LIGA VIRTUAL [FANTASY]

mauro_ary4

Membro
Boas pessoal :001:

Após várias pesquisas e sem resultados concretos, pensei passar por cá, ver se alguém é capaz de me ajudar no que procura.

Como devem saber, a Liga NOS, o MaisFutebol, a Record, etc., em todas a épocas desportivas fazem aquele tipo de jogo "Fantasy" ou "Liga NOS Virtual", onde nos registamos e fazemos a nossa equipa e depois vamos acumulando pontos conforme o desempenho dos jogadores ao fim de cada jornada.

300x0w.jpg


No entanto, gostava de fazer uma brincadeira dessas, mas aí está, a minha dificuldade está como calcular a valorização dos jogadores ao fim de cada jornada.

Se alguém aqui, já fez esse tipo de jogo e utilizou essa forma de calculo ou se sabem como se faz esse calculo, caso queira dar uma ajuda, estou aqui para ouvir.
 
Boas Mauro,

Não conheço os critérios das ligas referidas, no entanto, aposto que grande parte delas utilizam dados de jogadores fornecidos por serviços externos (Goalpoint por exemplo) no final de cada jornada, e depois deve ser uma simples tarefa de para cada posição em campo, determinar os pontos de acordo com os dados recolhidos, exemplo:

Guarda redes:
Jogo sem sofrer golos - 3 Pontos
Penálti defendido - 2 Pontos

Avançado:
Golo marcado - 3 pontos

TODOS OS JOGADORES:
Assistência - 1 ponto
Cartão amarelo - Retirar 1 ponto
Cartão vermelho - Retirar 3 pontos

Obviamente há outras formas de fazer isto, mas este exemplo parece-me simples o suficiente para o que queres.

Um abraço
 
Última edição:
Boas Mauro,

Não conheço os critérios das ligas referidas, no entanto, aposto que grande parte delas utilizam dados de jogadores fornecidos por serviços externos (Goalpoint por exemplo) no final de cada jornada, e depois deve ser uma simples tarefa de para cada posição em campo, determinar os pontos de acordo com os dados recolhidos, exemplo:

Guarda redes:
Jogo sem sofrer golos - 3 Pontos
Penálti defendido - 2 Pontos

Avançado:
Golo marcado - 3 pontos

TODOS OS JOGADORES:
Assistência - 1 ponto
Cartão amarelo - Retirar 1 ponto
Cartão vermelho - Retirar 3 pontos

Obviamente há outras formas de fazer isto, mas este exemplo parece-me simples o suficiente para o que queres.

Um abraço

Agradeço a resposta cl_l.

Mas não é isso que eu procuro saber, porque a nível de pontuação dos jogadores eu sei como fazer, a minha dúvida está como atribuir a valorização/preço a cada jogador ao fim de cada jornada.

Exemplo 1:
O Jogador_1 na jornada 7 custava 6,54, e na jornada 8 ele jogou, e por neste caso de parte o desempenho que fez, ele no fim da jornada 8 vai custar 6,71. Ou seja, valorizou.

Exemplo 2:
O jogador_2 na jornada 8 custava 5,42, e na jornada 8 não jogou, ele no fim da jornada 8 vai custar 5,29. Ou seja, desvalorizou.

Eu sei que eles utilizam uma fórmula ou um método de cálculo para chegar a estes valores, mas como é, eu não sei.
Até cheguei a enviar um email para a Liga Virtual NOS a perguntar se podiam facultar o calculo que usavam, mas responderam que, quem fazia isso era uma empresa exterior.
 
Agradeço a resposta cl_l.

Mas não é isso que eu procuro saber, porque a nível de pontuação dos jogadores eu sei como fazer, a minha dúvida está como atribuir a valorização/preço a cada jogador ao fim de cada jornada.

Exemplo 1:
O Jogador_1 na jornada 7 custava 6,54, e na jornada 8 ele jogou, e por neste caso de parte o desempenho que fez, ele no fim da jornada 8 vai custar 6,71. Ou seja, valorizou.

Exemplo 2:
O jogador_2 na jornada 8 custava 5,42, e na jornada 8 não jogou, ele no fim da jornada 8 vai custar 5,29. Ou seja, desvalorizou.

Eu sei que eles utilizam uma fórmula ou um método de cálculo para chegar a estes valores, mas como é, eu não sei.
Até cheguei a enviar um email para a Liga Virtual NOS a perguntar se podiam facultar o calculo que usavam, mas responderam que, quem fazia isso era uma empresa exterior.

Desculpa que pelo exemplo não foi essa a minha leitura, no entanto penso que siga mais ou menos a mesma lógica...
No inicio da época, o jogador X vale 5 pontos e o jogador Y 10 (exemplo), estas pontuações iniciais, poderiam ser construídas de acordo com números das épocas anteriores, daí para a frente:

Vamos supor que de acordo com o que falámos no meu post anterior, as pontuações vão de 0 a 10:

Para cada uma dessas pontuações, atribuis um valor à formula que poderia ser algo como (vou fazer em cima do joelho):

0 pontos - 0.91
1 ponto - 0.93
2 pontos - 0.95
3 pontos - 0.97
4 pontos - 0.99
5 pontos - 1
6 pontos - 1.02
7 pontos - 1.04
8 pontos - 1.06
9 pontos - 1.08
10 pontos - 1.10

E de acordo com a nota usas a fórmula:
VALOR ACTUAL DO JOGADOR * NOTA DO JOGO

EXEMPLO:

Valor no início da época:
Jogador X - 5 pontos
Jogador Y - 10 pontos

Jornada 1:
Jogador X teve 8
Jogador Y teve 6

Valor no final da jornada:
Jogador X: 5.40
Jogador Y: 10.20

Jornada 2:
Jogador X teve 8
Jogador Y teve 4

Valor no final da jornada:
Jogador X: 5.72
Jogador Y: 10.09
 
Desculpa que pelo exemplo não foi essa a minha leitura, no entanto penso que siga mais ou menos a mesma lógica...
No inicio da época, o jogador X vale 5 pontos e o jogador Y 10 (exemplo), estas pontuações iniciais, poderiam ser construídas de acordo com números das épocas anteriores, daí para a frente:

Vamos supor que de acordo com o que falámos no meu post anterior, as pontuações vão de 0 a 10:

Para cada uma dessas pontuações, atribuis um valor à formula que poderia ser algo como (vou fazer em cima do joelho):

0 pontos - 0.91
1 ponto - 0.93
2 pontos - 0.95
3 pontos - 0.97
4 pontos - 0.99
5 pontos - 1
6 pontos - 1.02
7 pontos - 1.04
8 pontos - 1.06
9 pontos - 1.08
10 pontos - 1.10

E de acordo com a nota usas a fórmula:
VALOR ACTUAL DO JOGADOR * NOTA DO JOGO

EXEMPLO:

Valor no início da época:
Jogador X - 5 pontos
Jogador Y - 10 pontos

Jornada 1:
Jogador X teve 8
Jogador Y teve 6

Valor no final da jornada:
Jogador X: 5.40
Jogador Y: 10.20

Jornada 2:
Jogador X teve 8
Jogador Y teve 4

Valor no final da jornada:
Jogador X: 5.72
Jogador Y: 10.09


Obrigado pela ajuda cl_l.

Essa forma como explicas-te, também é uma possibilidade. :clap:

Mas continuo achar, eles não devem fazer esse cálculo assim tão linear, de certeza que se devem guiar por uma formula. Porque para fazer essa tabela de pontuações eles também tem que se basear em alguma coisa.

Vou experimentar essa forma de atribuição, da valorização dos jogadores.

Mas ficarei aguardar por mais sugestões!! :victory:
 
Obrigado pela ajuda cl_l.

Essa forma como explicas-te, também é uma possibilidade. :clap:

Mas continuo achar, eles não devem fazer esse cálculo assim tão linear, de certeza que se devem guiar por uma formula. Porque para fazer essa tabela de pontuações eles também tem que se basear em alguma coisa.

Vou experimentar essa forma de atribuição, da valorização dos jogadores.

Mas ficarei aguardar por mais sugestões!! :victory:

Boas,

0 pontos - 0.90
1 ponto - 0.92
2 pontos - 0.94
3 pontos - 0.96
4 pontos - 0.98
5 pontos - 1
6 pontos - 1.02
7 pontos - 1.04
8 pontos - 1.06
9 pontos - 1.08
10 pontos - 1.10

A meu ver nesta "tabela", o mais importante acaba por ser o valor inicial do jogador, não tem qualquer complexidade, ou seja, na melhor das hipóteses aumenta 10%, na pior, diminui 10% a valorização por jogo.

Assim de repente, se quiseres adicionar mais uma camada de complexidade, podes associar a cada clube mais um modificador de acordo com a sua classificação actual por exemplo.

Não acho que haja uma forma correcta/errada de fazer isto. Eu faria assim, pois é simples e directo.

Um abraço
 
Back
Topo