1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ligação 2 PC's partilhada

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por releaser, 28 de Março de 2008. (Respostas: 22; Visualizações: 1676)

1. releaser

releaser Power Member

Ora então cá está a minha duvida, tenho um PC com internet por cabo e agora vou oferecer um à minha filha no final do ano lectivo, a minha questão é simples, quero partilhar a net entre o meu PC e o da minha filha, a minha ideia era comprar um router e partilhar a ligação através do router, mas tenho um problema logistico, o quarto da minha filha fica exactamente do lado oposto da casa e não é de todo funcional passar um cabo do router que está na sala para o outro lado da casa.

Qual a melhor solução?

Atenção que não quero ter net no meu pc por wireless pq perde bastante em termos de performance, pelo menos é o que tenho lido. Mas se houver forma de através do router ter a minha ligação ethernet e wireless para a minha filha n há problema nenhum,basta comprar uma placa wireless pci e ligar no pc da minha filha para ela se ligar via wireless.

Outra coisa, queria ter controlo sobre os conteudos e os sites que a minha filha vai frequentar, isso só seria possivel através de uma ligação com cabo crossover ou será possivel com uma solução que inclua o router?

Cumps

2. out_sider

out_sider Power Member

Vamos lá então tratar dessas perguntas todas :p.

Vou apresentar duas possibilidades. Uma com o router e outra sem o router.

Sem o router (apenas aconselho se NÃO for pretendido ligar mais do que 2 pc's) pode-se fazer da seguinte maneira:

Visto que o cabo não é opção para ligar o pc novo então vamos pelo wireless.

E tiremos já uma dúvida do caminho, as redes wireless que incluem o protocolo b,g que é o minimo hoje em dia têm velocidades de 54mbps por segundo, ou seja caso o sinal da rede seja bom não vai haver perda de velocidade, visto que não deve haver uma ligação à internet de 54mbp. Se houver mais do que um pc a aceder à internet aí é diferente.....

Para partilhar a internet por modo wireless terá que ter em ambos os pc's uma placa que suporte wi-fi.

No pc que liga directamente à internet, imagino que seja atravez de um modem com interface ethernet,é preciso ir às propriedades dessa mesma ligação de rede. Ou seja painel de control/ligações de rede e depois propriedades da ligação que liga o modem ao pc. Em seguida escolher o separador avançadas e em baixo seleccionar "Permitir a outros utilizadores ligar através da ligação à internet". Em seguida será apenas necessário colocar o ip da ligação wireless do pc novo em automático indo às propriedades da ligação (como se fez anterioremente) e no separador geral seleccionar tcp/ip protocolos e depois propriedade. Em seguida escolher ip automático.

E já há net nos dois pcs.

Com router:

Comprar router wi fi, verificar se é necessário algumas pré-definições do mesmo pelo manual (não deverá ser necessário), ligar cabo de rede do modem ao router (caso este ultimo não tenha modem incluido), colocar o ip das ligações wireless do pc's em automático e navegar na internet.

Quanto ao controlo de conteudos não posso avançar grande coisa sobre a possibilidade de o fazer através de um router, no entanto basta instalar um filtro para a internet no computador de modo a fazer o desejado controlo.

3. releaser

releaser Power Member

Então isso quer dizer que se eu tiver uma placa wi-fi nos dois pc's consigo fazer com que o meu pc sirva de fornecedor de rede e o outro através de wi-fi capte o sinal emitido pelo meu sem ser necessário router, não é? E quanto à segurança de acesso, n é necessário nenhuma password para evitar que outros pc's que captem o sinal n se consigam ligar?

4. out_sider

out_sider Power Member

Sim é possivel, no entanto tive a ler como partilhar a internet por wireless entre dois pc's sem router e não é como eu tinha explicado. O sistema para o fazer é criando uma rede ad hoc. Para isso basta fazer o que eu tinha escrito até à parte "Em seguida escolher o separador avançadas e em baixo seleccionar "Permitir a outros utilizadores ligar através da ligação à internet"". E depois fazer o passo 3 deste documento lançado pela microsoft:
    http://www.microsoft.com/downloads/...8e-3762-4e78-b372-8404eeb7f41a&displaylang=en
    Ao longo deste passo é explicado também como definir uma password de modo a proteger a rede wireless.

5. releaser

releaser Power Member

Ah, ok. Uma outra coisa, esse documento é para XP, será que em Vista é igual?

6. AndrePina

AndrePina Power Member

Aproveito este tópico para expor uma dúvida que eu tenho.

Eu tenho o meu pc ligado ao router por cabo ethernet e tenh outro portátil ligado ao router por wireless, ou seja ambos os Pcs estão ligados á internet.

A minha dúvida é como posso transferir ficheiros de um Pc para outro?

7. releaser

releaser Power Member

Já agora q router é q tens, era uma configuração assim que eu pretendia, mas a ligação wireless seria para o pc da minha filha, que iria captar o sinal wireless através de uma placa pci wireless ou por dispositivo bluetooth.

8. AndrePina

AndrePina Power Member

O meu router é um SpeedTouch 585v6 que é um router Adsl, ou seja, o portátil apanha automaticamente o sinal da net sem ter que fazer nada, só não sei é transferir ficheiros entre eles.

9. out_sider

out_sider Power Member

A configuração entre o windows XP e Vista é semelhante.
    Quanto à partilha de ficheiros gostaria que me dissesses qual o sistema operativo em questão.
    Podes no entanto tentar o seguinte:
    Windows XP: Vai ao executar e lá escreve \\ "aqui o nome do pc que queres aceder"...sem as "". Ou vai a "network places".
    Para vista: Iniciar/Network.
    Uma boa oferta de um router wireless são os d-link baratos simples e funcionais

10. AndrePina

AndrePina Power Member

Os dois PCs em questão têm o Vista, não sei é partilhar ficheiros entre eles.

11. N!T3MaRe

N!T3MaRe 1st Folding then Sex

Acho que faltou a discriminação que o pc que fornece a net tem q estar ligado...
    Para a filha ter net o PC tem q estar ligado.
    Se o server-pc estiver num quarto nem sempre é agradável ter o pc ligado 24/7...
    Isso já não acontece com router wifi.

just my 2 cts :)

12. out_sider

out_sider Power Member

Se tens net em ambos os pcs é porque estão correctamente ligados ao router...certifica te que no network and sharing center as ligações entre os pc's e o router é do tipo privada e k tens as opções em sharing and discovery correctas....ou seja:

Depois só tens que ir a network e escolher qual o pc que queres aceder.
    Tens como outra opção na barra de endereço escrever \\" nome do pc" ....como já referi

13. MF'

MF'

futuramente pretendo criar uma rede em casa para dois pc's... esta necessidade deve-se mais á partilha de internet e nao de dados... tenho internet por modem com fios. Existe algumas forma de partilhar a internet, atraves da linha telefonica ou assim? um pc estara no meu quarto e o outro no quarto do meu pai...

esclareçam-m esta duvida por favor...

14. N!T3MaRe

Que eu saiba, não como tu o pretendes fazer :)

O out_sider já respondeu como partilhar a net de um pc para o outro sem comprar router.
    No teu caso: compra uma placa rede adicional para o pc-server (o pc que recebe o sinal, e q tem q estar ligado para o pc-cliente receber sinal) onde vais ligar o cabo que irá distribuir o sinal para o pc-cliente.
    Fazes um bridge (ponte) entre as duas conexões: conexão a net e conexão "básica" a lan.
    Assim, sempre q o pc-server estiver ligado o pc-cliente poderá receber sinal de net.

15. releaser

releaser Power Member

Ora bem, agora com duvidas concretas cá estou eu a tentar resolver o meu problema de rede, adquiri um switch para fazer a partilha da minha ligação com outro pc, liguei o meu modem por usb ao computador host e liguei os cabos de rede da porta rj45 do host ao switch e outro do switch à port rj45 do outro pc, segundo as instruções do switch, que é completamente plug and play, a minha ligação está bem configurada, nas propriedades da ligação no host seleccionei a opção de partilhar a ligação com outros pc's e sleccionei qual a ligação com que queria partilhar, seleccionei a ligação de rdde que entratanto foi criada qd liguei do host ao switch, pelo que julgo estar tudo, em termos das luzes do swicth o que diz no manual é o q eu tenho para uma configuração optimizada. Agora a questão prende-se com a não disponibilidade de internet no outro pc.

Mais uma coisa, estou a tentar instalar linux nessa outra maquina com a qual vou partilhar a ligação e logo ao correr o live cd n me detecta a ligação de rede. Já procurei informação sobre partilha entre windows e linux e n encontrei nada que me ajudasse.

Não sei se me faltou dar algum informação, se precisarem de saber mais alguma coisa que seja necessária para tentar resolver a situação perguntem.

Cumps

16. N!T3MaRe

Liga o cabo do modem ao switch: existe uma porta especial para esse cabo.
    Liga os dois pcs em qualquer outras das portas do switch.
    Qualquer um dos teus SO já deve ter net.
    Para partilhar ficheiros entre SO podes usar o SAMBA.

17. releaser

releaser Power Member

O meu switch n tem nenhuma porta especial, são todas iguais e para ligar assim tinha q ser um router, n era?

Ligação com bridge fico sem net no server e no client.

E no switch tenho as luzes acesas na porta onde entra o cabo ethernet q vem do pc-server mas na porta que entra o cabo que vai para o pc-client n tenho luzes acesas.

18. N!T3MaRe

ok, faz assim:
    liga cabo do modem a uma porta qualquer e os cabos dos pcs também a uma porta qualquer.
    Não faças bridge das ligações!!
    Só farias brigde se tivesse duas placas rede no pc-server e querias partilhar para o pc-cliente!
    Boa sorte!

19. releaser

releaser Power Member

O assunto foi resolvido com a coisa mais simples do mundo, a mudança de placa de rede, estava marada e n recebia sinal no client, depois de mudar a placa n precisei de fazer nd, tal como dizia o switch foi apenas plug and play, só precisei de activar a partilha e ficou prontinho.

Obrigado pela ajuda que me foi prestada.

Cumps

20. AndrePina

AndrePina Power Member

E alguem sabe explicar com funciona no Vista a partilha de ficheiros entre um PC ligado á net com cabo de rede e outro portátil com vista?

Partilhar esta Página