Problema Liga ou não liga?

JPN.PT

To fold or to FOLD?
Olá a todos!

Venho pedir-vos a vossa ajuda (e opinião) em relação a um problema que me tem vindo a acontecer cada vez com mais frequência. Há já cerca de um ano comprei numa loja nacional uma motherboard AsRock Z97 Extreme4. Para completar o sistema, tenho um i5 4690K, quatro sticks de memória Viper de 4GB cada um, a 1600 mhz, um SSD Kingston V300 e um HDD Seagate. No que toca a alimentação, tenho uma XFX TX de 500W, de certificado Bronze (nova; tem cerca de uma semana). Tenho também uma gráfica algo fraca e antiga, que está prestes a ser substituída, sendo uma GTX 650 de 1GB. Todos os componentes estão a funcionar em clocks e frequências stock, por isso em caso normal não há qualquer questão relativa a overclocking ou excedentes de voltagens.

Eis o problema: o pc por vezes liga e inicia e outra vez liga apenas, não fazendo qualquer boot ou inicialização (daquilo que consigo ver). O problema começou a surgir logo desde a sua compra, mas como na altura tinha outra fonte de alimentação, com potência semelhante mas já com cerca de 8 anos de uso - portanto, provavelmente já sem grande capacidade também - sempre pensei que o problema se devesse a falta de alimentação aquando do ligar, efectivamente, o pc. Infelizmente, quando comprei a nova fonte de alimentação o problema parece persistir. Fiz os testes básicos numa primeira instância, e não tendo sido bem sucedido, enviei a motherboard para garantia. Acontece que me disseram que estava tudo bem com a board, e voltaram a enviar-ma. Chegou hoje de manhã, e voltei a ligar tudo. Assim que tento ligar o pc, acontece exactamente o que acontecia já. Desta vez voltei a fazer os testes básicos que sei fazer - mesmo básicos - e decidi também gravar para que, na melhor das hipóteses, pudesse tentar pedir ajuda em algum lado. Deste teste só não fiz duas coisas que me ocorrem e que talvez devesse ter feito, mas que não me é possível para já: testar apenas com um HDD, e não com um SSD; e testar outro processador.

Enfim, peço desde já desculpa pelo texto maçudo e explicação estranha da minha parte. Em suma, queria tentar perceber o que mais posso fazer para tentar resolver a situação. De resposta ao email que enviei para a empresa, dizendo que continuo com o problema, recebi apenas um "experimente trocar de processador", mas infelizmente para já isso é algo impossível para mim. Se faltar alguma informação ou se for necessário eu explicar melhor a questão, por favor peçam-no. É natural que, no meio de tanta palavra, algo fique mal esclarecido.

Muito obrigado!!



P.S.: Link para o vídeo:
O vídeo é algo longo pois eu não queria fazer cortes a meio dos testes. Peço também desculpa por esse facto.
 
Poderá, de facto, ser o cpu (foi o único componente que não testei trocar pois não tenho como fazê-lo).

Em relação ao vídeo, fiz o teste com a gráfica onboard. Aliás, penso que nem sequer cheguei a incluir a GTX na equação em nenhum teste que tenha feito.


(Já agora pergunto - e desculpem-me a carolice - se o problema for mesmo o cpu é possível, quando liga normalmente, o pc não ter qualquer problema de desempenho?)
 
Só uma dúvida: a makina liga sempre, nem sempre tens é imagem....é isso?

Sim sim, exacto. Ela liga sempre, mas por vezes não tenho imagem (e quando liga também tenho sempre o "dial" ligado). Quando não liga, sei logo que não liga porque o tal dial não liga também - desculpem-me, não me lembro do nome correcto; falo do pequeno mostrador digital, no canto inferior direito da motherboard.
 
Não sabendo nada dessa parte dos leds, n consegues testar ligar o monitor à VGA? ou/e testar com a gtx...?

Eu testei com o VGA directamente à motherboard (sem gráfica, portanto), e foi o que se viu no vídeo. Quanto à gráfica, é o teste diário que faço, quando tento ligar o pc. Dessa forma, já testei fazê-lo via VGA e HDMI. O problema persiste.


Entretanto, numa pesquisa, encontrei a lista limitadíssima dos SSD, aparentemente, compatíveis com esta motherboard. Supresa das surpresas, o meu V300 da Kingston, 120GB, não consta no "cadastro". Outro problema... não tenho, para já, maneira de fazer o teste com um HDD limpo com SO.

Link: http://www.asrock.com/mb/Intel/Z97 Extreme4/?cat=Storage


EDIT: Fui fazer o teste de despiste do SSD. Poderá também que ver com isso, visto não o encontrar na lista de hardware compatível/recomendado, mas não será só por isso. Testei iniciar o pc só com o HDD que tenho - que não tem qualquer SO - e acabou por falhar passado duas/três tentativas.
 
Última edição:
Tens que fazer Clear CMOS . Nunca carregaste aí , pelo que vi no vídeo ,só ligaste sempre no power .
O clear CMOS , está aí ao lado ( no 3º ) , depois faz reset ( meio ) , e por fim no power .
Pode ser uma das memórias que deve ter ido ( talvez ) , Testa uma por uma para despistar .
Tira o CPU e reinstala novamente .

Outra coisa , sempre que ligas , toma nota no código da board , só vi 77 ; 99 ; od ( ? ) , isto é importante .

http://www.asrock.com/support/faq.asp?id=334
 
Acabei por não referir o assunto porque pensei que não fosse importante. Já tentei limpar a CMOS várias vezes, e nada parece acontecer.
Quanto aos códigos, sempre que inicia parece-me aparecer o código "62" e sempre que não inicia o último código a aparecer é "6A". Ora, pelo que vi, um deles é relativo a RAM e outro à CMOS (com esse clear CMOS como solução). Quanto à RAM, o único teste que fiz foi usar outro stick destes quatro que tenho - testei com todos - mas nunca usei outra RAM diferente (segundo vi esta é compatível com a motherboard, mas pode estar a acontecer algo mais, obviamente). Quanto à CMOS, foi como disse, já experimentei fazer o clear e não obtive resultado diferente.

EDIT: Lembrei-me entretanto de outro aspecto que penso ainda não ter referido. Neste momento, a versão da BIOS é a 2.50 (acho que é a última versão estável). Não sei se poderá ser uma informação importante ou não, mas deixo-a na mesma.
 
sempre que não inicia o último código a aparecer é "6A".
O 6A , está relacionado com as memórias .

Faz o seguinte : desliga o pc ( tira a ficha da fonte ) , tira a pilha para fora , e esperas 15 minutos , tiras o jumper para fazer CMOS (ler página 20 no manual ) .
2nx8r.png


2nxbt.png

Ler página 26 , também .

Muda o cabo sata da board ( do SSD ) .

EDIT: Lembrei-me entretanto de outro aspecto que penso ainda não ter referido. Neste momento, a versão da BIOS é a 2.50 (acho que é a última versão estável). Não sei se poderá ser uma informação importante ou não, mas deixo-a na mesma.
Mexeste a versão da bios recentemente , ou seja , antes de acontecer este problema ?

um SSD Kingston V300
Nota : este SSD só dá problemas , tb pode vir daí .

Faz como te disse acima ( cmos , jumper , pilha , 1 memória de cada vez ... ) .
 
Em relação à versão da BIOS, não alterei nada. Não sei ao certo se quando verifiquei pela primeira vez a versão o fiz antes ou depois de o ter enviado para a garantia, mas penso ter sido antes, por isso imagino que já estivesse na versão que está actualmente.

Já relativamente à tentativa de resolução com a pilha da board, cabo sata e jumper CMOS, aqui vai... Os dois primeiros foram trocados. Aparentemente, tudo na mesma. Contudo, descobri agora que não tenho qualquer jumper relativo à CMOS. Segundo o que pude ver no manual, isto não é a norma, mas sinceramente não sei o que poderá significar então (não sei porque não sei mesmo; já é algo que me ultrapassa). Terei de tentar arranjar um jumper de uma drive de cd velha ou assim, para fazer o teste. Poderá estar aqui o problema? De referir que a motherboard foi para garantia, e por lá (suponho!) não tenham visto isto e tenham feito os testes tal como estou eu a fazer aqui, sem jumper portanto. Mas, novamente, não sei ao certo o que isso poderá causar.
 
Back
Topo