Ligação 3.5Km

ruy_silva

Power Member
Boas,

pretendo fazer uma ligação em bridge de um local para outro que estão em linha de vista a uma distancia de 3.5Km.
Uma das antenas tem de ter um cabo com cerca de 15m de comprimento, entre o router/AP e a antena, no outro local um cabo de 2m entre o route/Ap e a antena.

O meu problema é não saber qual as antenas a escolher por causa das percas devido a distancia e a o comprimento do cabo.

As antenas a comprar seriam do tipo direccional, qualquer coisa deste tipo;

ANT-009YNCW.jpg


Não estou muito dentro do assunto por causa das questões de potencia dos Ap's mas o que iria ficar quer num lado quer noutro seria um Asus WL-500gp. Agradecia a quem esta dentro do assunto me dissesse se a configuração é possivel a esta distancia.

Um abraço.
 
-15 metros d cabo é complicado, o que tem menos perda é o CDF-400 ou LMR-400 (em Portugal), 15 metros de cabo coaxial por exemplo CDF/LMR 400 , tens a perda de +-4dB (a contar com os conectores), ou seja, se com uma antena de 20dBi sem cabo conseguires o link...convem teres uma antena de 24dBi pa conpensar a perda de 4dB do cabo..pk os 4dB vão subtrair ao ganho da antena (20dBi - 4dB= 16DB, contas arredondadas claro)-> solução? usar o AP em POE (alimentação do AP/router por cabo de rede) meter junto da antena, pa teres menos perda do cabo.

-para 2metros, podes usar CDF-200/ LMR-200 ou tb o CDF-400/ LMR-400 (apesar do 400 ser mt mais duro)

-para a antena, e teres um sinal porreiro convem usar antenas com ganho >18dBi em cada lado...pk a chuva, ou mesmo interferencias podem estragar o sinal. planares/yagi/GRID/parabolicas/etc

-aumento da potencia de potencia do Router/AP, podes aumentar um pouco talvez 2/3dB...mas cuidado pk se o AP tiver mt quente e tiveres a potencia mt alta (por exemplo 200mW) podes danificar o AP
 
Espectáculo :x2:

Tiraste as duvidas todas, mas fiquei com mais uma que não tinha.

Quando dizes "-aumento da potencia de potencia do Router/AP, podes aumentar um pouco talvez 2/3dB...mas cuidado pk se o AP tiver mt quente e tiveres a potencia mt alta (por exemplo 200mW) podes danificar o AP", não estou a ver como....
 
aumentar a potencia do router/AP, depende mt do aparelho k tenhas, existe uns k dão pa mudar a potencia outros não...procura em qualquer coisa k dependa de valores em "dB" ou "dBi" ou "mW" ou "xmit".

por exemplo o meu router pode ir até 250mW (24dB). Se o meu router tiver na base de potencia de todos os aparelhos wireless +-17dB (geralmente vem todos com este valor de potencia),mas se o meter com 250mW (24dB) vou ter um ganho de 7dB sobre a base de 17dB..isso equivale a ter uma antena de 11dBi+7dB( do aumento de potencia) =18dB, mas eu só uso com 70mW pk o router tá dentro de uma caixa estanque e de dia acumula mt calor aquecendo o aparelho, e pa não danificar o aparelho uso sempre abaixo de 70mW..e claro k se aumentares a potencia do router, podes começar a criar "ruido" no sinal...e isto cria um link mt instável.

nunca k te esqueças k a linha de vista (LOS) é das coisas mais importantes em Wireless: "se vês.. tens; se não vês.. não tens."
 
Back
Topo