Ligação à terra(electricidade)... ajuda pls.

ninguemsabe

Power Member
Comprei hoje este produto: http://www.apc.com/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=PF8VNT3-SP

Apc performance surge arrest.

O que me fez descobrir que as tomadas da minha casa não têm ligação à terra, pelo menos a tomada não acende a luz da ligação à terra. Se alguém souber que me responda a estas questões p.f.:


1 - Sendo assim, a tomada continua a proteger da mesma forma contra picos de tensão?

2 - Devo mandar vir um electricista cá a casa, e ele consegue resolver o problema? pelo menos no meu apartamento?

3 - Há algum aparelho que me possibilite ter ligação à terra, para ligar à tomada, e depois ligar esta extensão protectora de picos a esse aparelho?

4- Quais os riscos para o meu pc e mesmo para mim, pelo facto da instalação electrica não ter ligação à terra?

Muito obrigado.
 
1 - Sendo assim, a tomada continua a proteger da mesma forma contra picos de tensão?

Sim, a tomada estabiliza a saida de corrente a 220v, absorvendo os picos.

2 - Devo mandar vir um electricista cá a casa, e ele consegue resolver o problema? pelo menos no meu apartamento?

Não... Se o prédio não tiver coluna de terra (o que é obrigatório desde 1975 para todos os edificios) vão ter que mandar por uma.
Outra solução é mandar por um electrodo terra no solo e instalação de linha até tua casa.

3 - Há algum aparelho que me possibilite ter ligação à terra, para ligar à tomada, e depois ligar esta extensão protectora de picos a esse aparelho?

Não.

4- Quais os riscos para o meu pc e mesmo para mim, pelo facto da instalação electrica não ter ligação à terra?

Não tens protecção diferencial, que é o que te protege a ti de levares um valente esticão.
A terra existe para proteger as pessoas de serem electrocutadas, não tem utilidade funcional para equipamentos domesticos.

No caso de acidentalmente ou por defeito de algum equipamento houver uma parte sob tensão, tendo linha de terra o diferencial 'mede' e detecta se por acaso estás tu a fechar o circuito, vulgo esticão, e dispara cortando a energia.

Não tendo diferencial, ou consegues afastar-te por ti, ou rezar que o disjuntor aqueça e dispare sozinho... senão :004:
 
Última edição:
4- Quais os riscos para o meu pc e mesmo para mim, pelo facto da instalação electrica não ter ligação à terra?

Não tens protecção diferencial, que é o que te protege a ti de levares um valente esticão.
A terra existe para proteger as pessoas de serem electrocutadas, não tem utilidade funcional para equipamentos domesticos.

No caso de acidentalmente ou por defeito de algum equipamento houver uma parte sob tensão, tendo linha de terra o diferencial 'mede' e detecta se por acaso estás tu a fechar o circuito, vulgo esticão, e dispara cortando a energia.

Não tendo diferencial, ou consegues afastar-te por ti, ou rezar que o disjuntor aqueça e dispare sozinho... senão :004:
Agora deixaste-me assustado... Explica-me lá como é que vejo se a tomada tem ligação à terra? É que a morte com que sonhei não foi nada parecida com uma morte como um leitão esturricado...:p
 
A diferença de potencial entre a fase (um dos "buracos" da ficha) e o neutro (outro buraco) tem que ser igual à diferença de potencial entre a fase e a terra. Assim tens a certeza que tens terra.

currentgroundsw0.gif



BTW, a fase está agora com 234~235V em Lisboa :p
 
LOL!

Esturricar não esturricas com 240v, mas é o suficiente para te fazer uma paragem cardiaca!

Podes ver de três maneiras...

1º Com um multimetro, conforme indicação acima.

2º Se no quadro electrico de entrada lá de casa tens um calhamaço cinzento claro (preto no caso dos antigos), fino e comprido, com um botão vermelho e com um numero (5, 7 , 15, etc... Amperes) num visor( isso tem também um selo de chumbo da edp). É o diferencial da companhia.

3º Se tens alguma linha electrica, também no quadro de entrada amarelo/verde

Nota, à partida podes até ter o diferencial, mas nada garante que o mesmo esteja ligado às tomadas lá de casa. Uma coisa foi o condominio / dono do predio ter feito chegar às fracções a ligação terra outra é depois os proprietários terem ligado as tomadas lá... ehhehe

Se o prédio foi construido depois de 1975 já tens de certeza!

Supostamente é obrigatório que todos os predios construidos antes de 1975 tivessem feito novas colunas electricas com linha terra de protecção num prazo de 10 anos (até 1985).

Por isso é que a EDP quando apanha predios exige que seja feito!

Em lisboa são às paletes deles :freak3:

--EDIT--

Agora a piada que todos queriam ouvir...
Mas quem está bem é quem tem terra à beira mar!
 
Última edição:
O meu pai também andou para aqui a meter fios dentro da parede porque havia terra em poucas divisões da casa =/ (neste quarto, das duas tomadas nenhuma tinha terra)

E o prédio é de 94.
 
2º Se no quadro electrico de entrada lá de casa tens um calhamaço cinzento claro (preto no caso dos antigos), fino e comprido, com um botão vermelho e com um numero (5, 7 , 15, etc... Amperes) num visor( isso tem também um selo de chumbo da edp). É o diferencial da companhia.

Referes-te a isto?...



A imagem não é grd coisa pq foi tirada com um telem, mas vou descrever o que lá está escrito:

Gardy

ip403

17226/91

tipo

DA2 45 500

45A
___
250V - 50hz
regulavel de 15 a 45 A
|^n 0,5 A

Não necessariamente por esta ordem, tem tb um esquema grafico.

3º Se tens alguma linha electrica, também no quadro de entrada amarelo/verde

Nota, à partida podes até ter o diferencial, mas nada garante que o mesmo esteja ligado às tomadas lá de casa. Uma coisa foi o condominio / dono do predio ter feito chegar às fracções a ligação terra outra é depois os proprietários terem ligado as tomadas lá... ehhehe

Se o prédio foi construido depois de 1975 já tens de certeza!

Não se consegue ver nenhuma linha, está tudo tapado.

Se é esse o caso o que devo fazer? pagar a um electricista vir fazer isso? reclamar ao condominio que se encarregue disso e arque com as despesas?

O prédio foi construido por volta de 1978.


Para além de a tomada supressora de picos em questão não detectar a ligação terra, já notei que
tocando na caixa do pc se sente um misto de vibração e tensão e já apanhei choques, embora quase imperceptiveis.

Na maquina de lavar ao tirar a roupa tb se apanha pequenos choques disse-mne a maezinha, penso que isto tb sera um indicio.

Em outro site disseram-me não tendo ligação terra esta tomada não protege absolutamente nada o equipamento, disseste que sim, tens a certeza?

tou apreensivo com isto e não vou descansar enquanto não resolver, por isso agradeço toda e qualquer ajuda tua/vossa..

Obrigado.
 
1. Isso é o diferencial da companhia

2. Os equipamentos domesticos não precisam de linha de terra para funcionarem bem, a terra só existe neles para protecção às pessoas.

3. Os choques que sentes devem-se à electricidade estática que tens no corpo, que é descarregada quando tocas em algum metal, o que é normal... Alias às vezes eu divirto-me a dar desses choques a outras pessoas :-D
 
1. Isso é o diferencial da companhia

2. Os equipamentos domesticos não precisam de linha de terra para funcionarem bem, a terra só existe neles para protecção às pessoas.

3. Os choques que sentes devem-se à electricidade estática que tens no corpo, que é descarregada quando tocas em algum metal, o que é normal... Alias às vezes eu divirto-me a dar desses choques a outras pessoas :-D


Então como justificas que a tomada em questão, que até é uma das melhores do mercado, não acuse ligação terra, e ja a testei em várias tomadas...?
 
Para além de a tomada supressora de picos em questão não detectar a ligação terra, já notei que
tocando na caixa do pc se sente um misto de vibração e tensão e já apanhei choques, embora quase imperceptiveis.

Na maquina de lavar ao tirar a roupa tb se apanha pequenos choques disse-mne a maezinha, penso que isto tb sera um indicio.
A mim também me acontece isso. Quando passo com a mão na caixa do pc, que é em alumínio, sinto umas vibrações... Nas máquinas acontece-me tanto na máquina de lavar roupa como na de lavar loiça ou até no micro-ondas, apanhar uns choquesitos...
Hoje de manhã, antes de sair para a escola, liguei a luz do quarto, e ouvi uma pequena explosão, seguida de um apagão. Pensei que o disjuntor tinha disparado, mas o resto das divisões tinham electricidade. Desligou-se um daqueles três botões que existem no disjuntor e depois quando liguei, vi que uma luz do candeeiro do meu quarto estava toda queimada. Novamente, apanhei um cagaço, a pensar que o pc tinha ido com os porcos...:-D

IMG%5D
755564dsc00125yd3.jpg


Então, estou seguro? Ou tenho os dias contados....:-D
Não se brinca com a electricidade. Ah e já agora, não me sinto bem com a possibilidade de uma paragem cardíaca aos 16 anos...:-D
 
Última edição:
Boas...

Li atentamente este posts... Curiosamente, no mês passado mandei instalar um ar condicionado da SHARP, engraçado é que nunca funcionou como deve de ser... ora envia mais calor ora a menos... (Umas vezes funcionava correctamente outras vezes não). Mandei chamar os técnicos da Sharp em Portugal e a primeira coisa que me foram ver era a ligação terra e se esta não tinha nenhuma voltagem, ou seja (0 Volts).... e para curiosidade minha tinha cerca de "6 Volts".... Resposta dos técnicos " Detectámos o problemas, este equipamentos só funcionam correctamente se a ligação terra tiver valores entre "0 e 3 Volts" para fazerem medições correctas...

Mais engraçado é que a voltagem (Terra) da minha e a do restantes vizinhos têm valores inconstantes...

Ainda durante a altura em que os Técnicos realizavam testes os valores oscilaram para "1 volts" e não é que o equipamento funcionou correctamente!!!!

Este post mostra que a ligação terra já não tem apenas interesse para os humanos não apanharem choques, como também para a propria protecção do equipamento... (Japoneses assim o dizem...)!

Agradecia que comentassem este post...
 
Claro que tem interesse para a protecção dos equipamentos!

As tomadas supressoras de picos o que fazem é enviar para a tomada de terra o fluxo de electrões caso a tensão seja muito alta ou a intensidade.

Daí terem um LED para indicação da existência de protecção pela tomada de terra :)
 
ninguemsabe até podes ter terra no teu apartamento.
Acontece que em instalações antigas era "usual" colocar só terra na cozinha (era onde existiam consumidores electricidade) e quanto muito na sala.
Pelo que vê lá se na cozinha não tens ;)

Se tiveres podes puxar do quadro da casa para o teu quarto, prepara-te é para ter trabalho pois deve ter tubinhos bem estreitos para não falar das trafulhices feitas pelos electricistas nessa altura :D
 
a casa para onde vou agora também não tem terra ... :(

qual será a melhor maneira de proteger a mim de apanhar choques, e já agora os electrodomésticos de se poderem estragar?

não há um esquema qualquer adequado de contornar este problema para quem não tenha ligação terra nas tomadas?
 
Si, chama-se esticar cabo. A situação mais comum em muitos prédios/casas mais antigos é precisamente a descrita. Tens LT puxada até ao contador e parou ai. O circuito de tomadas não tem nestum, pq era mais um fio (leia-se mais trabalho e menos dinheiro ao bolso do electricista...).

Se realmente tens um LT no contador podes contornar a situação pagando a um electricista para ir estender a dita para o resto da casa. Não costuma ser bonito e pagasse, mas fica feito e pronto. Eu aqui em casa foi a mesma m***a (uma vergonha visto que a famelga é toda electricistas excepto eu...). Começou por só haver na cozinha, depois (anos mais tarde) foi até à marquise para a máquina de lavar, depois veio para o meu quarto (computadores) e depois para o meu 2º quarto (computadores, visto que foram expulsos do meu quarto por serem muito...).

Mal vistas as coisas é como a situação de rede atm. Tens tomadas de TVCabo e telf por toda a casa e não tens tomadas de rede. Quem estica cabo estica mais um, mas ninguem pergunta sequer ao cliente e depois quando lá chegas ficas assim a olhar... e a pensar como vais explicar ao cliente que ou chama os obreiros e volta á fase de obras ou se contenta com calha técnica que é uma coisa "muito estética não acha?". :) Com sorte apanhas tectos falso e "lá vai cabo". Devia era ser tudo paredes/tectos falsas(os) amovivéis para facilitar essas tretas.
 
Boas tardes!

Vejo que a ultima resposta a este tópico já tem um bom tempo mas venho aqui ressuscitar isto..

Vi os comentários anteriores..eu estou interessado em comprar um supressor de corrente para proteger o meu PC,SMART TV etc....falam aí que deves ter ligação a terra na instalação eléctrica e tomada..eu não faço a mínima se tenho ou não...se não tiver e meter o supressor de corrente ele não tem efeito?ou não funciona como deveria?

Além disso vi nas specs de um supressor(NGS Supressor de picos de corrente de 5tomadas - já agora recomendam esse?) o seguinte:


Capacidade (Amperagem) 10 A
Disjuntor de circuito reajustável
Condensador de alta frequência

Ao ter a capacidade de amperes de 10A quer dizer que se eu ligar por exemplo o meu portátil em que o carregador chega aos 11,8A (output) ele não atinge a potencia máxima?ou o que conta é o Input que neste caso é de 3,5A uma vez que o carregador depois é que deve fazer a conversão para sair os 11,8A?Além disso os 10A é para todas as entradas ou é para cada uma?

Outra coisa o que é/como funciona/para que serve/utilidade o Disjuntor de circuito reajustável?e o Condensador de alta frequência?

Agradeço a alguém com conhecimento que possa tirar estas duvidas tanto a mim como a muitos outros que as possam ter também..

E as minhas desculpas por tanta pergunta mas penso que fazem parte de quem quer comprar um equipamento e quer saber o que compra e se realmente vale a pena gastar esse dinheiro.


Cumprimentos a todos
 
Back
Topo