estado 0:desliga o circuito; Estado 1:liga o circuito. Cada vez que carregas o butao comuta o estado. Depois mediante estado 0 ou 1 o programa liga ou desliga determinada saída configurada. Essa saída por sua vez liga a um transistor ,por ex. BJT (ligará à base) deixando fluír corrente do colector para o emissor. Basta depois ligar o colector e emissor entre fonte e o circuito e está a funcionar.

Este seria o meu "approach", mas deve haver maneiras mais simplistas:)
    Abraço e dsc a estupida resposta:)

6. andlig

andlig Power Member

7. |[-BooT-]|

|[-BooT-]| Folding Member

sim, é a maneira mais simples, mas isso seria se ele já estivesse a usar um microcontrolador no circuito, caso contrario seria um subaproveitamento do micro (um overkill como o Jorge Candeias disse ;))

ainda assim acho que a melhor solução (tambem depende um bocado do projecto) seria usar um botão com retenção de estado (fisico). pressionas uma vez fecha o circuito, pressionas outra vez abre o circuito.

8. [ThunderS]

[ThunderS] Power Member

Podes pedir orçamento por e-mail se quiseres, a mim já mo têm feito e com desconto.

9. andlig

andlig Power Member

e depois tb mandar para casa a pecas ou temos de ir a loja buscar?

10. [ThunderS]

[ThunderS] Power Member

Desculpa só agora estar a responder.. Mas eu não subscrevo as threads e dps esqueco-me delas...

Eu fui lá buscar.. Não sei se mandam, é ligar e perguntar.

Partilhar esta Página